sexta-feira, 4 de maio de 2012

12° Caminhada contra Dengue! 4 de maio de 2012!

 http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Pessoal da Fazenda Caminhando,  anotando  e fotografando!!
Precisamos da COMLURB e de uma Campanha de conscientização sobre o nosso lixo de cada dia.
12° Caminhada contra Dengue! 4 de maio de 2012!:

















CMS SYLVIO BRAUNNER FAZ AÇÃO NA E. M. FROTA PESSOA

A Escola Municipal Frota Pessoa recebeu a equipe de Saúde na Escola da Clínica da Família Sylvio frederico Braunner que desenvolveram várias ações:
  1. Exame Epidemiológio Bucal
  2. Trabalho de Prevenção da Dengue com alunos, professores e funcionários; também verificação de possíveis focos  e de  aplicação de inseticidas na Escola e no seu entorno.
  3. TRA das crianças com dentinhos com necessidades
  4. Atividade lúdica falando sobre a Dengue
As crianças adoraram e aprenderam.
Parabéns equipe pelo trabalho!!!








Unesp lança 44 novos livros digitais para download gratuito

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Unesp lança 44 novos livros digitais para download gratuito:
mai
9
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e a Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançarão, no dia 9 de maio, 44 novos livros virtuais gratuitos integrantes do selo Cultura Acadêmica e da Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download.
A coleção teve sua primeira fase em 2010, quando foram lançadas 44 obras. Em 2011, foram publicados mais 50 novos títulos. A meta do projeto é publicar mil títulos até 2020.
De acordo com a Unesp, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012 foram contabilizados 84 mil downloads das obras, dos quais a maior parte foi feita por leitores com formação universitária, sendo 30% com mestrado ou doutorado.
Os 44 novos livros e parte dos 94 que já integravam a coleção também podem ser adquiridos por impressão, sob demanda.
Escritos por docentes, mestres e doutores ligados à Unesp, os livros são resultados de pesquisas sobre diversos temas. No conjunto das 44 novas obras há títulos de áreas como sociologia, política, comunicação, psicologia, geografia e literatura.
O lançamento dos 44 novos títulos será realizado a partir das 9h na sede da Unesp, em São Paulo, após a realização de uma mesa de abertura, que contará com a participação de representantes da Unesp e da editora da universidade paulista.
Após o evento, o público terá acesso aos livros por meio de e-books, contendo a versão integral das obras lançadas, que estarão à disposição dos participantes.
Ao longo do dia 9 de maio, os autores concederão entrevistas individuais transmitidas ao vivo na internet, no endereço www.unesp.br/tv. As entrevistas terão duração de 15 minutos cada e serão divididas em dois blocos: o primeiro será realizado das 11h30 às 12h30 e o segundo, das 14h às 17h.
A Editora Unesp está localizada na Praça da Sé, nº 108, no Centro de São Paulo. O evento de lançamento da Coleção Propg Digital será realizado no 7º andar. Não é necessário se inscrever para participar.
Os livros da Coleção Propg Digital podem ser acessados em www.culturaacademica.com.br.
(Agência Fapesp)

12ª CAMINHADA CONTRA DENGUE - CAP3.3

Pessoal responsável  pela 12ª Caminhada contra DENGUE na CAP 3.3, recebe reforço de peso, o Secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Hans Dohmann veio caminhar conosco; abaixo com a Equipe.


FIQUE LIGADO - PSE - Verduras e legumes mal lavados podem trazer uma série de problemas à saúde

 Higienização dos alimentos evitam muitas doenças.
Verduras e legumes mal lavados podem trazer uma série de problemas à saúde:

