sábado, 28 de maio de 2011

RECONTAÇÃO DE HISTÓRIA

http://glaucestesaturnio.blogspot.com/
RECONTAÇÃO DE HISTÓRIA: "

Essa semana, na sala de leitura o tema foi recontar. E quem reconta um conto aumenta ou altera um ponto.
Após assistir o curta de animação A maior flor do mundo realizado por Juan Pablo Etcheverry, com narração do próprio Saramago, compartilhamos a leitura do livro. Os alunos compararam as duas versões e puderam constatar que cada um tem o seu 'jeitão' de contar a mesma história. O audiovisual tem seus recursos para sensibilizar quem o assiste, trilha sonora e imagens animadas que dispensam diálogos, já o livro, mesmo com suas figuras, amplia a imaginação e possibilita diferentes interpretações.



Os alunos então recontaram à sua maneira o conto . E foi das mais diversas formas: desenho, quadrinhos, frases soltas, poemas, entrevista. Bom, Aqui estão algumas produções deles.


Para ler basta clicar na opção view all images e pausar em tela cheia (full screen).


"

16º Encontro Nacional da ABRAPSO

http://saudementalrj.blogspot.com/

16º Encontro Nacional da ABRAPSO: "

"

Curso de Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente

http://saudementalrj.blogspot.com/

Curso de Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente: "
Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente
  • Objetivo:
  • Proporcionar a qualificação de cuidadores para que possam atuar junto a pessoas idosas dependentes, na rede de serviços, na família e na comunidade, promovendo a qualidade de vida e incentivando a maior autonomia possível do idoso sob seu cuidado.
  • O curso se divide em duas fases, com carga horária total de 200 horas:
    1ª fase: Introdução aos conhecimentos básicos sobre envelhecimento e cuidado através de aulas teóricas, oficinas, exercícios e visitas à instituições.
    2ª fase: Prática profissional em Serviços de Atenção ao Idoso com carga horária de 88 horas. Esta fase será oferecida somente aos aprovados na fase anterior.
  • A quem se destina:
  • Pessoas com Ensino Fundamental completo que atuem ou desejem atuar na área de Saúde do Idoso.
  • Carga Horária: 200 horas
  • Número de Vagas: 35
Inscrição:
De: 23/05/2011 a 22/06/2011
  • Coordenadores:
  • Daniel Groisman
    Marilda Moreira
  • Documentos necessários a serem apresentados na Secretaria Escolar da EPSJV até o último dia de inscrição: Ficha de inscrição preenchida - estará disponível no site: www.sigaeps.fiocruz.br

    Regime e Duração:
    De 15 de agosto a 03 de dezembro de 2011, com aulas às segundas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas.
"

Descritores das Provas do 2º bimestre!

http://rknoticia.blogspot.com/

Descritores das Provas do 2º bimestre!: "
A página Descritores está atualizada! Não deixe de conferir!
Basta abrir a página 'Ferramentas da SME' e depois clicar em 'Descritores'!
"

Vilas olímpicas da prefeitura passam por reformulações para revelar talentos do esporte - O Globo

FONTE: O GLOBO
Vilas olímpicas da prefeitura passam por reformulações para revelar talentos do esporte - O Globo

Escavações do Túnel da Grota Funda terminam em quatro meses - O Globo

FONTE: O GLOBO
Escavações do Túnel da Grota Funda terminam em quatro meses - O Globo

RIO ANTIGO


TRANSPORTES:

Enquetes

Parabéns! Envolvimento de 2 escolas no Projeto Abraço.

Enquetes: "As E.M.Paraíba e Cyro Monteiro foram abraçadas no dia 25/05. O que você achou? OPINE!
"

Culminância do projeto: Um por todos e todos por um

http://escolaparaibario.blogspot.com/

Culminância do projeto: Um por todos e todos por um: "
No dia 25/05 pela manhã, fizemos a Culminância do projeto: Um por todos e todos por um.
Tivemos diversas apresentações: canto coral, dança, dramatização...
Foram momentos de reflexão, diversão, conscientização, alegria... CONFIRA!
"

Resultado - Minha Primeira Biblioteca

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Resultado - Minha Primeira Biblioteca: "
Divulgação do resultado

A Gerência de Educação Infantil agradece a todas as creches, espaços de desenvolvimento infantil e escolas que atendem à pré-escola, que enviaram os mais de 240 projetos para o Concurso: Lançamento do Projeto Minha Primeira Biblioteca. Um verdadeiro sucesso!

Avaliar nunca é fácil! A equipe da GEI, em conjunto com professores da Gerência de Mídia Educação e Salas de Leitura da Rede Municipal, fez a primeira leitura de todos os trabalhos e selecionou os 53 melhores para que a segunda comissão de avaliação pudesse escolher o projeto vencedor.

Esta comissão foi constituída por nomes de excelência em Literatura Infantil e formação de leitores: as professoras Elisabeth Fernandes Martini e Eveli Leite da Costa e a pedagoga e secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Elizabeth D´Angelo Serra, que selecionaram o projeto “Entrelaços Literários”, da Escola Municipal (02.05.004) Dr. Cócio Barcellos como o grande vencedor do Concurso, pela seguinte justificativa:


“O projeto se destaca por apresentar consistência teórica para fundamentar o seu objetivo, situando o investimento no futuro leitor em um contexto de afeto e conhecimento que valoriza a dimensão humanista da educação por meio da literatura.
A equipe da escola, ao apresentar o trabalho, explicitou a sua concepção de leitura, que sustenta a proposta e que aponta na direção de contribuir para formar um leitor autônomo, oferecendo-lhe, desde cedo, a oportunidade de fazer suas próprias escolhas. Proporcionando um ambiente com profissionais leitores preparados e familiares motivados e comprometidos com o projeto, a equipe garante, aos alunos, a segurança necessária para enfrentar os desafios dessa construção coletiva.
A maneira como essa concepção de leitura se faz presente no cotidiano da escola está respaldada no seu projeto político-pedagógico, cujo eixo principal é a leitura e a escrita desde a Educação Infantil. A prática de empréstimo de livros é outra demonstração do compromisso com o partilhar, que estrutura uma relação educativa de qualidade.
A ausência de modelos para desenvolver a proposta é outro indicador da sua autenticidade, que expressa, também, um conceito sobre ser leitor. O projeto foi apresentado não só por meio de uma descrição de atividades sobre como será preparada a entrega dos livros para as crianças. Ele ressalta, também, os eixos principais do trabalho para a formação de leitores: o acesso aos livros, a formação continuada do professor e a aproximação com a família.
As ações/atividades não são enfatizadas levando a deduzir que os professores que elaboraram o projeto tem a medida certa das rotinas de uma escola, valorizando mais a filosofia da educação/concepção de leitor que elegeram para mostrar a prática diária, o que favorece a originalidade do trabalho.
A valorização da literatura para as crianças e suas famílias, bem como para os professores, fez do Centro de Estudos da escola, também, um momento de troca dessas leituras.”

Parabéns a toda comunidade escolar da EM Dr. Cócio Barcellos e a todas as instituições participantes deste concurso, que valorizam a promoção da leitura desde a primeira infância!

"

Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar podem ser feitas até 17/06

http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar podem ser feitas até 17/06: "O Prêmio Gestão Escolar, realizado há 12 anos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com várias entidades que apoiam o fomento da Educação no Brasil, entra elas o Todos Pela Educação, está com inscrições abertas para a edição deste ano (ano-base 2010) até o dia 17 de junho. O objetivo da [...]"

Bernadeth Manduano - Artes

http://educopedia2010.blogspot.com/
Bernadeth Manduano - Artes: "
Homenagem da produtora Bernadeth Manduano - Artes

"

U.E xpondo e Dia do Abraço

http://bragafatima-educao.blogspot.com/

U.E xpondo e Dia do Abraço: "

"

U.E xpondo e Dia do Abraço

http://bragafatima-educao.blogspot.com/

U.E xpondo e Dia do Abraço: "




"

5 novidades tecnológicas para a sala de aula - Educar para Crescer

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem

5 novidades tecnológicas para a sala de aula - Educar para Crescer