terça-feira, 9 de novembro de 2010

PSE CONVIDA: José Pacheco - Muitas perguntas - Muitas Histórias!!





Alguém já lhe fez essa pergunta algum dia? Você - que é mãe, pai, professor, estudante, executivo, médico, psicólogo, diretor, avô, filho – já se perguntou o que quer aprender? Começamos assim o nosso encontro com muitas perguntas, provocações e muitas, mas muitas histórias.

José Pacheco não falou só da Escola da Ponte - Portugal, falou também que é o desafio que o atrai ao Brasil. Encontrei escolas em tudo idênticas às europeias: com grandes recursos, mas acomodadas. E, em escolas sem um mínimo de condições, encontrei professores que não aderem a "modismos" e que apesar das precárias condições de trabalho, não desistem de se melhorar e de melhorar as suas escolas. e muito mais.
Foi muito interessante!!

Rio implanta sistema de informação sobre crimes contra crianças e adolescentes

Por Redação.. - 17:05:00 - 33 Views

Rio de Janeiro (O Repórter) - O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro está implementando um grande cadastro de informações que possibilite que qualquer cidadão brasileiro acesse, via internet, todas as informações sobre crimes contra crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro. O Sistema de Informação da Infância e Adolescência será implementado no dia 10 de novembro, às 14 horas em cerimônia na UERJ.

Os Conselhos tutelares dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro vão alimentar esse sistema com todos os tipos de informações e números relativos à infância e adolescência. Cada uma das denúncias de maus-tratos, exploração sexual, desaparecimento, entre outras, que chegarem aos conselhos tutelares será inserida no sistema com especificações de local, município, instituição, descrição do processo e seu status, dizendo se está tendo andamento ou se foi abandonado.

"Além de ser uma fonte de mapeamento de dados sobre as crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro, esta é uma ferramenta de consulta e fiscalização aberta à sociedade. Através do SIPIA, será possível acompanhar junto aos Conselhos tutelares providências sobre as violências cometidas", explica Ricardo Henriques, presidente do CEDCA e Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Através do Sistema de Informação da Infância e Adolescência, será possível ainda consultar quantos conselhos tutelares e conselhos de direito existem em cada município, além do número de escolas, hospitais, cursos e demais instituições em funcionamento, tanto na rede pública, como na privada, e quantas pessoas são atendidas em cada uma delas.

"O CEDCA está tomando a iniciativa de treinar os conselheiros tutelares de todos os municípios do Estado. A partir daí, cada Conselho será responsável pela alimentação de dados em sua região", explica Henriques.

Evento vai ensinar crianças como se prevenir contra a dengue em Ipanema

Plantão | Publicada em 09/11/2010 às 16h29m
O Globo

RIO - O Instituto Trevo (organização sem fins lucrativos que atua em

projetos de educação e esportes), em parceria com a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, realiza nesta quarta-feira, a partir das 9h30m, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, o evento Por um Rio sem dengue. A ação contará com um estande informativo da Secretaria de Saúde, com visualização do mosquito no microscópio e orientações à população sobre a prevenção da doença. Alunos e representantes das escolas de Ipanema, Leblon e Gávea que fazem parte do Programa de Prevenção contra a Dengue - realizado desde 2008 pelo Instituto Trevo e secretaria - vão participar. Haverá oficina de artes e concurso de desenhos sobre o tema, números circenses com as crianças do AfroCirco, Circo do Afroreggae, e esquetes teatrais e musicais ensinando, de forma lúdica, às crianças tudo sobre a doença.
Links patrocinados

UFRJ vai formar profissionais de saúde em cursos a distância

RIO DE JANEIRO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou nesta segunda-feira (8) um laboratório para capacitar profissionais de saúde de todo o país, por meio da educação a distância. O Laboratório de Educação a Distância em Saúde Coletiva da UFRJ faz parte da rede de capacitação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Aberta do SUS, e prevê qualificar até 4 mil pessoas nos próximos dois anos.

Inicialmente, o laboratório oferecerá apenas cursos na área de saúde ambiental, como o de avaliação de riscos por exposição a substâncias perigosas. De acordo com a coordenadora dos cursos, Carmen Fróes, a ideia é oferecer capacitação também em outras áreas, como a de epidemiologia.

“A educação a distância é importante porque este país é continental. Capacitar pessoas que ficam longe dos centros de referência de forma presencial, com viagens, resulta num custo altíssimo. Por outro lado também, a educação a distância permite que o profissional organize a agenda dele para o melhor momento em que pode fazer uma capacitação. Portanto, isso aumenta muito as oportunidades dos profissionais do Brasil inteiro”, disse.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Francisco Campos, os cursos do laboratório da UFRJ se somarão aos outros cursos da Universidade do SUS, que antes eram focados apenas nas áreas de gestão do SUS e de capacitação em saúde da família.

De acordo com o secretário, o uso da educação a distância para capacitação de profissionais de saúde permitiu ampliar muito o número de pessoas beneficiadas.

“As capacitações atingiam apenas dezenas ou, no máximo, uma centena de pessoas. Neste momento, na área de saúde da família, por exemplo, estão matriculadas cerca de 20 mil pessoas. A gente não pode dar resposta a um programa tão complexo como esse de capacitação, formando apenas 30 pessoas. Se continuássemos a formar apenas de forma presencial, certamente demoraríamos mais de 100 anos para capacitar as pessoas”, afirmou.

Além de oferecer os cursos, o laboratório da UFRJ também servirá para criar novos modelos educacionais e de tecnologia da informação para a capacitação de profissionais de saúde.

Conheça alguns blogs de Educação do Brasil

novembro 9, 2010 05:48 pm

Blogs hoje representam uma grande fonte de informação para milhões de leitores na internet. Eles não substituem os sites de conteúdo, mas a possibilidade de interação e disseminação das informações tornam a ferramenta atraente por sua dinâmica.

Pensando nisso, professores, especialistas, escolas, ONG’s, empresas e interessados nos assuntos referentes à Educação passaram a produzir e compartilhar suas opiniões, estudos e informações sobre a área, bem como utilizar estes canais para discussões e como fonte de pesquisa.

Listamos abaixo alguns Blogs que têm como temática central a Educação. Confira!

EducaJá
http://www.educaja.com.br
Blog com dicas de leitura e de eventos que ilustra problemas e soluções na Educação dos filhos, com um amplo espaço para perguntas;

Direito de Aprender
http://direitodeaprender.blogspot.com/
O Direito de Aprender defende a Educação pública de qualidade para todos;

PlugEdu
http://www.plugedu.com/news/
Rede Social voltada para educadores que disponibiliza informações sobre Educação por meio de notícias, artigos, colunas e fóruns de discussão;

Idéias em Educação
http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/ideiasemeducacao/index.php/category/blog
Blog do portal Líderes em Gestão Escolar, da Fundação Lemann. A página apresenta informações, debates e análises em políticas educacionais;

Blog Educação
http://www.blogeducacao.org.br/
Projeto desenvolvido pelo Instituto Votorantim para promover a sensibilização e a mobilização de funcionários e comunidades onde o Grupo Votorantim atua, visando a melhoria da qualidade da educação;

Mãe com Filhos
http://www.maecomfilhos.com.br
Blog com o objetivo de ajudar pais e mães a conhecer melhor seus filhos e sentir que não estão sozinhos ao tentar entender qual o papel das novas mídias dentro do mundo das crianças;

Nossos Pequenos Leitores
http://www.nossospequenosleitores.blogspot.com/
Blog que visa democratizar e desmistificar o consumo da literatura infantil;

Blog da Mobilização
http://familiaeducadora.blogspot.com/
Blog do Ministério da Educação (MEC) que chama a sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender a todos os brasileiros;

Programa Jornal e Educação
http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Blog do Programa Jornal e Educação que apresenta notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas aos projetos Jornal e Educação e Jovens Leitores;

Secretaria realiza ação no Dia Mundial do Diabetes

09/11/2010

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil comemora o Dia Mundial do Diabetes com uma semana de atividades de prevenção e esclarecimento nas unidades da rede. Até o dia 14 de novembro, postos e centros de saúde realizarão palestras sobre a importância do diagnóstico e cuidados.

Nesta terça, dia 9, das 9 às 16 horas, será realizada ação de conscientização no calçadão de Bangu. Durante o evento, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e nutricionistas desenvolverão atividades como orientação nutricional, avaliação dos pés, auriculoterapia e reflexologia.

Professores de educação física também participarão orientando sobre atividades físicas e falarão sobre os benefícios oferecidos pela Academia Carioca da Saúde, projeto da SMSDC que já implantou 13 academias em unidades de saúde.

A lista de atividades oferecidas pelas unidades e os horários podem ser consultados no site http://www.rio.rj.gov.br/smsdc.

Prova do concurso para Agente Educador II será no dia 21

09/11/2010

Edital da Secretaria Municipal de Administração, nesta terça-feira, dia 9, no Diário Oficial do Município, informa que será no dia 21 de novembro, às 9h, nos locais disponíveis no site http://concursos.rio.rj.gov.br, a prova do concurso público da Secretaria Municipal de Educação para Agente Educador II.



