segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Inscrições abertas! Curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids
Secretaria Estadual de Educação.
Inscrições abertas! Curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids: O Ministério da Educação em parceria com a UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura e participação do Ministério da Saúde, desenvolveram o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade de educação a distância (EaD). Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.
O curso embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia- da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito módulos, a saber:
1 - Apresentação e contextualização do curso
2 - Adolescências, juventudes e direitos
3 - Sexualidade, gêneros e diversidade
4 - Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 - Álcool e outras drogas
6 - Promoção da saúde
7 - Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 - Traduzindo em práticas
Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC,que pode ser acessado em: www.pdeescola.mec.gov.br. As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).
Este curso favorece o alcance do papel social da escola de propiciar o encontro das diversidades humanas. Uma escola de todos é uma escola comprometida com os princípios e ações de inclusão e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Com estas premissas este curso foi construído. A parceria entre UNESCO, SERPRO, Ministério da Educação e Ministério da Saúde foi fundamental para que pudéssemos garantir a construção e a disponibilização de conteúdos e práticas relacionados a juventudes e a saúde sexual e reprodutiva para profissionais de educação e de saúde.
Coleção “Os Pensadores” digital: baixe livros de 20 autores
Publicada originalmente na década de 70, a coleção Os Pensadores reúne as obras mais influentes do pensamento ocidental, totalizando 53 números. Referência literária na área de filosofia no Brasil foi, de fato, a partir dela que diversos títulos foram traduzidos no país.
Para facilitar a vida dos estudantes e dos apaixonados por filosofia, o blog Filosofia Ocupada disponibilizou o link de volumes em PDF de 20 autores.
Confira os livros disponíveis, de acordo com o autor:
Epicuro, Lucrécio, Cícero, Sêneca e Marco Aurélio
Giordano Bruno, Galileu Galilei e Tommaso Campanella
Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo os erros #educação
Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo os erros #educação:
Seu filho não gosta quando é abordado na rua por uma pessoa estranha que o achou “uma gracinha” e quis mexer com ele por simpatia… Num outro exemplo, um familiar o repreende por não ter agido corretamente e ele se chateia com isso. Qualquer pai e mãe já presenciou ou precisou lidar com essas situações a partir do momento que o filho responde mal a uma outra pessoa, certo?! Meu filho, #aos4, lida com muito receio em relação a pessoas estranhas que lhe passam a mão na cabeça ou iniciam uma conversa sem maiores apresentações, como já contei* um tempo atrás.
Observando de longe e tentando analisar cada situação em separado, parece-me que por vezes ele sente-se “invadido” e outras vezes até “desrespeitado”, por isso, reage agressivamente proferindo as palavras feias que conhece ou elevando o tom de voz e repetindo algo que, sub-entende, irá fazer com que a pessoa o deixe em paz. O famoso “pare com isso”, que já virou jargão e motivo de piada na família é uma das frases mais recorrentes.
E para que ele construa uma postura mais adequada à convivência social, temos conversado frequentemente e exposto exemplos feios e desagradáveis em comparação a outros gentis e bacanas, a fim de mostrar em quais momentos podemos exigir nossa privacidade e respeito – ainda que crianças – sem sermos grosseiros e quando precisamos “tolerar” certas invasões e sair delas sem aceitar provocações, ou seja, indiferentes.
Confesso que é um exercício diário e através do qual estamos aprendendo todos, inclusive papai e mamãe. Falo sobre isso hoje, porque percebi que não se trata de uma vivência particular, visto que ambas as avós do CJ tem manifestado, por observação, intuição e experiência de vida, interesse e apoio a respeito de como creem os outros devem agir quando não estão agrandando. Vejo-as “repreendendo” uma conversa ou uma provocação aqui, outra ali, no seio familiar, pois elas – como eu – são capazes de enxergar o que agrada e desagrada o pequeno a partir da sua personalidade, do seu jeitinho, coisa que outras pessoas não são capazes de ver. É interessante isso, porque é algo que exige sensibilidade para que seja um cuidado específico sem virar superproteção – o que acarretaria outras dificuldades – e nitidamente, o 6º sentido de mãe pode ajudar.
Pensando em educação familiar, a básica e fundamental na vida das nossas crianças, eu lembro do especialista em educação, o psiquiatra e escritor Içami Tiba, referência no assunto e relembro das seguintes expressões:
“A falta de preparo e conhecimento dos pais dificulta a educação dos filhos. Há muita superproteção e excesso de liberdade”.
