sábado, 22 de janeiro de 2011

Como acessar informações confiáveis sobre saúde na internet

Como acessar informações confiáveis sobre saúde na internet: "na fSP
Na dúvida sobre saúde, remédios e tratamentos, o dr. Google é logo acionado pela maioria dos brasileiros.No país, mais de 80% da população usa a internet para buscar informações médicas. O problema é que apenas um quarto das pessoas se certifica de que a fonte das informações é confiável.Médicos recomendam que os pacientes se informem sobre seu estado de saúde, mas, de preferência, em"

BOA LEITURA!

BOA LEITURA!: "

Bete Godoy

 

Autora: Sandra Branco
Ilustradora: Elma
 Cortez Editora


O livro A menina cabeça-de-vento traz uma história gostosa de ler,  ouvir e pensar.

Uma menina como tantas outras meninas, crianças e pessoas que parecem ter no alto de sua cabeça uma janela aberta. Lugar onde as idéias passeiam...onde o vento sopra e faz fumaça...sempre aberta para novas ideias.


Até que um dia o vento passou perto de uma nuvem negra e carregou uma idéia, que voou sobre sua cabeça, resolveu entrar e se tornou um pensamento.


Parecia tudo tranquilo até que.... Tantas outras coisas interessantes aconteceram na cabeça dessa menina e ela nunca mais foi mesma.

Você já parou para pensar sobre onde moram as suas ideias?

E mais...

Você acha que tem poucas ou muitas ideias?

Onde produzimos ideias?

Onde guardamos as ideias?

É possível existir alguém que tenha exatamente as mesmas ideias que você?

Tem ideias suas que você não gosta?

Você gosta mais da suas ideias ou da ideias dos outros?

Suas ideias envelhecem?

De onde vem ou nascem as ideias?

É possível pegar ou tocar uma idéia?

Ideias é o mesmo que pensamento?...

Uma boa história pode contribuir para boas conversas com crianças, jovens e adultos. O professor tem papel fundamental como mediador para que possam expor suas ideias e escutar as dos outros. Podendo a partir daí, ampliar, melhorar, partilhar, comparar, completar o que pensam, transformar, humanizar...

Paulo Freire assim diz a respeito: “o diálogo é o encontro amoroso dos homens dos homens que, mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos”.


Outros  Bons Títulos:


Autor: Fabiano dos Santos Piúba
Ilustrador: Rafael Limaverde
Cortez Editora


Autora: Gloria Kirinus
Ilustradora: Simone Matias
Cortez Editora
"

ENCONTRO DE FORMAÇÃO- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS e EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

ENCONTRO DE FORMAÇÃO- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS e EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: "
Bete Godoy
Patricia Helena  

Na semana de 5 à 8 de janeiro de 2011 aconteceu em São Paulo o encontro de formação sobre Filosofia para Crianças e Educação para o Pensar. Foi o primeiro encontro após o falecimento do idealizador do programa, Matthew Lipman. Nascido em 1923 na cidade de Vineland- New Jersey- EUA. Doutor em Filosofia em 1953 e com pós doutorado realizado na França. Foi o fundador do IAPC (Instituto para o desenvolvimento de filosofia para crianças). Faleceu em 26/12/2011 em Monteclair aos 88 anos.
Este programa foi criado no final da década de 60 e  até hoje é utilizado  em diversos países do mundo. Trata-se de um programa educacional que propõe oferecer as crianças e jovens um espaço investigativo-dialógico orientados por educadores para tanto preparados. O envolvimento inicial com os procedimentos da investigação relativas às temáticas filosóficas  desenvolvem sua capacidade de “pensar bem” através da metodologia da comunidade de investigação.

A denominação " FILOSOFIA PARA CRIANÇAS" refere-se a um programa de INICIAÇÃO FILOSÓFICA  de crianças e jovens que visa manter vivas, nas pessoas, desde o mais cedo possível uma disposição para investigar as chamadas "temáticas filosóficas" bem como oferecer-lhes subsídios para tanto.

Estas temáticas dizem respeito àquelas questões ( perguntas/problemas) que todos os seres humanos se fazem, incluindo, aí, crianças e jovens e cujas respostas se servem para orientar sua forma de ser gente, sua forma de agir, sua forma de pensar, sua forma de valorar.

Karl Jaspers, em a Introdução à Filosofia, assim diz a respeito:
' Um sinal admiravél do fato de que o ser humano encontra em si a fonte de sua reflexão filosófica está nas perguntas das crianças. Ouvem-se frequentemente de seus lábios as palavras cujo sentido mergulha nas profundezas filosóficas'.   

Desde muito pequenas as crianças fazem perguntas como:
De onde viemos?
Por que eu sou diferente de meu amigo?
Por que só as pessoas falam?
Por que existem pessoas que não têm onde morar?
Por que temos medo?
Quem construiu o mundo?
De onde vem as ideias?

São muitos porquês  e a mediação do professor é importante à medida que suas ações busquem familiarizar as crianças com significações historicamente elaboradas para orientar o agir das pessoas e compreender as situações e elementos do mundo. A prática pedagógica  deve ser promotora de um pensar criativo e autônomo, de uma sensiblidade que valoriza o ato criador e de uma postura ética de solidariedade. ( p.15 e 23.Orientações Curriculares-Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas- Educação Infantil. SME-SP).


A Livraria Cortez foi sede do encontro que contou com a presença de vários educadores de todo país.



  
Um tema bastante convidativo e num ambiente rico de ideias já que um dos objetivos do curso era elaborar um plano para o diálogo investigativo utilizando a literatura.

Foram apresentados bons títulos e também os participantes tiveram a oportunidade de conhecer livros das mais diversas editoras.

Durante a formação contamos com a presença do Senhor Cortez dono da livraria e editora   que generosamente presenteou cada educador com dois livros que falam sobre a sua trajetória de vida.



“Um menino nascido no sertão de Seridó, no Rio Grande do Norte, com mais nove irmãos, que brincava com sabugo de milho e ossinhos, e hoje tornou-se um dos maiores editores de livros do Brasil.

Ele tem percorrido universidades e escolas em todo país para contar sobre as dificuldades, mas, principalmente sobre a perseverança na realização de um sonho. A alegria de poder produzir algo que acredita ser alimento que estimula a vida, a alma e humaniza: LIVROS.




O curso foi ministrado por: Marcos Antonio Lorieri, Patricia Helena Rocha, Ismael de Oliveira e Bete Godoy.


"

Prefeito do Rio participa da procissão de São Sebastião

Prefeito do Rio participa da procissão de São Sebastião: "O prefeito Eduardo Paes participou nessa quinta-feira, dia 20, da procissão em louvor a São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro."

Prefeito apresenta Centro de Operações Rio ao ministro Aloizio Mercadante

Prefeito apresenta Centro de Operações Rio ao ministro Aloizio Mercadante: "O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta sexta-feira, 21, o Centro de Operações Rio para o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que na última segunda-feira, 17, anunciou que planeja criar um centro de prevenção de catástrofes que reunirá as previsões meteorológicas e os dados geográficos de todos os estados brasileiros."