sábado, 17 de dezembro de 2011

Publicação traz balanço da Reforma Psiquiátrica brasileira

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Publicação traz balanço da Reforma Psiquiátrica brasileira:
Os dez anos da Lei 10.216, que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país, é o tema do número especial da edição de dezembro de 2011 da revista Ciência & Saúde Coletiva, editada pela Abrasco. A publicação traz uma série de artigos que debatem os avanços e desafios que a assistência psiquiátrica brasileira enfrenta atualmente. O editorial conta com a participação do pesquisador da ENSP/Fiocruz Nilson do Rosário Costa. Além dele, outros pesquisadores da Escola colaboram nos artigos desta edição

E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: E o Papai Noel chegou na Thomas Jefferson!!!

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E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: E o Papai Noel chegou na Thomas Jefferson!!!: Com muita alegria, recebemos a visita do Papai Noel. Numa manhã festiva, onde 214 alunos foram presenteados,  compartilhamos sentimentos que...

Abrigados da Unidade de Reinserção Social se formam pelo PEJA

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Abrigados da Unidade de Reinserção Social se formam pelo PEJA:



Participei na manhã
de hoje, dia 15, da formatura das primeiras turmas do Programa de
Educação de Jovens e Adultos (PEJA), com 34 abrigados adultos da
Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor, em Paciência.
Todos eles participaram do projeto Classe Anexa Ciep Ismael Nery, uma
parceria entre a SMAS e a Secretaria Municipal de Educação
(SME).


São homens e mulheres que frequentaram aulas dentro do
próprio abrigo, nas categorias alfabetização, ensino fundamental e
informática. Alguns deles nunca haviam ido a escola; outros não
tinham o ensino primário concluído, e muitos tiveram contato com o
computador pela primeira vez. Além da leitura, escrita e operações
fundamentais da matemática, a proposta pedagógica do PEJA explorou
temas como deveres e leis que regem o mundo do trabalho, preservação
do meio ambiente e noções de saúde física, psicológica e
mental.


Mais do que o trabalho que estamos realizando, vale
destacar a força de vontade dessas pessoas. Essa formatura nos
encheu de esperança e mostrou que é possível todos recomeçarmos
do início, mesmo quando perdemos a fé em nós mesmos. A dedicação
dos profissionais que participaram do projeto, tanto os professores
do PEJA, quanto a equipe do Rio Acolhedor, também é outro fato
que merece nosso aplauso. São profissionais que não cumprem apenas
uma carga horária, mas que se empenham para que esse projeto dê
certo. E é um projeto que está apenas começando. Em 2012 teremos
muito mais o que comemorar.

Secretária vê avanços, mas destaca necessidade de expansão da educação integral

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Secretária vê avanços, mas destaca necessidade de expansão da educação integral:

Ao abrir reunião técnica sobre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, nesta terça-feira, 13, em Brasília, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse que a educação integral caminhou centenas de quilômetros desde 2007, quando foi instituída, mas que há muito espaço para crescer. Hoje, segundo a secretária, a educação integral é oferecida em cerca de 15 mil escolas do ensino fundamental, que atendem 3,2 milhões de estudantes.


Maria do Pilar ressalta que a expansão dessa modalidade de ensino, com qualidade, precisa envolver estados, prefeituras, secretarias de educação, ministérios, universidades e a sociedade. Ela salientou que o investimento do MEC na educação integral alcançou R$ 1 bilhão este ano e que os recursos devem ser ampliados em 2012.


Uma reunião de trabalho trouxe à Brasília cerca de 350 coordenadores estaduais e regionais dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Durante três dias, diretores, técnicos do MEC e coordenadores vão discutir os desafios da educação integral, a expansão em escolas na área urbana, o ingresso de escolas do campo no programa e o currículo, além da apresentação de experiências desenvolvidas em vários estados.

































Expansão da educação integral [2011-2012]
Unidades20112012
Escolas urbanas14.90025.000
Estudantes3.200.0004.500.000
Municípios1.5003.500
Escolas no campo(previsão) 5.000

De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), Jaqueline Moll, entre as questões importantes do debate estão como preparar crianças e jovens para viver como cidadãos plenos de direitos, não apenas para o mercado de trabalho, a competitividade e o uso de novas tecnologias. “Nosso desafio não é simples”, disse ela aos coordenadores.


Jaqueline também destacou a importância da integração das políticas públicas na melhoria da educação. Para ela, a educação integral precisa estar em conexão com programas como Escola Aberta, Saúde na Escola, e Bolsa-Família. “Nossa pauta diz que os agentes desses programas e dos territórios devem conversar cada vez mais para a ampliação do programa ser alcançada com qualidade”, afirmou. Jaqueline lembrou ainda que a presidenta da República, Dilma Rousseff, pretende levar a educação integral a 60 mil escolas públicas, urbanas e rurais, até 2014.


Grupos de trabalho também reúnem coordenadores do programa Ensino Médio Inovador para discutir currículo escolar, educação integral e expansão. No próximo ano, segundo Jaqueline Moll, o ensino médio inovador deve chegar a 2 mil escolas das 27 unidades da Federação.


Proposto pelo Ministério da Educação em 2009, o ensino médio inovador é um projeto de apoio técnico e financeiro oferecido a estados dispostos a melhorar a qualidade do ensino de nível médio. Entre as inovações estão o aumento da carga horária, nos três anos do ensino médio, das 2,4 mil horas atuais para 3 mil; a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas; o estudo da teoria aplicada à prática; o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva.


Conheça o programa Ensino Médio Inovador


Conheça o programa Mais Educação


(MEC)

MEC premia a criatividade de 39 professores

MEC premia a criatividade de 39 professores:

Haddad entrega 39 troféusBrasília, 14/12/2011- O ministro da Educação, Fernando Haddad, entregou troféu aos 39 professores da educação básica pública que tiveram seus projetos pedagógicos escolhidos como os melhores em 2011 pelo Prêmio Professores do Brasil. A solenidade foi realizada no auditório do edifício sede do Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quarta-feira, 14.


Cada educador recebeu ainda um cheque de R$ 5 mil e a escola na qual leciona equipamentos audiovisuais no valor de R$ 2 mil. A quinta edição do prêmio recebeu 1.616 inscrições de professores de 18 estados. Os trabalhos premiados estarão disponíveis no Portal do Professor.


“Sabemos o quanto é difícil reinventar os cursos que damos para que os estudantes se motivem mais e mais com o conhecimento. É uma tarefa que dura para sempre, de reinventar a educação. E é isso que instiga o professor, que o faz querer continuar”, disse o ministro.


Ouça a íntegra do discurso do ministro Fernando Haddad [10’32’’]
 


 

Adiadas inscrições do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas realizado pelo MEC

Adiadas inscrições do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas realizado pelo MEC:

12 trabalhos serão premiadosBrasília, 15/12/2011 - As inscrições para o II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças estão prorrogadas para 16 de março de 2012. Serão premiados relatos de experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação. Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados em escolas públicas, também podem se inscrever enviando um texto narrativo. A experiência inclusiva da educação infantil que se destacar receberá menção honrosa.


            O prêmio é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Mapfre. O objetivo é valorizar experiências escolares inovadoras de inclusão escolas de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação realizadas por gestores, professores e estudantes.


“Haverá diferentes categorias de premiação. As secretarias de educação e as escolas premiadas farão intercâmbio e os estudantes receberão computadores e uma visita a Brasília”, explica Martinha Clarete, diretora de políticas de educação especial do MEC.


 Ouça entrevista com Martinha Clarete [Sonora: 3’05’’]


 

YouTube lança serviço exclusivo para escolas

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YouTube lança serviço exclusivo para escolas:

YOUTUBE FOR SCHOOLS VAI REUNIR VÍDEOS EDUCATIVOS DE TEMAS COMO HISTÓRIA E MATEMÁTICA, FILTRANDO CONTEÚDOS QUE SÃO CONSIDERADOS MOTIVOS DE DISTRAÇÃO DOS ALUNOS.




