quinta-feira, 19 de abril de 2012

ATENÇÃO!!!!VÍRUS DA DENGUE TORNA MOSQUITO MAIS FAMINTO

http://cvasrio.blogspot.com/
VÍRUS DA DENGUE TORNA MOSQUITO MAIS FAMINTO:
Vírus que controla genes

A ilustração mostra a presença do vírus
da dengue no sistema sensorial do mosquito
(antenas e palpos) e nos órgãos de alimentação
(probóscide).[Imagem: Johns Hopkins]
Quando o mosquito Aedes aegypti é infectado com o vírus da dengue, o vírus induz alterações genéticas que aumentam sua fome e sua capacidade de se alimentar.

Segundo os cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA), que fizeram a descoberta, isso torna o pernilongo mais propenso a espalhar a doença para os seres humanos.

Especificamente, eles descobriram que a infecção do vírus da dengue na glândula salivar do mosquito desencadeia uma resposta que envolve genes de três grupos: do sistema imunológico do inseto, do seu comportamento alimentar e da capacidade do mosquito para sentir odores.

Mosquito faminto

"Nosso estudo mostra que o vírus da dengue infecta os órgãos do mosquito, as glândulas salivares e as antenas, que são essenciais para encontrar e se alimentar [do sangue] de um hospedeiro humano," explicou George Dimopoulus, orientador do estudo.

Esta infecção "liga" genes associados à produção de proteínas que ajudam o animal a detectar odores.

"O vírus  pode, portanto, melhorar a capacidade do mosquito em procurar hospedeiros, e pode - pelo menos teoricamente - aumentar a eficiência de transmissão [do vírus], embora nós ainda não compreendamos totalmente as relações entre a eficiência na alimentação e a transmissão do vírus.

"Em outras palavras, um mosquito faminto com uma melhor capacidade para encontrar o alimento tem maior probabilidade de propagar o vírus da dengue," completou o pesquisador.

Genes influenciados pelo vírus

O estudo revelou que a infecção pelo vírus da dengue influencia 147 genes que atuam em vários processos, incluindo a transmissão do vírus, a imunidade, a alimentação por sangue e a busca de hospedeiros.

Análises subsequentes mostraram que silenciar - ou "desligar" - dois genes ligados à sensação de odores resulta na normalização da capacidade do mosquito em localizar novas fontes de alimentação.

"Demonstramos pela primeira vez que um patógeno humano pode modular genes relacionados com a alimentação e com o comportamento do seu mosquito vetor, e o impacto disso sobre a transmissão da doença pode ser significativo," disse Dimopoulos.

Disponível em: <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=virus-dengue-mosquito-mais-faminto&id=7591>.Acesso em: 18 abr. 2012

PSE - LONGEVIDADE

PSE -- PSF FAZENDA FAZ TRA NA E. M. VIRGÍLIO FCO MONTEIRO

Escola Municipal Virgílio Francisco Monteiro, recebeu a equipe do PSF Fazenda Botafogo nos dias: 11, 12 e 18 de abril fazendo avaliação epidemiológica e TRA.


 Diminuindo a Cárie Dentária no nosso território.
Parabéns, Equipe





Hospital vai aperfeiçoar cuidados a pacientes internados

http://www.blog.saude.gov.br/
Hospital vai aperfeiçoar cuidados a pacientes internados:

Foto: Erasmo Salomão - ASCOM/MS
O Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, está montando uma equipe de resposta rápida. Formado por médicos e enfermeiros, o grupo terá objetivo de atender e dar resolutividade, ainda nas enfermarias, aos casos de pacientes que tenham algum agravamento do quadro durante a internação, evitando assim a necessidade do retorno desses doentes à emergência. A volta dos pacientes por agravo ao pronto-socorro – colaborando com o excesso de pacientes no setor – foi um dos problemas apontados no diagnóstico da unidade feito pelo S.O.S Emergências, ação do Ministério da Saúde em parceria com gestores municipais e estaduais.
Novos protocolos de conduta frente ao paciente que agrava já foram elaborados pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), instituído na unidade pelo S.O.S Emergências, e começam a ser apresentados em treinamento aos enfermeiros.
A proposta, segundo o diretor do Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger, é que esses profissionais sejam capacitados para fazer uma primeira identificação do motivo do agravamento, como uma hipoglicemia. Em seguida, em vez de levar o paciente à emergência – como acontece atualmente – são acionados os médicos da equipe de resposta rápida que farão um levantamento do caso. E, já com o resultado do monitoramento inicial farão os procedimentos e prescrições necessários.
Estes protocolos de conduta frente ao paciente que tem estado de saúde agravado estão entre os de médico-assistenciais que, a princípio, serão revistos ou acrescentados pelo NAQH. O objetivo é criar padrões para os procedimentos médicos, dando maior segurança aos pacientes e reduzindo a possibilidade de ocorrência de erros de conduta médica. Outros já elaborados são os protocolos do tratamento da gangrena diabética e do acidente vascular cerebral (AVC) – hemorrágico e isquêmico.
Rede – O S.O.S. Emergências é uma ação estratégica do Ministério da Saúde, lançada em 2011 para qualificar e melhorar o atendimento das principais emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela integra a Rede Saúde Toda Hora e, além do Miguel Couto, foi implantada no Hospital Estadual Albert Schweitzer, também no Rio de Janeiro, e em mais nove unidades de grande porte localizados em oito capitais. Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que até 2014 o S.O.S Emergências atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.
Fonte: Elaine Duim /Agência Saúde

PSE - Catapora – Sintomas & Como tratar

http://amarelinha.co.uk/
Catapora – Sintomas & Como tratar:

Nesta epoca do ano por aqui na Inglaterra, comeco de Primavera,  vemos muitos casos de catapora  (Chickenpox em ingles), mas, e quando acontece, o que fazer, como ajudar os nossos pequenos?
Quase todos nos ja pegamos quando eramos criancas e sabemos como pode ser desconfortavel.
Mas, quais os sintomas?
No comeco pode parecer uma simples gripe com febre, mal estar, falta de apetite, porem, depois de alguns dias, as feridinhas vermelhas comecarao a aparecer. Alguns dos lugares mais comuns para as manchinhas aparecerem sao: atras das orelhas, barriga, rosto, couro cabeludo, pernas e bracos, porem, elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo ate mesmo dentro da boca, na sola dos pes e palmas das maos ou mesmo no bumbum e regiao genital.
A primeira coisa a ser feita e levar os pequenos ao GP, depois e seguir alguns cuidados em casa:
Hidratacao – Pode parecer obvio, mas, e sempre bom frisar, que nada e mais importante do que manter as criancas hidratadas, ainda mais se tiverem febre. Agua, sucos, sorvetes de palito e sopas ajudam.
Febre - A febre pode ser tratada com paracetamol, ibuprofen (sempre leiam a bula para ter a certeza de que a crianca esta tomando a dosagem correta para a idade). No caso de duvidas, liguem para o GP ou mesmo para NHS Direct.
Coceira - Felizmente, hoje em dia ja ha varios cremes e locoes que vem para ajudar a minimizar a coceira. Calamine lotion e a mais popular e pode ser comprada em qualquer farmacia ou Boots.

Roupa confortavel - Vistam os pequenos com roupas de algodao e de preferencia largas, para nao agravar a coceira.
Geralmente a catapora, nao dura mais do que 2 semanas, porem, enquanto as bolhinhas estiverem saindo e muito contagioso e e preciso tomar cuidado com mulheres gravidas, idosos e pessoas com saude fragilizada em geral.
Informacoes foram tiradas do website do NHS.
No mesmo website, e mencionado o cuidado com a aspirina. Ela nunca deve ser dada as criancas com catapora ou mesmo suspeita dela. Ha chances de se contrair uma doenca fatal chamada de Reye’s Condition.
Sempre procure ajuda medica em caso de duvidas.


26/04 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

http://otics-iraja.blogspot.com/

26/04 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL:

O que é a Hipertensão Arterial?
Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.

A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.

Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.
Tipos de hipertensão
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.
Diagnóstico
O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.
Prevenção
Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.
A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.

Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.


AGENDA: AÇÃO NOS BAIRROS CONTRA A DENGUE - AÇÃO SIMULTÂNEA

http://cvasrio.blogspot.com/
AGENDA: AÇÃO NOS BAIRROS CONTRA A DENGUE - AÇÃO SIMULTÂNEA:
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizará mais uma edição do projeto “Ação nos Bairros contra a Dengue”, dessa vez de forma simultânea nas 10 Áreas Programáticas da cidade (AP). As ações acontecerão no próximo sábado, dia 21 de abril, das 09 às 14h.

Os agentes de vigilância em saúde realizarão vistoria domiciliar, inspeção/tratamento/eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença. Além destas atividades, serão montados estandes onde serão dadas orientações de prevenção e outras abordagens.

Além dos pontos centrais (ver quadro abaixo), acontecerão ações complementares em diversos outros bairros da cidade.

AP: 1.0
BAIRRO: SÃO CRISTÓVÃO
LOCAL: RUA MARECHAL
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: JARDIM UPP DO TUIUTI
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 2.1
BAIRRO: COPACABANA/BAIRRO PEIXOTO
LOCAL: COMUNIDADE TABAJARA/CABRITOS
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: PONTO CENTRAL: RUA SIQUEIRA CAMPOS, AO LADO DA ESTAÇÃO DO METRÔ
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 2.2
BAIRRO: TIJUCA
LOCAL: LARGO DA USINA 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A AÇÃO ATINGIRÁ TAMBÉM A COMUNIDADE DO CATRAMBI
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 3.1
BAIRRO: PENHA 
LOCAL: COMUNIDADES QUATRO BICAS, VILA CRUZEIRO E MERENDIBE 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: PONTO CENTRAL: EM FRENTE A CF FELIPE CARDOZO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 3.2
BAIRRO: INHAUMA 
LOCAL: PÇ. 24 DE OUTUBRO 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: EM FRENTE AO MERCADO INTERCONTINENTAL, NA EST. ADEMAR BEBIANO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 3.3
BAIRRO: OSWALDO CRUZ 
LOCAL: PRAÇA JAGUARE 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: EM FRENTE A E. M. WALDEMAR FALCÃO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 4.0
BAIRRO: PÇ.SECA 
LOCAL: PÇ. BARÃO DA TAQUARA
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 5.1
BAIRRO: BANGU 
LOCAL: CALÇADÃO DE BANGU 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: EM FRENTE AO SUPERMERCADO GUANABARA
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 5.2
BAIRRO: GUARATIBA 
LOCAL: COMUNIDADE PIRAQUÊ 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: EST. DA MATRIZ, S/N, LARGO DO PIRAQUÊ
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
AP: 5.3
BAIRRO: SANTA CRUZ
LOCAL: PÇ. DA AREIA BRANCA
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: EM FRENTE À CF JOSÉ ANTÔNIO CIRAUDO

PSE - Pediatra dá dicas de como aliviar o incômodo nos bebês depois da proibição de medicamento

http://www.blog.saude.gov.br/
Pediatra dá dicas de como aliviar o incômodo nos bebês depois da proibição de medicamento:

Foto: Corbis Images
Depois de muitos anos no mercado, a Funchicórea, medicamento utilizado para cólica de bebês não está mais disponível para venda em farmácias do País. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta semana o registro do produto por não ter eficácia comprovada. Mas as mamães que contavam com o remédio para amenizar a cólica dos seus bebês não precisam se preocupar.
A pediatra do Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul, ligado ao Ministério da Saúde, Aglae Maraschin, dá dicas do que fazer nessas horas. ”O que mais funciona são medidas gerais. Aquecer a barriguinha com uma bolsinha morninha, fazer massagem no sentido horário, fazer tipo bicicletinhas, esticar as perninhas contra a barriguinha, eles vão eliminar uns punzinhos e vai aliviar a cólica. Outra coisa que ajuda muito é o peito, o seio materno, porque o leite é melhor para o neném. Alguns leites e as fórmulas podem dar mais cólica porque eles constipam mais o neném do que o leite materno. Normalmente não se usa medicação, em último caso pode usar uma simeticona mas não funciona muito.”
Aglae Maraschin conta ainda que na hora da cólica é preciso que os pais ajam com paciência e tranquilidade. Segundo ela, o nervosismo agrava ainda mais a dor da criança. Além disso, a mãe precisa estar atenta à alimentação. A pediatra conta o que se deve evitar comer durante a amamentação. “A alimentação da mãe é normal. Ela vai evitar alimentos muito temperados, muito condimento, pimenta, katchup, mostarda, bebidas que tenham cafeína, refrigerantes tipo cola, café preto, chá preto e chocolate. Evitar também o leite em excesso porque tem mães que durante a amamentação não conseguem se alimentar adequadamente e substituem o almoço por batida, janta por iogurte. Isso é ruim. Tem que ter alimentação, comida normal, almoço, janta, café da manhã, lanche.”
A pediatra explica que caso a cólica não passe mesmo depois de seguir todas as orientações médicas é preciso procurar imediatamente um especialista.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Anvisa disponibiliza novas bulas no Bulário Eletrônico

http://www.blog.saude.gov.br/

Anvisa disponibiliza novas bulas no Bulário Eletrônico:
A partir desta quarta-feira (18/4), o Bulário Eletrônico da Anvisa contará com mais 135 bulas de medicamentos. Já seguindo as novas regras contidas na RDC 47/09, as bulas têm letras maiores, texto mais simples para o paciente e conteúdo revisado.
Para dar mais celeridade ao processo de análise de bulas adequadas às novas regras (RDC 47/09) e aumentar o número de bulas publicadas no Bulário, a Anvisa estuda estabelecer parceria com Universidades Federais do Brasil. Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/4), a Equipe do Projeto Bulas e Rótulos da Gerência Geral de Medicamentos está reunida com professores de faculdades de farmácia e de outras áreas da saúde para a construção do método de trabalho.
O Bulário também está disponível em nova versão, concebida para facilitar a pesquisa. Ao digitar as primeiras três letras do nome do medicamento ou do nome do principio ativo, aparecerão todos os nomes que se encontram cadastrados na base até o momento. Assim, basta escolher uma das opções. A ferramenta de Busca Avançada também pode ajudar a filtrar a pesquisa na base de bulas.
Outra novidade do Bulário é a disponibilização do histórico de atualizações, onde é possível visualizar todas as versões de bulas do medicamento, da mais recente até a mais antiga. Para cada uma é possível verificar: a data de aprovação pela Anvisa; quais itens foram atualizados; e, caso seja uma Bula Padrão, se as alterações devem ser consideradas nas bulas dos medicamentos que a seguem.
Mais detalhes podem ser verificados em:
Como acessar e localizar bulas no Bulário Eletrônico?
Fonte: Anvisa

GRUPO DE ADOLESCENTES.

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
GRUPO DE ADOLESCENTES.:

QUER SABER SOBRE SEXUALIDADE, ALCOOL E DROGAS, QUER FICAR ANTENADO DE COMO CUIDAR DA SUA SAÚDE, SER DESCOLADO MAS RESPONSAVEL. VENHA PARTICIPAR COM A GENTE DO GRUPO DE ADOLESCENTES.

O ENFERMEIRO MARCELO, A ENFERMEIRA ELDA, A ASSISTENTE SOCIAL ROSELAINE
 A ACS RITA E IZABEL




ESTAMOS ESPERANDO VOCES.

E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Vamos ler!!!

http://emthomasjefferson.blogspot.com.br
Passar o gosto pela leitura para os alunos é tudo de bom!!!
Parabéns!!!

E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Vamos ler!!!: Segundo Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros" ... E na Thomas Jefferson não poderia ser diferente! Exatamente no dia nac...