terça-feira, 26 de julho de 2011

ARTES E O USO SEGURO E RESPONSÁVEL DA INTERNET

Repassando o trabalho da Escola Mário piragibe.
Parabéns aos alunos, professores, equipe de direção.
http://artemariopiragibe.blogspot.com/

ARTES E O USO SEGURO E RESPONSÁVEL DA INTERNET: "



Em março deste ano (2011), participei de um curso para educadores: 'Promovendo o Uso Ético e Seguro da Internet', promovido pela SaferNet Brasil. O kit educativo, fornecido ao término do curso, inspirou-me a criação desta proposta de trabalho com minhas turmas de Artes Visuais do Fundamental II.

Eu já havia trabalhado um tema parecido em 2007 - 'O significado da Internet para nossas vidas' - ver tag 'Histórico de Arte da Mario' - [postagem ainda no rascunho do blog]. Foi um trabalho mais poético, onde não visamos propriamente questões de segurança e responsabilidade na Internet, mas refletirmos poeticamente a importância (real e/ou virtual) que este mundo online pode exercer sobre nossas vidas...

Depois de ver com minhas turmas (1601, 1602, 1701, 1702, 1901, 1902) sobre os perigos e as vantagens da Internet - onde os alunos criaram desenhos e/ou HQs (individuais) e realizaram reflexões (em grupos) sobre a questão, eu decidi enfatizar e trabalhar sobre um dos perigos da rede: 'sexting' (ver conceito abaixo). Nossas crianças, adolescentes e jovens adoram postar fotos e vídeos em seus perfis sociais (em especial, Orkut - a rede favorita de meus alunos, empatando, talvez, com o MSN). E algumas dessas postagens certamente não foram feitas com o 'cuidado' devido para com sua imagem presente e futura (evitando assim caírem em ciladas, como, p.ex., serem alvos de pessoas mal intencionadas, vítimas de ciberbullying etc. etc.).


SEXTING, O QUE É ISSO?


SEXTING: 'O Sexting é uma palavra originada da união de duas palavras em inglês: sex (sexo) + texting (envio de mensagens). O Sexting descreve um fenômeno recente no qual adolescentes e jovens usam seus celulares, câmeras fotográficas, contas de email, salas de bate-papo, comunicadores instantâneos e sites de relacionamento para produzir e enviar fotos sensuais de seu corpo (nu ou seminu). Envolve também mensagens de texto eróticas (no celular ou Internet) com convites e insinuações sexuais para namorado(a), pretendentes e/ou amigos(as)' (Cartilha SaferDic@as: Perigos na rede: Sexting).


Montagem visual criada por alunos da t. 1901


Material da cartilha SaferDic@as


Material da cartilha SaferDic@as



Até o momento do curso da SaferNet, eu nunca tinha ouvido esta palavra (ou talvez prestado atenção nela...): 'sexting'! E fiquei surpresa quando, apresentando a cartilha SaferDic@as para minhas turmas, descobri que o conceito não era novidade para muitos de meus alunos. Eles começaram a falar de vídeos que tinham assistido sobre o tema, textos e reportagens na TV, na Internet... Uma aluna da t. 1902, em nossa segunda aula sobre o assunto, levou para escola um texto que ela achou interessante ('Sexting: a sensualidade em favor da popularidade', por Juliana Simioni) e que foi reproduzido para minhas turmas do 9o. ano (para reflexão).



CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

(Produção em sala de aula - nas fotos, turmas do 6o. ano)





Trabalhei com as turmas sobre a construção (técnica) das HQs. Pedi que meus alunos levassem exemplos de HQs, tirinhas etc. para observarmos. Fiz ainda reproduções das histórias em quadrinhos da cartilha SaferDic@s.







Quando propus o trabalho de criação das HQs, solicitei a meus alunos que observassem a estrutura, a construção e as ideias do material de 'exemplo', mas que criassem suas próprias histórias - já que se tratava de uma proposta de 'criação' e não de 'reprodução': eu sempre (re)vejo com meus alunos os conceitos da visualidade contemporânea: original (criação) X reprodução (cópia) X apropriação (releitura / recriação).








ALGUNS QUADRINHOS...
(turmas de 6o.-9o. anos)





Começamos os trabalhos com uma reflexão geral (individual e em grupos) sobre os perigos e os vantagens da Internet, posteriormente, enfatizamos o perigo do 'sexting'.






