segunda-feira, 9 de abril de 2012

DENGUE - ATENÇÃO!!! - 2º LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE INFESTAÇÃO - 2012

 http://cvasrio.blogspot.com/
2º LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE INFESTAÇÃO - 2012:
clique no gráfico para ampliá-lo

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou, no período de 11 a 17 de março, o segundo índice de infestação do mosquito transmissor da dengue (LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) deste ano, que aponta a média de 1,5% de presença de focos em toda a cidade. 
A taxa é a menor já registrada neste período do ano e a segunda menor em todos os levantamentos feitos nos últimos anos, comparando todos os períodos do ano. A última taxa registrada na cidade foi de 2,3%, em janeiro. O resultado deste mês indica que a cada 1.000 imóveis vistoriados pelos agentes de saúde, em 15 foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue. 

A região que apresentou o maior índice de infestação da cidade foi a área de Madureira, Irajá, Pavuna e adjacências, que corresponde a Área de Planejamento (AP) 3.3, com 2,5%. Em seguida, com 1,7% de infestação está a área do Grande Méier, Del Castilho e adjacência (AP 3.2). As APs 5.3 (Santa Cruz, Paciência, adjacências) e 2.1 (Zona Sul) registraram os menores índices de infestação, com 0,7% e 0,9%, respectivamente, ficando abaixo ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. 

O levantamento apontou também que aumentou o número de depósitos fixos encontrados em relação ao último levantamento. Locais como calhas, tanques, lajes e toldos em desníveis, ralos, piscinas não tratadas e cacos de vidro em muros, entre outros, são os principais objetos onde são encontrados focos do mosquito, com 33,7% das ocorrências. No levantamento anterior, apareciam na segunda colocação, com 24,9%.

Em seguida, com 23,4%, aparecem os depósitos de água para armazenamento doméstico, como tonéis, tambores, barris, tinas, cisternas, potes, poços/cisternas e caixas d’água, que anteriormente estavam na quarta colocação. 

Os dados apontam queda no número de focos encontrados em depósitos móveis, como vasos/ frascos com água, pratos, garrafas, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos. Estes tipos de objetos aparecem com 20,9% das ocorrências no levantamento atual, porém, estavam como os depósitos mais encontrados na pesquisa de janeiro.

A metodologia do LIRAa divide os municípios em grupos de 9 mil a 12  mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Desde o levantamento de janeiro, todos os estratos da cidade foram vistoriados de forma integral pelos agentes para a elaboração do LIRAa.

Fique Sabendo: BOLETIM SEMANAL DA DENGUE Nº 17 - 09/04/12

 http://cvasrio.blogspot.com/
BOLETIM SEMANAL DA DENGUE Nº 17 - 09/04/12: O Boletim da Dengue é uma publicação digital enviada toda semana por e-mail para a imprensa com dados como o número de casos notificados, sua distribuição pelas regiões da cidade, a quantidade de atendimentos nos pólos de hidratação, as ações da prefeitura de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras informações. Consulte os Boletins anteriores e outros indicadores clicando aqui.



I Concurso de Ilustrações Rioeduca

Fonte: http://www.rioeduca.net/programasAcoes.php?id=46

No Concurso de Ilustrações Rioeduca

todos podem participar e concorrer a um Ipad!


A Secretaria Municipal de Educação, a Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais e o Portal Rioeduca.net promovem o I Concurso de Ilustrações Rioeduca, nas modalidades aluno, educador e ilustrador.
 
 O I Concurso de Ilustrações Rioeduca tem como objetivo estimular a produção artística de nossos(as) alunos, educadores(as) da rede e ilustradores diversos (funcionários(as) ou não de nossas escolas).
 
Modalidade Aluno(a) => será restrito aos(às) alunos(as) matriculados(as) em qualquer Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em qualquer seriação ou faixa etária.
 
Modalidade Educador(a) => será restrito aos(às) educadores(as) em pleno exercício da sua função na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, incluindo nessa modalidade os(as) Agentes Auxiliares de Creche.
 
Modalidade Ilustrador => será aberto ao público de uma forma geral.
 
Para participar, os(as) interessados(as) de qualquer modalidade deverão enviar um cartaz ilustrativo temático sobre um destes projetos: Escola 3.0, Rioeduca, Educopédia, Educoteca ou Educomundo.
 
Ao final do Concurso, quinze felizes ganhadores serão contemplados com um Ipad!!!
 

REGIMENTO ESCOLAR BÁSICO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Resolução 1074 de 14 de abril de 2010.

E. M. ARNALDO VARELLA - Celebração da Páscoa

 http://www.emcomandantearnaldovarella.blogspot.com.br/
Passem no Blog da Escola Muncipal Arnaldo Varella, tá novinho e cheio de novidades.
Postei a Celebração de Páscoa que pelas fotos dá pra vê e sentir como foi bacana!!
Parabéns a toda Equipe!!
Celebração da Páscoa:
Foi realizada em nossa escola a tradicional Celebração da Páscoa. O evento foi organizado pela  coordenação pedagógica com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado e importância da Páscoa, além de promover a integração entre todos da unidade escolar. Após a cerimônia foi realizado um lanche coletivo.

Abertura –  Coordenação Pedagógica - Silvia Regina
Mesa com os símbolos da Páscoa
Alunas do PEJA
Professoras Elba e Márcia
Professoras Adriene e Simone
Alunas Lorraine, Suzane e Vitória com  o aluno Alberto no violão
Encenação da Crucificação - Música “Via Dolorosa” - Professoras Silvana e Adilcelane
Coral Professora Silvana - Música “Ressuscitou”
Professora Celeste registrando o momento
Símbolos da Páscoa - Professora Elba
Música: “Digno é o Senhor” Professora  Márcia  e aluna Vitória 

Professora Adilcelane no teclado
Reflexão do Pastor Alexander  - Igreja Batista Memorial em Costa Barros
Música “Redenção” – aluna Lorrayne e  professora  Adilcelane no teclado
Apresentação de Saxofone: Professor Edinaldo
Grupo da Oficina de Teatro
Esquete “Símbolos da Páscoa”- professora Ana Maria
Mensagem - professora Silvana
Professores  Thiago, Edinaldo e Antonio
 Celeste, Silvana, Márcia, Luciana e Natália
Professoras Sonia e Natália
Professor Rodrigo e aluna Bianca
Professoras Silvana, Márcia,Luciana e Fátima
Murais criados pela professora Fatima
 
Cartazes de Páscoa produzidos nas aulas de Artes e na oficina de Arte e Tecnologia