*
“Os pais devem buscar conhecimento e aprender a se comunicar entre si e com os filhos. Também devem trabalhar em equipe e formar parceria com a escola. Somente assim é possível formar uma geração competente, ética e progressiva”
*
“Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo os erros.”
São citações de exemplos do cotidiano infantil e familiar cujo apoio está em demonstrar aos pais de hoje como podem adotar posturas inadequadas devido às próprias experiências familiares inconsistentes. Mas ao mesmo tempo, em como podem consertar as falhas e lacunas que houveram em sua educação, observando a tempo e desejando fazer diferente, frente a educação dos filhos, hoje.
O modo como pais e mães, independente da forma severa ou liberal com que possam ter sido criados ontem, estabelecem limites aos filhos, hoje, influenciará positivamente a habilidade dessas crianças agirem com relação ao mundo ao seu redor. Limites, sempre eles. E quando não estamos tratando de limites, precisamos lembrar dos exemplos, àqueles primordiais, de educação, respeito ao próximo, exercício da cidadania, solidariedade e compaixão.
Devemos ter em mente a necessidade de conhecer nossos filhos a fundo, identificando peculiaridades em suas personalidades, em suas preferências e gostos, priorizar suas necessidades assim como a dos pais num encontro de equilíbrio na rotina familiar para, por fim, podermos moldá-los a ajustá-los para uma boa, pacífica e construtiva relação social, seja sócio-afetiva, cultural e/ou intelectual. E mais, se lá adiante encontrarmos erros, precisamos ser humildes para reconhecer a falha e ajudar nossos filhos a melhorar. Tarefa difícil, claro, mas necessária. E quando conseguirmos, que sociedade melhor e mais saudável estaremos ajudando a construir, não?!
6 dicas sobre memória e aprendizado #educação
6 dicas sobre memória e aprendizado #educação:
A memória forma parte dos processos fundamentais que compõe a função cognitiva: perceber, lembrar, pensar e julgar. Como integrante do processo cognitivo, a memória parece ter uma relação direta com as conquistas intelectuais. Conforme a capacidade intelectual aumenta, a memória tende a melhorar. Além disso, ela promove o aprendizado, que por sua vez está ligado ao desenvolvimento intelectual. No entanto, uma boa memória não significa necessariamente grande capacidade intelectual, visto que é apenas parte do processo cognitivo.
Mas, afinal, como funciona a memória?
A memória pode ser tida como um sistema de diferentes estruturas de armazenamento pelas quais flui a informação. As informações são registradas e codificadas como esquema, imagem ou conceito, transferidas da memória de curta duração para a de longa duração. A chamada memória de curta duração serve para facilitar as lembranças e são esquecidas tão logo deixam de ter significado imediato. Já a memória de longa duração, registra as informações por dias, meses e anos, dificilmente sendo apagada, tanto no nível consciente quanto no inconsciente.
Muito mais há para se falar a respeito da formação desse conjunto de lembranças, úteis ou não, necessárias, imediatas ou duradouras, mas a curiosidade que sempre se manifesta é sobre como podemos agir em favor da memória, melhorando-a, certo?!
O esquecimento é muito comum porque nossa mente processa informações continuamente e descarta o que considera ser pouca importância. Algumas técnicas podem ser aplicadas para alterar esse quadro:
- Identifique as situações em que sua memória falha e faça um esforço especial para se concentrar nestas situações, como na memorização de números telefônicos, leitura de livros ou estudando para a matéria de uma prova. Não será possível recordar algo a não ser que se tenha dado atenção àquilo;
- Tente não se valer única e exclusivamente de diários e agendas, forçando reter informações na memória. Alguns especialistas dizem que a capacidade de memória das crianças na pré-escola é superior a do adulto, já que elas não possuem recursos para registrar os fatos a fim de não esquecê-los;
- Procure estabelecer padrões pelos quais você possa se recordar de coisas diferentes ou estabelecer relações entre seus elementos significantes;
- Repita palavras que necessitem ser lembradas, formando rimas ou dando ritmo a elas, como mantras. (Lembrem das músicas pré-vestibular sucesso em cursinhos);
- Diga o que precisa ser lembrado em voz alta ou comente com alguém. Isso é um exercício da memória auditiva e muito válido;
- Visualize objetos e situações que você pretende rememorar. Por exemplo, imagine o nome de uma pessoa escrito no papel ou num muro. Este recurso é um exercício da memória visual e costuma ajudar e muito.
