sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Câncer de mama: diagnóstico precoce é fundamental

 http://www.blog.saude.gov.br/
Câncer de mama: diagnóstico precoce é fundamental:
Muitos não sabem, mas o câncer mais comum no mundo e mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos e responsável por 411.093 mortes a cada ano,  é o de mama. Essa doença acomete as células da mama e a maioria está presente nos ductos mamários (tubos que transportam o leite até os mamilos). Os restantes dos cânceres de mama são aqueles que começam nas glândulas, chamados lóbulos mamários ou em algum tecido de sustentação da mama.
O principal sintoma na detecção deste tipo de câncer é o nódulo, um caroço na mama. Mais de 70% dos tumores têm esta apresentação. Pode acontecer também de ter uma alteração do formato, do tamanho ou alteração da pele que reveste a mama, desde vermelhidão ao envelhecimento, e outras características da aureola ou posição do mamilo. Um sintoma não muito comum é o aparecimento de caroços embaixo da axila.
Segundo o técnico da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Inca Ronaldo Corrêa, o risco do câncer de mama aumenta conforme a idade. “É raro a doença acometer mulheres abaixo de 35 anos. O percentual nesses casos é de 5%. Entre 35 e 40 anos, o percentual fica em torno de 7%. O maior percentual é para as mulheres acima de 50 anos, em torno de 80%. A partir de 80 anos, a curva de incidência começa a diminuir e os casos são reduzidos”, afirma.
Evitar a obesidade adotando hábitos saudáveis, como dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Outros fatores de risco para esse tipo de câncer são a ingestão de álcool e a a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Detecção Precoce – Os programas de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama indicam que o exame da mamografia seja feito a partir dos 50 até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. Para mulheres mais jovens, a melhor forma de prevenção é o exame de toque, com investigação profunda de qualquer sintoma suspeito.
Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama do Inca prevê a ampliação da cobertura de mamografia, o aumento do percentual de mamografia de qualidade e da proporção de mulheres com diagnóstico de câncer que iniciam tratamento em até 60 dias – reduzindo a mortalidade. No Brasil, estimam-se 52.680 novos casos em 2012/2013.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

Irajá ganha Nave do Conhecimento

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Irajá ganha Nave do Conhecimento: A Nave do Conhecimento de Irajá será inaugurada nesta segunda-feira pelos secretários municipais de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, pelo de Obras, Alexandre Pinto, e pelo presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Riourbe), Armando Queiroga.

A solenidade de abertura do local será às 10h, na Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº, em Irajá, Zona Norte do Rio. O espaço foi projetado com ambientes multiuso e interativos, oferecendo opções de cursos, pesquisas, visitas virtuais e lazer aos frequentadores.

A escola terá oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia. Há salas de produção de conteúdo, laboratório, biblioteca virtual e áreas de lazer.          

A Nave de Irajá junta-se a de Santa Cruz (Rua Barão de Loreto, s/n – Largo do Bodegão), a do Parque Madureira e às Praças do Conhecimento de Padre Miguel (Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão) e de Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Mais duas serão inauguradas ainda este ano, a de Greipe da Penha e a de Vila Aliança, na Zona Oeste.

Plano Brasil Protege prevê tirar 38 mil crianças de abrigos

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Plano Brasil Protege prevê tirar 38 mil crianças de abrigos:
Por Estadão
O governo federal prepara o lançamento do plano Brasil Protege, que cria uma rede de assistência para crianças e adolescentes. Organizado em três eixos, e desenhado desde o ano passado, ele será divulgado pela presidente Dilma Rousseff em meio às comemorações do Dia da Criança, em outubro. O foco inicial do plano será o atendimento a cerca de 38 mil crianças que vivem hoje em abrigos no País.
A proposta é restabelecer vínculos familiares ou incluí-las em programas de adoção. A avaliação é de que esses meninos estão sendo duplamente abandonados: pelas famílias e pelo Estado.
Outro eixo do Brasil Protege é a adoção de medidas para o combate à exploração sexual, especialmente nas cidades-sede da Copa de 2014. O plano traz ainda o fortalecimento das ações do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (Sinase), direcionado para adolescentes em conflito com a lei.
Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos afirma que o grupo ainda está avaliando as propostas do governo, mas ressalta a importância da iniciativa. “O melhor lugar para uma criança é perto da família, seja aquela de origem ou uma substituta.”
Crimes
O plano do governo também busca enfrentar o problema dos adolescentes em conflito com a lei. O Brasil Protege prevê a elaboração de um diagnóstico da situação do Sinase, a construção e a reforma das unidades de internação e a inclusão desses jovens em cursos profissionalizantes.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registraram mais de 90 mil ocorrências envolvendo adolescentes. Desses, 29,5 mil estão cumprindo medidas socioeducativas – 17 mil com restrição de liberdade.
Assim como delegacias e presídios, as unidades de internação estão superlotadas e não têm infraestrutura adequada. No último monitoramento do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT), os representantes da ONU visitaram dez unidades no País específicas para o atendimento de crianças e adolescentes. O cenário, segundo eles, é “preocupante”. O subcomitê sustenta que a rotina nas unidades visitadas é marcada por tortura e maus-tratos. “Precisamos de uma revolução. O que temos hoje como unidades de internação se assemelham a campos de concentração”, sustenta a presidente do Conanda.
Promessa
Durante a campanha e em seu discurso de posse, a presidente Dilma Rousseff prometeu “governar para as gerações futuras”. O novo plano será o primeiro dedicado exclusivamente ao combate a violações de direitos humanos. Em julho, durante a 9.ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dilma afirmou que “uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para as suas crianças e adolescentes”.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSON

Nós da Clínica da Família Marcos Valadão somos referência da Escola Municipal Thomas Jefferson, já fizemos muitas ações na escola, de todos os tipos, mas em todas as reuniões tando da escola, quanto com a TES, identificávamos uma necessidade de abordar o tema família.  Trocar com cada criança o quê é famílai pra ela, que sentido tem esta palavra ou se ela é mais do que a palavra.
Planejamos muito como faríamos isso para respeitarmos cada verdade vinda deste pequeno mundo.
Ainda temos outras ações planejadas com este foco, pois sentimos que ele não se esgota tão rapidamente.
Fique acompanhando os post do Blog, certamente verão mais fotos e mais ações sobre o tema FAMÍLIA, tão importante e necessário nesta comunidade.








PSE - SAÚDE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Homens também são responsáveis por evitar gravidez

 http://www.blog.saude.gov.br/


Os homens que não quiserem ter filhos devem usar camisinha e os que têm mais de 25 anos e dois filhos podem fazer a vasectomia, cirurgia para evitar filhos.| Foto: Peter Walker/Corbis
Qual a participação do homem no planejamento reprodutivo? Para o médico Daniel Fernandes, que é pai de um menino e a esposa está grávida do segundo filho, o homem tem a mesma responsabilidade que a mulher na escolha do melhor momento para aumentar a família. Da mesma forma, ele também é responsável por uma gravidez indesejada: ”A gravidez só precisa acontecer se os dois desejarem que isso aconteça. Hoje em dia a mulher tem uma participação no mercado de trabalho tão importante quanto o homem e o homem tem um papel atualmente equivalente ao da mulher dentro de casa, otimizando a gestão familiar sabendo que hoje não existe mais a história de que aonde come um comem dois. Se o homem e a mulher não dialogarem, você vai acabar tendo uma família desestruturada ou subaproveitada do ponto de vista de prosperidade econômica.”
O coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica que o homem e a mulher devem decidir juntos sobre a quantidade de filhos, o espaço entre eles e o melhor momento para a gravidez: ”Homens e mulheres têm o direito de decidir em conjunto de forma livre e responsável sobre o número, o espaçamento e o momento de ter filhos, é uma decisão negociada. Isso que é muito importante. Quando você vai falar de planejamento reprodutivo você está falando exatamente de duas pessoas que estão negociando essa questão de trazer alguém a vida ou não né. Então, os homens são protagonistas aí, os homens que não tiverem vontade de ter filhos eles tem que tomar os devidos cuidados.”
Eduardo Chakora lembra que os homens que não quiserem ter filhos devem usar camisinha e os que têm mais de 25 anos e dois filhos podem fazer a vasectomia, cirurgia para evitar filhos. A vasectomia pode ser feita de graça no Sistema Único de Saúde.
“Existe uma lei que regulamenta a vasectomia e que é ofertada pelo SUS que os homens que tiverem dois filhos dois e acima de 25 anos eles podem procurar os serviços e recebendo as devidas orientações para as secretarias municipais de saúde e se tiverem de fato no perfil, eles podem realizar o procedimento que é relativamente rápido, mas precisa de um tempo para que ele ter possa ter certeza que de fato essa é a decisão dele.”
O coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, lembra ainda que a camisinha não é só um método para evitar gravidez indesejada, mas também é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE DE GUSMÃO


