quarta-feira, 1 de junho de 2011

Acentuação gráfica « Circunflexo « Cordel Ortográfico

Uso do Hífen « Cordel Ortográfico

Acentuação gráfica « Cordel Ortográfico

CAPACITAÇÃO DA SANGARI- 31/5/11

http://euamoserprofessora.blogspot.com/
Eu amo ser Professora: CAPACITAÇÃO DA SANGARI- 31/5/11: "A capacitação do 1º ano, com a unidade Água, foi dada pela tutora Flávia Marins, com a tutora do Ciep Adão, Ana Cristina. Não preciso dizer ..."

Candidatos a Conselheiros Tutelares em debate na 6ª CRE

http://euamoserprofessora.blogspot.com/
Eu amo ser Professora: Apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar: "Reunião realizada na 6ª CRE, dia 30/5/11, a pedido da coordenadora Rejane. Ótima reunião."

Reunião de pais e responsáveis na Escola Municipal Escultor Leão Velloso

http://bairroeducador.blogspot.com/

Reunião de pais e responsáveis na Escola Municipal Escultor Leão Velloso: "
No último sábado, dia 21 de maio, a Coordenadora Geral do Projeto Bairro Educador, Marcia Florêncio e o Gestor de Núcleo da Pavuna, Adriano de Araujo, estiveram presentes na reunião com responsáveis, ocorrida na Escola Municipal Escultor Leão Velloso, na Pavuna.

Muitos responsáveis se fizeram presentes, lotando o auditório da escola. A Diretora Deise Nonato explicou a eles os procedimentos necessários para a adesão ao Programa Cartão Família Carioca, um complemento do governo municipal às famílias que recebem os benefícios do Programa Bolsa Família.

A Diretora abordou também a necessidade e a importância da família no acompanhamento da vida escolar dos estudantes e o desejo da escola que os responsáveis se façam mais presentes. Nesse sentido, a Diretora fez uma rápida, mas precisa apresentação do Projeto Bairro Educador, citando e exibindo algumas fotos de ações desenvolvidas na escola, como a ida dos estudantes ao Circo Marcos Frota, em São Cristóvão.

Ao se falar em participação dos responsáveis e de Bairro Educador, alguns participantes expressaram a vontade de realmente iniciarem um movimento de maior presença na vida escolar. Desta forma, depois de uma consulta a Diretora, foi definida naquele momento a realização de uma reunião (marcada para o próximo sábado, dia 28, de 9h00min às 10h30min na própria escola) com alguns responsáveis interessados. O objetivo é reunir pessoas de boa-vontade para que possam sugerir propostas de atividades que possam ser feitas durante o sábado, bem como partilhar dificuldades e possíveis soluções para alguns dilemas vivenciados pela comunidade escolar.

Por fim, a Coordenadora da 6a CRE, Rejane Farias aproveitou para elogiar a persistência da Diretora Daise Nonato diante de uma série de desafios encontrados e de seu empenho em fazer da Escultor Leão Velloso uma nova escola.

A Equipe do Bairro Educador aproveita para agradecer a 6a CRE e a Escola Escultor Leão Velloso a parceria desenvolvida, e agora, contando com um grupo de apoio formado pelos responsáveis, poderemos realmente ajudar a fazer a diferença na escola, em favor da educação e em favor da vida.

Por um esforço da Diretora, Deise Nonato em buscar junto aos responsáveis uma participação efetiva na vida escolar dos estudantes, estivemos reunidos com os responsáveis novamente no sábado dia 28/05. A equipe do Bairro Educador está junto com a escola, pois entendemos a relação escola-responsáveis-comunidade como fundamental para uma educação cidadã e co-responsável.

Nesta reunião definimos, em comum acordo, a realização de um mutirão na escola no dia 18 de junho (sábado). Esse mutirão servirá tanto para “dar uma geral” na escola (retirar entulhos e outros lixos do terreno, capinar, pintar o muro) como para oferecer uma prévia de alguns serviços/oficinas que acontecerão na escola, como vôlei, capoeira, informática.
"

“Fala Tu”, Marília de Dirceu! – A opinião dos jovens sobre Segurança Pública vale muito no BE Cantagalo

http://bairroeducador.blogspot.com/
TRABALHO INTERESSANTE.

“Fala Tu”, Marília de Dirceu! – A opinião dos jovens sobre Segurança Pública vale muito no BE Cantagalo: "
Na sexta-feira dia 27 de maio, noventa e seis jovens da Escola Municipal Marília de Dirceu, através da articulação com o Bairro Educador, receberam o Projeto Fala Tu (roda de conversa para identificação de demandas dos jovens desse território) promovido pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Cantagalo Pavão-Pavãozinho.


O objetivo desse projeto é saber a opinião dos jovens sobre a Segurança Pública e, em particular, sobre o trabalho dos policiais da UPP do Cantagalo. Durante o bate papo surgiram questionamentos sobre a conduta policial e questões como: policiais homens podem revistar meninas? Ou como é a revista adequada?, E podemos denunciar policiais que não tem boa conduta?.


A equipe do Bairro Educador colheu alguns depoimentos dos participantes, entre estudantes e policiais, que seguem abaixo:

Muito bom ver a polícia aqui ouvindo meu depoimento e sabendo que eu sou uma pessoa de bem, porque a abordagem é muito diferente agora. Tanto na escola quanto na comunidade inteira existem pessoas de bem. Ser policial agora pode ser uma escolha boa e segura para poder ajudar o próximo. Eu posso pensar em ser policial um dia”, contou o aluno Lucas, de 16 anos do 9º ano.


Os policiais esclareceram todas as questões e disseram que para eles a boa conduta de um policial é o eixo norteador do trabalho. Os alunos puderam anotar o telefone da UPP para ter contato direto com o capitão.
Dois policiais também deram seus depoimentos:

Em todas as profissões existe gente que não age com a conduta adequada, quero lembrar que essa é a minoria. Mas ela existe. Eu também já passei por isso. Uma semana antes de tomar posse na policia, eu e meu pai passamos numa blitz. Aconteceu um fato inconveniente que me fez repensar nessa escolha de me tornar um policial. Aí meu pai me disse: Meu filho entre para a polícia e faça a diferença!. Eu tenho muito orgulho de trabalhar em uma nova polícia”, afirmou o soldado policial da UPP PPG.


Eu sou uma policial mulher e também tenho muito orgulho de trabalhar em uma nova polícia”, contou a policial da UPP PPG.


Para mim é um orgulho estar na Escola Marília de Dirceu palestrando. Eu estudei nessa escola muitos anos e estar aqui é um orgulho para mim. Também morei em comunidade e sei como era, mas, nós estamos aqui hoje, conversando abertamente com vocês. Esta é uma nova polícia, e segurança pública é um dever de todos nós, principalmente de vocês que são jovens, por isso conversem, opinem, denunciem e vamos construir juntos a polícia que queremos”, disse outro soldado da UPP PPG.


Em uma roda descontraída, o Fala Tu, é uma ferramenta reivindicatória e de intervenção efetiva rumo à construção de novas perspectivas de atuação da Policia Militar na comunidade. Assim os jovens esclarecem dúvidas sobre revista, falam da ausência dos espaços públicos de cultura. Ao longo da conversa, quando passaram a se sentir mais a vontade, levantaram questões sobre a profissão de policial: como eu faço para entrar na polícia? Ou quais as situações mais complicadas que vocês já viveram?.


O Fala Tu tem se mostrado interessante, pois aproxima os jovens do projeto de segurança do Cantagalo Pavão-Pavãozinho e após o receio inicial, a conversa mostrou-se descontraída, finalizada através da pergunta feita por uma aluna do 9º ano: “vocês podem voltar?


O Bairro Educador parabeniza o Projeto Fala Tu por reconhecer a importância da opinião dos jovens e pela construção coletiva de cidadania e parabeniza também o empenho da Escola Municipal Marília de Dirceu na Trilha Educativa “É meu direito ter direitos”. Reconhecemos que a escola, ao promover essa iniciativa, surge também como um espaço de interação entre alunos e agentes da segurança pública.


A estudante Karen Nicol, 15 anos da turma 1901 concedeu uma entrevista ao Bairro Educador:

BE: O que melhorou com a UPP?
Karen: Melhorou muita coisa, mas ainda tem muita coisa para melhorar. Só que agora eu sei que, por exemplo, não são todos os policiais que batem nas pessoas.

BE: Qual a importância desse encontro de hoje? Ele mudou a sua visão sobre esse tipo de trabalho?
Karen: Foi muito maneiro. Os meninos são os mais preconceituosos com os policiais e hoje eles se abriram para contar o que eles passaram e viram que a polícia também pode ser amiga da gente. Os policiais explicaram sobre a revista policial e perguntaram sobre drogas, abuso, roubo e comportamento de todos.

BE: Como é ver uma mulher trabalhando como policial?
Karen: Acho que ela é muito corajosa e tem muita força de vontade para entrar em um lugar que ela não está acostumada. Antes a mulher não podia fazer nada, hoje é emocionante ver que ela pode até ser policial.

"

Mundo Especial: Semana do Meio Ambiente - Semeando...

http://mariatherezinhaespecial.blogspot.com/
Gente olha que graça este trabalho da E. M. MARIA THEREZINHA.
Mundo Especial: Semana do Meio Ambiente - Semeando...: "'Troncos, folhas , galhos tem fruto e flor e raiz Dona árvore vai bem e é muito feliz!' Bia Bedran Semana do Meio Ambi..."

MINHA TURMA 1301 DO CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES EM IRAJÁ

Blog da Profª Carmem - CIEP Dr. Adão Pereira Nunes

MINHA TURMA 1301 DO CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES EM IRAJÁ: "MINHA TURMA 1301 NOS MOMENTOS DE AULA, OFICINA E PASSEIO AO CIRCO DE MARCOS FROTA NA QUINTA TA BOA VISTA EM ABRIL.








"

Mundo Especial: Semana do Meio Ambiente - Semeando...

http://mariatherezinhaespecial.blogspot.com
Mundo Especial: Semana do Meio Ambiente - Semeando...: "'Troncos, folhas , galhos tem fruto e flor e raiz Dona árvore vai bem e é muito feliz!' Bia Bedran Semana do Meio Ambi..."

Uma parede de mosaico

Gente olha como ficou bacana este painel de mosaico.
http://sooqueeugosto.blogspot.com/

Uma parede de mosaico: "
Já pensou em realçar um canto no seu jardim decorando as paredes com um mosaico?
Não? Mesmo assim deixo a dica: junte todos os caquinhos, respire fundo, pense em Gaudi e mãos à obra!

"

Novo protocolo de abordagem vai internar compulsoriamente crianças dependentes químicas



Procedimento inédito da SMAS manterá abrigados jovens acolhidos à noite na cidade

30/05/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lança nesta segunda-feira, dia 30, o novo protocolo de abordagem à pessoas em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro. Elaborado pela Subsecretaria de Proteção Social Especial da SMAS, em conjunto com profissionais das dez Coordenadorias de Assistência Social (CAS) do município, o protocolo visa uma ação uniforme nos processos de acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua.
Dentre as principais inovações do novo protocolo está decisão de internar compulsoriamente as crianças e adolescentes que, na avaliação de especialistas, estiverem comprometidas com o uso do crack e outras drogas psicoativas. Outro destaque é a resolução de que todas as crianças e adolescentes acolhidos só poderão deixar os abrigos após terem os responsáveis identificados e com a anuência de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, como o Conselho Tutelar e as Varas da Infância. E se forem acolhidos no período noturno, independente de estarem ou não sob a influência do uso de drogas, também deverão ser mantidos abrigados de forma compulsória, com o objetivo de garantir sua integridade física.
A resolução que regulamenta o novo protocolo do Serviço Especializado em Abordagem Social traz ainda as atribuições dos técnicos e educadores sociais envolvidos no trabalho, os fluxos de abordagem, além dos novos instrumentos para o mapeamento e abordagem da população em situação de rua no município.

Óxi - Uma droga mais devastadora e letal que o crack

Óxi - Uma droga mais devastadora e letal que o crack: "Início do uso:

O óxi ou oxidado é uma droga que inicialmente era produzida e consumida na Bolívia e no Peru. No ano de 2005, segundo registros, ela chegou ao Brasil, no estado do Acre, por meio de suas fronteiras. No entanto, há especulações de que ela é usada nesse Estado desde a década de 1980. Hoje essa droga já se espalhou por diversos estados brasileiros como Rio Branco, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e São Paulo.
A primeira apreensão desta droga em São Paulo foi em março de 2011. Houve também apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí. Há também rumores de que o óxi esteja em circulação no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, no entanto, n[...]"

Crescer anuncia

http://resumodocenario.blogspot.com/
Crescer anuncia: "os 30 melhores livros infantis PublishNews, 01/06/2011 - por Maria Fernanda Rodrigues A Revista Crescer perguntou a educadores, psicólogos, críticos, pesquisadores, livreiros, bibliotecários e a outros profissionais quais foram os 30 melhores livros editados no Brasil em 2010. Somou aqui e ali e chegou à lista anunciada na noite desta terça-feira, dia 31, em São Paulo. Dos 30, 14 são de autores"

DICAS - Sugestão para cartaz "Em defesa do meio ambiente"

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/

MEIO AMBIENTE