sexta-feira, 19 de novembro de 2010
ENCERRAMENTO DA MOSTRA CONEXÃO DAS ARTES SME-RJ 2010
Não percam, no dia 22 de novembro de 2010, às 14h, no Teatro Gonzaguinha, comemoração de encerramento da Conexão das Artes SME-RJ/2010, com apresentações de espetáculos de Artes Cênicas, Dança, Música e Exposição de Artes Visuais. Presença de autoridades, convidados de Instituições representantes das linguagens, E/SUBE/CED-CT, CREs/GEDs, professores, diretores e alunos participantes dos trabalhos apresentados.
'Professores,
A programação do dia 22 de novembro no Centro de Arte Calouste (Teatro Gonzaguinha), que terá a presença da Secretaria de Educação será com apresentações da Mostra de Dança (vencedores), Musica do FECEM (vencedores), fragmento de uma peça de teatro e a visitação nossa exposição (Artes Visuais), fechando o encontro com um coquetel.
Todos professores, diretores, coordenadores estão convidados. O horário será de 14hs as 15hs.
Jacqueline Mac-Dowell'
Fotos: Eduardo Salabert
Texto enviado por e-mail: Jacqueline Mac-Dowell
Postado por Imaculada Conceição M. Marins"
Curso gratuito de atualização de conselheiros tutelares e dos direitos
Palestra sobre a Síndrome de Alienação Parental (SAP)
] A palestra será proferida por Analicia Martins, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ; professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e autora do livro Síndrome da Alienação parental: um novo tema nos juízos de família."
Evasão escolar: causas e soluções
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que cerca de 15% dos adolescentes de 15 a 17 anos estavam fora da escola em 2009. Para agravar a situação, pouco mais da metade (50,9%) dos que frequentavam a escola estava no nível adequado à sua idade – chamado escolarização líquida. Entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, a frequencia escolar é maior. Em 1999, 94,2% iam à escola. Em 2009, a taxa subiu para 97,6%.
Os motivos que levam à evasão escolar são diversos. Fabio Ribas, diretor-executivo da Prattein Consultoria em Educação e Desenvolvimento Social, destaca dois fatores importantes: a degradação e a falta de atratividade da escola, o que gera desinteresse, e a necessidade de ajudar na subsistência da família – que leva crianças e adolescentes a abandonarem a escola em busca de trabalho.
Para Ribas, as famílias precisam compreender que crianças e adolescentes com maior escolaridade no futuro terão melhores empregos e melhor condição de renda. “Instala-se essa contradição: porque é necessário buscar trabalho e renda, a escola é desprezada”, diz. “Isso imediatamente funciona, mas na frente vai ser contraditório com a busca dessa sobrevivência mais sustentável”.
O município de Paulistânia – que recebe o apoio do Programa VIA – conseguiu reduzir a evasão em escolas municipais e estaduais por meio de conversas com os pais em reuniões escolares e da Assistência Social. “Informamos sobre a importância da frequencia, não só pela questão financeira, já que muitos recebem bolsa família e renda cidadã”, conta Maria Aparecida Lescova Fernandes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
No município de Salesópolis, em São Paulo, o projeto “Caminhando Juntos pela Educação” conseguiu reduzir cerca de 70% os casos de evasão escolar em três escolas. Em entrevista ao VIA blog, José Gastão Cursino dos Santos fala sobre o trabalho realizado pelo projeto. O coordenador conta que muitos pais na área rural não estudaram e acreditam que os filhos também não precisam de estudo. “É feito um trabalho com os pais. Passamos para eles a importância e a necessidade de a criança voltar à escola”.
Além de conscientizar a família sobre a importância da educação, outro grande desafio é melhorar a qualidade do ensino e tornar a escola mais atrativa. “Essa é uma discussão ampla e que envolveria repensar a política da educação básica quase que integralmente”, afirma Fabio Ribas.
A evasão escolar também pode esconder outras violações, como fragilidades familiares, consumo de drogas e envolvimento com práticas criminosas, por exemplo. “Por isso a área da segurança, da justiça, da assistência, da saúde e da educação teriam que interagir mais, para que ações mais orgânicas e mais sistêmicas conseguissem impactar na vida escolar consistente da criança”, diz Ribas.
O primeiro passo do projeto de Salesópolis, segundo Santos, é identificar os motivos pelos quais a criança ou adolescente não está frequentando a escola. Uma vez detectado o problema, é feito um trabalho direcionado. “Nosso maior índice [de evasão] é por negligência familiar”, conta.
O projeto observa também o tempo em que a criança ou adolescente ficou fora das salas de aula e procura corrigir a defasagem. “Não basta trazê-la para a escola, o ano já correu, a matéria já correu e muitas vezes ela tem já uma deficiência”, diz Santos. Para compensar as aulas perdidas e para reduzir as deficiências dos alunos, o projeto oferece oficinas de português, matemática e informática.
Na semana passada ganhou destaque na mídia a decisão de um juiz de Fernandópolis. Ele determinou que uma mãe deveria frequentar as aulas junto com sua filha, já que a menina não ia à escola. Para Fabio Ribas, o mérito do caso foi ter levantado a questão de uma forma mais radical. A medida, porém, não é eficaz. “Se a escola não se transforma, ficar dentro dela, para essa menina ou para qualquer criança que está desmotivada, vai ser insustentável a médio ou até a curto prazo”, diz Ribas.
RIO DIVERSIDADE
“No dia 9 de novembro o Núcleo de Arte grande Otelo, deu continuidade ao tema RIODIVERSIDADE, promoveu um Workshop,tendo como tema ‘’Conhecendo o Jardim Botânico”, quando tivemos o privilégio de receber em suas dependências a escritora Renata de Faria Pereira. Autora do Projeto 'Rio Rio e Caminhos do Rio Passeio cultural',Renata elaborou para esse dia, cadernos de atividades que propõe incentivar a descoberta de espécies vegetais por meio de curiosidade,brincadeiras e desenhos, mostrando de forma criativa as questões ambientais. Auxiliando no apoio do trabalho pedagógico, favorecendo a ampliação do vocabulário e desenvolvendo as habilidades e competências dos nossos alunos.
Nesses dias, contamos com ilustre presença da Professora Rosemary Medeiros Sabino, uma das mentoras da 1a Conferência Infanto-Juvenil Pela Justiça Ambiental da GED/6ª CRE, em 2007.
Reafirmamos que todos, do Núcleo de Artes Grande Otelo, estão conscientes de que é possível melhorar as condições ambientais oferecidas pela Cidade Maravilhosa, bastando para tanto, tomar uma iniciativa, pois acreditamos que estamos fazendo a diferença, afinal, somos idealistas e sonhadores.”
Professor Jabim Nunes
Texto e fotos: Jabim Nunes de Souza
Postado por Imaculada Conceição M. Marins"
MOSTRA DE DANÇA: Um caminho, uma história...
Este ano, 2010, além de toda cenografia, tivemos a feliz notícia de que nossas alunas foram escolhidas para representarem a 6ª CRE no Colégio Pedro II. Festa e realização, certeza de que nosso trabalho não tem sido vão. Parabéns professoras Késia Queiroz e Juliana Reis! Parabéns, alunas! Que legal!!!!!
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Oficina de Canto e Criatividade
Não há dúvida de que somos muito felizes quando cantamos...
As aulas das Oficinas de Canto e Criatividade - que acontecem às terças e quartas no Núcleo de Arte Grande Otelo - são aguardadas com grande expectativa por parte dos alunos e da professora Mônica Coropos. Um tempo de troca de saberes e vivências, lugar de emoção e aprendizado. Um espaço pra 'cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz': Vem cantar com a gente!
Objetivos da Oficina de Canto e Criatividade:
· Vivenciar a Música através do canto
· Conhecer a História da Música Popular Brasileira
· Conscientizar-se o funcionamento do aparelho respiratório e vocal.
· Refletir sobre a importância dos cuidados com a voz.
· Expressar-se, corporalmente, em momentos diversos.
· Desenvolver a prática do canto coletivo.
· Interpretar o texto das canções.
· Desenvolver a percepção e a memorização rítmica e melódica.
Agora, um pouquinho de nós nas diversas apresentações já realizadas:
Vila Olímpica Clara Nunes
PIC - Aniversário da Dra. Rita
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Projeto Música no Núcleo Professores: Mônica Coropos e Elen Franco.
...As instituições de ensino são as grandes aliadas na formação de uma sociedade viva, participante e equilibrada...
...O futuro está no jovem consciente e atuante.”
JUSTIFICATIVA: Fazer da música um instrumento de integração dos alunos da E/6 CRE como cidadãos plenos e conscientes dos seus direitos e deveres, afastando-os do crime, das drogas e da violência.
Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil.
Disseminar amplamente a importância da música na formação do indivíduo.
OBJETIVOS:
• Proporcionar o acesso a processos de vivência, produção, criação e execução musicais individuais e coletivas através de uma educação contextualizada, que contribua para o desenvolvimento das potencialidades artísticas, educacionais e cidadãs.
• Formar orquestra e outros grupos musicais, compostos por alunos e professores, que ofereçam concertos abertos e gratuitos à comunidade.
ESTRATÉGIAS:
• Oferecer ao aluno, em dois encontros semanais, musicalização, através de aulas de instrumentos musicais (flauta doce e teclado), canto coral e disciplinas teóricas auxiliares, fonoteca e, futuramente, pequeno estúdio para ensaios e gravações."
ENCONTRO DE DIRETORES
Aconteceu no dia 05 de novembro, na Taquara, um momento de compartilhamento e lazer entre os diretores das UEs da 6ª E/CRE. Eu estava lá, representando o Núcleo de Arte mais lindo do muuuundo: o Grande Otelo, claro! Confiram:
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FLAUTISTAS NO FECEM, EM COPACABANA
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Ipea lança estudo sobre avanços e desafios da educação brasileira
19 de novembro de 2010
FONTE: BLOG EDUCAÇÃO
O estudo, divulgado na última quinta-feira (18) aponta os desafios para a educação nos próximos. O retrato, segundo o instituto, está longe do ideal, mas dados sinalizam avanços relevantes. A desigualdade ainda é um dos maiores desafios a serem vencidos.
O Comunicado do Ipea n° 66: PNAD 2009 – Primeiras Análises: Situação da educação brasileira – avanços e problemas mostra que desde 1992, o tempo médio de estudo do brasileiro cresceu 2,3 anos, alcançando 7,5 anos. Se for mantida essa média, o mínimo previsto pela Constituição (8 anos) será alcançado em cinco anos. Porém, a desigualdade ainda é um dos grandes desafios do Brasil quando se trata de melhorar a educação. Confira abaixo algumas conclusões:
Analfabetismo
Segundo o estudo, o analfabetismo na população de 15 anos ou mais ainda é considerado muito alto: 9,7% da população nessa faixa não sabe ler nem escrever. Grandes diferenças são encontradas entre a população urbana e rural (4,4% contra 22,8%), branca e negra (5,9% contra 13,4%), e das regiões Sul e Sudeste (5,5% contra 18,7%). Quando comparados os 20% mais ricos da população e os 20 % mais pobres, a diferença também é grande: 2% contra 18,1%. Quanto à idade, a faixa acima de 40 anos registra o maior percentual: 16,5% de pessoas que não sabem ler e escrever.
Anos de estudo
A média de anos de estudo na população com 15 anos ou mais de idade é de 7,5, abaixo do mínimo de oito anos previsto na Constituição Federal.
Defasagem
Outro problema enfrentado pela educação brasileira é falta de adequação da idade ao grau de ensino. Na faixa entre 15 e 17 anos, mais de 85% das pessoas estão na escola, mas apenas 50,9% frequentam o ensino médio.
O baixo índice de conclusão reflete dificuldades não só na rede escolar como também na vida dos alunos. Atualmente, apenas 66,6% dos alunos que entram no ensino médio conseguem concluí-lo.
Hiato Educacional
A quantidade média de anos de estudo que os brasileiros abaixo da meta da educação (8 anos) precisariam para atingi-la, ou hiato educacional, tem caído, especialmente entre as faixas mais jovens da população. Entre as pessoas com 30 anos ou mais, o hiato é de 5,1 anos, o que fica abaixo da metade da meta. Já na população entre 15 e 17 anos, o hiato cai para 2,8 anos.
Biblioteca de Irajá tem Troca-Troca de Livros até 30 de novembro
17/11/2010
De segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h, até 30 de novembro, a Biblioteca Popular Municipal João do Rio, em Irajá, mantém o projeto Troca-Troca de Livros, para permuta de publicações com seus leitores e visitantes.
Basta o interessado levar um livro em bom estado, para trocá-lo por outro de sua predileção, disponível na banca desta biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura (Avenida Monsenhor Félix, 512).
Mais informações no telefone 2482-3585.
Família Acolhedora
Programa de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco.
O programa se destina a atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social que sejam vítimas de algum tipo de violência doméstica e/ou que estejam em situação de abandono necessitando de acolhimento familiar. O acolhimento é feito por um período de tempo determinado até que possa ser reintegrado à sua família de origem. Cada família que acolher uma criança/adolescente recebe uma bolsa auxílio mensal que varia de acordo com a faixa etária: para acolhimento de crianças de 0 a 6 anos, é concedida bolsa-auxílio de R$350; de 7 a 14 anos, bolsa de R$450 e adolescentes de 15 a 18, uma bolsa de R$600. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. Para isso, eles precisam ter disponibilidade de tempo e afeto para cuidar da criança, idade entre 24 e 65 anos, boa saúde, zelar pela saúde da criança, garantir a freqüência em escola. Além disso, é preciso que o interessado não esteja respondendo a inquérito policial ou envolvido em processo judicial, não tenha problemas psiquiátricos, alcoolismo ou vício em drogas ilícitas e ter residência fixa no município do Rio. Os acolhedores passam por capacitação de dois meses em aulas semanais.
Biblioteca volante volta às zonas Norte e Oeste para empréstimo gratuito de livros
19/11/2010
A Biblioteca Volante João Antônio, da Prefeitura do Rio, volta na próxima semana a cinco bairros das zonas Norte e Oeste, para empréstimo gratuito de um ou dois livros a cada solicitante, com devolução no prazo de 14 dias. O atendimento em pontos centrais dos bairros visitados é entre 10h e 14h, com apresentação de documento de identidade e comprovante de residência no município do Rio e de autorização do pai ou do responsável, caso o solicitante seja menor.
A devolução dos livros pode ser feita no mesmo local do empréstimo, quando a biblioteca voltar ao bairro; pelo Correio; ou diretamente na sede da biblioteca, em Irajá (Avenida Monsenhor Félix, 512), que dispõe do telefone 2482-3086 para mais informações.
Programação:
Segunda-feira, dia 22, - Cidade Alta (Praça Dom Justino)
Terça-feira, dia 23, - Coelho Neto (Praça Virgília Cidade)
Quarta-feira, dia 24, - Jardim América (Rua Sebastiana Bach)
Quinta-feira, dia 25, - Vila Valqueire (Rua das Rosas)
Sexta-feira, dia 26, - Realengo (Avenida Santa Cruz, na altura do nº 1.025)
SALGADO FILHO CELEBRA 90 ANOS COM JORNADA CIENTÍFICA
O Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) realiza na próxima semana, de 22 a 26 de novembro, a 27ª Jornada Científica com palestras e debates sobre diversos temas relacionados à área de saúde. O evento comemora o aniversário do HMSF, que completou 90 anos no dia 23 de outubro. | ||||
No dia 25, será realizado o encontro dos residentes de medicina, enfermagem e farmácia do hospital, que acontece anualmente, com apresentações livres. E na sexta-feira, dia 26 , ocorrerá o II Festival de Talentos do HMSF, onde os funcionários da unidade farão apresentações, mostrando diversos talentos, como dança, culinária, poesia, música, entre outros. | ||||
As atividades serão abertas ao público, e basta comparecer nos dias específicos para participar. O HMSF, um dos maiores hospitais da rede municipal, atende diariamente cerca de 700 pacientes. A unidade fica na Rua Arquias Cordeiro, nº 370, Méier. |
RIO COMEMORA O DIA DA BANDEIRA
Nesta sexta-feira, 21 mastros da cidade recebem bandeiras | ||||
Em comemoração ao Dia da Bandeira, 19/11, a Prefeitura do Rio realizará cerimônia de hasteamento da Bandeira do Brasil, na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. Além deste local, a Bandeira do Brasil tremulará novamente em outros 12 pontos, de dez bairros da cidade nas zonas Sul, Norte e Oeste, e estarão somadas a mais cinco novas bandeiras do Estado do Rio e quatro do município. Também será lançado o programa "Levante a Sua Bandeira", dentro do objetivo da cidade de resgatar o sentimento de patriotismo e incentivar a instalação de bandeiras, não só em espaços públicos, como também em hotéis, edifícios e outros locais do Rio. | ||||
O evento terá exibição da Banda da Guarda Municipal com a presença do prefeito em exercício, Jorge Fellippe, do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, e do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello. Alunos de escolas púbicas municipais vão cantar o Hino Nacional e o Hino da Bandeira. | ||||
Os locais beneficiados com a instalação de bandeiras foram, na Zona Norte, as praças dos Ex-Combatentes, em Benfica, Agripino Grieco, no Méier e Lamartine Babo, na Tijuca. Na Zona Oeste a Praça da Fé, em Bangu, e a Avenida Sernambetiba, na altura do monumento ao Pepê, na Barra da Tijuca. Já na Zona Sul as praças Tamandaré, em Botafogo, Santos Dumond, na Gávea e Paris, na Glória, além dos parques do Flamengo, no bairro do Flamengo e Isaac Rabin, em Botafogo, também receberam bandeiras. |
Planetário do Rio comemora 40 anos com a digitalização da cúpula Galileu Galilei
Comlurb reforça serviços de capina em diversos bairros da cidade
A Comlurb realiza, entre os dias 22 a 30 de novembro, serviços de capina em diversos bairros da cidade utilizando a capinadeira Papa-Mato, de sete horas da manhã às 15h20. A programação é a seguinte:
Na segunda-feira, dia 22, o trabalho acontece no Jardim Carioca, na Ilha do Governador, nas ruas Bárbara de Castilho, Escalda, Uruaçu e Itapiçuma. E em Curicica, Jacarepaguá, na Praça Bandolim, Rua Soldado José Costa, Gôndola, Soldado Bruno Estrífica, Ícaro, João Bruno Lobo e Marilena.
Na terça-feira, dia 23, no Jardim Carioca, na Ilha do Governador, terão atendimento as ruas Canduá, Tupirama, Frei João e Crundiúba. E em Jacarepaguá, em Curicica, o trabalho acontecerá nas ruas Aristeu, Italva, Floreal, Estrela do Sul, Céu Azul, Rua dos Pinheirais, Itamataré e Goianinha.
Quarta-feira, dia 24, na Abolição, a capina será feita na rua Teixeira de Carvalho, e em Piedade, nas ruas Oliveira de Andrade, Rua Frei Henrique, Travessa Frei Henrique, Travessa Godinho da Costa, Paracatu e Rua das Mangueiras. E em Curicica, em Jacarepaguá, terão atendimento as ruas Castor, Cipreste, Guirlanda, Manicária, Mimosa, Catargo, Fragata e Ândrocles.
Na quinta-feira, dia 25, em Piedade serão atendidas as ruas: Julieta, Margarida de Andrade, Adelaide, Xisto Bahia, Gonçalo Coelho e Paranapiacaba. Na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, o trabalho será realizado nas ruas Santa Efigênia, Antônio Americano, Aquilino Ribeiro, Artur Marinho, Otávio Coimbra, Marcelo Gama, Zózimo do Amaral, João Mafra e Comandante Guaranis.
Na sexta-feira, dia 26, em Pilares, terão atendimento as ruas Edmundo, Heleodora, Souza Freitas e Luís de Castro. Na Barra da Tijuca, será atendida a Avenida Lúcio Costa, no trecho da Reserva.
E no sábado, dia 27, terão atendimento no Méier, a Rua Paulo Silva Araújo, e em Todos os Santos, as ruas Santos Titara, Domingos Freire e Travessa Colibri. Na Barra da Tijuca, a capina será feita na ciclovia da Reserva.
Na segunda-feira, dia 29, no Engenho Novo, o trabalho será feito nas ruas Acaú, Trinta, Arandu, Aibu, Quinta do Sol, Açaré, Agariba, Abatirá e Vila Flor. Na Barra da Tijuca, o serviço de capina continua na ciclovia da Reserva.
E na terça-feira, dia 30, no Riachuelo, receberão capina as ruas Barbosa da Silva, Bandeira de Gouveia e José Félix. No Rocha, as ruas Professor Oliveira de Menezes, Tavares Ferreira, e em Sampaio, as ruas Vieira da Silva, Esmeraldino Bandeira e Francisco Bernardino. Na Barra da Tijuca, será atendida a Praça do Ó.
A Comlurb pede que os motoristas redobrem a atenção ao passar por essas vias.