Projeto Receitas para letrar!: O projeto da professora Pri é uma delícia, ela ensina seus alunos com muito sabor , veja o relato :
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Projeto Receitas para letrar!
Projeto Receitas para letrar!: O projeto da professora Pri é uma delícia, ela ensina seus alunos com muito sabor , veja o relato :
Fotos da final do Troféu Rioeduca 2011!
Fotos da final do Troféu Rioeduca 2011!:
PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL:
Está em debate a formulação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro.

O Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro irá definir estratégias e ações para a promoção do direito à moradia e do direito à cidade nos próximos 15 anos
Para garantir que o documento seja elaborado de forma democrática e inclusiva, a Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (SMH-RJ) e a Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião convidam a sociedade a participar da definição de estratégias e ações para a promoção do direito à moradia e do direito à cidade nos próximos 15 anos.
A partir deste sábado, 10 de setembro, um Ciclo de Oficinas Regionais será realizado nas cinco Áreas de Planejamento da cidade (AP), para identificação das necessidades habitacionais de cada bairro. A primeira reunião contempla a AP2 e será realizada na Paróquia São João Batista (Rua Voluntários da Pátria, 287, Botafogo), de 9h às 16h30.
As demais Oficinas Regionais do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro acontecerão sempre aos sábados, em locais a serem definidos: AP 3 (17 de setembro), AP5 (1º de outubro), AP1 (08 de outubro) e AP4 (15 de outubro).
A SMH-RJ alerta que o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro é requisito obrigatório para a adesão ao Sistema Nacional de Habitação (SNH) e o acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Por isso, a participação de todos na construção do documento é fundamental.
O Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro deve conter estratégias e ações a serem desenvolvidas até 2025 para promover o direito à moradia e o direito à cidade. O objetivo é criar condições para que as metas e os programas previstos tenham continuidade nos próximos três períodos de governo (2013- 2017; 2018-2021; 2022-2025).
>> Acesse o site da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades
>> Leia a Política Nacional de Habitação
>> Saiba mais sobre o Pacto Nacional pela Moradia Digna 2009-2023
Like this:
Asma - educando com criatividade
Asma - educando com criatividade: RespiraRio é o nome do projeto desenvolvido na Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, que conta hoje com cerca de 30 polos de atendimento especializado em Asma na rede pública municipal. O Hospital Salles Netto, localizado no bairro Rio Comprido é um destes pólos, voltado ao tratamento da asma infantil e conta com uma equipe de médicos e profissionais de saúde dedicados e integrados no trabalho. Um exemplo é o Claudio Gomes, que faz parte da equipe de apoio do hospital e que atua de maneira ativa no trabalho. Ele construiu maquetes com objetivo de prestar sua contribuição na orientação das crianças e de suas famílias.
Vejam como é uma destas maquetes:
Segue a sua entrevista para o Blog da Alergia.
Como surgiu a idéia de fazer as maquetes para o Polo de Asma?
Claudio: Eu trabalho no Hospital Salles Netto há 30 anos e admiro o trabalho de apoio às crianças asmáticas que fazem parte do Polo de Asma. Eu via as médicas orientando sobre a importância de ter uma casa saudável. Me interessei e pensei que podia fazer alguma coisa para ajudar. E foi assim que nasceu a idéia da maquete.
Primeiro fiz uma casa bem grande, mas logo vi que não era prática, fui mudando e agora fiz essa pequena, em forma de maleta, para facilitar o uso.
Como é a reação das crianças quando você mostra a casinha?
Claudio: Crianças têm muita curiosidade, querem logo saber o que é. Primeiro elas pensam que é um brinquedo e querem mexer. Mas depois, quando entendem melhor, falam: -Ih! Minha casa é igualzinha a esta aqui. E conversam, brincam e com certeza aprendem. No geral são crianças pobres, que têm muitas dificuldades, mas são muito espertas. Quando a gente explica, elas prestam muita atenção. Uma coisa é falar. Mas é bem diferente quando a gente mostra a casinha. A criança vê, toca e aprende muito mais
O que mais desperta o interesse das crianças e dos pais?
Claudio: As crianças logo falam dos animais. Elas gostam dos bichinhos. E eu vejo que muitas casas têm gatos e logo entendi porque: são casas pobres e os gatos caçam os ratos. Como tirar os gatos? Não pode, mas ensinamos a não deixar subir nas camas, a ficar fora de casa. É preciso entender também os problemas que eles passam para ter uma casa melhor. Na maioria das vezes são as mães que vão ao hospital. Elas também se interessam e tiram dúvidas. Procuramos explicar de uma forma simples e com soluções fáceis para colocar em prática. O maior problema é o cigarro: muitas vezes os pais fumam e demoram para aceitar que não podem fumar dentro de casa e nem mesmo na janela.
Quando as crianças voltam, elas contam se houve mudanças?
Claudio: Com certeza. Umas falam que está tudo diferente, outras contam que não mudou nada. Mas, com o tempo, as coisas geralmente mudam para melhor. É claro que não é só a casinha, mas sim todo o trabalho da equipe que ensina como tratar corretamente a asma. Eu trabalho no Salles Netto há muito tempo e conheço, tenho amizade com muitas famílias. No início é difícil, lidar com tudo isso e mais os remédios, as “bombinhas”, os espaçadores: é muita coisa pra aprender. Mas, com o tempo, as coisas ficam mais claras, os pais entendem melhor, as crianças param de ir para a emergência, não internam mais. É muito bom!
O Hospital Salles Netto atende as crianças moradoras dos seguintes bairros: Rio Comprido, Catumbi, Estácio, Caju, Santa Teresa, São Cristóvão, Paquetá, Gamboa, Santo Cristo, Centro e Saúde.
Para saber sobre os demais Pólos de Asma no Rio de Janeiro, visite os sites da ASBAI RJ e da SOPTERJ. E, para conhecer melhor este trabalho, visite Hospital Salles Netto ou escreva para o Cláudio: claudio.sos@bol.com.br
Desfile Cívico
Desfile Cívico: