sexta-feira, 1 de julho de 2011

SMSDC abre inscrições de talentos para promover amamentação



01/07/2011

Estão abertas de 1º a 31 de julho as inscrições para a III Mostra de Talentos que Promovem a Amamentação, que acontece no dia 28 de agosto, no Aterro do Flamengo, durante a 1ª Semana do Bebê Carioca. A mobilização faz parte do projeto ‘Amamentação! E eu com isso?’, da Atenção Primária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). Todos os usuários e profissionais da rede municipal de saúde estão convidados a participar do evento.
O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre a importância da amamentação exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê, e complementar até os dois anos. Além de apresentar as vantagens da amamentação, será abordado o papel da Escola e do poder público na promoção, proteção e apoio ao aleitamento.
Poderão participar talentos individuais ou coletivos. As categorias de apresentação são música, teatro, artes plásticas e literatura. Os trabalhos devem ter como base temas sobre amamentação, políticas públicas, direitos legais da mulher e sexualidade, dentre outros.
A ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no blog http://semanadobebecarioca.blogspot.com. Após o preenchimento, o cadastro deve ser enviado para a Gerência de Programas de Saúde da Criança pelo e-mail semanadobebecarioca@gmail.com.

DICA DE TURISMO - Visite o Parque Nacional do Itatiaia

http://mercadocom.blogspot.com/
Visite o Parque Nacional do Itatiaia: "

Por Tiberius Drumond

Localizado ao sul do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, o Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira área do país oficializada em unidade de conservação. Fundado em 1937, tem por objetivo preservar seu rico patrimônio ambiental.



Além da paisagem exuberante, o parque possui um Centro de Visitantes composto por biblioteca, auditório, orquidário e Museu de Fauna e Flora, além do Núcleo de Educação Ambiental, que desenvolve diversos projetos, como o musical multimídia VerdeSom. O museu dispõe de um grande acervo de espécies de frutos e flores, peças preparadas de animais (répteis, aves e mamíferos) e uma intrigante coleção de insetos e aracnídeos.



Com um relevo montanhoso e de encostas íngremes, o parque é uma boa pedida para os amantes do trekking (caminhada ecológica) e de escalada. Mas para trilhar haja disposição! O ponto mais alto é o pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros. Os outros desafios são a serra do Maromba, com 2607 metros, a serra das Prateleiras, com 2.540, o pico Dois Irmãos, com 2.500 e pedra Cabeça do Leão, com 2.408.


Para mais informações, acesse http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia//.

"

DIY: Faça você mesma a sua EcoBag!

http://www.elfinha.com/
DIY: Faça você mesma a sua EcoBag!: "

Sabe aquele blusão que você ganhou e não usa, ou está velhinho? O Post de hoje é com uma super dica sustentável para você dar vida àquelas peças de roupa largadas no fundo do armário e ainda dispensar as sacolinhas plásticas!


Hoje vou ensinar a você a criar a sua própria ecobag! Você estará ajudando o meio ambiente de diversas maneiras, reciclando e dispensando sacolas plásticas, sem contar que será uma das ecobags mais fashions que você terá! Vamos ao passo-a-passo?




Espero que tenham gostado! Peguei a dica do post e o passo-a-passo no Greenvana, um site super bacana que é 100% voltado para a sustentabilidade, inclusive tem uma Eco-Store cheia de produtos legais e que não agridem o meio ambiente!








Related posts:

  1. De Carona com Elas

  2. Turma da Mônica e Futebol

  3. Nintendo Wii

  4. WWF e a Hora do Planeta

"

ProJovem Urbano será gerido pelo Ministério da Educação

http://www.oglobo.com.br/
ProJovem Urbano será gerido pelo Ministério da Educação: "

BRASÍLIA - O programa ProJovem Urbano do governo federal será gerido a partir de hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC)
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Escolas campeãs no Piauí têm prova toda semana e alta reprovação

http://ultimosegundo.ig.com.br/
Escolas campeãs no Piauí têm prova toda semana e alta reprovação: "

Cinthia Rodrigues, enviada a Cocal dos Alves (PI)

Índice da Educação Básica (Ideb) de Cocal dos Alves é bom, mas seria bem maior se não fosse a alta taxa de repetência

Foto: Cinthia Rodrigues

Fenômeno em concursos educacionais, o município de Cocal dos Alves, no interior do Piauí, adota posturas polêmicas no sistema de ensino. As principais são repetência e provas todas as semanas. Os educadores implantaram um sistema de recuperação paralela, mas mantêm a postura rígida. “Damos várias chances, se o aluno não tiver condição, tem que reprovar”, diz Elizete Costa do Amaral, diretora da unidade escolar Teotônio Ferreira Brandão.


A escola com 390 alunos tem Índice de Educação Básica (Ideb) de 4,5, acima da média geral do Estado, de 3,8, e do País, de 4 pontos. Pelo nota da Prova Brasil, no entanto, o conceito poderia ser de até 6,6 – acima das particulares que chegam a 5,9 – se não fosse a taxa de fluxo escolar (que considera repetências e evasão) ser de apenas 67%.


A maior parte das repetências ocorre logo na 5ª série, quando a instituição, única do município para esta etapa, recebe alunos que fizeram a 1ª a 4ª série em unidades rurais. “Metade da minha turma está fazendo a 5ª pela segunda vez”, conta uma jovem de 14 anos, que já havia sido reprovado uma vez antes na unidade rural em que fez o primeiro ciclo. “É ruim porque as aulas são as mesmas que já vimos.”


O professor hexa formador de medalhista da Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Antonio Cardoso do Amaral, afirma que a equipe se preocupa com a situação. “Implantamos até uma aula paralela para quem tem dificuldade uma vez por mês, mas ainda não é suficiente.”


Uma das dificuldades para recuperar as turmas é a falta de espaço físico e pessoal. Os professores dão, em média, 50 aulas por semana e as quatro salas são usadas para aulas em todos os períodos. O calor constante é enfrentado com ventiladores barulhentos. “A gente ainda tem muitas necessidades por aqui, esses prêmios todos fazem parecer que a educação está ótima, mas somos carentes de tudo”, explica Elizete.


Falta quadra, laboratórios e até espaço de convivência. Na hora do intervalo, as crianças comem em pé ou sentadas no chão. O mesmo ocorre na unidade de ensino médio, a Augustinho Brandão – que teve todos os alunos inscritos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Piauí no último ano. A única diferença é que com apenas 148 alunos, foi possível instalar algumas mesas no corredor para servir de refeitório.


“Temos um dos melhores resultados do Brasil, com uma das piores condições”, diz o coordenador pedagógico Darkson Vieira Machado. Neste caso, parte da solução está a caminho.


Por conta dos títulos, os educadores conseguiram repercussão suficiente para convencer políticos a construir uma nova escola. A unidade modelo do Ministério da Educação com um prédio administrativo, outro de serviços e o pavilhão de salas de aula está quase pronta e deve ser entregue no próximo semestre. Só faltava ter incluído uma quadra no projeto.


"

14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico

Tem três do Rio de Janeiro.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico: "Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico"

7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário: "Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos"

7 planetários que você não pode perder

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
7 planetários que você não pode perder: "Selecionamos os melhores planetários brasileiros para você conhecer com seus filhos"

IDÉIAS



070111-wallpaper.jpg

Prefeitura cria o Bilhete Único Universitário

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Prefeitura cria o Bilhete Único Universitário: "Rio - Através de resolução publicada no Diário Oficial, a Secretaria ..."

I Congresso Aberto da Universidade Popular de Arte e Ciência acontecerá no Teatro Carlos Gomes dias 7 e 8 de Julho

http://www.psfsantamarta.com/

I Congresso Aberto da Universidade Popular de Arte e Ciência acontecerá no Teatro Carlos Gomes dias 7 e 8 de Julho: "
Teatro de revista científica. Arte e Ciência. Convidados nacionais e internacionais. Livre manifestação. 11 Fala, comunidade: Aids e determinantes sociais. Oficinas. Imprevisibilidade. Alquimia. Imagens do Inconsciente. Nise da Silveira. Cirandas da Vida. Tam tam/Rolidei. Escambo livre. Artistas. Cientistas. Artecientistas. Educação Popular. Não perca.



Sim, todo ser humano é curioso e criativo. E sim o viver é conhecer e
o conhecer é viver. E que aprenda o mais simples. Aprendemos o tempo
inteiro uns com os outros, com os insetos, com os gatos, com as
plantas, basta ter um olhar atento e ver o tanto de coisas incríveis
estão acontecendo conosco o tempo inteiro. A vida é muito maior, mais
misteriosa e profunda do que supunham nossos sentidos que nos enganam.
Por isso, inventamos a Universidade Popular de Arte e Ciência,
relações humanas, lugares, oficinas, convivência e liberdade. O
programa é não ter programa. Você é responsável pelo desenvolvimento
do seu projeto. Arte e Ciência juntas a favor da vida, da natureza, da
humanidade. Ética e estética, honestidade e beleza. “Só posso ser bela
se for antes honesta” Diz Ofélia ao Príncipe Hamlet. Oficinas,
experimentos, experimentar o experimental. Todo ser humano é artista,
todo ser humano é cientista. Precisam assumir isso, explorar os
tesouros do conhecimento para aqueles cuja hora chegou. Nunca é tarde
demais. Fazemos isso porque queremos ser cidadãos num estado livre, de
permanente criação de direitos, de respeito, de solidariedade entre os
povos, entre as classes, entre as tribos. E não esse horror instalado
há séculos.

Nós, cidadãos, estamos inaugurando o I Congresso Aberto da
Universidade Popular no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro,
afirmando que é possível e difícil transformar a nós próprios e ao
nosso mundo, demonstrando nossas experiências que mais do que provam,
inspiram um caminho trilhado por gênios da grandeza de Nise da
Silveira, uma das maiores cientistas da alma humana do mundo, e o
grande Paulo Freire, anunciador da liberdade humana, da solidariedade,
da beleza, da cultura, da nobreza de ser gente.

O saber em todo ser. É assim. A experiência demonstra.


Fonte: http://nccsrio.blogspot.com/
"

ProJovem Urbano será gerido pelo Ministério da Educação

http://www.oglobo.com.br/
ProJovem Urbano será gerido pelo Ministério da Educação: "

BRASÍLIA - O programa ProJovem Urbano do governo federal será gerido a partir de hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC)
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Creche comemorando o aniversário da querida Zuzu Angel.

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Creche comemorando o aniversário da querida Zuzu Angel.: "
Fazer aniversário é ter a chance de aprender, ensinar novas lições e ajudar mais pessoas.
Assim: Zuzu Angel mesmo depois de sua partida continua ensinando novas lições.
Em comemoração ao aniversário de 90 anos de Zuzu Angel nossa creche foi presenteada pela Hildegard Angel (filha da Zuzu) e pelo Instituto Zuzu Angel.
Nosso CEC, o presidente do Instituto, nossa Secretária Claudia Costin , Hildegard Angel e as Diretoras da Creche Zuzu Angel
Parcerias
Com a presença da nossa Coordenadora Rejane Farias
CEC ( Creuza - Func e Adriana- Resp) e Simone da GEI
Só alegria....
Representante das crianças. Nossa Estrelinha Luane.
Hildegard Angel, Claudia Costin e Rejane Farias.
Obrigado não é bem a palavra que queríamos lhes dizer. Queríamos poder encontrar outra forma de falar o quanto vocês são importante para a Educação da PCRJ e para nossa creche.
Agradecemos pelo dia de ontem, onde a felicidade se fez presente.

''Gratidão é uma sensação tão agradável...
Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol.
De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada.
Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam.
As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade.
Obrigada, por se importar comigo, isso ilumina o meu viver.'
Adeni Gomes

"

Apresentando o blog da EM 05.15.021 Mozart Lago

Mais um Blog, vamos seguir.
http://rioeducaideias.blogspot.com/
Apresentando o blog da EM 05.15.021 Mozart Lago: "Cresce o número de blogs da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e hoje quem se apresenat é a EM Mozart Lago.

A E.M. 05.15.021 Mozart Lago foi inaugurada em 15 de março de 1977 e atende aos pequeninos do Maternal II e Educação Infantil, e aos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com aproximadamente 900 alunos em dois turnos.

Ela está situada a Rua José Carvalho Salgado, s/nº_ Oswaldo Cruz, bairro vizinho ao famoso bairro de Madureira.
A Gestão da escola está a cargo das professoras Regina Célia Moreira e Patricia Figueira.
Como Coordenadora Pedagógica a professora Sandra Ricon e regendo a Sala de Leitura a professora Vera Gomes.
A equipe de professores e funcionários é a melhor possível e trabalha em busca de uma educação de qualidade para os alunos.

Quem foi Mozart lago?

O nome MOZART LAGO foi dado em homenagem a MOZART BRASILEIRO PEREIRA DO LAGO, nascido em 17/10/1888 e falecido em 03/04/1974.
MOZART foi jornalista, advogado, professor, diretor de escola, deputado federal e senador da República.

FECEM 2011 na 5ª CRE

Dia 28 de junho aconteceu a final do FECEM/5ªCRE no Teatro Miguel Falabela e as alunas Carolina de Oliveira, Ingrid Braga Lemos, Gisele Nascimento, Milena Machado, Rayane Rocha, Elizabeth Enéas,Luíza de Almeida e Raquel Cristina Campos, da turma 1702, acompanhadas por Sara Pimentel (violão) e Rebeca Cristina Campos ( pandeiro ), conquistaram o 3º lugar com a música 'Juntos somos mais fortes'.
A professora Vera Gomes, da Sala de Leitura, foi a responsável pela apresentação das alunas.



http://emmlago.blogspot.com/
"