quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS

http://ciepzumbidospalmares.blogspot.com/
FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS: O dia 7 de outubro foi um dia especial pra os alunos do CIEP Zumbi dos Palmares. A direção e os professores do CIEP organizaram uma grande festa para comemorar o mês das crianças. As crianças chegaram e foram encaminhadas à quadra da Vila Olímpica Clara Nunes, onde puderam assistir à inúmeras atrações e participar de sorteios. Após o almoço, cada criança recebeu um brinquedo e na parte da tarde retornaram ao refeitório onde foram servidas diversas guloseimas, como, cachorro-quente, pipoca, maçã-do-amor, algodão doce entre outras. Todos se divertiram muito!

A expectativa dos alunos...

Diretora Sheila, a nossa "mestre de cerimônia".

Hora do sorteio.

Uma das várias apresentações.

Professora Luci entre os alunos.


MARATONA DE HISTÓRIAS

http://ciepzumbidospalmares.blogspot.com/
MARATONA DE HISTÓRIAS: Nossa escola marcou presença na MARATONA DE HISTÓRIAS da 6ª CRE, que aconteceu no dia 13 de outubro na Lona Cultural de Anchieta. Um dia inteiro dedicado à leitura.



PROJETO VOVÓ NA ESCOLA

http://ciepzumbidospalmares.blogspot.com/
PROJETO VOVÓ NA ESCOLA: As crianças do CIEP, duas vezes por semana, contam com a visita de uma vovó pra lá de simpática que conversa, conta histórias e dá conselhos úteis. A vovó tem sempre um abraço gostoso para cada um de nossos alunos.


Desenhos para colorir pintar sobre a Proclamação da República!

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Desenhos para colorir pintar sobre a Proclamação da República!: Sugestão de jogral ou teatro para a Proclamação da República:
















Esta postagem pertence ao Espaço Educar.Se você copiar, dê os créditos. E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br Inscreva seu e-mail e receba todas as nossas novidades!   By FeedBurnerVocê receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.

Série Destino: Educação

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Série Destino: Educação:



O Todos Pela Educação e o Cedac são parceiros do Canal Futura na realização de uma série de 7 documentários (Destino: Educação) sobre a Educação de países bem colocados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que contou também com o apoio do SESI e da consultoria da Maria Helena G. Castro.

O primeiro programa, sobre o sistema de ensino de Xangai, foi veiculado no dia 17/10, à noite, mas terá reprise no domingo, 23/10, às 18h, sempre no Canal Futura.

Segue abaixo a programação completa:

XANGAI: 17-out

FINLÂNDIA: 24-out

CHILE: 31-out

CORÉIA: 7-nov

CANADÁ: 14-nov

BRASIL: 21-nov

GERAL: 28-nov

No Canal Futura, segundas, às 21h, com reprises às terças, às 13h30 e Domingos, às 18h.

Cresce uso de computador na pré-escola

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Cresce uso de computador na pré-escola:

Apesar de controvertidos, programas são adotados cada vez mais nos EUA; estratégia é utilizada, por exemplo, em classes grandes



LOS ANGELES - Lena Barrett, que cursa o pré-primário, sentou diante do laptop, na sala de aula, e clicou numa série de ícones. O apresentador de um programa de desenhos animados apareceu na tela. “É hora de mostrar o que você sabe, encontrando palavras”, disse ele. “Você vai clicar nas palavras que significam a mesma coisa que o narrador disser. Então, clique na palavra que significa ‘maravilhoso’.”



Lena, de 6 anos, clicou em “magnífico”. O apresentador deu outra palavra. Minutos depois, ela hesitou com a palavra “frágil”, até clicar em “delicado”.
O ensino pelo computador nos primeiros níveis da instrução pode ser controvertido e raramente é usado diariamente para substituir as aulas tradicionais. Mas um número crescente de escolas vem adotando tais programas, que, segundo os proponentes, permitem que o aluno avance no seu próprio ritmo e ajudam os professores a administrar salas de aula com grande número de alunos, à medida que os orçamentos para as escolas são cortados nos Estados Unidos.
A escola onde estuda Lena foi inaugurada em 2010 para atender alunos de minorias e famílias de baixa renda no sul de Los Angeles. Os alunos participaram de um experimento - o Programa Conhecimento é Poder (Kipp, na sigla em inglês)-, “um aprendizado misto”, em que aprendem com computadores e professores. Os resultados foram tão promissores que os diretores continuaram utilizado computadores nas aulas do pré-primário neste ano.
Membros do Kipp esperam que o uso do computador se expanda por sua rede de 109 escolas em 20 Estados e no Distrito de Colúmbia. A Rocketship Education, outra rede nacional de escolas, também coloca seus alunos do pré na frente dos computadores e algumas escolas e distritos de Califórnia, Arizona, Virgínia e outras áreas estão fazendo experiências com um ensino baseado em computador.
“As primeiras indicações são de que a experiência pode ser repetida em salas de aula no futuro, à medida que vamos subindo de classes”, disse Richard Barth, diretor executivo da Kipp Foundation. A fundação adota um modelo de ensino que se caracteriza por um aumento nos dias de aula, um ano escolar mais longo e testes padronizados frequentes.
O diretor da Kipp, Mike Kerr, concebeu um sistema de alternância em que os alunos passam meia hora nos laptops, duas vezes por dia. Segundo ele, os computadores permitem que se crie grupos pequenos, crucial para o sucesso da criança. Aquelas que começaram o ano atrasadas em relação aos colegas se formaram no mesmo período que os outros. No fim do ano, mais da metade dos alunos ficaram entre os 25 melhores do país em matemática e leitura.
Com apenas um ano de dados, ainda é preciso ver se os computadores podem melhorar os resultados dos alunos a longo prazo. Além disso, especialistas se mostram cautelosos com a ideia. “Pais, professores e educadores estão certos em se preocupar com o tempo que a criança fica diante do computador, no caso de ele substituir experiências e atividades de aprendizado básicas”, disse Chip Donohue, diretor de ensino à distância no Erikson Institute em Chicago. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO
Fonte: Estadão.Com.Br/Educação - New York Times

IDÉIAS - Tudo no seu lugar

Tudo no seu lugar:
Criança é sinônimo de alegria mas também de bagunça, o jeito é pensar em soluções para facilitar o acesso e a organização. Fiz uma seleção de estantes e prateleiras lindas, funcionais e que podem reduzir a bagunça em casa. Confira!
via
via
via
via

via

via

Aulas da Sangari com a turma 1301, o solo!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Aulas da Sangari com a turma 1301, o solo!:




A professora Márcia da turma 1301, iniciou seu trabalho da Rede Carioca esse ano e assumiu a regência da turma no horário da manhã, ela tem feito um trabalho bacana com as crianças e já está trabalhando o material da Sangari.



E. M. Hildegardo de Noronha vai ao cinema assitir “Uma professora muito maluquinha”.

http://bairroeducador.blogspot.com/
E. M. Hildegardo de Noronha vai ao cinema assitir “Uma professora muito maluquinha”.:
No mês de outubro a comunidade escolar da Escola Municipal Hildegardo de Noronha está em festa. Dentre os destaques para as comemorações temos: 12/10 – Dia da Criança; 15/10 – Dia do (a) Professor (a); 16/10 Dia Municipal da Merendeira e, 28/10 Dia do Funcionário Público. Por isso, a escola do bairro de Anchieta preparou uma programação imperdível!

No dia 07/10 houve uma feira literária com direito a exposição de trabalhos feitos pelos próprios alunos. Mas as atividades não pararam por aí...

Na semana seguinte, no dia 11/10, os alunos da professora Mariangela (3º ano) foram ao cinema assistir ao filme “Uma professora muito maluquinha” no PONTO CINE, em Guadalupe.
Uma pausa para ir ao banheiro e registrar a alegria de estar no cinema

Agradecemos a escola que, em menos de uma semana, conseguiu se organizar para a atividade articulada pelo Bairro Educador. Logo cedo os alunos estavam devidamente uniformizados e identificados com crachá. Vale registrar ainda que o passeio foi ótimo e o comportamento dos 23 alunos foi.

Agradecimento especial da equipe do Bairro Educador para a professora Mariangela, e todos os funcionários e voluntários que acompanharam a turma!
A turminha reunida para voltar à escola
Agradecemos, sobretudo, a parceria do ProSocial do PONTO CINE de Guadalupe, que viabilizou uma agradável manhã de cinema. Ressaltamos a importância da cultura e, concordamos com a instituição que para além do arroz e do feijão cinema também faz parte da alimentação.


Nem o ônibus cheio na ida, nem a chuva na volta desanimaram a criançada, que voltou a escola com a expectava de assistir outro filme, em breve!
Dando segmento à programação, entre outras surpresas, no dia 14/10 a escola realizou uma grande festa, com lanche e diversas atividades para o dia das crianças. Dentre os esforços dos funcionários da escola, nós do Bairro Educador, agradecemos a parceria do senhor Fernando (funcionário do supermercado Campeão do Village Pavuna) e da Padaria Rio de Janeiro (de Anchieta), pelas contribuições para a concretização do lanche.

Acolhimento adequado e qualificado

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
Acolhimento adequado e qualificado: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu, em relatório, recomendar ao Governo do Estado do Rio o fechamento do Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador. A unidade de acolhimento, com 57 anos de existência, colecionava extenso histórico de práticas inadequadas, reclamações, conflitos, maus-tratos e violências contra menores infratores.

O próprio CNJ entende que os problemas do Padre Severino não são exclusivos do Rio de Janeiro, fatos semelhantes ocorrem em outras unidades da federação visitadas. Porém, o Governo do Estado já anunciou que o novo projeto para a instituição prevê a construção de novas instalações - mais modernas e obedientes aos padrões de exigências -, voltadas à ressocialização dos adolescentes em diferentes atividades, com a atuação de equipes formadas por médicos, assistentes sociais, psicólogos e educadores capacitados e treinados para esse atendimento.

Essa visão sobre a necessidade da melhoria da configuração física das instalações que acolhem e trabalham a ressocialização desses jovens também tem norteado as ações implementadas pela SMAS no atendimento a menores em situação de risco. São crianças e jovens acolhidos durante nossas operações nas cracolândias e outros cenários onde o poder público tem que se fazer presente para preservar a integridade desses menores, que precisam ter a garantia futura de oportunidades.

Regulamento da Mostra de Artes Visuais - 2011

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/

Regulamento da Mostra de Artes Visuais - 2011:


Mostra de Arte Estudantil e a Mostra de Arte dos Docentes -
Professores I de Artes Visuais


REGULAMENTO

I - Da mostra

A presente Mostra Conexão das Artes SME-RJ não tem caráter competitivo.
Faz parte do programa de Formação continuada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro - SME-RJ.

II - Do tema

O tema será livre.

III - Dos Participantes

Poderão participar da Mostra Conexão das Artes SME-RJ:

- Alunos matriculados na rede municipal de educação do 1º ao 9º ano.
- Professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Educação do Rio, exceto aqueles que comporem a equipe de planejamento e organização da mostra.

O professor poderá inscrever até dois trabalhos por U.E, porém deverão produzir com os alunos até cinco (5) trabalhos, fotografando-os e enviando-os, com ficha de inscrição por malote para Secretaria de Municipal de Educação, sala 435, aos cuidados de Jacqueline Mac-Dowell.
Dos trabalhos produzidos serão selecionados apenas dois que farão parte da Mostra.

IV - Dos objetivos

Ampliar o universo cultural e estético do aluno e professores quanto aos códigos visuais das artes, promovendo uma conexão entre o público e o artista.

V - Da produção


Dos alunos apresentar trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Os professores deverão promover uma exposição dos trabalhos na escola e selecionar até cinco e enviá-los a CRE, devidamente documentado com ficha de inscrição em anexo preenchida.

A entrega dos trabalhos na CRE deverá respeitar os critérios:
• Escultura – Embalada em plástico bolha e caixa identificada pela ficha de inscrição (colada na face);

• Pintura – em tela ou desenhos em moldura embalada em plástico bolha com ficha de inscrição colada na parte externa. Os desenhos em formato A3 ou A4 sem moldura deverão ser entregues em envelope com ficha colada na face;

• Instalações _ Enviar foto ou projeto por escrito com visualização da montagem e organização.

VI - Da seleção

Uma comissão formada por arte-educadores da escola irá selecionar até cinco trabalhos por CRE, que irão formar a Mostra de Artes “Conexão das Artes”.
A SME fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados sem ônus para fins de publicação e divulgação de materiais educativose eventos institucionais.

VII - Do critério de escolha

A forma como foi abordado o tema, a criatividade e originalidade.

VIII – Do calendário


A ficha de inscrição deverá ser enviada para a E/SUBE/CED, sala 430, até o dia 27 de outubro, aos cuidados da Profª Jacqueline Mac-Dowell.

As Curadorias, para seleção do material, e posterior recolhimento, acontecerão nas datas abaixo:

- 07/11/2011 – CRE 3º e 4º - tarde

- 08/11/2011 – CRE - 10º, 9º , 8º e 6° - manhã e tarde

- 09 /11/2011 – CRE 1º , 2º, 5º e 7º - manhã e tarde

Ressalte-se que no dia das curadorias, todos os trabalhos deverão estar disponíveis nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

IX - Cronograma da Mostra

- 03/11/2011 – Envio das fichas de Inscrições para as Coordenadorias Regionais de Educação;

- 04/11/2011 – Envio das fichas de Inscrição, pelas Coordenadorias Regionais de Educação, para a E/SUBE/CED, sala 430;

- De 27/10/2011 à 04/11/2011 - Envio dos trabalhos para as Coordenadorias Regionais de Educação, pelas Unidades Escolares.

- De 07/11/2011 à 09/11/2011 - Escolha das produções pela curadoria da Mostra Conexão das Artes nas CRE.

- De 10 à 11/11/2011 - Montagem da exposição no Centro de Artes Calouste Gulbenkian;

- De 16/11/2011 à 29/11/2011 - Exposição dos trabalhos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian;

- 30/11/2011 - Desmontagem da Mostra Conexão das Artes;

Cada Unidade Escolar deve combinar com as GED sobre o regresso das obras.

X - Da Premiação

Será conferido o título de participação da Mostra para alunos e professores.

Professores que participarem com trabalhos de alunos receberão o livro: Arquivo Contemporâneo.

XI - Disposições Gerais

Casos omissos serão discutidos com o grupo de trabalho.


e-mail de Jacqueline Mac-Doweel

postado poe Imaculada Conceição Manhães Marins

Academia Carioca da Saúde na BAND TV

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Academia Carioca da Saúde na BAND TV:

RAP DA SAÚDE É NOTÍCIA!

http://elosdasaude.wordpress.com/
RAP DA SAÚDE É NOTÍCIA!:

Reportagem publicada no jornal Correio Braziliense nesta terça-feira, dia 18, Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), conta a história do RAP da Saúde – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde.

 



Ritmo saudável


A responsabilidade não está apenas na mão de governos. De acordo com Paulo Buss, os determinantes sociais também dependem de pequenas

ações comunitárias, com envolvimento da população. Foi o que aconteceu em 50 comunidades carentes do Rio de Janeiro, onde adolescentes passaram de “causadores de problemas” a promotores da saúde, em um projeto batizado de Rap da Saúde. A experiência, idealizada pela médica Viviane Manso

Castello Branco, ganhou um prêmio do Ministério da Saúdeemjunho passado.


A ideia de Viviane, coordenadora de políticas e ações intersetoriais da superintendência de promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, era despertar nos jovens o protagonismo. “Às vezes, os jovens se surpreendem com eles mesmos”, conta. Capacitados para levar noções de saúde à população, seja em feiras ou nas ruas da comunidade, eles também participam de reuniões e aprendem a negociar. “O projeto leva habilidades para a própria vida.Muitos pais falam como esses adolescentes passaram a ter outra postura, a dar sugestões em casa em relação à alimentação e aos hábitos”, comemora a médica.


Com 120 inscritos no começo deste ano e planos para abrigar 200 em 2012, o projeto não pretende ficar apenas no Rio de Janeiro. “Sonhamos que, à medida que se perceba a qualidade do serviço desses jovens para a saúde pública, as equipes do Programa Saúde da Família comecem a ter uma dupla de

adolescentes promotores do bem-estar.”


 


>> Leia na íntegra a reportagem publicada no jornal no Correio Braziliense


>> RAP da Saúde recebe Prêmio Pró-Equidade em Saúde


>> Saiba mais sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde


 


 


 


 


 


 


 



Nossa homenagem aos MESTRES!

http://rknoticia.blogspot.com/
Nossa homenagem aos MESTRES!:

PROFESSORES... 
POR ALGUM MOTIVO EMBARCAM EM LOUCAS AVENTURAS... 
CONFIAM EM NÓS, ACREDITAM EM NOSSAS LOUCAS IDEIAS... 
CRIAM AMANTES DA LEITURA... 
ACREDITAM EM NOSSOS TALENTOS... 
EMBARCAM EM BARCOS LOUCOS POR UM BEM MAIOR... 
FAZEM COISAS INACREDITÁVEIS... 
ESTÃO SEMPRE AO LADO DE NOSSAS LOUCURAS... 




NOS AJUDAM NA DIVULGAÇÃO DE NOSSOS PROJETOS... 
ACREDITAM QUE SOMOS CAPAZES... 
CONFIAM EM NÓS, MESMO NA PRAÇA FLORIANO... 
ATÉ SE SUBMETEM A TER A SUA AULA FILMADA... 
E AINDA NOS ENSINAM... 
FELIZ DIA DO MESTRE!