domingo, 24 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO - SINAIS DO CÂNCER DE MAMA

Jogando e aprendendo

 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
Jogando e aprendendo: Uma safra de games recém-chegada às escolas brasileiras está ajudando a quebrar o medo e a despertar o interesse pela mais temida de todas as disciplinas - a matemática

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 25/02 a 03/03/2013

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/

Aviso E/SUBG/CIN de 22/02/2013 (D.O. Rio nº 225 de 20/02/2013 – p. 69 a 74).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto nº 30.863 de 02/07/2009 divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 25/02 a 03/03/2013.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.
(Publicado no Ecoando n.º 26 - 2013)




AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 23 de fevereiro a 1º de março

http://elosdasaude.wordpress.com/
cinemao 
CINEMÃO COMEÇA NESTE SÁBADO
Um carro com um projetor de imagem, telão, sistema de som, megafone,cadeiras e pipoqueira, isto é projeto Cinemão, Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que vai exibir gratuitamente filmes brasileiros em áreas pacificadas do Rio de Janeiro, a partir de sábado, 23 de fevereiro. A primeira sessão, que acontece às 19h, na Vila Olímpica Gamboa, no Morro da Providência, exibe o filme “A batalha do passinho: os muleque são sinistro”, longa metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Em seguida, haverá debate com o diretor e personagens do documentário, além de integrantes da agenda do Fórum Social Contra o Extermínio da Juventude Negra. O Cinemão deve promover ao longo deste ano 288 sessões gratuitas de cinema, sempre nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local.
grande tijuca 
GRANDE TIJUCA LIMPA!
A CAP 2.2. promove nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, uma reunião para elaboração de estratégias para garantia de uma comunidade limpa e saudável na Grande Tijuca. O objetivo é reunir lideranças comunitárias, moradores, profissionais de saúde, educação, assistência social e demais interessados para planejar ações intersetoriais voltadas à melhoria das condições ambientais da região, com foco na retirada de lixo. O encontro será às 9h30, na Rua Conde de Bonfim,764 – auditório térreo.
211917 
CURSO SUPERA
Estão abertas até domingo, 24de fevereiro, as inscrições para a quinta edição do curso SUPERA – Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção social e Acompanhamento. A capacitação, que oferece dez mil vagas para profissionais de saúde e assistência social, é pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e integra o programa  “Crack, é possível vencer”. Saiba como fazer a inscrição. Mais informações: inscricao.supera5@supera.org.br.


HGIENE - PIOLHOS

  http://espacoeducar-liza.blogspot.com/

Estas atividades são bem bacanas e interessantes, foram tiradas do Blog  ESPAÇO EDUCAR, passem por lá.

Atividades e bilhetes: Combate ao piolho!

Daqui a alguns dias as aulas retornarão. E com elas, normalmente, um probleminha que precisa ser combatido. Seguem aqui algumas sugestões de atividades para trabalhar o tema 'piolho' com a turminha! Se desejar ver mais atividades com este tema, clique aqui.











Projeto Horta - alimentação saudável - manual para as escolas

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Projeto Horta - alimentação saudável - manual para as escolas

DICA INTERESSANTE - Projeto Alimentação saudável e saúde

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Projeto Alimentação saudável e saúde

Comer carboidrato à noite engorda?

 http://www.falecomanutricionista.com.br/
Comer carboidrato à noite engorda?:
Saiu na revista e agora tá todo mundo esperançoso, feliz e angustiado. Enfim, comer carboidratos à noite pode? É bom? A resposta é SIM, pode ser. Ou NÃO. Depende do tipo de carboidrato, da quantidade, do horário e, claro, do seu estilo de vida. O que a reportagem traz não é novidade nenhuma. Carboidrato (leia-se glicose) é essencial o tempo todo dentro do nosso corpo. É nossa moeda corrente, nosso combustível que permite que tudo funcione, inclusive, queimar gordura.
Por um curto período de tempo sem carboidratos temos aquela sensação de “murchar”, exatamente porque colocamos nosso corpo em uma situação emergencial e, dessa maneira, ele encontra outras vias para a produção de energia. Entre elas está a queima de gordura. Porém, queimar gordura é caro pro nosso corpo. Isso porque ele sempre tende a queimar primeiro massa magra, isto é, aqueles músculos maravilhosos que você construiu com tanto suor e que garantem um metabolismo mais acelerado (que raiva, né?)
Tô sendo clara? A longo prazo, e isso vai depender da pessoa (mas em poucos dias), o seu corpo, além de usar os seus músculos, deixa de usar a gordura e seu metabolismo ainda diminui. Sem falar nos outros efeitos como dor de cabeça, fraqueza, compulsão alimentar – especialmente por doces – e mais um tantão de coisas ruins. Por isso e muito mais, CARBOIDRATO SIM. Mas carboidrato do bem: complexo, integral e alimento de verdade. Para sinalizar ao seu corpo que está tudo bem, que pode usar o que está na “despensa” aquela reserva de gordura que ele guarda para situações emergenciais.
Achei um trecho ótimo no blog do meu professor e amigo querido Henrique Freire, onde ele explica lindamente a parte bioquímica e eu assino embaixo:
“A preocupação com os carboidratos à noite acontece em virtude da capacidade destes nutrientes em liberar muita insulina, e este hormônio, conforme o ciclo circadiano, é pouco metabolizado ‘à noite’, além de ser um estimulador da lipogênese, ou seja, formação de gordura. Na verdade, respeitando o ritmo circadiano, seria interessante evitar a liberação excessiva de insulina em todos os momentos onde ela não é bem metabolizada e o gasto energético de cada um esteja reduzido. Se uma pessoa sai do seu trabalho e vai caminhar no calçadão ou vai para academia à noite, quando retorna, tem todo direito e dever de consumir carboidratos. Agora, se você é mais do tipo sedentário, também defendo a ideia de que o consumo de carboidratos seja reduzido no período após o entardecer e, principalmente, consumir carboidratos complexos integrais, que tenham baixo índice e carga glicêmica.”
Em resumo, carboidratos complexos, leia-se arroz integral, aveia e outros, são interessantes sim, em um jantar mais cedo, para estimular a queima de gordura. A quantidade? A única resposta é: procure um nutricionista.
Beijos, Carol!

O carboidrato do bem, arroz integral, e a capa de SAÚDE!

Rede quer dar asas a jovens transformadores locais

 http://porvir.org/
No máximo três minutos para que jovens, de 15 a 29 anos, mostrem, por meio de um vídeo, como estão superando desafios, de forma criativa, para melhorar a vida das pessoas e do planeta. Este é o desafio que propõe a Rede Wings For Change, que vai selecionar dez pessoas de todo o país que estejam transformando suas comunidade por meio de projetos de empreendedorismo com potencial de ampliar o seu impacto social. A iniciativa, que está com inscrições abertas até 3 de março, é realizada pelo Instituto Asas, organização sem fins lucrativos que realiza ações voltados a adolescentes, em parceria com a Ashoka, organização mundial, sem fins econômicos, pioneira na criação do conceito de empreendedorismo social.
Em sua primeira edição, a iniciativa busca, em especial, encontrar jovens que vivam em condições socioeconomicas menos privilegiadas com menor acesso a recursos para viabilizar suas empreitadas, sejam elas movimentos, negócios sociais ou até mesmo ONGs. Além disso, um dos principais critérios para a seleção é que os empreendimentos sejam desenvolvidos com criatividade, ousadia e inovação. Para se candidatar, os jovens precisam contar o que estão fazendo para mudar o mundo e por que estão fazendo isso. Os vídeos precisam ser postados no Youtube e os links enviados para: wingsforchange@gmail.com.
deviantART / Fotolia.com
 
Como parte do programa da Rede Wings For Change, os jovens participarão de encontros com pessoas inspiradoras; receberão apoio de consultores para fortalecer suas competências de gestão social e terão mentores para acompanhá-los no desenvolvimento dos seus projetos. Além disso, a rede oferecerá suporte a estes jovens no desenvolvimento de um plano de sustentabilidade financeira para as suas iniciativas.
De acordo com o Instituto Asas, a ideia é encontrar esses jovens criativos, mobilizadores e realizadores, para construir um relacionamento de longo prazo. Por meio desse vínculo, inspirá-los para que despertarem para seu potencial como agentes de transformação social e que, no futuro, possam chegar a ser até mesmo fellowships da Ashoka – que reconhece fellows no mundo todo, ou seja, pessoas que estão gerando transformações sociais por meio de iniciativas empreendedoras inovadoras.