quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - USP estuda nova fórmula para calcular IMC capaz de identificar falsos magros

 http://drauziovarella.com.br/
USP estuda nova fórmula para calcular IMC capaz de identificar falsos magros:

Novo cálculo propõe equação que leva em conta a massa gorda
Uma nova tese para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) foi recentemente publicada pelo Departamento de Nutrição da Usp (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. O estudo propõe uma equação capaz de identificar os “falsos magros”, que apesar de exibirem uma silhueta esguia apresentam altos níveis de gordura, e os “falsos gordos”, que têm um IMC alto em decorrência de ganho de massa muscular, e não de gordura.
Após quatro anos de estudo, a pesquisa da nutricionista Mirele Savegnago Mialich Grecc, inédita no Brasil, estabelece uma equação que leva em conta a massa gorda do indivíduo, além do peso e da estatura, as duas medidas usadas no cálculo do IMC. A fórmula é expressa pela soma do triplo do peso com o quádruplo do percentual de gordura, tudo dividido pela altura.
A equação usada atualmente foi obtida em 1835 pelo estatístico belga Lambert Adolphe Jacques Quételet e adotada como ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1997. O cálculo divide o peso pela altura ao quadrado, obtendo uma numeração que indica em qual grupo a pessoa se encaixa: abaixo do peso ideal, peso normal, sobrepeso, obesidade. Entretanto, a fórmula não leva em conta quanto desses quilos estão relacionados a gordura e quantos se referem a massa muscular.
Veja as diferenças entre o cálculo do IMC clássico e a equação proposta pela USP:
IMC
IMC da USP
Peso (kg) ÷ Altura (m) ao quadrado
(3 x Peso (kg) + 4 x Percentual de gordura) ÷ Altura (cm)

Dentro da nova proposta, o valor que separa sobrepeso de obesidade grau 1 deixa de ser igual ou superior a 30 kg/m², como proposto na equação de Quételet, e passa a ser 28 kg/m2 para homens e 25 kg/m2 para mulheres.
Para chegar à nova fórmula, Mirele avaliou as medidas (peso, altura e gordura corporal) de 501 pessoas de ambos os gêneros, com idades entre 17 e 38 anos. Foram coletadas informações sobre padrão alimentar e prática de atividades físicas.
Segundo a pesquisadora, o novo cálculo se encaixa dentro da tendência mundial que leva cada país a buscar fórmulas condizentes com sua realidade. “Nos Estados Unidos, a principal pesquisa, realizada com mais de 13 mil pessoas, propõe que a classificação de obesidade deva ficar por volta de 25 kg/m2. Levando-se em consideração o IMC tradicional, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, esse valor é o início do sobrepeso”, explica Mirele.
O ponto desfavorável desse novo índice é a necessidade de se conhecer o valor da massa gorda. Para obter esse número, é preciso passar por um exame chamado bioimpedância ou por avaliação física, comumente feita nas academias.

DICAS DE SAÚDE DOS OLHOS - Como evitar a fadiga visual

 http://br.blog.consultaclick.com/
Como evitar a fadiga visual:
Longas horas frente ao computador, seja no trabalho ou em casa, certamente cansa seus olhos, não é mesmo? Quem passa muito tempo nessa situação sabe o quanto os olhos sofrem, ficando vermelhos e irritados. Você nem deve saber, mas em algum momento de sua vida já sofreu a “Síndrome da Visão de Computador”. Pois é, esse é um problema que afeta as pessoas que expõe sem limites os olhos, causando a sensação de secura, coceira, irritação e, muitas vezes, sensibilidade à luz.
Porém, quem trabalha diante de um computador sabe que não é fácil fugir dessa situação incômoda. Mas será que não tem solução para isso? O ConsultaClick, como sempre, está preocupado com o seu bem-estar e foi atrás de algumas alternativas para evitar aquela fadiga visual.