O conteúdo deste post foi baseado no livro ”Como estimular a inteligência do seu filho”, Seleções Reader´s Digest .
Transtorno bipolar na criança e no adolescente
Transtorno bipolar na criança e no adolescente: O desenvolvimento da criança e do adolescente normalmente vem acompanhado de vários tipos de comportamento. Muitas vezes a falta de limites faz com que tanto a criança quanto o adolescente apresente comportamentos que, analisados isoladamente, indiquem a presença de alguma … Continue reading →
CINEMA NA LONA TERRA
Padilha anuncia leitos de UTI e de retaguarda
Padilha anuncia leitos de UTI e de retaguarda:
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o aumento da oferta de leitos de UTI e de retaguarda para o hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, no Rio de Janeiro, neste sábado (25). O déficit de leitos na unidade da Zona Oeste foi uma das dificuldades apontadas no diagnóstico do pronto-socorro feito pelo S.O.S Emergências e apresentado ao ministro, durante sua segunda visita à unidade. Além disso, no próximo mês, será implementado no hospital o monitoramento dos leitos da emergência, pelo sistema Kan Ban. A unidade também conta com recursos financeiros para a instalação de pontos de computadores no setor, facilitando assim a informatização total de dados e prontuários dos pacientes. Uma obra de adaptação das salas do pronto-socorro também está prevista no plano de ação.
O Albert Schweitzer já conta com 45 leitos de UTI adulta, pediátrica e neonatal. Em abril, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro inaugura mais 43 leitos de terapia intensiva adulta no hospital. Além disso, o ministério firmará parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde para a abertura de 50 leitos de internação de retaguarda em uma unidade conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) localizada nas proximidades do hospital. A proposta, segundo Padilha, é que esses novos leitos sejam qualificados e funcionem como uma enfermaria avançada do Albert Schweitzer, atendida por profissionais capacitados. Para tanto, o ministério aumentará o valor da diária paga pelo SUS para esses leitos clínicos dos atuais R$ 150 para aproximadamente R$ 300, em média.
“O S.O.S Emergências é uma ação em que vamos a fundo nos problemas dos hospitais. O Albert Schweitzer já está recebendo do ministério R$ 3,6 milhões por ano para as melhorias. Outros R$ 3 milhões para a aquisição de equipamentos para aprimorar o atendimento, e mais R$ 200 mil para apoio à informatização. A partir deste diagnóstico que foi feito, estamos identificando outras necessidades de investimentos. Por isso o ministério está dando um incentivo para a abertura desses novos leitos de retaguarda, pagando mais pela internação”, disse o ministro.
Sistema – Com a implantação da ferramenta Kan Ban de monitoramento de leitos, o Albert Schweitzer poderá fazer uma melhor avaliação das situações que corroboram para a permanência prolongada dos pacientes na emergência, um dos problemas apontados no diagnóstico. Nas placas de fácil visualização são feitas marcações que indicam se o tempo em que o paciente ocupa um determinado leito. Desta forma, o sistema busca acender alertas aos profissionais para buscarem mais rapidamente soluções de encaminhamento para os pacientes que podem ser transferidos para leitos de internação, UTI ou ter alta.
O diagnóstico, que foi elaborado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) – formado por profissionais do Albert Schweitzer, da SES e do Ministério da Saúde -apontou ainda a necessidade de realização de uma adaptação da área física da emergência. A obra já foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde e, segundo o ministro Padilha, será realizada em dois meses. O projeto elaborado prevê a criação de espaços para que os pacientes de menor gravidade sejam atendidos separadamente daqueles em condições mais críticas, como os acidentados. “Assim será dado um atendimento mais adequado a esses pacientes”, disse o ministro.
Outras Medidas – O diagnóstico também detectou dificuldade de visualização e perda de exames; dificuldade na obtenção de prontuários e boletins; demanda de pacientes traumato-ortopédicos acima da capacidade instalada; necessidade de capacitação no manejo de pacientes críticos; retorno de pacientes internados à emergência por agravamento do quadro; elevado índice de suspensão de cirurgias e a inexistência na região de programa de assistência domiciliar que possa dar continuidade ao tratamento dos pacientes em condições de alta.
