quinta-feira, 14 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Criança birrenta!

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Criança birrenta!:
Seja porque foi contrariado ou só para chamar a atenção mesmo, toda criança faz birra em algum momento. Vale a pena ler as dicas abaixo. Elas te ajudarão a lidar melhor com esse pequeno grande probleminha!

1- Verifique se algo realmente incomoda a criança

Mesmo que seu filho já tenha a alcunha de birrento, é importante verificar se a criança realmente não está com algum problema. Procure por algo que possa estar incomodando seu filho: sono, fome, frio, calor, dentes, dores e desconfortos em geral. Faça o check-up e, se identificar alguns dos fatores acima, tente resolvê-los.

2- Mantenha a calma

Manter a calma e passar isso à criança ainda é o melhor jeito de lidar com as birras. Olhe nos olhos do pequeno, fale devagar e em um tom suave, mostrando que o comportamento dele não atinge o seu. Se o motivo para o show for querer chamar a atenção, tudo estará resolvido e sem você precisar se descabelar.

3- Não faça pouco caso da criança

Em um acesso de raiva, não subestime, nem ridicularize a ira do pequeno. Ao invés de dizer “Está com raivinha, é?” ou “Ai, que mêda!”, prefira: “Olha, você tem todo o direito de estar com raiva, medo, frustração, chateação, ciúme, mas não pode machucar ninguém, nem se machucar”.
Ensine seu filho a reconhecer os tons de voz que ele usa. Nomeie todos eles, como reclamão, alegre, atrevido, amoroso. Na hora da birra, mostre que ele está usando um tom que você não gosta. Reconhecer suas próprias entonações é um passo importante para um pedido de desculpas.
Criança birrenta!

4- Acima de tudo, eduque

É importante que a criança saiba que seus atos terão conseqüências, por menores que sejam. Rabiscou ou rasgou o dever de casa? A criança vai ter que explicar à professora. Quebrou o brinquedo? Não vai ter reposição”.
Se o pequeno fez cara feia para alguma coisa, mande-o para o quarto dele e só o deixe sair de lá quando for capaz de esboçar um sorriso sincero. Outra alternativa é retirar algo que ele goste, como um brinquedo, por exemplo. O prazo para o mimo ficar separado da criança deve variar conforme o tipo de birra feita.
Para evitar contestações do tipo “Por que eu tenho que fazer isso?”, crie uma rotina para a criança e envolva a família inteira nessa. É importante o pequeno ter certos “deveres diários” e entender que aquilo deve ser feito para que ele contribua com a família.
Em qualquer situação, ao invés de dizer “não”, tente fornecer alternativas para a criança. Responda, por exemplo, que ela pode assistir TV assim que guardar os brinquedos ou que pode comer chocolate depois de jantar. Use sempre o “sim” nesse casos, junto com a condicional.

5- O poder da música

Se o choro não para, procure alguma coisa que acalme o seu filho. Os sons são bons aliados nessa hora, desde o barulho do aspirador de pó até uma música clássica.
No carro, o recurso sonoro também pode funcionar muito bem e evitar reclamações, principalmente no caso de viagens longas. E não precisam ser só músicas, CDs de histórias também costumam entreter as crianças. Se seu carro não tiver aparelho de som, experimente cantar junto com o pequeno.

6- Psicologia infantil!

Outra boa dica para colocar a criança na cama é deixá-la escolher o máximo possível as pequenas tarefas que antecedem esse momento. Por exemplo, sempre pergunte: “Qual perna vai primeiro no pijama, direita ou esquerda?”; “Quantos minutos você quer que eu fique do seu lado, três ou cinco?”; “Deixo a porta só um pouquinho aberta ou bastante?”. Se sentindo no controle da situação, o pequeno poderá relutar menos.
Mudar o ambiente gera novas distrações para as crianças. Se seu filho está resmungando dentro de casa, por exemplo, diga para ele ir dar uma volta, nem que seja somente até o quintal.
Na hora de fazer compras no supermercado, ocupe as crianças o suficiente para que elas não tenham tempo de ficar pedindo coisas. Deixe que elas peguem os produtos nas prateleiras, por exemplo, coloquem tudo no carrinho de um jeito bem ajeitado e deem um “ok” na lista.