No dia 20 de setembro estivemos na Escola Municipal Alexandre de Gusmão, aqui em Parque Colúmbia, bam próxima a nossa Clínica da Família Marcos Valadão.  Como combinamos com a equipe de direção de escola vamos falar sobre higiene, mas especificamente sobre PEDICULOSE ou popoularmente conhecido como PIOLHO.
O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez.Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O período de incubação dura de 8 a 10 dias. A infestação ocorre mais em crianças, principalmente nas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças. Não tratar a pediculose capilar pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.
Sintomas
* Coceira intensa no couro cabeludo;
* Feridas causadas pelo ato de coçar;
* Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
* Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação
 Falamos também dos tratamentos, todos prestaram muita atenção!!


 ASB EDILA E TSB RAQUEL REALIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
 CD RODRIGO REALIZANDO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

TSB RAQUEL E ASB ÉDILA REALIZANDO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
PSE - SAÚDE PRESENTE NAS ESCOLAS


Inscrições para bolsas de Mestrado e Doutorado na Escola de Formação do Professor Carioca


FONTE: PCRJ
 

A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire inscreverá em novembro interessados na concessão de bolsas de estudo de Mestrado e Doutorado, com duração de 12 meses, de acordo com regulamento da Secretaria Municipal de Educação divulgado dia 17 no Diário Oficial do Município. Os pedidos serão analisados em dezembro e em janeiro de 2013 sairá o resultado no Diário Oficial com nomes e matrículas dos contemplados.

Para pleitear a bolsa de estudos, o servidor interessado deve ter o cargo de professor, conforme o artigo 2º do decreto 35.674, de 30/5/12. Para os cursos de Mestrado ou Doutorado, as bolsas poderão ser concedidas a partir do ingresso do professor em programa de pós-graduação stricto-sensu.

Dispensa de Serviço e Folga em Dobro / Eleições 2012

 http://creged06.blogspot.com/
Dispensa de Serviço e Folga em Dobro / Eleições 2012:

ATO DO COORDENADOR GERAL

PORTARIA A/CSRH Nº 37 DE 27 DE SETEMBRO DE 2012.


Dispõe sobre a dispensa do serviço e folga em dobro em virtude de convocação para o exercício das funções de presidente, mesários,

administradores de prédio, membros das juntas eleitorais, escrutinadores e seus auxiliares nas Eleições de 2012.

O COORDENADOR GERAL DO SUBSISTEMA DE RECURSOS HUMANOS

da Secretaria Municipal de Administração, no uso das atribuições

que lhe são conferidas pela legislação, e

CONSIDERANDO os termos do art. 174 da Resolução TSE Nº 23.372, de 14.12.2011 e;

CONSIDERANDO os termos do art. 6°, § único da Resolução N° 808/2012 -TRE/RJ, de 19 de abril de 2012 e;

CONSIDERANDO a necessidade de assegurar a continuidade do serviço público para evitar prejuízo à população.


RESOLVE:

Art. 1º Os servidores municipais convocados para o exercício das funções de presidente, mesários, administradores de prédio, membros das juntas eleitorais, escrutinadores e seus auxiliares nas Eleições de 2012 serão dispensados do serviço e terão direito à concessão de folga, mediante apresentação ao Órgão Setorial de Recursos Humanos de declaração expedida pelo Juiz Eleitoral ou pelo Tribunal Regional Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.

§ 1º A expressão dias de convocação abrange quaisquer eventos que a Justiça Eleitoral repute necessários à realização do pleito, inclusive as hipóteses de treinamentos e de preparação ou montagem de locais de votação.

§ 2º Não será computado para fins do disposto no caput o comparecimento ao cartório eleitoral para assinatura de termo de posse.

Art. 2º A concessão da folga prevista nesta Portaria será adequada à respectiva jornada do beneficiário, inclusive daquele que labora em regime de plantão, não podendo ser considerados para este fim os dias não trabalhados em decorrência da escala de trabalho.