São Paulo - O YouTube lança uma ferramenta, o YouTube for Schools, que ajuda professores e estudantes no aprendizado. O portal reúne vídeos educativos de temas como história e matemática e filtra conteúdos que são considerados motivos de distração dos alunos.

Ele foi criado por causa da demanda de professores e escolas dos Estado Unidos. "O YouTube para as escolas é uma solução técnica para permitir que as escolas que possuem acesso restrito ao YouTube acessem", diz Angela Lin, chefe do YouTube EDU. 

Para ajudar a equilibrar o conteúdo, o YouTube trabalhou com professores e 600 organizações, como o Smithsonian e TED para selecionar o conteúdo disponível. Há também mais de 400 playlists classificadas por disciplinas.

Os professores podem sugerir novas listas e comentários para ajudar a integrar ainda mais o YouTube em sala de aula.


Os pilares

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Os pilares:

A escola real não concretizou os direitos de aprender, conhecer e fazer, entre outros ideais

José Pacheco*

"O que resta para a escola ensinar?", perguntou a minha amiga Ely. E logo me vieram à mente os quatro pilares do relatório da Unesco. Terá a escola ensinado aquilo que  Jacques Dellors,  há muitos anos, recomendava? Os jovens terão aprendido a conhecer, a fazer, a ser e a conviver? Vejamos. 

Aprender a conhecer é algo arredio do universo escolar. Quanto muito, os jovens são depositários de informação jamais transformada em conhecimento, quase inutilidades, que apenas servem para debitar em provas e alcançar um diploma. Talvez seja essa a razão por que somente 15% dos titulares de diploma de direito conseguem aprovação no exame da Ordem dos Advogados.

E estamos conversados quanto ao aprender a fazer, a ser e a conviver: atentemos na manutenção de um ensino livresco, ao desprezo pelo desenvolvimento pessoal e social, consideremos o bullying e os assassinatos de professores.

No último reduto da transmissão de informação, os professores arriscam-se a ser uma espécie em vias de extinção. A carreira dos professores "conteudistas" está por um fio. A Ely contou-me que "professor Google" lhe ensina quase tudo. Nos seus 60 anos, como qualquer professor que se preze, a aposentada Ely continua a aprender. Achou um site em inglês com uma animação interativa do efeito do sal nas moléculas de água. E pôde experimentar como era a reação da água ao sal nas temperaturas que colocava no site. Entendeu uma das complexas propriedades coligativas da química. E o "professor Google" traduziu o texto, com perfeição, do inglês para o português.

Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, criou uma proposta metodológica para usar a internet de maneira investigativa e criativa: a webquest. E eu vi na TV um comercial, no qual uma jovem dizia que tinha tudo aquilo que precisava para estudar. Em casa. Na internet. Sem precisar cumprir horário de aula.

A escola que, infelizmente, ainda temos não logrou concretizar os quatro pilares da Unesco. E nem supeita de que há mais três: o aprender a desaprender, o aprender a desobedecer e o aprender a desaparecer.  Aprender a desaprender, porque, como diria o Manoel, aprender é desaprender, para vencer o que nos encerra e aliena, porque desaprender vinte e quatro horas por dia ensina princípios, e porque precisamos emancipar-nos da tralha cognitiva que nos foi imposta.

Aprender a desobedecer, porque a maior parte dos normativos que regem o funcionamento das escolas são desvarios teóricos. Como diriam os mestres da não violência, leis injustas não merecem respeito e não deverão ser acatadas. 

Os projetos humanos são produtos de coletivos. Já lá vai o tempo dos seres providenciais e insubstituíveis. Deveremos evitar gerar dependência em outrem, para que não nos tornemos (supostamente) "imprescindíveis".  É preciso aprender a desaparecer, a fomentar autonomia nos grupos humanos em que participarmos. Uma autonomia que não pressupõe independência, mas interdependência. Como diria um amigo: interdependência, ou morte!

*José Pacheco é educador e escritor, ex-diretor da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal)

Fonte: Revista Educação - Edição 176 ( http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/176/os-pilaresa-escola-real-nao-concretizou-os-direitos-de-aprender-242586-1.asp)

Educomunicação é prioridade para a Conferência Nacional de Juventude

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Educomunicação é prioridade para a Conferência Nacional de Juventude:

No encerramento da 2ª Conferência Nacional de Juventude, no início da noite de domingo, 12 de dezembro, os representantes da juventude brasileira aprovaram como uma de suas prioridades, a proposta que contempla a criação de um “Plano Nacional de Comunicação e Juventude” que garanta a produção de mídias alternativas por meio de princípios e metodologias de educomunicação.
A proposta ganhou a seguinte redação: Criar e implementar o Plano Nacional de Comunicação e Juventude que contemple a criação e ampliação de centros de comunicação popular, telecentros, pontos de acesso público e o fomento a produção de mídias alternativas como: programas de rádio, TV, mídias impressas, rádios escolares e comunitárias e etc, com prioridade para as/os jovens como proponentes e produtores, incentivando preferencialmente mídias produzidas a partir de metodologias de educomunicação, garantindo a expansão do acesso e a inclusão digital no campo e na cidade, ampliando o sinal de internet (banda larga) e telefonia, valorizando a cultura regional e garantindo a formação de educadores da rede pública para tratar dessas questões nas escolas e universidades.
O site da Agência Jovoem de Notícia, da Viração, ao noticiar o fato, traz entrevista com o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE/ECA/USP) comentando o valor desta conquista. “Uma parte importante da sociedade, constituída pelas novas gerações, se deu conta de que as Tecnologias de Informação e Comunicação precisam estar a serviço da cidadania, e não apenas da competição.”
De acordo com o site, o professor considera que a educomunicação contribui para garantir uma maneira solidária e democrática de gestão, especialmente dessas tecnologias. E completa que “a prioridade dada a esta proposta mostra que a educomunicação foi eleita como uma maneira de dar sentido ao uso desses recursos que podem contribuir para as soluções que a juventude busca para suas questões cotidianas”.

ANTECIPAÇÃO DA DATA DE PAGAMENTO

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ANTECIPAÇÃO DA DATA DE PAGAMENTO:
DECRETO Nº 34870 DE 5 DE DEZEMBRO DE 2011
Antecipa a data de pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de dezembro de 2011, na forma que menciona.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:

Art. 1.º Fica antecipada para 02 de janeiro de 2012 a data de pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de dezembro de 2011, alterando o calendário determinado pelo Anexo I do Decreto n.º 33.885, de 30 de maio de 2011.

Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Fazenda - SMF e a Secretaria Municipal Administração – SMA tomarão as providências necessárias para o cumprimento do disposto neste Decreto.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2011; 447º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 13 dez. 2011 (edição de 06 dez. 2011)

CVAS: Clipping: AÇÃO CONTRA A DENGUE

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CVAS: Clipping: AÇÃO CONTRA A DENGUE: Acompanhe uma ação de combate de mosquito da Dengue no rio, exibida no programa Bem Estar da Rede Globo. Exibido em 14 dez. 2011 - Progr...

DECRETO Nº 34947 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011

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DECRETO Nº 34947 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011:
Dispõe sobre a aplicação de multa em caso de verificação de criadouros do mosquito aedes aegypt e dá outras providências
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor
DECRETA:

Art. 1° - As infrações às obrigações previstas no Decreto Municipal nº 34.377, de 31 de agosto de 2011, ficam graduadas em:
I - leves, aquelas em que for detectado a existência de 1 (um) a 2 (dois) focos vetores ou
criadouros no imóvel;
II - médias, aquelas em que for detectado a existência de 3 (três) a 4 (quatro) focos ou criadouros
no imóvel;
III - graves, aquelas em que for detectado a existência de 5 (cinco) a 6 (seis) focos ou criadouros
no imóvel;
IV- gravíssimas, aquelas em que for detectado a existência 1 (um) ou mais macro foco.
Parágrafo Único - Fica configurada como infração leve a desobediência a qualquer das obrigações
impostas pelo Decreto n° 34.377, de 31 de agosto de 2011, quando não encontrado qualquer foco
vetor ou criadouro.