Fique ligado nessas dicas:
- Escolha um local adequado para instalar o computador, levando em consideração a iluminação do ambiente. Nada de muito claro nem muito escuro. Não coloque também o seu equipamento debaixo de uma lâmpada fluorescente.
- Não use o micro com a luz apagada.
- Abra sempre as janelas para entrar a claridade natural. Cortinas e persianas podem ser de grande ajuda para controlar o nível de luz que entrará no ambiente.
- Ao longo do dia, procure lavar várias vezes os olhos. É uma forma de você também sair da frente do computador por alguns minutos.
- Utilize soro fisiológico para evitar os olhos secos.
- Se usa óculos, procure os mais adequados para ficar muito tempo em frente ao computador.
- Procure aumentar a frequência de piscadas. Diante de um micro, piscamos cinco vezes menos do que o habitual.
- Mantenha distância do monitor

Agora que já sabe, não sobrecarregue os seus olhos, pois eles são indispensáveis a você. Siga as dicas acima e evite muitos problemas como dor de cabeça, ardor, irritação, sensação de peso das pálpebras, dor no pescoço, ombros ou costas!

FIQUE SABENDO - Pesquisa mostra os efeitos da resistência a inseticidas no mosquito da dengue

 http://www.blog.saude.gov.br/

Pesquisador alerta que a forma mais eficaz de diminuir a proliferação do Aedes é por meio da eliminação dos criadouros, e não pela utilização de inseticidas | Foto: Fiocruz
Não é de hoje que o uso de inseticidas para controle do Aedes aegypti tem sido colocado em debate, por selecionar os insetos resistentes, quando usado de modo inadequado. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), além de reforçar essa evidência, analisou a dinâmica da resistência a inseticidas e os efeitos biológicos nos mosquitos.
A pesquisa identificou que a resistência tem um custo evolutivo para o vetor, afetando seu desenvolvimento, tempo de vida e reprodução. Foram realizados testes com mosquitos de populações naturais provenientes de cinco cidades brasileiras – Fortaleza, Maceió, Cuiabá, Uberaba e Aparecida de Goiânia. Também foi feita uma experiência de “pressão de seleção” com inseticida piretróide (utilizado contra o mosquito adulto) em laboratório com vetores originários de Natal. Esta pressão de seleção, que podemos considerar como uma simulação do que ocorreria na natureza, foi feita por nove gerações consecutivas de mosquitos, divididos em um grupo mantido com inseticida e outro sem.
Os mosquitos de populações naturais e aqueles mantidos sob pressão de seleção no laboratório foram testados quanto ao nível de resistência ao larvicida organofosforado temephós e ao adulticida piretróide deltametrina. Em paralelo, foram analisados aspectos de desenvolvimento e reprodução, como o número de ovos colocados, a quantidade de sangue ingerido durante a picada, o tempo de desenvolvimento da larva e a longevidade do adulto.
“Foi verificado que quanto mais resistente a população, maiores suas desvantagens em ambiente livre de inseticida. O grupo mantido no laboratório sob pressão de seleção por nove gerações foi o que demonstrou maiores efeitos negativos, provavelmente devido ao acúmulo de genes letais. Estes resultados corroboram estudos que vêm demonstrando efeitos negativos da resistência a inseticidas para a fisiologia do inseto”, explicou o pesquisador Ademir Martins, que desenvolveu o estudo juntamente com a estudante Camila Ribeiro e outros pesquisadores dos Laboratórios de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores e de Biologia Molecular de Insetos do IOC/Fiocruz.
Efeitos do inseticida no mosquito
O estudo mostra que o processo de resistência a inseticidas é capaz de gerar desvantagens biológicas para o próprio vetor. “O uso contínuo desses compostos químicos seleciona população de Aedes resistentes, mas pode trazer de carona efeitos negativos à fisiologia normal do inseto, tornando-o menos competitivo em ambientes livres de inseticida.  É o que chamamos de custo evolutivo, pois, se por um lado ele sobrevive ao inseticida, por outro, passará a ter menos aptidão para acasalar, levará maior tempo até chegar à fase adulta e a quantidade de ovos colocados pela fêmea será menor”, complementou.
Em uma primeira impressão, poderia-se pensar que esse custo evolutivo seria bom para o homem, uma vez que os mosquitos resistentes tenderiam a sumir se o inseticida deixasse de ser aplicado. Entretanto, o atual cenário de desvantagens para o mosquito, tende, em projeções futuras, a ter um fim. “A evolução é um processo muito dinâmico e já foi verificado em outros insetos que ocorre a seleção dos chamados ‘genes modificadores’, cuja pressão contínua com inseticida acaba por extinguir as desvantagens atreladas à resistência, o que originaria um cenário nada animador”, enfatiza o especialista. “Além disso, esse custo atual não impede que o mosquito continue transmitindo a dengue”, completa.
Controle do vetor
Diferentemente do que muitos pensam, a forma mais eficaz de diminuir a proliferação doAedes aegypti é por meio do controle mecânico, que consiste na eliminação dos criadouros, e não pela utilização de inseticidas contra adultos e larvas, que é apenas uma das formas de controle, mas não a principal, já que apresenta uma série de “efeitos colaterais”.
“O inseticida é uma das formas de controle, que pode ser benéfica e ajudar a eliminar o mosquito quando utilizada de maneira adequada. Mas, quando utilizado indiscriminadamente, ele seleciona as populações de mosquitos resistentes, o que propicia novas gerações também resistentes, perdendo, assim, sua finalidade inicial.  É muito mais interessante que as pessoas criem o hábito constante de eliminar ou tratar adequadamente potenciais criadouros de larvas dentro de suas casas. Este método, que deve ser um hábito tão comum como escovar os dentes todos os dias, não seleciona resistência, não polui o meio ambiente e evita a proliferação de outras doenças, inclusive.”, afirma o pesquisador.
Fonte: Vinicius Ferreira / Agência de Notícias Fiocruz

Ideias fáceis para decoração para o dia dos pais

 http://revistasobretudo.blogspot.com.br/
Adorei as idéias postadas neste Blog, estou repassando pra todos!!
Ideias fáceis para decoração para o dia dos pais: Você quer deixar o almoço do dia dos pais mais bonito e inesquecível? Que tal decorar a mesa do churrasco ou a mesa do almoço com ideias simples de tecido e papel?
O mais importante da decoração é  lembrar das coisas que seu pai gosta de fazer ou se interessa: Um hobbie, o time de futebol, coisas do trabalho, um jogo, uma ferramenta que sempre usa,o  passatempo, etc.


Canecas e Copos decorados com papel contact em forma de bigode:



Bigodes de papel ou E.V.A também podem ser usados para decorar canudinhos e palitos para petiscos:


No centro de mesa, arames encapados e na ponta aviõezinhos de dobradura  feitos com papel colorido

  Chaves de papel podem ser espalhadas pela mesa com recadinhos para os pais presentes na festa:

 Os presentes podem ficar em pacotes e embrulhos de saco de papel e por fora gravatas recortadas de papel para presente:

embalagem dia dos pais

 Se a comemoração for mais estilosa, pode-se decorar o ambiente com bandeirinhas especiais com recadinhos para os pais, além de usar gravatas de tecido e colarinhos para enfeitar a mesa dos petiscos e as garrafas de bebida:


Aqui as gravatas de papel cartão enfeitam bandeirinhas, palitos de enfeite para os bolinhos e também as garrafas de bebida:
decoração dia dos pais

 Gravata e colarinho de papel cartão podem ser usados para enfeitar os potes e vasilhas dos quitutes e petiscos:


Bigodes e gravatas borboleta de papel são usados como pingentes para decorar o ambiente:

artesanato dia dos pais

Outra ideia legal é criar com guardanapos de tecido gravatas para decorar os pratos e também cobrir os talheres na mesa:


A mesa de doces pode  ser decorada  usando vasinhos de barro como suporte e decorados com gravatinhas de tecido. Se o seu pai gostar de jardinagem, esse mimo vai ser com certeza muito mais que especial!
decoração fácil dia dos pais

fontes: reprodução google.

FIQUE SABENDO - Fumar diminui produção e qualidade do leite da mãe

 http://www.blog.saude.gov.br/
Fumar diminui produção e qualidade do leite da mãe:

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para o bebê. O alimento possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. Já no caso das mães fumantes, isso muda. O consumo de tabaco traz uma série de riscos à saúde da mãe e principalmente do bebê, pois altera e diminui a produção e qualidade do leite materno.
É o que explica a nutricionista e responsável técnica pelo Banco de leite Humano do Hospital Fêmina (RS), vinculado ao Ministério da Saúde, Beatriz Strepel. “O tabaco reduz o volume de leite produzido e afeta a produção dos nutrientes do leite. Todas as substâncias do tabaco passam por meio do leite materno para o bebê”.
A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de não fumar durante a amamentação. Para as mães que ainda não largaram o vício, o correto é diminuir a quantidade de cigarros. O banco de leite humano do Hospital Fêmina segue as orientações da OMS e do Ministério da Saúde e não aceitam doadoras que consomem mais de 10 cigarros por dia. “Em função do cigarro, muitos bebês nascem prematuros e mesmo que essas mães não sejam doadoras para o banco, elas vão coletar o leite para os seus bebês. Por isso o ideal é reduzir o número de cigarros”, diz.

Foto: Corbis
Mulheres fumantes tendem a amamentar menos do que as que não fumam. Em razão do vício, por muitas vezes, elas ficam desmotivadas a amamentar e interrompem precocemente o período de amamentação. Para minimizar os efeitos do cigarro na criança, as mulheres que não conseguirem parar de fumar devem ser orientadas a reduzirem o máximo possível o número de cigarros. Se não for possível parar de fumar, o ideal é que a mulher fume depois das mamadas. “Apesar dos riscos que as mulheres fumantes apresentam, o leite materno ainda é a melhor fonte de nutrição para o recém-nascido. Recomendamos é que as mães não fumem em ambientes fechados e nunca na presença do bebê para evitar problemas respiratórios”, finaliza.
Amamentação – O leite materno tem tudo o que os bebês precisam para crescer com saúde. Se a mãe reduzir a quantidade de cigarros, o leite ainda é melhor do que os leites de fórmula. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera ideal que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham o leite materno como alimento exclusivo.
Homens lideram redução do tabaco – A frequência de fumantes continua maior em homens (18,1%) do que entre as mulheres (12%). Porém, é a população masculina quem também lidera a redução do hábito de fumar entre os brasileiros: um quarto dos homens declarou ter abandonado o cigarro (25%).
Uma série de medidas para reduzir a atratividade do cigarro vem sendo liderada pelo Ministério da Saúde. Dentre elas, destacam-se a proibição de publicidade do tabaco, a adesão à Convenção-Quadro do Controle do Tabaco de 2005, aumento das alíquotas dos impostos para 85%, proibição de fumódromos e a ampliação do espaço reservado às advertências sobre os efeitos danosos do fumo nos maços. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu os aditivos de sabores e aromas no cigarro.
Fonte: Érica Santos / Agência Saúde

FIQUE SABENDO - Mais de 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha todos os dias - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br/
Mais de 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha todos os dias - Saúde - Notícia - VEJA.com

IDÉIAS - DIA DOS PAIS - ATIVIDADES DESENHOS E LEMBRANCINHAS PARA COLORIR PINTAR IMPRIMIR III

 http://www.atividadesedesenhos.com/
DIA DOS PAIS - ATIVIDADES DESENHOS E LEMBRANCINHAS PARA COLORIR PINTAR IMPRIMIR III: .
Atividades para o Dia dos Pais e desenhos para colorir


DIA DOS PAIS - ATIVIDADES DESENHOS E LEMBRANCINHAS PARA COLORIR PINTAR IMPRIMIR II

 http://www.atividadesedesenhos.com/
DIA DOS PAIS - ATIVIDADES DESENHOS E LEMBRANCINHAS PARA COLORIR PINTAR IMPRIMIR II: .
Atividades para o Dia dos Pais e desenhos para colorir

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS * COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO

 http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS * COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO:
    A profª Mariana encaminha um debate sobre os vário tipos de discriminação que ocorrem no cotidiano de nossas vidas. É apresentado o video clip Racismo é burrice de Gabriel o pensador para incrementar a discussão. A atividade realizada em 17 e 18/07/2012 inicia uma série de trabalhos sobre o tema.

        Os alunos participam do debate com opiniões e comentários de situações vivenciadas. Confira !