sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Previ-Rio divulga servidores habilitados a crédito para compra de computador

05/11/2010


No Diário Oficial desta sexta-feira, dia 5, o Previ-Rio (Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro) relaciona servidores habilitados e inabilitados no Programa de Concessão de Financiamento para Aquisição de Equipamentos de Informática.

Os habilitados deverão aguardar a listagem definitiva a ser divulgada depois do julgamento dos recursos. Os inabilitados poderão recorrer, de segunda a quarta-feira próxima, dia 8 a 10, entre 10h e 16h, no 8º andar da ala A do prédio anexo ao Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova.

Concurso para ano letivo da Faetec tem inscrições até 10 de novembro


1/11/2010 - 10h55
Por Ascom Faetec

Estão abertas as inscrições para 7.842 vagas no processo seletivo de alunos para o primeiro semstre de 2011 nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Os interessados devem acessar www.faetec.rj.gov.br no link CONCURSO 2011.1 onde, além do formulário de inscrição, são encontrados os Manuais com todas as orientações sobre cada segmento, quadro de vagas e calendário, entre outras informações sobre o concurso.

As inscrições acontecem até 10 de novembro de 2010, exclusivamente, pela internet. Para facilitar o acesso dos candidatos à internet, a Faetec oferecerá atendimento gratuito nos pólos do programa Faetec Digital, relacionados no site. Para facilitar o processo de inscrição, o candidato deve ler o manual e preencher o formulário de acordo com as orientações. Estes documentos estão disponíveis no site.

A inscrição é gratuita para as vagas da educação infantil e do ensino fundamental. Os pais ou responsáveis devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site, observando a unidade de ensino e ano de escolaridade para o qual a criança concorrerá. Estas vagas serão distribuídas através de sorteio.

Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$ 38,00 na rede bancária, o que automaticamente confirmará o processo. As provas objetivas para os níveis de ingresso através de concurso acontecem no dia 19 de dezembro em horário e local a serem definidos nos cartões de confirmação de inscrição.

As oportunidades estão disponíveis em diversos municípios do estado, distribuídas nos seguintes segmentos:

- Educação Infantil-creche e pré-escola - (246 vagas)

- Ensino Fundamental (205)

- Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Concomitância Interna (2.993)

- Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Concomitância Externa (360)

- Educação Profissional Técnica Integrada (153)

- Ensino Médio Formação Geral (170)

- Educação Profissional Técnica Subsequente (2.835)

- Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho (80)

- Vestibular para os Institutos Superiores de Tecnologia (260) e para os Institutos Superiores de Educação (540).

Todo o processo seletivo é coordenado pela Fundação Dom Cintra. Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem ligar para (21) 4063-6396.

Palestra Internacional: A Mediação Escolar como sistema de solucao de conflitos



Aconteceu na 6ª coordenadoria Regional de Educação palestra com a especilista em Mediação de conflitos -JAIDIVI NUNEZ VARON
Palestra Internacional: A Mediacao Escolar como sistema de solucao de conflitos para as @EscolasdoAmanha na 6a CRE
André Ramos foi o articulador desta importante Palestra internacional.
Trouxe importantes reflexões a cerca presente dos fatores que estão associados a compreenssão da violência e dos conflitos no cotidiano escolar e comunidades.

Investimento público em educação chegou a 5% do PIB em 2009

Verba destinada ao setor cresceu apenas 0,3 % em relação ao ano anteriorpublicado em 04/11/2010 às 20h30:

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (3) um levantamento que mostra que o investimento público em educação representou 5% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2009.

Isso representou um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação ao que foi investido em 2008 (4,7%). A relação entre recursos aplicados e PIB é um parâmetro usado internacionalmente para avaliar o volume de investimentos no setor.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que o incremento se deu exclusivamente na educação básica, já que o percentual do PIB referente aos investimentos no ensino superior foi o mesmo de 2008 (0,7%).

Segundo ele, esse crescimento dos gastos com o ensino básico é importante para diminuir a diferença em relação ao ensino superior. Em 2000, o custo destinado a manutenção de um aluno da educação básica era 11 vezes menor do que para manter um universitário. Essa proporção caiu para 5,2 em 2009.

Durante a campanha eleitoral, a presidenta eleita Dilma Rousseff defendeu que o país aplicasse 7% do PIB em educação. Esse é o patamar médio de investimento dos países desenvolvidos.

O próximo PNE (Plano Nacional de Educação), que será enviado ao Congresso Nacional ainda este ano, irá traçar metas de investimento em relação ao PIB para os próximos dez anos. De acordo com Haddad, o texto já está pronto, mas o ministro quis adiantar quais serão os percentuais recomendados.

Desde o início da série histórica, o gasto público em educação passou de 3,9% em 2000 para 5% em 2009. O maior crescimento se deu entre 2005 e 2006, de 3,9% para 4,3%.

FONTE - R7


DIRETO DO TWITTER - 1ª EDIÇÃO

MarizaLombaPinguelli
RT @ Especial: Sequências didáticas sobre água.



Míriam Leitao.com
Brasil no ranking do IDH: falta de investimento em educação é velho problema que precisa ser superado. No blog:

6ª CRE - DESAFIOS
6ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DESAFIOS: Alunos do Complexo do Alemão fazem festival gastr...


Todos Pela Educação
Brasil é o 73º colocado no Índice de Desenvolvimento Humano


Claudia Costin
Atenção, prof! Em continuidade ao "Rio, uma cidade de leitores", já está no ar a 4ª votação de livros da Biblioteca do Professor de 2010.



Claudia Costin
RT @: Brasileiro lê pouco. E você sabe por quê?

MarizaLombaPinguelli
RT @ “Esta deve ser a década da Educação”, afirma Mozart Neves Ramos, em entrevista à Rádio CBN

Claudia Costin
RT @: VIDEO: Educação avança no Brasil, mas está abaixo da média na América Latina:


Claudia Costin
RT @ Para 25% dos alunos do Ensino Fundamental,ler é sacrifício, diz pesquisa encomendada p Fundação SM.


CONEXÃO COM ARTES





MOSTRA REGIONAL DE ARTES CÊNICAS


As Coordenadoras de Artes Cênicas e o Grupo de Trabalho (GT) estão em pleno processo de Curadoria que indicará os 16 espetáculos que serão apresentados na Mostra Final, nos dias 18 e 19 de novembro, no Teatro Gonzaguinha, de 9h às 12h e de 14h às 17h



Alunos do Complexo do Alemão fazem festival gastronômico “Degusta, Alemão” terá receitas preparadas por cerca de 650 jovens

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participará, na tarde desta sexta-feira (5) do evento “Degusta, Alemão”, que será realizado na Escola Municipal Professor Affonso Várzea, em Inhaúma.

O evento, inspirado no Degusta Rio, faz parte das atividades do Bairro Educador do Complexo do Alemão e apresentará diversas receitas culinárias preparadas por cerca de 650 alunos que estudam na região.

Todas as receitas, disponíveis para degustação, foram trabalhadas pelos professores da região para ensinar aos alunos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia de forma lúdica. A culinária pedagógica é utilizada pelas escolas e faz parte das oficinas realizadas pelo Bairro Educador.


fonte - R7

Escola Paraíba e a Vacinação da HEPATITE B - P S FLÁVIO COUTO

PSE - Programa de Saúde na Escola:
Em parceria com o Posto de Saúde Flávio Couto, em Anchieta, adolescentes entre 11 e 19 anos recebem as duas primeiras doses (agosto e novembro de 2010) da vacina contra a HEPATITE B. A terceira e última dose, para a faixa etária, será administrada em março de 2011.