Os candidatos devem comparecer uma hora antes, às 8h, aos locais da prova, com documento de identificação que serviu de base para inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os portões serão fechados às 9h.

Brasil precisa substituir lixões por aterros sanitários até 2015

A implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em agosto e ainda sem regulamentação, terá como grandes desafios a gestão compartilhada, o prazo para substituição de lixões por aterros sanitários e a ampliação e melhoria da produtividade da coleta seletiva.

As metas foram listadas nesta segunda-feira (8/11) pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, disse que a regulamentação da PNRS – que tinha prazo de 90 dias, contados a partir de 2 de agosto – será concluída até o fim deste governo e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministério já tem uma minuta do decreto e está discutindo o texto no governo e com entidades do setor de gestão de resíduos.

A lei prevê a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos e proíbe a manutenção de lixões em todo o país. Segundo Silvério, estados e municípios terão até agosto de 2011 para elaboração de planos de gestão de resíduos. Até 2015 o país terá que ter eliminado os lixões.

“O esforço inicial é para garantir a implementação de aterros. A lei dá quatro anos de prazo máximo para adequação de aterros e fim dos lixões”, disse o secretário durante apresentação no seminário Regulação e Gestão de Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos: Aproveitamento Energético do Metano de Aterros Sanitários.

O governo deverá estimular projetos compartilhados entre municípios e estados e iniciativas intermunicipais, que têm custo operacional reduzido, se comparados com projetos individuais. Uma das orientações, segundo Silvério, será a criação de autarquias municipais ou intermunicipais de gestão de resíduos.

“Queremos estimular a formação de consórcios públicos para gestão, isso otimiza investimentos e permite planejamento e gastos compartilhados”, comparou.

Evitar que os aterros voltem a se transformar em lixões por falta de gestão também é umas das preocupações do governo. Entre as possibilidade para garantir a sustentabilidade financeira dos empreendimentos estão o aproveitamento do metano liberado pelo lixo para produção de energia e a criação de estímulos fiscais vinculados à manutenção dos projetos. “O país tem que ter uma meta para recuperação de energia em aterros a partir do gás metano. Os planos [estaduais e municipais] terão que contar com a perspectiva de recuperar energia dos aterros”, sugeriu Silvério.

Durante a apresentação, o secretário também apontou a necessidade de ampliação e melhoria da qualidade da coleta seletiva. Dos 5.565 municípios brasileiros, somente cerca de 900 têm o serviço de coleta seletiva. E a produtividade é baixa: apenas 12% do que é coletado é de fato reciclado, segundo Silvério.

(Agência Brasil)

Concurso da Prefeitura para seleção de projetos de artes cênicas inscreve até dia 29

09/11/2010

Até 29 de novembro, das 10h às 17h, na sala 263 do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, a Secretaria Municipal de Cultura estará recebendo projetos de artes cênicas MP concurso com oferta de apoio financeiro.



Esse e outros itens corrigidos constam no comunicado de Errata no Diário Oficial do Município, hoje, dia 9, para conhecimento dos interessados no Edital de Concurso 01/2010.



Mais informações pelo telefone / fax 2976-2151 ou no correio eletrônico rteatro@pcrj.rj.gov.br .

Alunos e professores da rede são premiados na Maratona Rachel de Queiroz

A premiação faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores

09/11/2010 » Autor: Juliana Gomes

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e os acadêmicos da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara premiaram, nesta terça-feira (dia 10), na sede da ABL, os seis alunos da rede que elaboraram as melhores redações da Maratona Rachel de Queiroz. Em homenagem ao centenário de nascimento da escritora, os alunos do 8° e 9° anos e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) apresentaram suas visões sobre a vida e obra da escritora. De acordo com a secretária Claudia Costin, o sucesso da Maratona só é possível por meio dos professores, que estimulam e resgatam o hábito da leitura nos alunos.



– A Maratona anterior, sobre Euclides da Cunha, já tinha atingido um bom nível entre os alunos da rede. A qualidade das redações, superada neste ano, me faz acreditar na educação pública do Rio de Janeiro. É possível que se faça um ensino exigente, para dar um salto na qualidade da Educação, com dança, música, teatro e literatura – afirmou a secretária Claudia Costin, emocionada.



A Maratona Rachel de Queiroz durou quatro meses e contou com 11 palestras de acadêmicos da ABL em escolas da rede municipal e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os alunos e professores que participaram das palestras receberam o livro “Evocações de Rachel de Queiroz”, organizado pelo acadêmico Arnaldo Niskier. Para o imortal e amigo da autora, a qualidade dos trabalhos superou as redações da Maratona Euclides da Cunha, realizada em 2009.



– O que mais me chamou a atenção, além da criatividade e qualidade da escrita, foi a clara adesão dos alunos às novas regras do Acordo Ortográfico. Isso também é fruto do trabalho heróico dos professores – observou o acadêmico Arnaldo Niskier.



Durante a premiação da Maratona, os alunos da Escola Municipal Cuba, coordenados pela professora Vera Bastos, apresentaram três peças teatrais sobre a obra de Rachel de Queiroz. A apresentação emocionou os participantes do evento ao abordar as principais obras da autora, como “O Quinze”, sobre a seca que assolou o serão nordestino em 1915.



Além da apresentação teatral, a aluna Stefanye Rafael Jardim, do 8º ano da Escola Municipal Barão da Taquara, representou os alunos premiados pela Maratona ao ler a sua redação sobre a vida da escritora brasileira.



– A ideia do meu texto veio do livro “A Menina que Roubava Livros”, do escritor australiano Markus Zusak – revela a aluna. Assim como na obra, o texto de Stefanye é narrado pela morte, que acaba se apaixonando por Rachel de Queiroz. Além da aluna, todos os alunos premiados e seus professores receberam três livros de literatura, um dicionário e uma gramática.



A Maratona Escolar Rachel de Queiroz faz parte do projeto Rio, uma cidade de leitores, cujo objetivo é estimular e resgatar o hábito da leitura prazerosa nos alunos e professores da rede municipal de ensino. Uma das principais iniciativas do programa é a Biblioteca do Professor. Por meio de votação online, a partir de uma lista de livros de literatura nacional e estrangeira, são escolhidos os dois mais votados de cada categoria para serem entregues aos professores e auxiliares de creche.



Confira abaixo a redação da aluna premiada Stefanye Rafael Jardim, da da Escola Municipal Barão da Taquara:

Lembranças



Esperei anos para ter essa oportunidade. Raramente tenho tempo, mas hoje reservei esses pequenos minutos para contar a essência de uma mulher que foi capaz de me fazer perder tanto tempo para acompanhá-la. E não foi em vão.



Rachel sempre foi muito tímida, pois ainda lembro-me do primeiro livro que ela leu “Ubirajara” de seu primo José de Alencar e sua voz dizendo bem baixinho, “Não entendo nada”, com apenas 5 anos de idade, não era obrigada saber.

Lembro da menina Rachel em sua casa em 1915, quando eu e ela olhávamos pela janela. A imagem, já conhecida por muitos menos por Rachel:a seca. Um sol rigorosamente quente. Nessa época trabalhei muito, pois a fome e a falta de esperança tiraram muitas vidas.



Em 1930, agora Rachel com seus 20 anos foi submetida a um rígido tratamento de saúde, estava com suspeita de tuberculose, doença que já me deu muito trabalho. Será que já era a hora? De repente eu a ouvi dizer: eu tenho que escrever.



Ela pegou uma cadeira, colocou uma almofada por trás de suas costas e ali diante de mim começou a escrever. Escrevia por horas que depois viraram dias e meses.



Resolvi aproximar-me e li o que estava escrito no papel que ela acabara de tirar, e quando olhei lembrei de tudo, do passado, de 1915, da menina Rachel com a parte da face molhada pela lágrima que escorria diante do que via. Esta realidade serviu para Rachel escrever a história de seus personagens. Ela era incrível, pensei. Ficou famosa com O Quinze.



Era de uma simplicidade extrema, sempre foi guerreira e sofreu muito, principalmente quando chegou o dia em que tive de levar embora sua filha com apenas 18 meses de vida. Infelizmente tive de fazê-lo.



Continuei acompanhando-a. Era incrível como ela escrevia tanto, onde ela arrumava tanta inspiração para escrever tantos romances e crônicas? Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras.



Rachel sempre foi especial pra mim, e eu sempre achei que eu não teria coragem e força o suficiente para levá-la. Agora com seus 92 anos, era a hora certa.



Com um largo sorriso me acompanhou. Aproximei-me e disse o quanto a amava. Por incrível que pareça, a morte também pode se apaixonar.



Stefanye Rafael Jardim - 8º ano - Turma 1803
Professora orientadora: Lilian dos Santos de Mello Gonçalves
Direção: Guilherme Frederico Degou
Escola Municipal 07.16.041 Barão da Taquara

Filósofo, sociólogo e educador colombiano, Bernardo Toro, fala sobre os desafios da Educação no Brasil

Filósofo, sociólogo e educador colombiano, Bernardo Toro, fala sobre os desafios da Educação no Brasil

PSE CONVIDA - JOSÉ PACHECO - ESCOLA DA PONTE - É HOJE