segunda-feira, 25 de junho de 2012

III Jornada de Brinquedoteca e Universidade.

 http://construtoresdecidadania.blogspot.com/
III Jornada de Brinquedoteca e Universidade.: O Hospital Pedro Ernesto está com inscrições abertas para a III Jornada de Brinquedoteca e Universidade. Essa jornada visa refletir sobre a importância do lúdico no ensino, na pesquisa e na assistência e, ao mesmo tempo, trazer visibilidade para os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas Brinquedotecas Universitárias. Destina-se a profissionais que atuam na área: pedagogos, assistente sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e similares. Carga horária de 8h/a, dia 06/07/2012, das 08:00 às 16:30. Inscrições até o dia 02/07/2012. CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, bloco A, sala 1.006 Maracanã - Rio de Janeiro - RJ, Atendimento de 9h às 18h - Tel.: (21) 2334-0639. Inscrições e mais informações através do site: www.cepuerj.uerj.br

FIQUE SABENDO - Medidas naturais podem aliviar a prisão de ventre

 http://www.blog.saude.gov.br/
Medidas naturais podem aliviar a prisão de ventre:

Foto: Corbis Images
Segundo médicos, pelo menos um em cada cinco brasileiros tem prisão de ventre. Ir ao banheiro regularmente faz parte da boa saúde, e quem não consegue fica sujeito a uma quantidade maior de doenças por causa da grande quantidade de toxinas que deixam de ser eliminadas.
A estudante Nara Regina Machado conta como é ter prisão de ventre. “A gente sente desconforto, às vezes sente a barriga inchada, acumula gazes, sente uma dor mesmo. Eu sinto cólica intestinal, mas isso é bem de vez em quando. E quando eu me alimento melhor de fato eu vou ao banheiro com mais frequência, mas ainda assim não é essa frequência de ir todo dia”.
O chefe do setor de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Federal da Lagoa do Ministério da Saúde, Luiz Arthur Juruena, recomenda medidas naturais para acabar com a prisão de ventre. “Uma das coisas é: logo de manhã tomar um copo de d’água em jejum. É preciso tomar por volta de oito copos por dia. Na parte de alimentação, é preciso  que no desjejum é importante colocar frutas como o mamão, o mamão papaia ou outro tipo de mamão, a laranja com bagaço e fibras. As fibras são solúvel ou insolúvel tipo farelo de trigo, farinha de linhaça também ajuda muito e outra é o iogurte”.
O médico Luiz Arthur Juruena lembra que a alimentação inadequada piora a prisão de ventre. ”Aquele que se alimenta só com bife, arroz, feijão, batata acaba tendo mais tendência e isso pode agravar. Isso pode dar constipação, e na força para evacuar pode ocasionar o surgimento de hemorroidas ou fissuras ou fistulas anais e aí o sangramento”.
Além da alimentação, o médico Juruena lembra que a atividade física também é fundamental para combater a prisão de ventre.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - Meta do Brasil é eliminar a hanseníase até 2015

 http://www.blog.saude.gov.br/
Meta do Brasil é eliminar a hanseníase até 2015:
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se encontrou, nesta sexta-feira (23), com o embaixador da Boa Vontade pela Eliminação da Hanseníase da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa. Em pauta, o Política Nacional de Eliminação da Hanseníase, que prevê extinguir a doença, como problema de saúde pública no país, ou seja, ter apenas um caso a cada 10 mil habitantes. O Brasil comemora alguns avanços. Em 2011, o país registrou queda de 15% no registro da doença em relação ao ano anterior.
“O esforço de eliminar a hanseníase até 2015 tem levado o Ministério da Saúde a fortalecer as ações de combate à doença. Identificamos os municípios com maior número de casos e incluímos no Saúde na Escola a detecção precoce de hanseníase, não só para identificar os casos entre as crianças, mas para, ao informar os estudantes, mobilizar o conjunto das famílias”, explicou o ministro.
A hanseníase é uma doença perpetuadora da pobreza e sua situação é pior nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para acelerar ainda mais a redução do número de casos, o Ministério da Saúde repassou, em 2011, R$ 16 milhões adicionais a 245 municípios que responderem por mais da metade dos casos da doença no País. A iniciativa pretende reforçar a identificação de novos casos de hanseníase; intensificar a procura de pessoas que tiveram contato com doentes e, ainda, aumentar os índices de cura, que hoje é de 80%. A eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública é um dos componentes estratégicos do Plano Brasil sem Miséria.
Doença – A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde.
É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e em áreas da pele. São manchas que não causam coceira, mas que produzem a sensação de formigamento, ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Tratamento - Hanseníase têm tratamento e cura. A doença pode causar incapacidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento, gratuito e eficaz pode durar de seis a doze meses.
Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento exercícios para prevenir as incapacidades físicas, além de orientações da equipe de saúde.
Fonte: Fabiane Schmidt / Agência Saúde

DICA EDUCOPÉDIA - Dengue Educopédia também na luta contra a dengue!...

 http://oaeducopedia.blogspot.com.br
Objetos de Aprendizagem: Dengue Educopédia também na luta contra a dengue! ...: Dengue Educopédia também na luta contra a dengue! A melhor maneira de nos defendermos é com conhecimento e ação. Sintomas ...

DICA EDUCOPÉDIA - Objetos de Aprendizagem: Que tal fazer música?Pretensão pode até ser, mas a...

 http://oaeducopedia.blogspot.com.br/
Objetos de Aprendizagem: Que tal fazer música?Pretensão pode até ser, mas a...: Que tal fazer música? Pretensão pode até ser, mas a criatividade tem como ser desenvolvida em você e nos seus alunos.  Se você é pro...

SAÚDE ESCOLAR C. M. SÍLVIO AMÂNCIO E CMF EPITÁCIO

No dia 19 de junho a C. M. SÍLVIO AMÂNCIO recebeu a vsita da equipe da Clínica da Família Epitácio que é referência de sua creche.  Foi um momento muito especial e esperado por todos já que o combinado seria o levantamento epidemiológico de todos os alunos da Creche,  ação que já havia sido remarcada algumas vezes,  por impossibilidades locais.
Chegou o grande dia e foi especial, todos amaram e aprenderam muito com a equipe.









Parabéns pelo trabalho!!

PARTICIPEM - PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10

 http://nonacre.blogspot.com/
PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10:

O maior prêmio de Educação da América Latina


Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal inciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Os vencedores ganham um troféu, um prêmio em dinheiro e participam de uma grande festa em outubro, mês do professor, que conta com a presença de autoridades e personalidades.


  •  O período de inscrições para as duas categorias é de 08 de junho a 08 de julho de 2012.

  • A inscrição está aberta para experiências escolares que possam ser comprovadas e tenham sido realizadas e concluídas entre fevereiro de 2011 e junho de 2012, sendo que cada participante só pode inscrever apenas um trabalho.


Para obter todas as informações clique aqui