Art. 3º Caberá à chefia imediata, de acordo com as necessidades do serviço, estabelecer a escala para concessão da folga tratada nesta Portaria, que não poderá ultrapassar a data de 28/12/2012.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Por que somos únicos?

A Revista GALILEU  foi ouvir as pessoas no centro de São Paulo.
E organizou este vídeo  - Por quê somos únicos?
SOMOS ÚNICOS!!!

FIQUE SABENDO - O mistério do espirro: por que fechamos os olhos?

 http://www.blogdasaude.com.br/
O mistério do espirro: por que fechamos os olhos?:
Já tentou espirrar e não fechar os olhos? Parece impossível, não é?! Pois, o site Life’s Little Mysteries foi atrás de respostas para esse reflexo involuntário que sentimos ao espirrar.
Para entender isso, é necessário ver o que acontece com a parte do corpo que controla tudo: o cérebro. Após receber o estímulo para espirrar, ele simplesmente envia sinais para diversas musculaturas – do esôfago à face, incluindo as que controlam as pálpebras.
O ato de espirrar é uma reação de proteção. O espirro expulsa partículas estranhas através de um poderoso jato de ar proveniente dos pulmões, que viaja a mais de 160 quilômetros por hora.
Depois de dar essa explicação, vamos às hipóteses destacadas pelo Life’s Little Mysteries:
1ª Os especialistas acreditam que esse reflexo possa servir para proteger os órgãos da visão, pois o ar que sai dos pulmões para o nariz poderia aumentar a pressão ocular e nos prejudicar.
2ª Outra hipótese, mais simples, é a conexão por proximidade que provoca uma “reação em cadeia”. Faz sentido, pois as pálpebras e o nariz realmente estão muito próximos.
O site buscou respostas, mas a pergunta continua sendo um mistério. Nem os cientistas sabem ao certo qual a explicação da conexão do espirro e o piscar dos olhos.
Qual das explicações citadas acima você acha que faz mais sentido? Nenhuma? Então, mande a sua hipótese. Compartilhe.

FIQUE SABENDO - Descolamento de retina

 http://drauziovarella.com.br/
Descolamento de retina:

A retina é uma membrana muito fina, flexivel e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo ótico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.
A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular.  É o vítreo, uma substância gelatinosa e transparente, situada entre ela e o cristalino, que a mantém na posição anatomicamente adequada, ou seja, em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição (vasos sanguíneos e nutrientes).
Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.
O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não for tratado convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão.
Causas
Os descolamentos de retina podem ser provocados por uma ruptura por onde penetra o vítreo que se deposita entre o globo ocular e a própria retina (melhor dizendo, entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes). Esse tipo de descolamento recebe o nome especial de regmatogênito.
Os descolamentos podem ocorrer, também, não por ruptura, mas por tração ou repuxamento na região da retina onde se formaram aderências em virtude de alterações no vítreo, que se torna mais fluido com o passar da idade (descolamento não regmatogênito ou tracional) ou, ainda, podem ser provocados por tumores ou doenças inflamatórias (descolamento exsudativo) que favorecem o acúmulo do fluido sob a retina.
Fatores de risco
Os descolamentos de retina podem ocorrer em qualquer idade, mas costumam ser mais frequentes depois dos 40 anos. Os principais fatores de risco para a enfermidade são: alto grau de miopia, cirurgia anterior de catarata, glaucoma, trauma nos olhos, na face ou na cabeça, diabetes descompensado, tumores, processos inflamatórios, história familiar da doença, degeneração do vítreo própria do envelhecimento.
Sintomas
O descolamento da retina não está associado a nenhum processo doloroso. Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.
Diagnóstico
O mapeamento da retina, exame clínico feito com a pupila dilatada, a oftalmoscopia indireta e o ultrassom ocular, quando algum obstáculo dificulta observar o fundo do olho, são exames importantes para o diagnóstico do descolamento da retina.
Tratamento
A indicação do tratamento depende diretamente do tipo, gravidade e extensão do descolamento.
Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) são recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina. O objetivo é formar cicatrizes que interrompam a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina.
Nos outros quadros, o tratamento é cirúrgico. O objetivo é vedar o orifício por onde escapa o vítreo. Isso pode ser feito por meio das seguintes técnicas operatórias:
1)     Retinopatia pneumática – injeção de gás na cavidade ocupada pelo vítreo, como forma de pressionar a área descolada da retina e impedir a passagem desse gel pela rasgadura que se formou. Tanto o gás injetado, quanto o fluido sob a retina serão aos poucos reabsorvidos pelo organismo;
2)     Retinopexia – implantação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do globo ocular para pressionar a esclera (o branco dos olhos) a fim de apoiar a retina e facilitar sua aderência;
3)     Vitreoctomia – técnica utilizada não só nos descolamentos de retina, mas no tratamento de outras patologias oculares; através de microincisões, são introduzidos instrumentos de tamanho diminuto para corrigir os defeitos que promoveram o deslocamento da retina.
Na grande maioria dos casos, apenas uma intervenção cirúrgica basta para reverter o descolamento da retina. Há situações, porém, que requerem novos procedimentos ou a associação de mais de uma técnica terapêutica.
No pós-operatório, o paciente fica algum tempo com um curativo sobre o olho operado para deixá-lo em completo repouso. Deve também evitar movimentos bruscos e a prática de esportes. Viagens de avião são desaconselhadas nessa fase.
Dependendo da gravidade e da localização do deslocamento da retina, a visão pode não ser recuperada totalmente.
Recomendações
* Não se descuide: seus olhos merecem cuidados, mesmo que você esteja sem nenhum problema aparente de visão. Algumas enfermidades podem ser prevenidas ou tratadas se diagnosticadas precocemente;
* Não use nenhum tipo de colírio sem prescrição médica;
* Procure imediatamente um oftalmologista se notar qualquer tipo de alteração visual.






FIQUE SABENDO - SUS passa a distribuir medicamento para doença ligada ao tabagismo

 http://drauziovarella.com.br/
SUS passa a distribuir medicamento para doença ligada ao tabagismo:

O SUS vai incorporar medicamentos para tratar dos sintomas da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Serão incorporados seis remédios, sendo dois corticóides inalatórios (budesonida e beclometasona), e quatro broncodilatadores, (fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol).
A DPOC, que está relacionada ao tabagismo, à exposição passiva ao fumo, à poeira e à poluição, pode causar falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória.
Os remédios já integram a lista do SUS, mas antes eram distribuídos somente para o tratamento de asma. A DPOC é uma doença com alta taxa de mortalidade e não há cura. O tratamento visa combater o avanço da enfermidade.
O ministério estima que cerca de 5 milhões de pessoas tenham Dpoc no País. Até julho de 2012, houve 57.881 registros de internações, que custaram ao governo R$ 45,1 milhões.
As farmácias da rede pública terão até 180 dias para começar a ofertar os produtos à população.

IMPORTANTE - Índice glicêmico e esportistas...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Índice glicêmico e esportistas...:


Dentre os principais objetivos da dieta e da nutrição adequada para os esportistas, estão a melhora do rendimento físico, a recuperação adequada dos estoques de energia e a melhora da composição corporal, reduzindo a fadiga e permitindo que o atleta treine por mais tempo, recuperando-se melhor entre os treinos.
Em uma dieta equilibrada, os carboidratos constituem a maior parte da ingestão energética. Mesmo pequenas no organismo, as reservas de glicogênio são importantes durante períodos de jejum e também durante exercícios prolongados e extenuantes, nos quais a glicose e os ácidos graxos são oxidados a fim de fornecer energia para a contração muscular.

Os carboidratos da dieta são divididos em três grupos principais: os monossacarídeos (glicose e frutose), os dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os polissacarídeos (carboidratos complexos, fibras). Dentre as principais funções dos carboidratos, a que merece atenção entre os esportistas é a produção de ATP, considerada a principal fonte de energia do organismo.

Os carboidratos devem ser a principal fonte de energia da dieta para o organismo, já que quando oxidados, liberam uma grande quantidade de energia, importantíssima para a a execução dos exercícios e para a contração muscular.

Após a ingestão, os carboidratos são digeridos até serem transformados em glicose (como são levados para as células), sendo armazenados na forma de glicogênio principalmente no fígado e nos músculos, a fim de serem utilizados quando o organismo necessite de energia. Porém, os estoques de glicogênio são limitados e reduzem durante o exercício, justificando a necessidade de repor estas reservas de energia através do adequado consumo de carboidratos, levando em consideração sempre seu Índice Glicêmico.