As questões colocadas para os alunos refletirem e daí criarem seus trabalhos de Artes foram: Quais as vantagens – de um modo geral - e os riscos ou perigos da Internet? A Internet é importante para nossas vidas? Até que ponto? Quais são as vantagens? Quando é que a Internet pode nos trazer algum perigo? [ou seja: quais os prós e os contra?]? E quanto ao sexting, por que os jovens tanto gostam de se “exibir” na net? A prática do sexting trazer que tipos de perigos? Vale a pena se arriscar publicamente por um amor ou amizade, ou pelo prazer de ficar “bem na fita”, ser 'popular' entre os colegas, correndo o risco de ficar 'mal falado(a)', ser injustamente difamado(a) em seu grupo social, familiar etc., passar por situações constrangedoras, tais como, ser vítima de bullying virtual (ciberbullying) ou parar na mira de criminosos sexuais (etc. etc. etc.)?





























CRIAÇÃO E ENCENAÇÃO DOS ENREDOS EM SALA DE AULA (turmas do 9o. ano)


Com as turmas do 9o. ano, além das reflexões e das HQs, trabalhamos ainda produção textual (enredos com o tema 'sexting'), com abertura (opcional) para criações audiovisuais. A proposta foi que os alunos criassem em sala de aula enredos com diálogos (tais como uma peça de teatro ou um roteiro de cinema) e se apresentaram para seus colegas de turma através de uma 'leitura encenada' de suas narrativas. Vimos alguns passos simples de como se elabora um roteiro - uma 'story-line' - , a trama da história que se pretende encenar (1o.: algo acontece; 2o.: algo precisa ser feito; 3o.: alguma coisa é feita e...). Teria sido interessante assistirmos, em sala de aula, vídeos para analisarmos as construções audiovisuais. Porém, como estávamos com problemas em converter o material audiovisual para repassarmos no DVD da escola, eu narrei - inclusive, descrevendo cada cena -, para minhas turmas (todas), os vídeos educativos que havia assistido sobre o assunto - em especial, 'Quando o sonho se torna pesadelo...' (ver NOTA). E para que os alunos não ficassem só na 'imaginação' das cenas, postei os vídeos em algumas de minhas redes sociais em que eles têm acesso (e eles puderam assistir em suas casas, lan houses etc.).

























Alguns grupos estão digitando seus enredos (a maioria entregou manuscritos) para uma posterior publicação



VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

(adaptação dos enredos encenados em sala de aula: turmas do 9o. ano)


Sexting: Epidemia Cibernética (ou Não publique o que não mostraria para sua mãe)




Vídeo: adaptação do roteiro encenado pelo grupo 'As Conectadas', turma 1901 (Fundamental II/9o.ano), na aula de Artes Visuais da E.M. Mario Piragibe/6a.CRE-RJ, de acordo com a proposta de trabalho sobre o 'Uso responsável e seguro da Internet' (1o.sem./2011). Enredo: Marcela conta para sua irmã, Sophia, que pretende colocar umas fotos 'ousadas' em seu perfil na Internet. Logo, toda a escola fica sabendo da intenção de Marcela. Débora, muito amiga das irmãs, ao ouvir o boato vai verificar e observa que as fotos estão mesmo é 'vulgares'. Débora tenta, em vão, convencer a amiga Marcela a não postar. A história das fotos chega aos ouvidos de Dona Paula, mãe das meninas, que toma então uma providência... 'Não divulgue na Internet o que você não mostraria para sua mãe'(*)!


Sexting no Celular: Pense antes de expor sua intimidade




Vídeo: adaptação do roteiro encenado pelo grupo 'Nova geração virtual', turma 1901 (Fundamental II/9o.ano), na aula de Artes Visuais da E.M. Mario Piragibe/6a.CRE-RJ, de acordo com a proposta de trabalho sobre o 'Uso responsável e seguro da Internet' (1o.sem./2011). Enredo: Lucas mostra para um amigo o vídeo que gravou nos momentos íntimos com sua namorada, Claudia. O irmão de Lucas aproveita uma distração para olhar o que há no celular e descobre o vídeo; decide então passar para o seu próprio celular. De posse do vídeo, ele repassa para um colega de escola que, por sua vez, divulga para toda a escola, deixando Lucas em maus lençóis, devido à sua imprudência e vaidade passageira...



MURAIS INFORMATIVOS


Montamos murais informativos com material reproduzido de sites que trabalham esta questão da segurança e responsabilidade na Internet e da cartilha SaferDic@as (ver NOTAS) e ainda com as histórias em quadrinhos dos próprios alunos.



Neste mural, reproduções de HQs e demais materiais informativos sobre o uso seguro e responsável da Internet




Alunos na montagem dos murais informativos







Neste mural, material reproduzido do kit educativo da SaferNet e as HQs criadas pelos alunos









Alunos selecionando as HQs para o mural







Ao término do semestre letivo, os alunos realizaram uma avaliação-reflexiva do trabalho. porém, a 'conclusão' do trabalho só acontecerá após o recesso, quando pretendemos montar mais um mural, concluirmos algumas dos trabalhos audiovisuais e socializarmos o material produzido (vídeos) para a comunidade escolar.



MONTAGEM: RECORTES/ANIMAÇÃO STOP MOTION: VÍDEOS





















BIBLIOGRAFIA E NOTAS:

@ Em breve, no Portal do Professor/MEC, o Plano de Aula deste trabalho (assim ele for publicado, postarei o link).


@ Sobre o curso que eu fiz (em 25 de março de 2011) e cujo material (kit educativo da SaferNet) inspirou este trabalho com meus alunos - ver postagem: 'Safernet promove curso no Rio para educadores e Amigos da Escola', por Claudia Cardozo: http://netica.org.br/netica/bem-vindo-ao-netica/safernet-promove-curso-no-rio-para-educadores-e-amigos-da-escola Acesso abril de 2011.

Material online da SaferNet:


@ A página da Cartilha SaferDic@s sobre Perigos na rede: Sexting:http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas/sexting

@ A Cartilha SaferDic@s em formato de Histórias em Quadrinhos: HQ SaferDic@s:http://www.safernet.org.br/site/sites/default/files/HQ-SaferDicas_web.pdf

@ Pranchas interessantes: 'Princípios da Internet': http://netica.org.br/netica/principios-internet/01-liberdade.jpg?view=true

@ O texto que a aluna Maria, da turma 1902, encontrou na Internet e levou para a sala de aula para compartilhar com a turma (ele foi reproduzido para minhas duas turmas do 9o. ano - usamos como base de reflexão sobre a questão do 'sexting'): “Sexting: a sensualidade em favor da popularidade” Por Juliana SIMIONI - Acesso: 2011 http://www.guiame.com.br/v4/106407-1846-Sexting-a-sensualidade-em-favor-da-popularidade.html

@ O texto que inspirou a produção visual (recortes/stop motion) para os vídeos: “Sexting: não publique nada na internet que você não mostraria para a mãe”: por Ana OKADA Acesso: 2011 http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/04/13/sexting-nao-publique-nada-na-internet-que-nao-mostrasse-para-a-mae-orienta-educadora.jhtm

@@ Ainda outros textos...

@ 'Sexting: será tal divertido daqui 10 anos?' http://netica.org.br/netica/sexting-sera-tal-divertido-daqui-10-anos

@ “Internet Segura: o que é isso?” por Maria Hilda Ruas de Andrade file:///C:/Users/Imaculada%20Concei%C3%A7%C3%A3o/Desktop/Projetos/28153_76729/aula.html Acesso: 2011

@ “Caso gaúcho expõe risco da troca de conteúdo sexual via celular; entenda o sexting”: Por ANA IKEDA http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/04/13/caso-gaucho-expoe-perigos-da-troca-de-conteudo-sexual-via-celular-entenda-o-sexting.jhtm Acesso: 2011

@ “Sexting, não caia nessa”: por Marcela MUNHOZ http://www.safernet.org.br/site/noticias/sexting-n%C3%A3-caia-nessa Acesso: 2011

@ Como construir uma HQ? Técnicas elementares para construção de uma HQ (material online gratuito):

Como Fazer uma História em Quadrinhos? Dicas de Evelyn Heine (versão animada e versão em PDF e-book para salvar no computador)

Versão Texto: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html

Versão Animação: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

Versão e-book: http://www.divertudo.com.br/ebook/e-quadrinhos.pdf

Oficina de Quadrinhos (PDF): textos: Evelyn Heine – produção: Liliana Akstein



@ Mais histórias em quadrinhos (com o tema: Internet Segura):



@ Além das HQs da Cartilha SaferDic@as, usamos ainda, nos murais informativos, reproduções de histórias em quadrinhos deste site (GVT): http://www.internetresponsavel.com.br/professores/historia-em-quadrinhos.php

@ Um vídeo interessante (sobre 'sexting')?

Sexting: quando o sonho vira um pesadelo... http://www.youtube.com/watch?v=irINobov3BA&feature=player_embedded






@@ Outro vídeo interessante (sobre segurança na Internet)?

@ Facemoods' Online Safety Kit Little Red Riding Mood - legendado (Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau em uma versão contemporânea): http://www.youtube.com/watch?v=tivY2k732uE





@ Ainda outro vídeo interessante (sobre segurança na Internet)?
http://www.youtube.com/watch?v=-ZP64DhTBoo&feature=player_embedded

Guia de Navegação para o Uso Responsável da internet - 1





Os perigos na NET
(mesmo o vídeo estando em outra língua, não é difícil para os alunos compreenderem o que se passa...)



Internet Segura: Perigos em Redes Sociais/Salas de Chat




@@ Mais vídeos? Acessem Canais do YouTube com vídeos sobre Segurança e Responsabilidade na Internet:











Artes Visuais: Profa. Imaculada Conceição Manhães Marins

"