7- Não valorize comportamentos incorretos

Se não conseguir mesmo evitar a birra, tem uma dica bem simples, mas nem tão fácil assim de ser seguida: ignore a criança. Tentar explicar as coisas para ela nessa hora não vai adiantar em nada e pode até piorar as coisas. É como tentar ensinar a nadar uma pessoa que está se afogando. Qualquer conversa deve esperar a birra passar, então, vire as costas e saia andando.
Fonte: Revista Pais e Filhos / Pediatria Brasil
Foto: Stock.xchng, mrgoose
Última atualização: 14/06/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

OPAS divulga diretrizes sobre publicidade de alimentos para crianças

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
OPAS divulga diretrizes sobre publicidade de alimentos para crianças:
A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) lançou durante o World Nutrition Rio2012, um documento com as recomendações da consulta de especialistas sobre a promoção e a publicidade de alimentos e bebidas não alcoólicas para crianças nas Américas.

A reunião foi realizada na sede da OPAS em Washington, em maio de 2011, para definir as novas recomendações sobre o tema. O Brasil foi representado por integrantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e do Instituto Alana. Especialistas, autoridades e organizações do México, dos Estados Unidos, do Canadá, do Peru, do Chile e da Argentina também participaram da elaboração do documento.

A primeira das 13 principais recomendações do documento estabelece que o Ministério da Saúde, por meio de seus aparelhos institucionais, deve assumir a liderança no processo de regulação da promoção e da publicidade de alimentos. O ponto fortalece a Resolução nº 24 da Anvisa, de 2010, que determina que a publicidade de alimentos com alto teor de sódio, gorduras e açúcar seja acompanhada de alertas para possíveis riscos à saúde no caso de consumo excessivo. Hoje a norma encontra-se suspensa por decisão da Justiça para empresas associadas a algumas entidades, como a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Participaram da mesa de lançamento Janine Coutinho, da OPAS/Brasil, Corinna Hawkes, consultora da OMS e da OPAS, Enrique Jacoby, consultor regional da OPAS, e Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana. A plateia reuniu cerca de 90 pessoas e o debate despertou uma série de questões relevantes sobre a necessidade de se regular a publicidade de alimentos voltada ao público infantil.

O tema também foi ressaltado na plenária de encerramento do World Nutrition, quando Philip James, professor da London School of Hygiene and Tropical Medicine (Inglaterra), parabenizou a iniciativa da OPAS, dizendo que o documento traz recomendações importantes e um verdadeiro passo a passo para o enfrentamento a obesidade infantil nas Américas. E ainda sublinhou que o Brasil não deve subestimar seu potencial como um ator importante na construção de políticas públicas na área de saúde.

Conheça as 13 principais diretrizes sugeridas pela OPAS:
1. Desenvolver uma política acerca da promoção e da publicidade de alimentos para crianças junto com o Ministério da Saúde ou com um departamento, agência ou instituto associado, assumindo a responsabilidade pelo processo.

2. Adotar como objetivo a política de reduzir a exposição infantil à promoção e à publicidade de alimentos com elevado teor de gordura, açúcar ou sal, com a meta de diminuir os riscos à saúde das crianças.

3. Iniciar o processo de implementação da política desenvolvendo e mantendo consenso dentro do governo sobre a necessidade da referida política.

4. Envolver outras partes interessadas para ampliar o conhecimento e conscientização do impacto adverso do marketing de alimentos sobre as crianças.

5. Reunir um grupo de trabalho de partes interessadas, liderado pelo governo, como a entidade responsável pelo desenvolvimento de políticas.

6. Solicitar que este grupo de trabalho defina o escopo das políticas em termos do significado de cada elemento da “promoção e da publicidade de alimentos para crianças”, definido pelo Grupo da Consulta de Especialistas nas Recomendações 7–10.

7. A definição de “promoção” deve abarcar todas as técnicas de marketing por meio de todos os canais de comunicação, inclusive mensagens divulgadas em escolas e outros locais frequentados pelas crianças.

8. A promoção e a publicidade “para” crianças devem ser definidas como aquelas direcionadas exclusivamente para crianças, com apelo especial para elas e, na mídia mensurada, aquelas dirigidas a adultos, mas assistidas por crianças.

9. A palavra “Crianças” deve ser definida como pessoas com menos de 16 anos de idade.

10. A palavra “Alimentos” deve ser definida de modo a incluir tanto alimentos que devem ser comercializados (alimentos que as crianças devem consumir mais em uma dieta saudável), como alimentos que devem ser banidos, segundo os critérios de nutrientes máximos aceitáveis, detalhados na presente recomendação.

11. Concretizar as ações acima mencionadas em um prazo de, no máximo, 18 meses.

12. Implementar a política por meio de disposições legais.

13. Designar um órgão para monitorar, utilizando um conjunto uniforme de indicadores, os efeitos e a eficácia das políticas sobre a exposição de crianças à promoção e à publicidade.

Fonte: Projeto Criança e Consumo

Veja a entrevista de Enrique Jacoby e Isabella Henriques no World Nutrition Rio2012


Lista de Filmes - Inclusão

 http://vivianepatrice.blogspot.com.br/
Lista de Filmes - Inclusão:

Já postei anteriormente uma sugestão de filmes para se trabalhar com a inclusão, mas segue outra lista, com novas sugestões.

 A Cor do Paraíso - (DV) O filme começa com Mohamed esperando seu pai vir buscá-lo para as férias,  a escola especial para cegos onde estuda. A espera é longa, pois o seu pai está relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões de se casar de novo

A maçã - (DV e SOCIAL) Trata de um isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando
A História de Peter- (DM) Peter inicia sua inclusão numa escola regular, sendo muito agressivo, depois adapta-se por receber colaboração dos colegas 

Amargo Regresso (DF)  Um capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele

 Além dos Meus Olhos (DV)  Ethel cega e casada com James, que tem a mesma deficiência. Apesar das dificuldades, os dois sempre viveram bem, mas as coisas se complicam quando descobrem que não podem ter filhos e que, para adotar uma criança, terão de lutar contra a burocracia do Estado e a desconfiança dos assistentes sociais
A Pessoa é para o que Nasce  (DV) - documentário de 3 irmãs cegas no interior de Paraíba
A Primeira Vista (DV)  Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado 
em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.
A Sombra do Piano (Autismo) - Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.
 Alison Peebles -  ( Sind Down) Relação de uma moça com síndrome de down e seu irmão.
A Procura de Mr. Goodbar (DA) Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos
Amadeus (Sindrome de Touren) Mostra no início, sintomas da Síndrome de Tourett
AMY (DA DV)  Uma vida pelas crianças. Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.
Asas da Liberdade ( Doença Mental/psicose) Um ex-combatente do Vietnam é  internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro.
Belinda Deficiente auditiva 
Bicho de Sete cabeças ( Psicose)Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presa
Blink - Num Piscar de Olhos (DV) Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso
Carne Trêmula  (DF) Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial
 Castelos de Gelo (DV) Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado,
Cegos, Surdos e Loucos (DA e DV) Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas 
testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.
 Clilford   (DF) DESENHO O cachorro vermelho de três pernas que é herói de desenho animado
Dançando no Escuro (DV)  Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Descobre que está perdendo a visão dia após dia e tenta esconder isso de todos, principalmente de seu filho, geneticamente condenado a também desenvolver a doença. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes como melhor filme e melhor atriz .
De Porta em Porta (DM) Rapaz (Bill Porter)que sofreu mal uso do fórceps no nascimento, busca colocação no mercado de trabalho como vendedor. Como todos o rejeitam, por sua deficiência, se 
predispõem a aceitar uma área na qual vendedor algum teve resultado. além do êxito, conquista destaque entre os vendedores.Verídico.
Desafio sem limites (DV)  Jogador de futebol americano, no auge da carreira, fica cego. Inconformado, se mete em confusão e é preso. Recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill. Baseado em fatos reais
Deu Zebra ( Inclusão) Uma zebra que acredita ser cavalo é treinado por uma garota, a qual é desacreditada por todos. A fim de salvar a fazenda da família a garota inscreve a zebra numa corrida de cavalos.
Do Luto à Luta   Down) Documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com síndrome de Down
Dr. Fantástico  (DF) Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico
E aí meu Irmão, cadê você ? (DV) Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.
Eterno Amor (DF) - Mathilde tem deficiência física, em virtude de poliomelite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor e não mediu esforços para conseguir o que realmente desejava
Experimentando a Vida (Autiso)  Molly McKay é uma mulher de 28 anos que é intelectualmente lenta, pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com 
o fechamento da instituição, Buck McKay, seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos.
Feliz Ano Velho (DF) Marcelo Paiva, conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro

Filhos do Silêncio  (DA)  Professor leciona linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Apaixona-se por uma surda-muda que tem dificuldades para relacionar-se com os outros. Oscar e 
Globo de Ouro de melhor atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim para direção
Forrest Gump  - O Contador de Histórias (DM)Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média. Há também um amputado das pernas. Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais.
 Frida  (DF) História de Frida Kahlo, pintora mexicana que sofreu um acidente aos 17 anos - trata de deficiência física e traz uma mensagem de coragem e força

Gabby   Uma Historia Verdadeira ( Paralisia Cerebral/ educação, adolescência e sexualidade )  A história de Gaby Brimmer que, sem andar, falar nem mexer as mãos, escreveu um livro com o pé e uma maquina de escrever elétrica

Gilbert Grape -Aprendiz de Sonhador (D,Multipla) Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente mental. A chegada de uma jovem muda sua vida
vJanela da Alma (deficiência visual)  
O premiado Janela da Alma apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual  - da miopia discreta à cegueira total - que narram como se vêem, como vêem os outros e 
como percebem o mundo.Celebridades como o prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o diretor Wim Wenders, o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar e o neurologista Oliver Sachs fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens, e também na importância das emoções como elemento transformador da realidade. Janela da Alma resulta em uma  reflexão emocionada sobre o ato de "ver" -ou não ver - o mundo.
Johnny vai à Guerra (DF) Um jovem retorna da primeira guerra mndial sem osbraços, pernas e um pedaço do rosto.
Lágrimas do Silêncio  (Deficiência auditiva) Atriz surda-muda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido. Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça.
Lua de Mel  (DF/Psicose) Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem 
um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto
 Luzes da Cidade  (DV) Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas buscando dinheiro para recuperar a visão da moça. 
King Gimp  (PC) Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a vida de um portador de paralisia cerebral
 Mar Adentro (DF) Ramón Sampedro, é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.
Melhor Impossível - (TDG) Jack Nicholson deu à Desordem Obsessiva-Compulsiva um rosto.
Mentes que brilham (Superdotação) rTendo no elenco a própria Foster, Dianne Wiest, Adam 
Hann-Byrd, o enredo conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, tendo como inspiração a própria história de Jodie, a qual foi uma criança-prodígio, enfrentando muitos desafios em sua vida, tais com aceitação e no filme o pequeno também encontra muitos problemas a enfrentar
Matilda (Altas Habilidades/Superdotação) Garota com Altas Habilidades e Superdotação que vive numa família onde os pais descompromissados e o irmão a desprezam . Encontra na leitura e na escola a sua valorização 
.Meu Filho Minha Vida - (Autismo).  Drama feito para televisão a partir da obra de Barry N. Kaufman. É retratada a luta de um casal que tem um filho autista de três anos de idade e todo empenho e dedicação da família para integrá-lo à sociedade. São abordados temas como a deficiência mental e questões ligadas à psicologia, infância e adolescência
 Meu Nome é Rádio  (DM)Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante de colegial que é deficiente mental. O relacionamento do dois dura décadas e Radio se transforma de um garoto tímido e atormentado a uma inspiração para a comunidade onde vive
Meu Pé Esquerdo - , (Paralisia Cerebral)  A história real do escritor irlandês Christy Brown, portador de paralisia cerebral, que aprende a pintar e escrever com seu pé esquerdo. Oscar de melhor ator e atriz coadjuvant