O indice glicêmico foi desenvolvido, com o objetivo de avaliar o efeito dos carboidratos sobre a glicemia sanguínea, devido o organismo não digerir e não absorver os carboidratos na mesma velocidade. É o tempo que determinado alimento leva para se transformar em glicose no nosso organismo, alimentos que são digeridos e absorvidos rapidamente (como a batata inglesa), se transformam rapidamente em glicose, levando à liberação de insulina e favorecendo o deposito de gordura.

De acordo com estudos, quando mais intenso for o exercício físico, maior será a dependência em relação aos carboidratos como combustíveis.  Quando o consumo de carboidratos é insuficiente, a performance física fica reduzida, principalmente a anaeróbica, ou seja, atletas de força ou de provas de curta duração precisam se atentar mais ainda ao consumo de carboidratos, já que a utilização do glicogênio muscular é extremamente rápido nestas modalidades.

CURIOSIDADE: os estoques de glicogênio nunca chegam a zerar durante o exercício. Quando a ingestão é inadequada e a reserva é baixa, pode ocorrer a utilização do próprio tecido muscular como fonte de energia, o que é temido por todos. Neste momento que o rendimento do atleta pode ser beneficiado com o consumo de uma fonte exógena de carboidrato, retardando sua fadiga.
Os maiores estoques de glicogênio são obtidos quando há o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, aqueles que são rapidamente absorvidos e logo fornecem energia para as células.

Mas qual tipo de carboidrato consumir em cada parte do treino?

Pré Treino
O mais indicado é consumir alimentos de baixo a moderado índice glicêmico, pois não deve haver um aumento súbito da glicose sanguínea minutos antes de iniciar o exercício. Pois isso causa uma liberação de insulina excessiva, a qual atrapalharia a liberação adequada de hormônios fundamentais no momento da atividade física (como glucagon e cortisol).

Durante o treino
Indicado consumir alimentos de médio a alto índice glicêmico, pois na hora do exercício os hormônios presentes na corrente sanguínea inibem a ação da insulina,fazendo com que consigamos absorver a glicose dentro das células , através de uma ação metabólica estimulada pelo exercício, e que independe da ação da insulina.

Pós treino
Após o exercício, é excelente consumir alimentos de alto índice glicêmico, a fim de inibir a ação dos hormônios presentes na corrente sanguínea (Glucagon e Cortisol) e estimular a produção de insulina par repor os estoques de carboidratos presentes no fígado e nos músculos, o glicogênio, que tem o papel de levar o músculo ao processo de recuperação muscular.

LEMBRE-SE: a digestão de qualquer tipo de carboidrato, independente do índice glicêmico, inicia pela boca, portanto, mastigue muito bem os alimentos para facilitar sua digestão e melhorar sua absorção.

Tabela do Índice glicêmico de alguns alimentos:

Índice Baixo
Índice Moderado
Índice Alto
Maçã
Suco de laranja c/ água
Isotônico
Pêra
Aveia
Batata de qualquer maneira
Damasco
Arroz branco
Flocos de milho
Pêssego
Pão de centeio light
Creme de trigo
Couve
Grão de centeio
Mel
Laranja
Batata doce
Melancia
Ameixa
Suco de frutas sem açúcar
Pão branco - francês/ de forma
Melão
Ervilhas verdes (fresca)
Pipoca
Cereja
Feijões cozidos
Bolo
Brócolis
Kiwi
Torradas
Tomate
Manga
Cookies
Lentilha
Laranja
Abacaxi
Grão de cevada
Uva
Banana
Espinafre
Suco de maçã
Beterraba
Cereal all bran
Macarrão
Biscoitos
Pepino
Inhame
Mandioca
Repolho
Banana
Geléias
Couve flor
Farelo de trigo
Abóbora
Alface
Morango
Polenta
Pepino
Grão de bico
Barra de cereais
Berinjela
Arroz integral
Cereal cornflakes
Abobrinha
Yakult
Manga
Tofu e queijos
Massas integrais
Papaia

Pão integral
Milho

Chocolate amargo
Massas de farinha branca

Cenoura
Aveia


CURTA A FAN PAGE NO FACE BOOK: JULIANA PANSARDI - NUTRICIONISTA DESPORTIVA








*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.