quinta-feira, 9 de maio de 2013

Eleição de grêmio estudantil movimenta alunos da rede municipal

 http://nonacre.blogspot.com/
Eleição de grêmio estudantil movimenta alunos da rede municipal:
Seleção entre estudantes elegeu slogan e cartaz para representar o concurso Grêmio Estudantil 2013

07/05/2013  » Autor: Elisa Motta/Fotos: Ricardo Cassiano

A eleição de grêmio estudantil 2013, entre os dias 20 e 22 de maio, já está mobilizando alunos das escolas municipais do Rio, que desde o início do mês se organizam em chapas para concorrer. Há mais de 20 anos a eleição é uma tradicional disputa entre os estudantes, que aprendem no processo valores que ajudarão não apenas na vida acadêmica, mas também no desenvolvimento da cidadania e da capacidade de trabalhar em grupo.

A chapa vencedora representará o corpo discente pelos próximos dois anos e deverá reivindicar, junto à direção da escola, os pedidos dos demais alunos. Seleção realizada entre março e abril elegeu um slogan e um desenho vencedor para a divulgação do concurso.

Diretora da Escola Municipal Cesar Soares, em Sampaio, Maria Cristina Moreira Mello dá um exemplo da importância do grêmio para o desenvolvimento dos alunos e da própria escola:

- A chapa que venceu na eleição passada ouviu as reclamações dos alunos e lutou por melhorias na hora do recreio. Era uma grande confusão, com correria e gritaria, mas eles conseguiram organizar melhor o tempo livre.

Todos os alunos da rede municipal podem se candidatar, sem exigência de idade ou série específica. Professores e funcionários das escolas ajudam a transmitir aos interessados o objetivo do grêmio: ajudar no desenvolvimento da consciência crítica, da prática democrática e da livre iniciativa dos alunos no exercício da cidadania. Para Isabel Linhares, responsável pelas eleições na Secretaria Municipal de Educação, a ideia é despertar lideranças e incentivar a democracia:

- Queremos influenciar na formação de novas lideranças estudantis, esclarecendo a importância da sua participação na gestão democrática da escola e na construção do projeto político-pedagógico de cada unidade escolar.


Nos meses de março e abril, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o Concurso de Imagens e Slogans entre os alunos da rede, para a confecção de um cartaz usado na divulgação da eleição Grêmio Estudantil – 2013. O resultado foi divulgado no dia 15/04 e contemplou três crianças, de duas escolas da Zona Norte.

O slogan escolhido foi criado pelos alunos do 5º ano Edirlan Muguett Lima dos Santos e Jorge Silva de Andrade Antonio, da Escola Municipal Cesar Augusto Soares: “Grêmio Estudantil: Somando forças, subtraindo a preguiça, multiplicando ideias e dividindo tarefas”.

- Nós gostamos muito de matemática, por isso fizemos uma frase que fala sobre somar, dividir e subtrair. Saber matemática é muito importante para conferir o troco na hora de comprar alguma coisa e para tudo na vida. Então achamos legal misturar com essa coisa do Grêmio, que também nos ensina muito – disse Jorge Silva de Andrade Antonio, 11 anos.

O desenho vencedor foi feito pela aluna Nathália Trajano, da escola Escola Municipal Monte Castelo, em Coelho Neto, e faz referência às atividades dos alunos e o dia a dia do grêmio.

- Eu queria mostrar como é nossa rotina, nossas ações e como é bom participar do grêmio. Fiquei muito feliz em ganhar o concurso, foi uma surpresa – comemora Nathália, 14 anos, aluna do 9º an
o.


 

PARABÉNS - ENTREGA DO CERTIFICADO DO IUBAAM AO CMS MORRO UNIÃO

 http://smsdc-cms-morrouniao.blogspot.com/
Foi realizado na manhã desta terça a entrega do Certificado do IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) ao CMS Morro União. Estiveram presentes o  Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Srº Hans Fernando Rocha Dohmann,  a coordenação da CAP 3.3 e  dirigentes locais.
















































ATENÇÃO - Leite é adulterado com formol no RS

 http://www.blogdasaude.com.br/
Um esquema chocante de leite adulterado foi revelado hoje (08/05) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e pelo Ministério da Agricultura. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à ureia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até agora, oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru.
Segundo o Ministério Público, as empresas investigadas pela Operação Leite Compen$ado transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. O órgão estima que, desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru.
Confira abaixo a lista com os lotes das marcas que apresentaram adulteração com adição de formol:
  • Italac Integral = Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1
  • Italac Semidesnatado = L12KM1
  • Bom Gosto/Líder UHT Integral = Lote TAP1MB
  • Mumu UHT Integral = Lote 3ARC
  • Latvida UHT Desnatado = Lote 37/661
  • Latvida UHT Semidesnatado = Lote 48/661
  • Latvida UHT Integral = Lote 36/661
  • Latvida Semidesnatado = Lote 48/661 
  • Latvida Integral = Lote 24/661
leite_adulterado
Imagem/Fonte: Zero Hora
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) orienta:
- Consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem informar o MPRS através do e-mail consumidor@mp.rs.gov.br , destacando marca, número do lote e data de fabricação.

ATENÇÃO - Alergia ou intolerância alimentar?

 http://www.blogdasaude.com.br/
Para algumas pessoas, um copo de leite pode descer muito mal. E não é que a bebida esteja estragada e o organismo tenha virado alvo de uma intoxicação deflagrada por bactérias. Às vezes, o próprio corpo tem ou adquire uma espécie de inabilidade para lidar com a proteína ou o açúcar do leite, provocando, respectivamente, reações alérgicas ou uma intolerância.
“A alergia é mais comum nas crianças pequenas, enquanto a intolerância aparece mais nas maiores e nos adultos”, conta a alergista Renata Cocco, da Unifesp. A primeira se manifesta por meio de irritações na pele e no sistema respiratório (levando até a choque anafilático), além de dor de barriga. Já a segunda atormenta mais por conta de flatulências e desarranjos intestinais.
blog_piscandoComo os sintomas podem ser semelhantes, o recado é ficar de olho nessas crises e procurar um médico para obter o veredicto.
0,,69818291,00
Fonte: Revista Galileu

FIQUE SABENDO - Exames e vacinas garantem gestação saudável e segurança para o bebê

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Diversos exames realizados no período da gestação permitem identificar problemas como infecção urinária, pressão alta, anemia e outras doenças que podem prejudicar a gestante e o bebê. Por isso, o programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde ampliou o número de exames para as grávidas que fazem pré-natal no Sistema único de Saúde (SUS). Entre os novos exames estão os testes rápidos para identificar gravidez, sífilis e HIV, cultura de urina, teste indireto de antiglobulina humana para gestantes que apresentarem RH negativo, além da ampliação do ultrassom obstétrico para cem por cento das gestantes.
De acordo com o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a oferta de exames disponível no programa Rede Cegonha traz mais segurança para a gestante usuária do SUS. “Quanto mais cedo, logo que identificar a gravidez, ir à Unidade Básica de Saúde, ao Programa Saúde da Família, melhor. O que a gente chama de captação precoce. Fazer os exames, os exames de sangue, ver se tem algum problema, fazer o exame de urina, ser examinada e fazer a consultas regulares, nós precisamos ter sete consultas durante os nove meses”, explica.
Além dos exames realizados no período da gestação, o SUS oferece vacinas para prevenir hepatite, gripe, difteria e o tétano. A dona de casa, Ana Carla Lopes, está na segunda gestação e sabe como é importante se prevenir contra doenças. “Quando eu estava grávida da minha primeira filha, a minha médica pediu pra mim ir no posto de saúde no SUS para tomar a vacina do tétano. Agora, eu estou grávida de cinco e aí ela não pediu para mim ir lá tomar nenhuma vacina a não ser a da gripe. Eu acho importante, principalmente, porque o SUS tem pra dar para gente e a gente não pode perder essa oportunidade”, comenta.
A meta do Ministério da Saúde é levar o programa Rede Cegonha para todo o país até 2014, principalmente para as regiões com alto índice de mortalidade materna e infantil. O objetivo da estratégia é ampliar e fortalecer a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida.
Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde