segunda-feira, 26 de março de 2012

PIC 2012 - REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS

 http://zilkacreche.blogspot.com/
PIC 2012 - REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS:
     No dia 24/03/12 demos início ao PIC 2012 na Creche Municipal Zilka Salaberry. Convidamos os responsáveis para conhecer o PROGRAMA INFÂNCIA COMPLETA que será iniciado com as crianças dia 14/04/12. 
     Explicamos o que é o PIC, como funciona e que está atrelado ao Programa Bolsa Família e Cartão Carioca, a princípio. Aproveitamos a oportunidade e apresentamos todos os espaços da creche levando os pais a andar por toda a creche. Eles ficaram maravilhados com o que viram. Foi um momento de descontração, apresentação e conversa. Ouvimos suas dúvidas e esclarecemos questões como as do Bolsa Família e Cartão Carioca.
  Apresentamos DVD da Secretaria de Educação que explicita todo o programa. No final um cafezinho pra descontrair. 






                                       



        E assim fortalecemos laços e envolvemos a família.

E.M DEP. PEDRO FERNANDES - Trabalhando Identidade

 http://emdpedrofernandes.blogspot.com/
Trabalhando Identidade:

Na Educação Infantil  trabalhar identidade é fundamnetal durante todo ano letivo, pensando nisso preparamos algumas atividades como: identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Foi um grande sucesso, além do aluno reconhecer-se o professor também passou a conhecer melhor cada um deles, na verdade foi uma grande troca de alunos e professores.  Algumas atividades realizadas pelas professoras Cristiane, Susana, Kátia e Patrícia.

Desenhando o rostinho.

Concentração para desenhar a colega.

Pintura com cola colorida.

A modelo adorou fazer pose para as fotos.

Atividade da Professora Carol. Ficou muito fofo!!!!!!!!


Atividade da professora Patrícia. Colagem de papel picado.


Atividade da professora Susana. Pintura com guache, essa pintou até a unha, linda!!!

 

PIC - PRIMEIRA INFÂNCIA COMPLETA

 As atividades do PIC serão iniciadas no dia 14 de abril de 2012.
Contamos com vcs para que as articulações de território possam ser efetivas!!!...
Aproveitamos para lembrar que a participação dos familiares no PIC é condicionalidade do Cartão Familia Carioca...
Seguem em anexo cronogramas A, B e C e listagem das creches.







AUXÍLIO ÓRTESE E PRÓTESE: INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA QUINTA-FEIRA (29/3)

 http://cvasrio.blogspot.com/

AUXÍLIO ÓRTESE E PRÓTESE: INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA QUINTA-FEIRA (29/3):
O Previ-Rio abre as inscrições para o Auxílio Órtese e Prótese nesta quinta-feira (29/3), pela internet. Estas ficarão abertas o ano inteiro. Trata-se de um benefício de até R$ 15 mil para a compra de órtese e prótese não cirúrgica e outros equipamentos para auxiliar a locomoção, como cadeira de rodas elétrica. O benefício inclui prótese ocular. O benefício existia na gestão anterior, mas o valor era de R$ 7.300. A previsão de beneficiários é de em torno de 300 servidores.

Nesta segunda-feira (26/3), foi publicado o decreto que prevê o pagamento de encargos para os médicos servidores do município que fizerem a perícia para o benefício. O cadastro dos profissionais interessados será feito pela Secretaria de Saúde. Na terça-feira, sai a resolução conjunta para regularizar este pagamento  junto à SMA e, na quarta-feira sai a portaria, com dia das inscrições e outras informações de ordem prática relacionadas à concessão do benefício.

Diagnóstico precoce é fundamental para normalizar crescimento infantil

 http://www.blog.saude.gov.br/
Repassando

Diagnóstico precoce é fundamental para normalizar crescimento infantil:

Desde o nascimento, os pais devem levar os filhos ao pediatra e registrar a altura da criança no gráfico de crescimento Foto: Corbis
Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que pode ou não ser atingido. Para que toda criança alcance a estatura máxima, os pais devem estar atentos para o desenvolvimento dos filhos. A endocrinologista pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado, Maria Cristina Mopurgo, afirma que somente com diagnóstico precoce é possível normalizar o crescimento infantil. Para casos que necessitem de tratamento, é recomendado iniciá-lo até os 5 anos de idade. Aos 15 anos, já não há mais o que ser feito.
De acordo com a especialista, desde o nascimento, os pais devem levar os filhos ao pediatra e registrar a altura da criança no gráfico de crescimento. “Com isso, logo irão descobrir se a estatura está normal para a idade. É importante também comparar o tamanho da garotada na escola. Percebendo que a altura está abaixo do esperado, é recomendado levar a criança a um especialista para avaliação”, afirma.
Maria Cristina Mopurgo afirma que o hormônio responsável pelo crescimento é a somatropina, produzido pela glândula hipófise. “Antes da puberdade, ocorre o avanço da idade óssea, que promove a interrupção do desenvolvimento dos ossos. Depois disso, os hormônios não tem mais como agir. É por isso que o tratamento hormonal deve ser feito desde cedo”, explica. Doenças reumatológicas, artrite, anemia e asma aguda são algumas das que podem interferir no processo de crescimento, assim como uso de medicamentos com corticoides.
Se for detectada na criança a necessidade de tratamento hormonal, ela deve ser encaminhada a um endocrinologista pediátrico, que vai estudar o histórico familiar. Caso os pais tenham baixa estatura, é normal que a criança também não fique tão alta. O especialista vai usar uma fórmula para calcular o tamanho da criança e descobrir se ela está dentro do alvo genético, que é baseado na estatura dos pais.
Esse tratamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 10 anos. Basta procurar uma unidade de saúde e pedir encaminhamento para um endocrinologista pediátrico. Para ter acesso ao atendimento, a criança deve ser matriculada no serviço público e estar dentro dos critérios que a secretaria de saúde exige, além de apresentar todos os exames necessários. Então, é feito um relatório e encaminhado para a farmácia do SUS, que vai fornecer o medicamento gratuitamente.
Perigo – Alguns pais querem que os filhos sejam mais altos e procuram pelo tratamento hormonal, mas, de acordo com Maria Cristina Mopurgo, essa é uma medida imprudente caso a criança não necessite realmente da ajuda. “O tratamento não é totalmente isento de alguns efeitos colaterais nesses casos. Em famílias com histórico de câncer, o medicamento pode causar predisposição ao surgimento de tumores, ou desencadear um quadro de diabetes, por exemplo. Por isso, se a criança tem estatura normal ou é mais baixa somente por fatores genéticos, o tratamento hormonal é extremamente contra-indicado”, completa.
Fonte: Samuel Bessa/ Agência Saúde

Into vai atender pessoas com problemas ósseos relacionadas à doença renal crônica

 http://www.blog.saude.gov.br/
Into vai atender pessoas com problemas ósseos relacionadas à doença renal crônica:

Foto: db2stock/Tetra Images/Corbis
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) vai oferecer, a partir do dia 2 de abril, atendimento ambulatorial para pacientes que necessitem de avaliação de doenças ósseas relacionadas à doença renal crônica (DRC). O termo “osteodistrofia renal” define a patologia óssea associada a DRC. As alterações clínicas, laboratoriais e radiológicas são definidas, de uma forma mais ampla, como Distúrbio Mineral e Ósseo na DRC.
A doença é decorrente da incapacidade dos rins em manter níveis adequados de cálcio, fósforo e vitamina D na circulação sanguínea. O problema quando estabelecido pode resultar em fraturas, dor e deformidades ósseas. Em crianças, a doença pode se manifestar com a diminuição da velocidade de crescimento e baixa estatura.
De acordo com a equipe de nefrologistas do Into o objetivo deste novo serviço é diagnosticar, através de exames laboratoriais, de imagem e da biópsia óssea, a doença e sua origem exata.
Apesar do assunto ser bem conhecido na área e a incidência e prevalência da doença renal crônica em estágio terminal estar aumentando a cada ano na população em geral, o município do Rio de Janeiro não conta com um centro especializado para este tipo de atendimento. Se for necessária a realização da biopsia óssea (procedimento realizado com anestesia local e retirada de um pequeno fragmento de osso enviado para o estudo histológico), o paciente será internado no Hospital Dia do Into.
O tratamento para a doença óssea pode ser medicamentoso ou cirúrgico, com a retirada da paratireóide. A glândula é responsável pela regulação da concentração de cálcio e fósforo no sangue. Após o diagnóstico da doença óssea, o tratamento e acompanhamento destes pacientes será mantido ambulatorialmente.
Este novo atendimento será realizado inicialmente às segundas-feiras, das 12h30min às 16h30min. O paciente deverá trazer um encaminhamento de um nefrologista, documento de identidade e comprovante de residência.
Fonte: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into)

ATIVIDADES REALIZADAS PELO NES DA E. M. THOMAS JEFFERSON


Atividades que foram desenvolvidas nos meses de fevereiro e Marlo pela TES Jaqueline do NES DA  ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSON.
  1. Medir  - Pesar e Verificação do Cartão vacinal
  2. Dengue
  3. Alimentação Saudável 
  4. Higiene Bucal
  5. Higiene Corporal






Concurso dará bolsas de intercâmbio a alunos carentes

 http://oglobo.globo.com/
Concurso dará bolsas de intercâmbio a alunos carentes:
RIO - Alunos de escolas públicas brasileiras poderão concorrer a um intercâmbio gratuito. A AFS Intercultura Brasil, organização especializada em intercâmbio cultural, abriu inscrições para bolsas. Ao todo, dez estudantes serão contemplados e irão para países como Argentina, China, Colômbia, República Tcheca, Eslováquia, Costa Rica, Letônia, México, República Dominicana e Tailândia. O período de inscrições varia de acordo com a cidade. Para participar é preciso ser aluno do ensino médio, com idade entre 14 e 17 anos, com excelente desempenho acadêmico e renda familiar comprovada de até quatro salários mínimos (confira todas as regras aqui).
A bolsa corresponde a um ano de letivo do ensino médio e os embarques acontecerão a partir do segundo semestre de 2012. Estão incluídos, suporte 24 horas, orientação, passagem, hospedagem, alimentação, seguro saúde, material escolar, matrícula e mensalidade. O superintendente da AFS Intercultura Brasil Adolpho Fernandes disse que o objetivo é oferecer uma experiência cultural única.
- Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes de pouco poder aquisitivo uma experiência cultural única em suas vidas. Eles vão aprender a ver o mundo sob ângulos diferentes e descobrir que o certo e o errado são relativos. Com esta vivência, estes alunos farão parte de um grupo de pessoas que, assim como o AFS, estão dispostas a construir um mundo melhor com paz e igualdade - afirma Adolpho.

CRECHE ZUZU ANGEL - CMS MORRO UNIÃO

 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DESENVOLVIDO PELA EQUIPE MORRO UNIÃO NA CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL.
Atividades Realizadas:
08/03:  Palestra sobre Saúde Bucal e estímulo a atividade física.
13/03:  Escovação e aplicação de  fluor.
19/03:  Pesagem, medidas e cartão de vacina