Para enfrentar essas dificuldades, o Albert Schweitzer já começou a elaborar os protocolos assistenciais e a capacitação dos profissionais da área médica e administrativos. A ampliação da rede de assistência domiciliar, pela ação do programa Melhor em Casa, será pactuada pelo Ministério da Saúde com Estado e o Município do Rio de Janeiro.
Rede – O S.O.S. Emergênciasé uma ação estratégica do Ministério da Saúde, lançada em 2011, com o objetivo de qualificar e melhorar o atendimento das principais emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela integra a Rede Saúde Toda Hora e, além do Albert Schweitzer, foi implantada no Hospital Municipal Miguel Couto, também no Rio de Janeiro, e em mais nove unidades de grande porte localizados em oito capitais: São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (BH) e Goiânia (GO). Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que até 2014 o S.O.S Emergências atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.
Fonte: Elaine Duim / Agência Saúde
UnB fará treinamento sobre alimentação escolar para 200 municípios
Idéia bem interessante.
UnB fará treinamento sobre alimentação escolar para 200 municípios:
A partir de abril, representantes de escolas de 200 municípios brasileiros (veja lista) participarão do projeto Educando com a Horta Escolar e com a Gastronomia, fruto de parceria entre o Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cinco representantes de cada município terão 80 horas de aulas presenciais em polos localizados em cidades estratégicas com enfoque em educação, nutrição, horta e gastronomia, além de debates e discussões no ambiente virtual. Como contrapartida, os participantes deverão oferecer cursos no município de origem para diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, merendeiras e professores.
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“O objetivo é garantir o direito humano à alimentação adequada”, declara a coordenadora-geral do projeto e professora do CET, Ana Rosa dos Santos. “Para chegar a esse objetivo, vamos promover a formação desses multiplicadores, para que ela chegue até as escolas e seja incorporada como uma ação permanente”. A professora explica que a alimentação escolar não deve se ater à oferta de alimentos. “Hoje se pensa que a alimentação escolar é um processo educativo. A escola precisa inserir essa preocupação com a educação alimentar e nutricional no currículo”, diz.
Esta é a 4ª edição do projeto e a primeira vez que a UnB promove a formação dos multiplicadores. O Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do CET, que já fez uma parceria com o FNDE em pesquisa sobre inserção de produtos, receitas e ingredientes regionais na alimentação escolar, propôs ao Fundo a inclusão da gastronomia no projeto. Esse eixo vai esclarecer os multiplicadores sobre a importância do aspecto sensorial da comida, do alimento fresco e do reaproveitamento.
Já o eixo sobre meio ambiente e horta pretende informar a escola e a comunidade da importância de plantar alguns alimentos. A ideia não é, necessariamente, retirar da horta os vegetais que farão parte da comida da escola, mas educar sobre o meio ambiente. “Queremos que os estudantes aprendam sobre educação alimentar e nutricional usando a horta e a gastronomia como instrumento pedagógico”, explica Ana Rosa.
A partir da pesquisa sobre produtos regionais, a equipe do Núcleo chegou à conclusão de que os estudantes não gostam da comida da escola. “Os que não comem, não comem porque não gostam e muitos comem porque é o que tem e não porque seja saboroso e agradável”, explica a coordenadora de nutrição do projeto, Denise Camargo da Silva. “A gastronomia entra no projeto com o intuito de dar um novo sentido para a alimentação escolar”, afirma a consultora Ana Tereza Bandeira. “A ideia é mostrar a importância de acrescentar sabor, textura, visual. Basicamente, trabalhar os sentidos”.
COZINHA – O diretor do CET, Neio Campos, contou que o centro está prestes a concretizar o sonho de abrigar uma cozinha experimental. A licitação para a construção deve sair ainda este semestre e o espaço destinado para a obra será o subsolo do prédio do CET. “Resolvemos não ficar esperando ter a infraestrutura para promover a formação”, afirma. “Com a continuidade do projeto, esperamos trazer esse multiplicadores para a cozinha experimental”.
Como o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional tem foco em pesquisa e capacitação na alimentação como dimensão cultural, o projeto Educando com a Horta Escolar e com a Gastronomia se insere no CET com essa abordagem. “Buscamos destacar as diversidades regionais e as identidades territoriais formadas através dessa diversidade”, afirma o professor.
(UnB)
PREVI-BILÍNGUE: INSCRIÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE COMEÇAM NA PRÓXIMA SEMANA
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