MR. HOlland -Adorável Professor (DA) Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a família. Ao descobrir que seu filho nascera surdo, sofre e decide organizar um concerto para deficientes auditivos
 Nascido em 4 de julho (DF)  Soldado americano é ferido no Vietnam e fica paraplégico. Torna-se um ativista político contrário à posição americana na guerra e é visto como um traidor. Baseado em história real e vencedor do Oscar de Direção e Montage 
Nell ( Inclusão social) foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma  psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.
 Nenhum a Menos Uma garota chega a uma aldeiazinha no interior da China para substituir o antigo professor que precisa fazer uma viagem. Quando um aluno foge da escola, ela decide a 
qualquer custo reaver o aluno
 Nicky e Gino  (DM) Nick é preso à infância por um deficit mental, fã apaixonado do Hulk e lixeiro por ocupação. Gino é o irmão de Nick, que começa sua carreira de médico e tem uma pós-graduação esperando-o em Stanford. Os dois são órfãos e vivem em Pittsburgh. Nick é um poço de simpatia e ingenuidade e depende de Gino para se livrar da hostilidade do mundo
 Nós Sempre o Amaremos (Sind Down) Pais pobres entregam para adoção seus filhos gêmeos, que nasceram com graves problemas de saúde, sendo um cardíaco e o outro portador da síndrome de Down; mas a avó, não gostando da atitude, resolve lutar pela guarda das 
crianças
 O Aviador  (TOC) Um filme belíssimo com o Leonardo de Capri, que conta a história da aviação, em meio às dificuldades causadas pela doença (Transtorno Obsessivo-Compulsivo).O Colecionador de Ossos ( Deficiência Física) sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policial
O Despertar para Vida (Deficiente Físico) A convivência de alguns lesados medulares em um centro de reabilitação

 O Enigma de Kaspar Hausen (INclusão social ) História de uma indIvÍduo que nunca teve contato com a civilização e passa por um processo de aprendizagem.
O Franco Atirador (DF)  Conta a história de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra do Vietnam em suas vidas
 O Garoto Selvagem  (Inclusão Social) Conta a historia das experiências pedagógicas de Itar

O Garoto que Podia Voar   (Autismo)   Após a morte dos pais num acidente de avião garoto se fecha e não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é tratado como autista. Na escola, porém, se torna amigo de uma bela jovem, que conquista sua confiança e o faz voar sobre a cidade
 O Grande Lebowski  (DF) Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. A confusão começa quando ele é confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por bandidos, seqüestradores, advogados e pela própria polícia
O Homem Elefante (DF)  Baseado em história real, um homem deformado por uma doença congênita trabalha em um circo de aberrações. Com a ajuda de um médico, tenta recuperar sua dignidade
O Milagre de Anne Sullivan (DA e DV) A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca 
terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
 O Milagre de uma Mãe (PC)  História de uma mulher que adota, cria e descobre o talento musical em um paralítico cerebral.
O Piano  (DA)  Uma deficiente auditiva casa-se com um proprietário de terras. Ela comunica-se através de um piano

O Oitavo Dia - (Sind Down)  Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando se encontram acidentalmente. Um dos mais  sensíveis filmes europeus da década passada com interpretações inspiradas e o tema da 
amizade e do amor tratado com sensibilidade e poesia  
O Óleo de Lorenzo  Baseado em fatos reais, o filme conta a luta dos pais de Lorenzo para salvá-lo de uma doença rara diagnosticada como incurável.

 O Pequeno Milagre (DF) Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu.Lutando com as armas da paz, contra a indiferença dos pais e o preconceito da cidade onde mora, ele encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e raciocínio.
 O Silêncio (DA)  Iraniano -  História de um menino cego que se orienta pelo sons e trabalha num local afinando instrumentos musicais e conhece o mundo por outros canais.
 O Sino de Anya  (DV) Mulher cega encontra em seu vizinho, um garoto de 12 anos, a amizade e a ajuda para enfrentar a vida.

 Os Amantes do Pontneuf (DV) A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.
Os Camelos Também Choram  ( Albismo) Da Mongólia, uma camela dá a luz a um camelinho albino e rejeita o bebê. Só a música é capaz de fazê-la chorar, para então começar a amamentar a cria.
 Os Dois Mundos de Charly (DI) 1968 Deficiente mental interpretado por Cliff Roberson que levou o Oscar.
 Os Melhores Anos de Nossas Vidas 1946 Com o fim da II Guerra, três veteranos retornam para casa e enfrentam dificuldades para se reestabelecer à vida cotidiana.

 Perfume de Mulher  (DV) O filme relata a história de um ex-capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo
Prisioneiros do Silêncio  (Autismo) Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele
Procurando Nemo   (Deficiência Física, Deficit de Memória)  Fala em superação de um peixinho diferente (ele tem uma nadadeirinha defeituosa

Quando Tudo Começa (Inclusão) Filme francês de um diretor de uma escola infantil que se envolve com os problemas locais de sua comunidade e luta 
com o governo francês pelo direito de todos na escola

Quatro Casamentos e um Funeral  (DA) A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo
Rain Man  Autismo) Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a 
fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.
 Rajadas de Fogo (DF)  De John Woo, três ladrões  - sendo um usuário de cadeira de rodas,  sem nenhum estereótipo de dependência  -, decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Rivera Francesa, mas nem tudo sai como esperavam
Ratos e Homens  (DM) George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida  de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.
 Ray  (DV)Jamie Foxx está entre os candidatos a melhor ator no Oscar por seu impressionante retrato do cego Ray Charle
 Rei Coragem (PC)  História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua trajetória até ser consagrado como um artista ´plástico.

 Sem Medo da Vida (Not afraid, not afraid)( Sind. Down) Esse filme fala  de uma avó e seu neto com síndrome de Down, aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante..
Sempre Amigos (Superdotação/DM)  A história da amizade dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos

Simples como amar  (DM/Inclusão_) Narra a história de Carla, uma jovem com deficiência mental leve que depois de anos e anos em escola especial descobre um novo mundo; sua mãe, cedendo aos apelos das outras filhas e do marido e acaba concordando que Carla frequente uma escola inclusiva para os ditos normais juntamente com as pessoas com alguma deficiência. Carla em sua nova escola conhece Dany, também portadora de deficiência, porém independente, trabalha que mora sozinha. Nessa fita fica a mensagem de como essa mãe deve aprender com a filha a conviver com as diferenças e a respeitá-la.
Sonata de Outono  (Doença neurológica) A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas portadora de uma doença neurológica degenerativa .  

 Testemunha do Silêncio (Autismo) Menino autista e sua irmã testemunham assassinato de seus pais
 Tudo pela Vida Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível  com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.
Uma Janela para o Céu  *(DF)História de uma esquiadora que fica paraplégica em um 
acidente numa competição, tornando-se professora e lutando pelo seu amor.

