quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MEC e OEI valorizam "macrocampo" inspirado na educomunicação e instituem concurso nacional de produção de cinema

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
MEC e OEI valorizam "macrocampo" inspirado na educomunicação e instituem concurso nacional de produção de cinema:

O Programa Mais Educação, do MEC, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), convida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), matriculados nas escolas públicas e que fazem parte do macrocampo “Comunicação e uso de mídias” , nas escolas públicas brasileiras, para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”. As incrições estão abertas de 5 de fevereiro a 12 de abril de 2012.
O Programa “Mais Educação”, instituído em 2007 e renovado em 2010, é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove tanto a ampliação dos tempos, dos espaços e das oportunidades educativas, quanto o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
O macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias” é uma das dez áreas opcionais a serem adotas pelas escolas quando se inscrevem no Mais Educação. No manual que acompanha os equipamentos encaminhados às escolas, o MEC informa sobre a adoção dos referenciais da educomunicação no uso dos recursos midiáticos, chamando a atenção dos gestores, professores e alunos para a importância da criação de “ecossistemas comunicativos” e para o uso adequado das tecnologias da informação, além da promoção de atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.
Nessa perspectiva, o Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
O Programa “Mais Educação” também é elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social, em torno da escola pública. Ao contribuir para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, o Programa “Mais Educação” fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas.
O Concurso está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações da Organização, tais como o Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero-América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania

PSE NSEC 06 - CMS EPITÁCIO VAI A E. M. MESTRE VALENTIM

Parceria com a Clínica da Família Epitácio na Pavuna.
Participação na 1ª Assembléia!!



150 mil vagas em 2012 para ensino técnico a distância

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
150 mil vagas em 2012 para ensino técnico a distância:

Mais cursos de idiomasBrasília, 16/02/2012 - A Rede e-Tec Brasil, que faz parte das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e oferece gratuitamente cursos técnicos na modalidade a distância, vai oferecer 150 mil vagas em 2012. A informação é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que também prevê a abertura de cursos de idiomas no âmbito do programa, com vista aos grandes eventos esportivos que o país receberá nos próximos anos.


Além disso, a quantidade de polos vai passar dos atuais 543 para 800. Número que quase duplicou ao longo do ano passado, já que ao final de 2010 eram 291 em funcionamento. Mais de 75 mil brasileiros se matricularam em cursos técnicos na Rede e-Tec Brasil em 2011. A expectativa para o período era atender 50 mil estudantes. Dos 48 cursos ofertados, os mais procurados são, respectivamente, informática, administração e segurança do trabalho. 


Ouça entrevista com Marcelo Camilo Pedra, coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação e tecnológica do MEC [2’28’’]


 

Decoração para o carnaval

http://www.copyepaste.com/
Decoração para o carnaval:
Mesmo não sendo fã da folia carnavalesca deixo algumas ideias para você preparar sua casa para a festa. Note que algumas ideias da pra usar em outras situações. Confira a minha contribuição e boa folia!
As imagens foram retiradas do site que mais me inspira e acertou quem pensou em Wohnidee.

Inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares:
fevmar
139

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Escola de Fotógrafos Populares. O curso realizado pelo Programa Imagens do Povo já formou quatro turmas desde sua criação, em 2004, e agora chega a mais uma edição integrando o projeto Rio Geração Consciente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, associada ao Ministério da Justiça e à Fundação Oswaldo Cruz.


O projeto Rio Geração Consciente oferecerá oficinas para o desenvolvimento de habilidades em linguagens de comunicação (vídeo, fotografia, artes gráficas, design gráfico, web design, reportagem, produção de rádio, redação e edição de textos) e aulas formativas em Direitos Humanos, História da Arte e Ciências Sociais. Os cursos acontecerão em diferentes favelas do Rio de Janeiro e em cada comunidade serão realizadas aulas com enfoque em áreas específicas da comunicação.


•          Cantagalo, Pavão e Pavãozinho / Museu de Favela.  – Arte e Memória


(www.museudefavela.org/)


•          Manguinhos / Laboratório de Direitos Humanos – Rede CCAP – Audiovisual


(www.redeccap.org.br)


•          Maré / Escola de Fotógrafos Populares – Observatório de Favelas – Fotografia


(www.imagensdopovo.org.br)


Como se inscrever


Os interessados em participar da Escola de Fotógrafos Populares devem entrar em contato com o Programa Imagens do Povo através do email contato@imagensdopovo.org.br. A partir deste contato, enviaremos a ficha de inscrição junto ao edital oficial do projeto Geração Consciente. O prazo para o recebimento das fichas de inscrição vai de 13 de fevereiro a 9 de março. Após este prazo, agendaremos entrevistas com os inscritos, que participarão do processo seletivo para a turma 2012 da Escola de Fotógrafos Populares. Lembramos que a prioridade será dada aos moradores de favelas e espaços populares em geral e as vagas estão destinadas aos jovens a partir dos 16 anos, que tenham o ensino fundamental completo.


Programa Imagens do Povo


Observatório de Favelas do Rio de Janeiro


Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.


Tel.: (21) 3105-4599 / 3104-4557 / 3888-3220


www.imagensdopovo.org.br


www.observatoriodefavelas.org.br

Alimentação adequada e hidratação são os maiores aliados na hora de curtir o carnaval

http://www.estadao.com.br/
Alimentação adequada e hidratação são os maiores aliados na hora de curtir o carnaval: Carlos Alberto Pastore, médico colunista da Estadão ESPN, dá dicas de saúde para aproveitar a festa


Cinema nacional em pdf: baixe 20 livros gratuitamente

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Cinema nacional em pdf: baixe 20 livros gratuitamente:

Procurando mais títulos para a sua biblioteca digital? Arrume mais 20 lugares na sua estante. O portal Universia Brasil disponibilizou livros sobre cinema nacional, gratuitamente e em pdf. Criada pela Imprensa Nacional, a coleção traz biografias de cineastas e roteiros de filmes.


Além de socializar o acesso ao material, a iniciativa também ajuda a manter viva nossa  memória cultural e trajetória cinematográfica. Os livros fazem parte da coleção “Aplauso”.


Confira os títulos disponíveis e boa leitura



A hora do Cinema Digital

Autor: Luiz Gonzaga Assis de Luca


Um insólito destino

Autor: Alfredo Sternheim


Ana Carolina – cineasta brasileira

Autor: Evaldo Mocarzel


Ary Fernandes – Sua fascinante história

Autor: Antonio Leão da Silva Neto


Espelho da Alma

Autor: Antonio Carlos da Fontoura


Bastidores

Autora: Elaine Guerini


Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro

Autor: Antonio Leão da Silva Neto


Carlos Reichenbach – O cinema como a razão de viver

Autor: Marcelo Lyra


Críticas de invenção

Autor: Jairo Ferreira


Críticas de Luiz Geraldo

Autora: Autora Miranda Leão


Inácio Araújo – Cinema de Boca em Boca

Autor: Juliano Tosi


Marco Altberg – Muitos cinemas

Autora: Roberta Canuto


Miguel Borges – Um Lobisomem sai da sombra

Autor: Antonio Leão da Silva Neto


Críticas de Rubem Biáfora

Autor: Carlos M. Motta


Roteiro de “Viva-Voz”

Autor: Paulo Morelli


Roteiro de “Quando Vale ou é por Qulilo?”

Autor: Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi


Roteiro de “Salve Geral”

Autor: Sérgio Rezende


Zelito Viana – Histórias causos do Cinema brasileiro

Autora: Betse de Paula


Orlando Senna – cineasta

Autor: Hermes Leal


Helvécio Ratton – O cinema além das montanhas

Autor: Pablo Villaça


(Catraca Livre)


EDUCOpédia e RioEDUCA na EDUCAparty

http://educopedia2010.blogspot.com/
EDUCOpédia e RioEDUCA na EDUCAparty: Confira a matéria que saiu no Portal Rioeduca
Fonte: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1915
============================

A Educopédia e o Rioeduca foram convidados para participar da Educaparty, uma extensão da Campus Party, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Veja como foi essa experiência


(Subsecretário Rafael Parente e os professores Francisco Velasquez, Gabriela da Silva e Paula Santos)
A Campus Party, em sua quinta edição, contou com a presença de 7 mil campuseiros. Mas este ano trouxe uma grande novidade: a EducaParty.

A Educaparty é um evento que objetiva aproximar educação e inovações em tecnologias digitais. Foi a primeira vez que o evento ocorreu no Brasil. Sua primeira edição aconteceu em Valência, na Espanha.

A Fundação Telefônica, uma das organizadoras do evento, levou cerca de 250 educadores de diferentes cidades brasileiras para usufruir da programação promovida tanto na Arena quanto na Zona Expo e também para participar de uma programação pensada especialmente para os que estão ligados na educação do Século XXI e na aprendizagem com uso educacional das novas tecnologias.

Sendo assim, a EducaParty transformou-se em espaço ideal para que, conectados, professores compartilhassem suas experiências profissionais.

A programação especial para gestores e professores começou no dia 7 de fevereiro, promovendo uma enorme interação em grupo. Em seguida, houve um bate-papo informal com o educador Sugata Mitra, que mais tarde fez uma apresentação para o público geral na Arena do Campus Party.

Sugata Mitra levou os educadores a uma reflexão sobre tecnologias e sobre o protagonismo do aluno, citando como exemplo suas experiências com crianças indianas, gerando um prazeroso debate e uma excelente troca de experiências. Foi audacioso na sua fala de que professores podem ser substituídos por máquinas, mas justificou: “O professor que pode ser substituído por uma máquina deve ser substituído”.
(Sugata Mitra)

Mitra acredita nos vanços tecnológicos e elucida isso com a tecnologia do celular. "Se tiver que projetar os próximos cinco anos, eu diria que o celular da forma como hoje conhecemos vai desaparecer, por isso não poderão mais ser proibidos nas salas de aula. Talvez sejam transformados em um chip implantado no corpo humano."
Além disso, o professor também ressaltou a importância dos jogos para a mente humana e provocou mais polêmica ao afirmar que um jogo como Angry Birds ensina mais do que um jogo didático. Para ele, o jogo se equivale a uma aula de gerenciamento de recursos e pode ensinar tanto quanto um MBA.

Outro grande destaque foi a gravação do programa “Digi_Tas Speedy” com o apresentador Marcelo Tass, com transmissão ao vivo pela internet. Sob o tema ‘Educação e Internet’, Tass discutiu os avanços, vantagens e novas possibilidades que a web vem proporcionando, ao longo dos últimos anos, no sistema educacional e entrevistou o professor Luiz Algarra, consultor especializado em fluxo de conversação para grupos humanos.
(Marcelo Tass)
Entre outros destaques, a EducaParty ofereceu debates com vários educadores e pesquisadores renomados como Cristina Mori, Jader Gama, Joana Varon Ferraz, Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, Felipe Sanches, Nelson Pretto, Tel Amiel, Regina Helena Alves da Silva, Lynn Alves, Luciano Meira, Gustavo Soares Steinberg, Sabrina Carmona, Eveline de Souza Erbele, Suintila Pedreira.

Eu e a coordenadora pedagógica da Educopédia, Monica Souza, estivemos presentes nos dois primeiros dias.

Mas o ponto culminante para a nossa rede foi quando, mediados por Luciana Cavalini, gerente de Comunicações e Relações Institucionais da Fundação Telefônica/VIVO, o Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais Rafael Parente, Rodrigo Nejm (diretor da Safernet, Brasil, que já foi nosso convidado no 1º #ERT sobre Bullying e Cyberbullying), Vânia Sandeville, Carolina Quattrer Pinheiro e Laís Souza Costa debateram sobre "Ética Digital, o uso responsável da web".

Rodrigo Nejm começou o debate afirmando que valores e ética devem orientar sempre as ações das pessoas, não importando se a pessoa estiver ou não conectado à internet e colocou em evidência as questões de segurança nos equipamentos e nas mídias, mas sim no ensino e vivências da ética e da cidadania.

Rafael Parente demonstrou sua preocupação com o fato de que as crianças não têm noção de que o que elas colocam na Internet não pode ser apagado. Citou também que redes educacionais do Brasil e do mundo geralmente têm por hábito proibirem muito, porém afirma que proibição não é educação. Segundo o Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, só se educa nesse sentido através de debates e orientações.

A professora da rede municipal do Rio de Janeiro e educopedista Gabriela da Silva foi convidada para participar desse debate e contou que usa o computador frequentemente em sala de aula e que por isso já teve problemas envolvendo ética e segurança, mas que procura resolvê-los com participação e respeito. Acredita que o uso consciente seja sinônimo de bom uso, citando que isso ocorre com seus alunos no Orkut e no Facebook.

Gabriela falou da importância do trabalho compromissado dos docentes na orientação ao uso da tecnologia, o que muitas vezes não ocorre. Para a professora, deve haver ética não só no uso da tecnologia, mas na vida de maneira geral.

A professora e também educopedista Paula Regina Machado dos Santos, que participou nos dois últimos dias do evento e que assistiu ao debate em que participou o Subsecretário Rafael Parente, enviou-nos o seu relato, que segue:

“Tudo ao mesmo tempo agora’, é assim que podemos descrever esse evento tão grandioso e tão interessante.

A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital. E, esse ano, a #cpbr5 trouxe junto, a Educaparty: espaço no qual educadores conectados compartilhassem suas experiências profissionais.

Ao entrarmos, a nossa primeira expressão foi: “Uau!”. Era tanta gente, tantos computadores, tantas informações. Ficamos meio tontos, pois não sabíamos para que lado olhar.

Nosso primeiro contato lá foi com a querida Sonia Bertocchi que nos recebeu com um imenso carinho e elogiou de imediato as nossas lindas blusas da Educopédia. Ela é a responsável pelo twitter oficial da Educarede, da Fundação Telefônica, e acompanhou tudo bem de perto, nos mínimos detalhes.

Logo em seguida, nosso Subsecretário de Novas Tecnologias, Rafael Parente, apareceu por lá para dar início ao seu debate: Ética Digital e o uso responsável da web.

Uma das falas mais marcantes foi com relação ao impacto da tecnologia em nossas vidas: “Se a tecnologia impacta a vida de todo mundo e na escola a gente trata da formação das pessoas, a tecnologia tem que ser um fim.”

O debate foi bastante interessante e construtivo. Inclusive, tivemos a participação da Professora Gabriela Silva. Nossa Gabi contribuiu positivamente na discussão mostrando sua experiência em sala de aula, falando sobre o uso das novas tecnologias e, claro, da Educopédia.

Ao final desse, fomos assistir a outros debates e conhecer o Campus mais a fundo.

Aprendemos, descobrimos coisas novas, jogamos, brincamos, lemos e tivemos uma boa dose de diversão e overdose de conhecimento!

Podemos dizer que a experiência foi única! O evento é realmente de uma magnitude esplendorosa!

E deixamos aqui o nosso desejo: queremos uma #CampusPartyRio!!!”

Assista ao vídeo produzido pela educopedista Gabriela da Silva


Leia também este texto do subscretário Rafael Parente com suas conclusões acerca do debate: