FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS: O dia 7 de outubro foi um dia especial pra os alunos do CIEP Zumbi dos Palmares. A direção e os professores do CIEP organizaram uma grande festa para comemorar o mês das crianças. As crianças chegaram e foram encaminhadas à quadra da Vila Olímpica Clara Nunes, onde puderam assistir à inúmeras atrações e participar de sorteios. Após o almoço, cada criança recebeu um brinquedo e na parte da tarde retornaram ao refeitório onde foram servidas diversas guloseimas, como, cachorro-quente, pipoca, maçã-do-amor, algodão doce entre outras. Todos se divertiram muito!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS
FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS: O dia 7 de outubro foi um dia especial pra os alunos do CIEP Zumbi dos Palmares. A direção e os professores do CIEP organizaram uma grande festa para comemorar o mês das crianças. As crianças chegaram e foram encaminhadas à quadra da Vila Olímpica Clara Nunes, onde puderam assistir à inúmeras atrações e participar de sorteios. Após o almoço, cada criança recebeu um brinquedo e na parte da tarde retornaram ao refeitório onde foram servidas diversas guloseimas, como, cachorro-quente, pipoca, maçã-do-amor, algodão doce entre outras. Todos se divertiram muito!
MARATONA DE HISTÓRIAS
MARATONA DE HISTÓRIAS: Nossa escola marcou presença na MARATONA DE HISTÓRIAS da 6ª CRE, que aconteceu no dia 13 de outubro na Lona Cultural de Anchieta. Um dia inteiro dedicado à leitura.
PROJETO VOVÓ NA ESCOLA
PROJETO VOVÓ NA ESCOLA: As crianças do CIEP, duas vezes por semana, contam com a visita de uma vovó pra lá de simpática que conversa, conta histórias e dá conselhos úteis. A vovó tem sempre um abraço gostoso para cada um de nossos alunos.
Desenhos para colorir pintar sobre a Proclamação da República!
Desenhos para colorir pintar sobre a Proclamação da República!: Sugestão de jogral ou teatro para a Proclamação da República:
Esta postagem pertence ao Espaço Educar.Se você copiar, dê os créditos. E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br Inscreva seu e-mail e receba todas as nossas novidades! By FeedBurnerVocê receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.
Série Destino: Educação
Série Destino: Educação:
Cresce uso de computador na pré-escola
Cresce uso de computador na pré-escola:
Apesar de controvertidos, programas são adotados cada vez mais nos EUA; estratégia é utilizada, por exemplo, em classes grandes

IDÉIAS - Tudo no seu lugar
Aulas da Sangari com a turma 1301, o solo!
Aulas da Sangari com a turma 1301, o solo!:
E. M. Hildegardo de Noronha vai ao cinema assitir “Uma professora muito maluquinha”.
E. M. Hildegardo de Noronha vai ao cinema assitir “Uma professora muito maluquinha”.:
![]() |
Uma pausa para ir ao banheiro e registrar a alegria de estar no cinema |
![]() |
A turminha reunida para voltar à escola |
Acolhimento adequado e qualificado
Acolhimento adequado e qualificado:

O próprio CNJ entende que os problemas do Padre Severino não são exclusivos do Rio de Janeiro, fatos semelhantes ocorrem em outras unidades da federação visitadas. Porém, o Governo do Estado já anunciou que o novo projeto para a instituição prevê a construção de novas instalações - mais modernas e obedientes aos padrões de exigências -, voltadas à ressocialização dos adolescentes em diferentes atividades, com a atuação de equipes formadas por médicos, assistentes sociais, psicólogos e educadores capacitados e treinados para esse atendimento.
Essa visão sobre a necessidade da melhoria da configuração física das instalações que acolhem e trabalham a ressocialização desses jovens também tem norteado as ações implementadas pela SMAS no atendimento a menores em situação de risco. São crianças e jovens acolhidos durante nossas operações nas cracolândias e outros cenários onde o poder público tem que se fazer presente para preservar a integridade desses menores, que precisam ter a garantia futura de oportunidades.
Regulamento da Mostra de Artes Visuais - 2011
Regulamento da Mostra de Artes Visuais - 2011:

REGULAMENTO
I - Da mostra
A presente Mostra Conexão das Artes SME-RJ não tem caráter competitivo.
Faz parte do programa de Formação continuada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro - SME-RJ.
II - Do tema
III - Dos Participantes
Poderão participar da Mostra Conexão das Artes SME-RJ:
- Alunos matriculados na rede municipal de educação do 1º ao 9º ano.
- Professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Educação do Rio, exceto aqueles que comporem a equipe de planejamento e organização da mostra.
O professor poderá inscrever até dois trabalhos por U.E, porém deverão produzir com os alunos até cinco (5) trabalhos, fotografando-os e enviando-os, com ficha de inscrição por malote para Secretaria de Municipal de Educação, sala 435, aos cuidados de Jacqueline Mac-Dowell.
Dos trabalhos produzidos serão selecionados apenas dois que farão parte da Mostra.
IV - Dos objetivos
Ampliar o universo cultural e estético do aluno e professores quanto aos códigos visuais das artes, promovendo uma conexão entre o público e o artista.
V - Da produção
Dos alunos apresentar trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Os professores deverão promover uma exposição dos trabalhos na escola e selecionar até cinco e enviá-los a CRE, devidamente documentado com ficha de inscrição em anexo preenchida.
A entrega dos trabalhos na CRE deverá respeitar os critérios:
• Escultura – Embalada em plástico bolha e caixa identificada pela ficha de inscrição (colada na face);
• Pintura – em tela ou desenhos em moldura embalada em plástico bolha com ficha de inscrição colada na parte externa. Os desenhos em formato A3 ou A4 sem moldura deverão ser entregues em envelope com ficha colada na face;
• Instalações _ Enviar foto ou projeto por escrito com visualização da montagem e organização.
Uma comissão formada por arte-educadores da escola irá selecionar até cinco trabalhos por CRE, que irão formar a Mostra de Artes “Conexão das Artes”.
A SME fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados sem ônus para fins de publicação e divulgação de materiais educativose eventos institucionais.
VII - Do critério de escolha
A forma como foi abordado o tema, a criatividade e originalidade.
VIII – Do calendário
A ficha de inscrição deverá ser enviada para a E/SUBE/CED, sala 430, até o dia 27 de outubro, aos cuidados da Profª Jacqueline Mac-Dowell.
As Curadorias, para seleção do material, e posterior recolhimento, acontecerão nas datas abaixo:
- 07/11/2011 – CRE 3º e 4º - tarde
- 08/11/2011 – CRE - 10º, 9º , 8º e 6° - manhã e tarde
- 09 /11/2011 – CRE 1º , 2º, 5º e 7º - manhã e tarde
Ressalte-se que no dia das curadorias, todos os trabalhos deverão estar disponíveis nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

- 03/11/2011 – Envio das fichas de Inscrições para as Coordenadorias Regionais de Educação;
- 04/11/2011 – Envio das fichas de Inscrição, pelas Coordenadorias Regionais de Educação, para a E/SUBE/CED, sala 430;
- De 27/10/2011 à 04/11/2011 - Envio dos trabalhos para as Coordenadorias Regionais de Educação, pelas Unidades Escolares.
- De 07/11/2011 à 09/11/2011 - Escolha das produções pela curadoria da Mostra Conexão das Artes nas CRE.
- De 10 à 11/11/2011 - Montagem da exposição no Centro de Artes Calouste Gulbenkian;
- De 16/11/2011 à 29/11/2011 - Exposição dos trabalhos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian;
- 30/11/2011 - Desmontagem da Mostra Conexão das Artes;
Cada Unidade Escolar deve combinar com as GED sobre o regresso das obras.
X - Da Premiação
Será conferido o título de participação da Mostra para alunos e professores.
Professores que participarem com trabalhos de alunos receberão o livro: Arquivo Contemporâneo.
XI - Disposições Gerais
Casos omissos serão discutidos com o grupo de trabalho.
e-mail de Jacqueline Mac-Doweel
postado poe Imaculada Conceição Manhães Marins
RAP DA SAÚDE É NOTÍCIA!
RAP DA SAÚDE É NOTÍCIA!:
Reportagem publicada no jornal Correio Braziliense nesta terça-feira, dia 18, Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), conta a história do RAP da Saúde – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde.
Ritmo saudável
A responsabilidade não está apenas na mão de governos. De acordo com Paulo Buss, os determinantes sociais também dependem de pequenas
ações comunitárias, com envolvimento da população. Foi o que aconteceu em 50 comunidades carentes do Rio de Janeiro, onde adolescentes passaram de “causadores de problemas” a promotores da saúde, em um projeto batizado de Rap da Saúde. A experiência, idealizada pela médica Viviane Manso
Castello Branco, ganhou um prêmio do Ministério da Saúdeemjunho passado.
A ideia de Viviane, coordenadora de políticas e ações intersetoriais da superintendência de promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, era despertar nos jovens o protagonismo. “Às vezes, os jovens se surpreendem com eles mesmos”, conta. Capacitados para levar noções de saúde à população, seja em feiras ou nas ruas da comunidade, eles também participam de reuniões e aprendem a negociar. “O projeto leva habilidades para a própria vida.Muitos pais falam como esses adolescentes passaram a ter outra postura, a dar sugestões em casa em relação à alimentação e aos hábitos”, comemora a médica.
Com 120 inscritos no começo deste ano e planos para abrigar 200 em 2012, o projeto não pretende ficar apenas no Rio de Janeiro. “Sonhamos que, à medida que se perceba a qualidade do serviço desses jovens para a saúde pública, as equipes do Programa Saúde da Família comecem a ter uma dupla de
adolescentes promotores do bem-estar.”
>> Leia na íntegra a reportagem publicada no jornal no Correio Braziliense
>> RAP da Saúde recebe Prêmio Pró-Equidade em Saúde
>> Saiba mais sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

Nossa homenagem aos MESTRES!
Nossa homenagem aos MESTRES!:
NOS AJUDAM NA DIVULGAÇÃO DE NOSSOS PROJETOS...