quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parques e Jardins faz replantio no Dia da Árvore

FONTE: PORTAL DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
21/09/2011

Foto: Cristina MonteiroHoje, dia 21, pela manhã, a Fundação Parques e Jardins realizou um ato simbólico em comemoração ao Dia da Árvore, fazendo o replantio de sete figueiras no Campo de Santana. Elas vem a substituir as mesmas espécies centenárias que morreram este ano no parque por motivos ainda ignorados. O ato foi presenciado pelo subprefeito do Centro, Thiago Barcelos e pelo presidente da Fundação Parques e Jardins, engenheiro David Lessa e representantes de entidades ambientais.

A Fundação Parques e Jardins também realizou o um "piloto" do projeto de passeios guiados dentro do parque. As visitas terão início no próximo mês, no horário das 10h às 16h, em grupos de 10 pessoas com duração de cerca de meia hora.

Inaugurado em 1873 e até hoje considerado a maior área verde do Centro do Rio, com cerca de 15 hectares, o Campo de Santana continua sendo um verdadeiro refúgio natural e bucólico que faz parte da história da cidade.

DIA MUNDIAL SEM CARRO

http://elosdasaude.wordpress.com/
DIA MUNDIAL SEM CARRO:
22 de setembro: Dia Mundial sem Carro


Comemorado em todo o mundo nesta quinta-feira, 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro busca mobiliza a sociedade em torno da reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados por esta prática sobretudo nos grandes centros urbanos. A data é oportunidade para o estímulo a outras formas de locomoção  – a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trem, de bicicleta.


Participe do Dia Mundial Sem Carro e descubra novas maneiras de vivenciar a sua cidade.


Integrando a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) desenvolve uma pesquisa para conhecer as múltiplas percepções dos habitantes da cidade a respeito dos problemas ligados à mobilidade urbana, ao transporte e à convivência no trânsito, com foco no sentimento de segurança e na noção de civilidade. Os resultados fornecerão subsídios para uma campanha capaz de sensibilizar de maneira efetiva os diferentes segmentos da população e formular propostas de redução da insegurança, da incivilidade e da morbimortalidade no trânsito carioca. O estudo é desenvolvido pelas Superintendências de Promoção da Saúde e de Vigilância em Saúde da SMSDC-RJ, em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC).


Dia 06 de outubro, quinta-feira, o I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito marca o lançamento de uma iniciativa integrada de segurança viária no trajeto para a escola, promovida pela SMSDC-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, CET-Rio, Detran, CESeC e UNICEF. O evento está alinhado ao plano de ação da  Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, lancado pelos Ministérios da Saúde  e das Cidades, em reconhecimento à relevância deste problema no Brasil – país que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito.


As inscrições devem ser feitas através do email seminariotransito2011@gmail.com (enviar nome completo, formação, instituição telefone para contato e email para confirmação de inscrição).


 


>> Acesse a Rede Mundial sem Carro (World Carfree Network, em inglês) 


>> Saiba mais sobre a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e conheça outras iniciativas sobre mobilidade urbana sustentável


 


 



DIA DA ÁRVORE NA CRECHE ZUZU

Preocupação com o planeta começa desde pequeno.
(título desconhecido):
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Vamos dar uma mãozinha para a natureza!
Sejam em prol dos nossos queridos animais de estimação ou pela preservação de espécies em extinção, o que vale é viver em harmonia com a natureza!
Cuidar da natureza é dever de todo ser humano. 
Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.

As crianças da C.M. Zuzu Angel já sabem...

Amar... 

e respeitar a Natureza.

QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE 

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
Não fumar em ambientes públicos fechados.
Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.

Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

http://psiquecienciaevida.uol.com.br
Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Inscrições para Escola Politécnica da Fiocruz terminam nesta semana

http://www.oglobo.com.br/
Inscrições para Escola Politécnica da Fiocruz terminam nesta semana:

RIO - Estão abertas até sexta-feira, as inscrições para o processo seletivo 2012 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Encerram dia 23 de setembro as inscrições para o concurso Escola de Leitores

http://www.oglobo.com.br/
Encerram dia 23 de setembro as inscrições para o concurso Escola de Leitores:

RIO - O prazo final para que as escolas municipais do Rio participarem do Concurso Escolas de Leitores, é dia 23
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Estácio lança mais 10 cursos de pós-graduação a distância

http://www.oglobo.com.br/
Estácio lança mais 10 cursos de pós-graduação a distância:

RIO - A Estácio lança mais 10 cursos de pós-graduação a distância
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

MEC vai premiar experiências de inclusão

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
MEC vai premiar experiências de inclusão:

Todas as crianças na escola(Brasília, 21/09/2011) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou na manhã desta quarta-feira, 21, Dia Nacional da Luta das pessoas com deficiência, a 2ª edição do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças. Ele destacou os avanços para a inclusão das crianças com deficiência no ensino regular, que hoje chega a 70%, resultado de duas ações políticas do Ministério da Educação: a inclusão das escolas especiais no Fundeb e a dupla matrícula, que libera recurso adicional possibilitando que a criança com deficiência estude na escola regular e tenha reforço, no segundo turno, em classe especial.
Haddad, no entanto, ressaltou que o Brasil ainda precisa avançar na política de inclusão porque existem quase 200 mil crianças com deficiência que não estão na escola regular e nem na especial. “Temos de buscar essas crianças e fazer valer o bordão de nenhuma criança com deficiência fora da escola”, disse. Nesta segunda edição, serão premiados relatos de experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação, além de textos narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, matriculados na rede de ensino público.
Serão uma menção honrosa para o relato de experiência de educação infantil referente às categorias Escola Pública e Secretarias de Educação e três prêmios distribuídos em categorias diferentes: categoria 1 – escolas públicas com relatos de experiências no âmbito do projeto político pedagógico; categoria 2 – secretarias de educação com relatos de experiências sobre as práticas de gestão para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino e categoria 2 – estudantes de escolas públicas com textos narrativos sobre o tema, “A escola aprendendo com as diferenças” .
Cerca de 300 gestores, professores e secretários de educação de diferentes regiões do Brasil participaram do lançamento do prêmio. Ilma Mendes de Almeira, 47 anos, coordenadora do Programa de educação inclusiva direito à diversidade do município-pólo de Montes Claros (MG) é uma entusiasta do tema. “A nossa maior dificuldade é a acolhida desse aluno porque o professor se sente assustado. Ele precisa saber que terá o apoio do nosso programa, que tem como foco a formação do docente e a orientação aos pais que ainda temem preconceitos na escola regular”, comenta.
As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 21 de setembro, até 31 dezembro pelo endereço www.peei.mec.gov.br.


Ouça trecho do discurso do ministro Fernando Haddad.


Ouça o depoimento de Ilma Lopes sobre a experiência de inclusão nas escolas de Montes Claros (MG).

Alunos participam da terceira fase do Saerjinho

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Alunos participam da terceira fase do Saerjinho: Rio - Cerca de 700 mil alunos  da 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das ...

Cerca de 200 mil jovens deficientes estão fora da sala de aula

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Cerca de 200 mil jovens deficientes estão fora da sala de aula: Brasília - Quase metade das crianças e adolescentes (48%) com algum tipo de ...

TRANSITO - Atividades

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
TRANSITO - Atividades:


Fiz essas atividades para trabalhar o tema transito, fiz bem poucas, não deu tempo de fazer mais, mas, assim que sobrar mais tempo eu irei produzir atividades novas.

Aproveitem.

















Receba nossas atividades Digite aqui seu email: