segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Comunicado Escola 3.0

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
Comunicado Escola 3.0:




Prezados,
Com o apoio importantíssimo de vocês foram realizadas algumas melhorias no sistema (http://portalsme.rioeduca.rio.gov.br/).

Seguem as funcionalidades atualizadas/corrigidas e que estão disponíveis:

Documentos
·         Documentos do aluno
O sistema somente permitia emitir o histórico escolar na última escola onde o aluno estudou ou está estudando. Foi realizada uma alteração para permitir que todas as escolas onde o aluno tenha estudado possam emitir o histórico escolar, através da seleção da opção “Emitir documentos de anos anteriores”.

Relatórios

·         Programas sociais – Lançamento de frequência
O relatório de lançamento de frequência dos alunos que participam de programas sociais não estava exibindo os dados dos alunos, ele foi corrigido e está exibindo corretamente as informações.

·    Programas sociais – Notificação de descumprimento
A listagem de alunos não considerava o descumprimento da frequência da reunião de responsáveis, não exibindo alunos que tinham apenas essa condição. Isso foi corrigido e é possível emitir as notificações corretamente.

·         Quadros estatísticos – Movimentação por série/sexo
Foram realizadas correções de divergências na emissão do quadro estatístico referentes a não aparecer algumas turmas e diferenças nas somas de alunos que tiveram movimentação durante o COC.
Atenção: Foram apontadas algumas divergências nesse quadro quando da emissão dele no SCA e depois no SGA para uma escola que tenha sido migrada. Essas divergências ocorrem devido à diferença de definição entre os dois sistemas, e podem ser desconsideradas.

RIOCARD
Foi alterada a regra de transmissão de alunos à RioÔnibus para que não considere os alunos com idade inferior a 05 anos e transmita apenas os alunos com Idade >= 5 anos.

Qualquer dúvida ou problema, por favor, entrem em contato com o Help Desk.

Com a essencial ajuda de vocês, construiremos o Gestão Acadêmica de acordo com as necessidades e as expectativas!

ATENÇÃO - Apresentação e capacitação para inserção dos dados do PSE no SIMEC.

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
Se liguem nesta capacitação!!!
Apresentação e capacitação para inserção dos dados do PSE no SIMEC.:


   No próximo dia 16 de agosto ( quinta-feira) às 9hs, acontecerá no Auditório da 5ª CRE, Rua Marupiara, s/nº Rocha Miranda  (convite segue via protocolo) a apresentação e capacitação para a inserção dos dados do PSE no SIMEC.
                  
   Lembramos que temos um pequeno prazo para a inserção das informações no sistema (SIMEC) e, portanto, sua presença é indispensável.

     
       Escolas da  6ª CRE que deverão estar presentes : 

        0622001 ESCOLA MUNICIPAL GUILHERME TELL
       0622004 ESCOLA MUNICIPAL PARAÍBA
       0622005 ESCOLA MUNICIPAL CYRO MONTEIRO
       0622007 ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE FARAH
       0622009 ESCOLA MUNICIPAL COELHO NETO
       0622014 ESCOLA MUNICIPAL BÉLGICA
       0622020 ESCOLA MUNICIPAL MAURICE MAETERLINCK
       0622023 ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO AMADO
       0622024 ESCOLA MUNICIPAL MARIO PIRAGIBE
       0622026 ESCOLA MUNICIPAL CLAUDIO GANNS
       0622027 ESCOLA MUNICIPAL HILDEGARDO DE NORONHA
       0622201 CIEP POETA FERNANDO PESSOA
       0622202 CIEP GENERAL AUGUSTO CESAR SANDINO
       0622203 CIEP OSWALD DE ANDRADE
       0625001 ESCOLA MUNICIPAL ALÍPIO MIRANDA RIBEIRO
       0625002 ESCOLA MUNICIPAL FIRMINO COSTA
       0625003 ESCOLA MUNICIPAL MONTE CASTELO
       0625004 ESCOLA MUNICIPAL GENERAL OSÓRIO
       0625005 ESCOLA MUNICIPAL CHARLES ANDERSON WEAVER
       0625006 ESCOLA MUNICIPAL ERICO VERÍSSIMO
       0625007 ESCOLA MUNICIPAL JI ANA DE BARROS CAMARA
       0625008 ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO FRANCISCO MONTEIRO
       0625011 ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ESCRAGNOLLE DÓRIA
       0625012 ESCOLA MUNICIPAL FROTA PESSOA
       0625013 ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
       0625028 ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO HILTON GAMA
       0625035 ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO MARCOS TAMOYO
       0625039 ESCOLA MUNICIPAL ANA MARIA CRISTINA MARQUES RIBEIRO
       0625040 ESCOLA MUNICIPAL AMARELINHO
       0625204 CIEP RUBENS GOMES
       0625205 CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO
       0625206 CIEP ANTON MAKARENKO
       0625501 CIEP DOUTOR ADÃO PEREIRA NUNES
       0625502 CIEP ZUMBI DOS PALMARES
                   
                          Abraços,
            Equipe de Ação Integradora

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA ANDREIA FONTES - CSF MARCOS VALADÃO

No dia 9 de agosto, a equipe da Clínica da Família Marcos Valadão esteve na E. M. Andrea Fontes Peixoto, localizada em Acari.  A equipe que tem um planejamento anual de Promoção de Saúde falou com os alunos sobre "Paternidade Responsável".  
A comunidade Escolar foi muito receptiva ao tema, pergu ntaram, tiraram dúvidas.



  O mais importante da conversa foi falar de responsabilização, carinho, cuidado.
SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!


Homens devem ficar atentos aos exames preventivos do câncer de próstata

 http://www.blog.saude.gov.br/
Homens devem ficar atentos aos exames preventivos do câncer de próstata:

Foto: Corbis Images
O preconceito ainda é o maior inimigo dos homens quando o assunto é o exame da próstata. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que fica abaixo da bexiga. Ela produz parte do sêmen. O câncer de próstata é silencioso e só começa a apresentar sintomas quando já está em um estágio avançado. Por isso, os médicos recomendam exames regulares de prevenção para os homens com mais de 45 anos. O principal deles é o toque retal seguido de exame de sangue.
O advogado André Carlos Oliveira não tem preconceito e faz anualmente o exame de prevenção. ”Eu já fiz três vezes, uma com toque e as outras duas eu fiz com exame de sangue. Eu não tenho preconceito nenhum e aconselho a todos os homens a partir dos 40 anos a fazerem o exame. O primeiro sendo o de toque e os demais com o exame de sangue”.
O chefe do serviço de urologia do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Tomás Accioly, explica o que acontece com a pessoa quando o câncer de próstata já está avançado. ”Pode urinar sangue, pode obstruir a passagem da urina, vai dar metástase óssea, vai ter dores horríveis no corpo. E vai avançando e a pessoa morre no estado de caquequicia uma morte muito lenta, porque tumor de próstata ele vem crescendo progressivamente. A qualidade de vida da pessoa vai cair próximo de zero. Então, acho que para evitar esse tipo de sofrimento todo que vai ter passar é preferível fazer um exame simples de próstata”.
O Ministério da Saúde repassa dinheiro para as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos municípios e estados. O dinheiro vai para o monitoramento da doença, material de propaganda para conscientização das pessoas, capacitação de profissionais do SUS e a implantação do pré-natal masculino.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

ATENÇÃO - Conselho Nacional de Justiça premia projetos para a infância

Conselho Nacional de Justiça premia projetos para a infância: Até o dia 6 de setembro, o I Prêmio CNJ Infância e Juventude, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebe inscrições para projetos destinados a crianças e adolescentes desenvolvidos por servidores, magistrados e tribunais, de forma individual ou coletiva. Os trabalhos devem ser enviados ao portal do CNJ. Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora de 10 de setembro a 5 de outubro e o resultado será publicado em 8 de outubro. O Prêmio tem como objetivo priorizar projetos … Continue lendo →

FIQUE SABENDO - Material apoia a inserção da igualdade racial na educação infantil

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Material apoia a inserção da igualdade racial na educação infantil:
Por Blog Educação

Guia orienta professores e diretores escolares para trabalhar com o tema.
A discriminação racial ainda é uma forte realidade dentro das escolas. Pequenas ofensas entre os colegas sobre a característica do cabelo (liso, crespo, ondulado), a cor da pele e o tipo físico predominam nas salas de aula e acabam influenciando o comportamento da criança ao longo de sua vida. Por isso, é de extrema importância que haja um trabalho de estímulo à igualdade já na educação infantil.
Pensando nisso, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, em parceria com o Instituto Avisa Lá, a Universidade Federal de São Carlos – UfsCar e o Ministério da Educação – MEC, desenvolveu um material de apoio aos profissionais de Educação para promover a igualdade racial entre os alunos da educação infantil.
Composto por quatro vídeos educativos e um guia prático, o Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial foi lançado exclusivamente para diretores e gestores de escolas, professores da educação infantil e secretarias de educação e pode ser adquirido pelo portal do MEC. “A ideia é introduzir a temática racial sem induzir ao preconceito. O objetivo do material é justamente quebrar essa visão das crianças”, explica a coordenadora geral do projeto, Silvia Pereira de Carvalho, do Instituto Avisa Lá.
Dessa forma, o material ensina o profissional a inserir a cultura africana nas aulas ou na própria gestão da escola. “Eles terão contato com discussões geradas pelos conteúdos dos vídeos. Assim, é possível desenvolver um processo consistente de formação, que incluirá a dimensão da igualdade racial nas práticas pedagógicas das instituições”, disse Carvalho.
Um exemplo simples é a inserção dos padrões de estética africanos nos contos de fadas. “A princesa loira de olhos azuis pode virar uma princesa africana. Acho que isso até aproximará os contos de fadas, que obedecem os padrões europeus, à realidade brasileira. Afinal, nossas crianças, em sua maioria, não são parecidas com as bonecas Barbie”, relatou a coordenadora.
Lei
Inserir a igualdade racial na educação infantil não é uma questão apenas de valores. Desde 2003, a Lei 10.639 obriga o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. As disciplinas devem englobar no currículo os seguintes temas: história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

ATENÇÃO - Só 11 estados aprovam mais de 80% dos alunos no 6º ano - Educação - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
Leiam a matéria publicada pela revista VEJA está bem interessante, abordando tema tão difícil que é o fluxo escolar que interfere no desempenho dos alunos.
Só 11 estados aprovam mais de 80% dos alunos no 6º ano - Educação - Notícia - VEJA.com