Art. 2° - O resultado da infração sanitária em dengue é imputável a quem lhe deu causa ou para ela
concorreu.
Parágrafo Único - Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual a infração não teria ocorrido.


Art. 3º - A pena de multa consiste no recolhimento de importância em dinheiro, variável segundo a
gravidade da infração, conforme a classificação estabelecida no artigo anterior, a que correspondem
os seguintes limites:
I - para as do item I, R$ 300,00 (trezentos reais);
II - para as do item II, R$ 600,00 (seiscentos reais);
III - para as do item III, R$ 1.000,00 (um mil reais);
IV - para as do item IV, R$ 3.000,00 (três mil reais).
§ 1°- Fica o infrator dispensado do pagamento da multa caso participe de palestra informativa sobre
os malefícios da dengue e suas formas de prevenção.
§ 2° - O disposto no parágrafo anterior não terá aplicação em caso de reincidência.


Art. 4° - As infrações serão apuradas em processo administrativo próprio, iniciado com a lavratura
da Notificação de infração, observados o rito e prazos previstos na legislação em vigor.


Art. 5° - A Notificação de Infração será lavrada pelo agente de saúde e posteriormente será
encaminhada à sede da repartição competente para abertura de processo administrativo pela
autoridade sanitária, devendo conter:
I - motivo da notificação;
II - nome do notificador e origem;
III - nome do Notificado (Responsável pelo Imóvel) da Infração, seu domicílio e residência, bem
como os demais elementos necessários à sua qualificação e identificação civil;
IV - local, data e hora da lavratura onde a irregularidade foi verificada;
V - descrição da infração e menção do dispositivo legal ou regulamentar transgredido;
VI - prazo para oferecimento de defesa;
VII - assinatura do notificado ou, na sua ausência ou recusa, de duas testemunhas, e do autuante;


Art. 6°- As penalidades previstas neste Decreto serão aplicadas pelas autoridades sanitárias
competentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, conforme
as atribuições que lhes sejam conferidas pela legislação em vigor.


Art. 7° – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2011; 447º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 13 dez. 2011 (edição de 13 dez. 2011) 

Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura

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Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura: Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura
Publicação semanal traz panorama da doença na cidade e de seu combate.
Em 2011, segundo o prefeito, 1,7 milhão de criadouros foram eliminados.

Seminário traz estudo sobre a contribuição do Prêmio Professores do Brasil para a Educação Básica

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Seminário traz estudo sobre a contribuição do Prêmio Professores do Brasil para a Educação Básica

Feliz Natal da CM Zuzu Angel...

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Feliz Natal da CM Zuzu Angel...:
Natal é tempo...
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.

Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.

Natal é tempo...
de olhar para o céu,
É tempo abençoado de dar mais atenção
encantarmo-nos com a luz das estrelas
e seguir a estrela-guia.
à criança que mora em cada um de nós
e às que encontramos em nosso peregrinar,
à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.
Natal é tempo...
de mais uma vez ouvir, acolher
e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.
É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e,
olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição,
para tornar este nosso espaço
um pouco mais parecido com o Céu.
Natal é tempo...
de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe
e envolvermo-nos em silêncio orante.
É tempo de agradecer as manifestações de Deus
e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que,
na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria,
veio iluminar nossa fé.
Natal é tempo...
de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.
É tempo de seguir com atenção
e humildade os passos dos pastores
e os daqueles que têm coração simples e,
em gestos de ternura,
sintonizar mentes e aconchegar corações.
Natal é tempo...
de pensar no irmão próximo e distante
e de colaborar para o renascer do amor.
É tempo de, amorosamente, recompor a vida,
perdoar e abraçar, com a ternura
e a misericórdia do Coração de Deus,
os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.
Na jubilosa esperança do Natal de Jesus Cristo,
estejamos atentos para perceber
e realizar o bem que estiver ao nosso alcance

e sermos um compreensível eco da mensagem de paz
daquela noite em que, gerado por obra do Espírito Santo,
de Maria nasceu o Salvador.

Festa de Natal

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Muito Lindo!!1Parabéns!!!
Festa de Natal: Encerramento das aulas com o "Sonho de Natal", realizado no dia 12/12/2011.
Foi muito bom!!!
As crianças apresentaram uma Cantata de Natal, montaram um presépio vivo... todos adoraram este momento!

Cooperação prevê oferta de 10 mil bolsas em instituições francesas

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Cooperação prevê oferta de 10 mil bolsas em instituições francesas:

Brasil e França assinaram nesta quinta-feira, 15, memorando de entendimento que possibilitará a concessão de 10 mil bolsas de estudos a brasileiros em instituições francesas no período 2012-2015. O acordo foi celebrado no Palácio do Planalto entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e o ministério francês das Relações Exteriores e Européias, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.


As bolsas previstas pelo acordo destinam-se a estudantes e pesquisadores brasileiros dispostos a fazer cursos de graduação na modalidade sanduíche ou doutorado nas modalidades sanduíche e pleno, nas áreas de matemática, física, química e biologia, engenharias e ciências tecnológicas. O processo de seleção será conduzido conjuntamente pelos coordenadores do programa no Brasil e na França.


Durante a cerimônia, também será firmado convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC e a CampusFrance, a agência nacional francesa de ensino superior para estrangeiros. A partir desse convênio, começam os trâmites para a concessão de 50% das bolsas previstas no acordo binacional.


Caberá à Capes garantir os recursos financeiros para transporte e manutenção dos bolsistas na França, bem como o pagamento das anuidades e taxas acadêmicas. A CampusFrance ficará responsável por colocar e supervisionar os bolsistas durante a estada no país europeu.


As 5 mil bolsas de estudos previstas no convênio serão concedidas por meio de editais específicos, a serem organizados por uma comissão mista da Capes e da CampusFrance. Podem participar do programa instituições públicas francesas de ensino superior e de pesquisa, com boa avaliação, de maneira a garantir a qualidade das instituições que acolherão os brasileiros.


Intercâmbio — O programa Ciência sem Fronteiras busca desenvolver a ciência e a tecnologia no Brasil por meio do intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Até 2014, serão oferecidas 101 mil bolsas de estudos — 75 mil pelo Poder Público e 26 mil em parceria com empresas estatais e instituições particulares. A oferta prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação —doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.


(MEC)

Situação da dengue no Rio é mais grave do que a anunciada, diz Eduardo Paes

FONTE : ESTADÃO
Situação da dengue no Rio é mais grave do que a anunciada, diz Eduardo Paes: O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta quarta, 14, que a situação da capital fluminense em relação à dengue é mais grave do que a anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o Rio é um dos municípios em estado de alerta de epidemia da doença. "Na nossa


Reposição hormonal na menopausa melhora vascularização do cérebro

FONTE: ESTADÃO
Reposição hormonal na menopausa melhora vascularização do cérebro: SÃO PAULO - Pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que o hormônio estrogênio tem efeito vasodilatador nas artérias e pode melhorar a vascularização do cérebro de mulheres na menopausa. (Clique na imagem abaixo para ampliar)     Participaram do estudo, publicado


Grupo de GESTANTE!

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Grupo de GESTANTE!:
Nosso grupo de gestante a todo vapor!
Participaram: o técnico de enfermagem Carlos, nossas gestantes, a téc. de enfermagem Priscila,
Luara (Psicóloga) , Cristiane (Dentista), Cecilia (Educadora Física) e Priscila (Dentista).
Nossos próximos encontros ainda vão ser marcados, convide as gestantes que ainda não fazem parte do nosso grupo!

Meio Ambiente apoia campanha de eletrorreciclagem

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Meio Ambiente apoia campanha de eletrorreciclagem:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria
 de Estado do Ambiente, realizará entre os dias 19 de dezembro de 2011
 e 6 de janeiro de 2012, no Centro Administrativo São Sebastião,
 a Campanha Natal da Eletrorreciclagem. A iniciativa é para sensibilizar os
 funcionários e visitantes na sede da Prefeitura do Rio para os problemas
 causados pela disposição inadequada dos resíduos de equipamentos 
eletroeletrônicos. A campanha ocorrerá, também, em algumas
 estações do Metrô, como General Osório, Botafogo, Carioca e Pavuna.


Projeto “Cidade para Pessoas” quer parcerias com escolas públicas

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Projeto “Cidade para Pessoas” quer parcerias com escolas públicas:

De maio a dezembro deste ano, a jornalista Natália Garcia deu início ao projeto Cidades para Pessoas, percorrendo sete cidades – Copenhague (Dinamarca), Amsterdam (Holanda), Londres (Inglaterra), Paris (França), Estrasburgo (França), Friburgo (Alemanha) e Lyon (França). Foram mais de 50 entrevistas, relatando iniciativas que podem ajudar a melhorar as cidades brasileiras.


Todos os lugares contemplados pelo projeto foram planejados pelo urbanista Jan Gehl – grande inspiração para Natália -, tiveram sua consultoria ou são considerados por ele um bom exemplo de planejamento urbano para as pessoas.


Clique aqui para assistir o vídeo inserido.


A primeira etapa se concretizou graças ao apoio de 285 micro patrocinadores, que juntos levantaram R$ 25.785 pelo site de financiamento coletivo Catarse.  Natália agora trabalha no fechamento das reportagens que produziu, com um detalhe: todas elas serão licenciadas em Creative Commons, ou seja, sem restrições para reprodução ou utilização em obras derivadas.


Em 2012, a  jornalista pretende dar início à segunda etapa do Cidade para Pessoas, com três novos destinos: as cidades de Accra (Ghana), Thympu (Butão) e Rishikesh (Índia). O próximo passo inclui também uma parceria com escolas públicas para o lançamento didático do projeto. Para isso, uma nova cota de patrocínio foi lançada no Catarse. A meta é  arrecadar R$ 30 mil, com doações a partir de R$ 20.


Confira o site do projeto.

GRUPO DE TABAGISMO / CMS DR. NASCIMENTO GURGEL

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GRUPO DE TABAGISMO / CMS DR. NASCIMENTO GURGEL:
O CMS Dr. Nascimento Gurgel reuniu no dia 14/12 pela manhã mais de 60 pessoas para realização da Confraternização de Final de Ano do Grupo de Tabagismo. Muitos já fizeram parte do tratamento na Unidade, outros são dos grupos mais recentes que continuam sendo acompanhados. Houve também a realização de sala de espera. 

O evento promovido anualmente tem o intuito a discussão, depoimentos dos que já pararam de fumar, troca de experiência, palestra motivacional, promovendo a interação e o apoio àqueles indivíduos que estão iniciando ou que estão em busca do tratamento. 

Os profissionais envolvidos no programa de tabagismo realizaram serviços de Promoção de Saúde: medição do nível de monóxido de carbono, distribuição de panfletos, fôlderes e orientações sobre tabagismo; serviços de saúde bucal: distribuição de kits odontológicos; exame bucal com ênfase na busca ativa de lesões; demonstração de escovação, panfletagem e orientações sobre a importância do autoexame da boca.

Como todos os anos, este tem sido um momento de grande satisfação para a nossa Unidade, rever o grande número de pessoas que permanecem sem fumar reafirma a relevância de um trabalho que permite que a comunidade exerça o direito de acesso a saúde.