Uma Lição de Amor (DM)  um  pai com deficiência mental que luta na justiça pela 
guarda da filha .
Uma Mente Brilhante (Doença Mental/esquizofrenia)   baseia-se na biografia de John Nash escrita por Sylvia Nasar, e começa com a chegada do jovem Nash à Universidade de Princenton, em 1947. Isolado de todos e tudo, Nash recusa-se a participar nas atividades básicas da Universidade, tais como assistir às aulas, conviver com os colegas, etc. O seu objetivo é a procura de uma "Ideia original".

 Uma Razão para Viver (PC)  Por um erro de diagnóstico, vítima de paralisia cerebral é enviada a instituição para doentes mentais.  Uma professora (McGregor) descobre o erro e 
tenta repará-lo

Uma Segunda Chance (Déficit e memoria) Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.


COMERCIAIS
Comercial francês da pessoa normal num mundo adaptado para deficiente
http://www.ad-awards.com/inc/video.swf?id=104


CURTAS
Ilha das Flores - Onde mostra a pobreza, o lixo, e a falta de inclusão social
Tony Melendez - Documentário sobre o violonista sem braços
http://www.gracers.com/re052005B.htm
Video da moça com SD de Florianópolis/sc


Tema: Altas Habilidades/Superdotação: AH/SD
A Excêntrica Família de Antonia.
Matilda
A Pequena Espiã
Lances Inocentes
Billy Elliot
Prenda-me se for Capaz
http://vivianepatrice.blogspot.com/feeds/posts/default

É HOJE - Hoje é uma ótima oportunidade para doar sangue

 http://www.blog.saude.gov.br/
Hoje é uma ótima oportunidade para doar sangue:
Que tal separar 15 minutos do seu dia para doar vida? Já pensou em proporcionar muita felicidade para alguém que você nem conhece? Você também sabia que pode fazer uma família inteira feliz só porque você doou sangue? Esses são apenas alguns dos benefícios de ir até o hemocentro e doar 450 ml do seu sangue.
Foi por causa de uma amiga de trabalho necessitada da transfusão de sangue que a jornalista Luciana Rosário (29) começou a doar sangue a partir dos 20 anos e não deixou mais. “Doo sangue com certa regularidade. Em geral, duas vezes ao ano”, conta alegre. A constatação de que a ação salva vidas aconteceu quando a avó da jornalista precisou de uma transfusão e o Banco de Sangue disponibilizou a quantia necessária para que a idosa recuperasse a saúde. “A partir do momento em que se passa por uma experiência dessas você se sente incentivado a doar sempre”, destaca Luciana Rosário.
E tem várias pessoas que sentem a satisfação em ajudar o próximo. Das 662 pessoas que participaram da enquete do Blog da Saúde, 56% disseram já ser um doador espontâneo de sangue. E se você colaborar este número vai aumentar. 35% dos participantes da pesquisa contaram que pretendem ser doadores. Hoje (14) é o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue e uma ótima oportunidade para começar ajudar.
Para estimular a doação, o Ministério da Saúde lança nesta quinta-feira a campanha para doação de sangue. Entre as ações de mobilização está o aplicativo “Banco de Doadores”, disponível na fan page “Doe Sangue”. Ao se cadastrar na ferramenta, você informa seu tipo sanguíneo, dentre outros dados. Quando o estoque do banco de sangue mais próximo de onde você morar estiver baixo, será enviado um e-mail marketing o convidando a doar. Outro recurso interessante é a possibilidade de interação entre os usuários cadastrados, que podem, por exemplo, combinar uma doação.
Como doar sangue - Não dói e é rápido, com duração máxima de 15 minutos.
O coordenador de Sangue e Hemoderivados, Guilherme Genovez, compara a doação de sangue a um exame laboratorial: “O pessoal que faz a coleta do sangue nos hemocentros tem uma habilidade muito boa. A agulha usada para coleta sanguínea é siliconada e extremamente afiada, até mais do que qualquer bisturi que um cirurgião usa. Quando ela passa pela pele irrita muito pouco o tecido, reduzindo muito a dor. Dói menos do que um exame de sangue”, explica.
Agora que o medo da agulha passou, você precisa se alimentar bem para doar, porque ir em jejum não é nada bom. Antes de doar é importantíssimo comer. Só não vale fazer aquela alimentação cheia de gordura. “A comida gordurosa faz com que o sangue também fique gorduroso e isso pode atrapalhar na hora de prepara-lo para a transfusão”, esclarece Genovez. Mas caso não dê tempo de comer antes, lá no Hemocentro é disponibilizado um lanchinho, antes e depois da doação, para que não haja problema algum. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente.
Agora que você sabe que doar é rápido, não dói e faz bem, que tal ir ao hemocentro mais próximo e disponibilizar seu sangue para ajudar alguém?
Para Doar – É preciso ter entre 18 e 67 anos. A partir dos 16 é possível também, mas precisa ter o consentimento formal do responsável legal. Precisa ter peso mínimo de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Ações da Saúde - O Ministério da Saúde ampliou o investimento na rede de sangue em hemoderivados de R$ 270 milhões, em 2008, para R$ 580 milhões, em 2012, o que equivalente a um aumento de 114,8% dos recursos no período de 5 anos. Com relação ao ano passado, quando os recursos para as ações de sangue e hemoderivados chegaram a R$ 380 milhões, o crescimento foi de 52,6%. Além do aumento verificado nos últimos anos, há previsão de mais aporte de recursos, podendo ultrapassar os R$ 600 milhões no próximo ano e chagar a mais de R$ 800 milhões em 2014.
Ilana Paiva/ Blog da Saúde

ATENÇÃO !!!Programa da Multirio destaca o uso responsável da água



O Atitude Consciente desta quinta recebe André Abreu, membro do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20

14/06/2012

O programa Atitude Consciente, da Multirio, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Educação, que vai ao ar hoje, dia 14, terá como tema a importância do uso responsável da água. A apresentadora Lúcia Leme recebe André Abreu, que há 15 anos atua no terceiro setor com projetos de meio ambiente e inclusão social e também é membro do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20.

A ONU alerta que a principal disputa mundial, nos próximos 50 anos, será pela água, já considerada o “ouro azul”. Calcula-se que 3,9 bilhões de pessoas possam sofrer com a falta desse recurso natural até 2030.

O Atitude Consciente traz ainda dicas práticas para um dia a dia mais sustentável. O programa vai ao ar hoje, às 13h30, 17h30 e 21h30 na MultiRio Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

SAÚDE ESCOLAR - Educação Alimentar e Nutricional é tema de consulta pública do MDS

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
Educação Alimentar e Nutricional é tema de consulta pública do MDS: Desde o dia 5 de junho está aberta a consulta pública online sobre o “Marco de Referência da Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas”. O objetivo é receber contribuições de diferentes atores sociais na construção de uma proposta sobre o tema. Os organizadores esperam a participação de toda a sociedade, em especial pesquisadores e trabalhadores da saúde, educação e desenvolvimento social que tenham interface com o tema.

A educação alimentar e nutricional é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável, de acordo com deliberações da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A consulta pública é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio de vários parceiros. A iniciativa faz parte de ações que serão realizadas por um grupo de trabalho que possui representantes do governo e da sociedade civil.

Esse grupo possui representantes do MDS, Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação; Associação Brasileira de Nutrição (Asbran); Conselho Federal de Nutrição (CFN); e Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília (Opsan/UnB).

O documento completo está disponível para apreciação e sugestões até o dia 30 de junho. As contribuições deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo site http://fs.unb.br/opsan/consulta-publica/. Após análise e consolidação das sugestões, o documento final deverá ser divulgado em agosto de 2012.

Fonte: MDS