Foto: Adrian Weinbrecht / Corbis Images
Parasitas, salmonela e botulismo, doença que causa paralisia muscular, são algumas das causas de alimentos mal lavados. Os sintomas são diarreia, vômito, dores abdominais e fraqueza. Para prevenir tudo isso, é preciso ter cuidado até mesmo com as hortaliças embaladas em saquinhos prontas para consumo, vendidas em supermercados.
A coordenadora da Unidade Técnica de Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar do Ministério da Saúde, Rejane Alves, conta como alface, agrião, rúcula e outras hortaliças devem ser lavadas antes de comer. “Antes de preparar qualquer alimento, é preciso lavar bem as mãos porque através das mãos a gente contamina os alimentos. É necessário também eliminar o máximo possível as sujeiras de utensílios, como colher, faca e prato.  É importante lavar os alimentos quando chegam da feira, supermercado, e fazer a desinfecção dos alimentos com hipoclorito de sódio a 2,5%. Eu coloco uma colher de sopa por litro de água, mergulho esses alimentos nessa solução e aguardo 30 minutos para depois retirar e deixar um tempo fora da geladeira para poder depois consumir.”
Segundo Rejane Alves, cozinhar os alimentos que podem ir ao fogo também é uma boa forma de se prevenir contra doenças. “Outra coisa é cozinhar bem os alimentos em uma temperatura adequada e conservar na geladeira. Então uma coisa que a gente orienta é comer frio o que tem que ser frio e quente o que é quente. O aquecimento prévio do alimento de modo geral até que atinja no interior do alimento uma temperatura que destrua as toxinas, as bactérias, isso é importante também.”
Para diminuir o risco de contaminação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os agricultores não devem usar esterco animal nas plantações de verduras e legumes.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

ATENÇÃO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE:05 a 11 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Atenção para a agenda da Promoção de Saúde.
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE:05 a 11 de maio:

REDE UNIDA
O 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontece nesta semana, de 06 a 09  de maio, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.  As inscrições para participação no evento foram prorrogadas até esta sexta-feira, 04 de maio. A programação inclui rodas de conversa, távolas e sessões dialogadas, além da 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica/Saúde da Família, 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, 1ª Mostra de Experiências VER-SUS BRASIL, Mostra Saúde Fazendo Arte. Confira a programação completa do 10º Congresso Internacional da Rede Unida.

2ª SEMANA DO BEBÊ CARIOCA
Como evento paralelo ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, a 2ª Semana do Bebê Carioca acontece a partir de domingo, 06 de maio, na Tenda Paulo Freire, na praça entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Centro de Convenções Sul América (CCSA), na Cidade Nova. Com o tema Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano, a iniciativa busca mobilizar toda a sociedade sobre a importância de ações que priorizem a primeira infância. A abertura será de 14h às 17h, e a progrmação inclui apresentação do “Meu pé de Laranja Rima”, com participação do Coral das Crianças do Alemão, e show dos “Talentos que promovem Amamentação”.  Dia 07 de maio, o 2º Seminário de Bebê Carioca intensifica o debate  sobre a valorização da primeira infância, com palestras e mesas redondas que acontecem de 9h às 16h, no Teatro de Arena Bibi Vogel, na área externa do CCSA. Dias 08 e 09 de maio, a programação inclui atividades de formação para valorização da primeira infância, com oficinas sobre a Caderneta da Criança, para confecção da mama de pano, sobre promoção da amamentação nas creches, paternidade, shantala, maternidade adolescente e direitos da gestante e do bebê. Saiba mais sobre a iniciativa no blog http://semanadobebecarioca.blogspot.com.br.
Assista ao vídeo-convite da 2ª Semana do Bebê Carioca:
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Este sábado, 05 de mario,  é Dia de Mobilização Nacional pela Campanha de Vacinação contra a Gripe. Na cidadedo Rio de Janeiro, 321postos participam da iniciativa.A campanha segue até 25 de maio, em 215 postos, e a meta da Prefeitura é imunizar 960 mil pessoas e atingir uma cobertura de, pelo menos, 80% dos grupos prioritários. Este ano, os grupos prioritários são pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis a 23 meses e as populações indígena e prisional. A vacina protege contra os três principais vírus influenza que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura, mas pessoas com história de alergia grave relacionada a ovo e seus derivados, ou com reação a doses anteriores da mesma vacina, devem consultar um médico antes de serem imunizadas. Pessoas com quadro de doenças agudas, que apresentem febre ou com doenças neurológicas também devem buscar avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação. Mais informações pelo 1746.

JORNADA SOBRE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) promove na sexta-feira, 11 de maio, a IV Jornada sobre Violência Familiar Contra Crianças e Adolescentes: Possibilidades de Proteção e a Interação com a Justiça. O evento acontece de 9h às 14h30, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no salão Pedro Calmon, e as inscrições são gratuitas. Mais informações: (21) 2531.3312| www.soperj.org.br.
FEIRA DE LIVROS
A 1ª Feira de Livros do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) acontece esta semana, de 07 a 11 de maio, no campus Gragoatá, em São Domingos, Niterói. A programaçãoinclui conversas sobre jornalismo literário com Zuenir Ventura e Mauro Ventura e com Stefan Zweig e Alberto Dines sobre cinema; entrevista com Tonico Pereira, autor do livro “Um ator improvável, uma autobiografia não autorizada”; oficinas de criação;e lançamentos de livros entre outras atividades. Confira a programação completa do evento. Mais informações: (21) 2629.2596 | letrasdauff@vm.uff.br

Projeto “Escola de Funk”

 http://bairroeducador.blogspot.com/
A aproximação da cultura local beneficiando a aprendizagem!!!
Projeto “Escola de Funk”:
No último dia 30 de abril, foi realizada pelo Bairro Educador uma oficina com os professores do CIEP Antonio Candeia Filho (BE Acari) sobre música e letramento.  Diante dos desafios enfrentados pelo processo de alfabetização, a música pode ser uma grande aliada para professores e alunos, dentro e fora de sala de aula. E foi apostando nessa ideia que todos se reuniram para descobrir como o funk pode ajudar no letramento.

As professoras Célia Lopes, Anita, Kelly, Helena, Sharlene, Carol, Lidiane, Débora e Meire ouviam as explicações do Gestor de Projetos do Bairro Educador
As professoras mostraram muito interesse em participar da oficina, pois poderão usar os conhecimentos musicais em sala de aula, e assim diversificar as formas de aprender e ensinar. Além disso, a música como ferramenta de alfabetização também dialoga com a proposta pedagógica do CIEP que leva o nome do ilustre sambista Mestre Candeia. Este ano, a escola pretende usar as mídias como forma de explorar e ampliar o conhecimento dos alunos.
A oficina com as professora do 1º segmento se baseou no Funk como elemento da cultura local, que pode e deve ser encarado de maneira ampla, sem preconceitos ou rótulos negativos. O eixo de discussão foi: como partir da realidade do educando para despertar o interesse pela aprendizagem? Outra contribuição importante do funk, neste contexto, é desmistificar este gênero musical, conhecendo suas origens e descobrindo as diversas possibilidades de exploração em prol da aprendizagem.  

A oficina aconteceu na parte da manhã e começou com uma análise da letra do rap: “Não Me Bate Doutor”, dos Mc’s  Cidinho e Doca, que provocou uma reflexão sobre o olhar e a vida do funkeiro e morador de comunidade, diante da mídia e da sociedade. Dando continuidade ao encontro, foi feita também a análise sobre a batida do funk, assim como a história de origem. Por fim, chegou o momento de confecção de instrumentos e da prática musical.

Os professores puderam ter a experiência de tocar o ritmo funk com instrumentos nada convencionais como lixeira de madeira, latinhas, potes plásticos e até chocalhos, confeccionados com rolo de papel toalha.

A equipe do Bairro Educador agradece ao CIEP Antonio Candeia Filho (direção, coordenação pedagógica e professores), que apoiaram a ideia e “vestiram a camisa”, ou melhor, “caíram no funk”, embalados pelo desejo de buscar sempre novas alternativas e instrumentos que ajudem no processo de ensino-aprendizagem.

Por Carlos Carvalho


Viradão Carioca 2012 :: Música :: Guia Rio Show :: O Globo

 http://rioshow.oglobo.globo.com
Viradão Carioca 2012 :: Música :: Guia Rio Show :: O Globo

FIQUE LIGADO - PSE - Especialista tira dúvidas sobre o autismo - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
Especialista tira dúvidas sobre o autismo - Saúde - Notícia - VEJA.com

NOVAS DESCOBERTAS- FIQUE LIGADO - PSE - Molécula pode bloquear desenvolvimento do Alzheimer - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
Molécula pode bloquear desenvolvimento do Alzheimer - Saúde - Notícia - VEJA.com

FIQUE SABENDO - PSE - Combinar atividades que estimulam mente e corpo é melhor para a memória - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
Combinar atividades que estimulam mente e corpo é melhor para a memória - Saúde - Notícia - VEJA.com