sábado, 9 de outubro de 2010

Tecnologia em sala de aula- Educar para Crescer

Tecnologia em sala de aula- Educar para Crescer

CARTAZES INTERESSANTES




As campeãs do Ideb - Educar para Crescer

As campeãs do Ideb - Educar para Crescer

Com projeto de cidadania, empresa reforça valores corporativos em jovens profissionais - O Globo

Com projeto de cidadania, empresa reforça valores corporativos em jovens profissionais - O Globo

Música de Brinquedo - Pato Fu - Live And Let Die (Paul & Linda McCartney).



Bem Legal!!!

DIRETO DA APOTEOSE - ONTEM Always - Bon Jovi The Circle Tour 2010 - Live in Rio de Janeiro

DIRETO DO D. O. II

SAÚDE EM FOCO - SEMANA DE ALIMENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por intermédio da Gerência de Segurança alimentar, promove dia 13 de outubro, das 14 às 17h, no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Rua Afonso Cavalcanti 455, subsolo, Abertura da Semana da Alimentação Carioca -2010 “Unidos contra fome – Esta luta é de todos nós”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.
A data criada em 1945, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tem o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a difícil situação das pessoas que passam fome e estão desnutridas e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado há 29 anos, ressalta-se a importância do investimento em segurança alimentar para garantir comida de qualidade e permanente na mesa de todos os cidadãos.
O evento ocorre de 13 a 16 de outubro e contará com várias atividades, dentre elas estão: visitas guiadas com crianças da Fundação Xuxa Meneghel nos espaços do Centro de Agricultura Familiar da Fazenda Modelo com o objetivo de conhecer as atividades relacionadas a memória e a cultura alimentar desenvolvida na região de Guaratiba; debates, exposição de painéis, palestras e evento na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro com tendas temáticas para visitação.

Confira abaixo toda a programação do evento
dia 13/09
14h - abertura solene com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social, Fernando William, Jurema Batista, da Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAS, Vereador Adilson Pires, Regina Oliveira, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Carmelita Lopes, Presidente do Municipal de Segurança alimentar e Nutricional.
Palestras no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS),
Dia Mundial da Alimentação: Unidos contra a fome
Palestrante: Luciana Castro – Diretora do Instituto de Nutrição e Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Panorama da Política de Segurança Alimentar
Palestrante Regina Oliveira – Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Redes Comunitárias da Alimentação na região de Guaratiba
Atividades de visitas guiadas com crianças da Fundação Xuxa Meneghel, na Escola de Agricultura Familiar da Fazenda Modelo (manhã e tarde);
Debate “A Nova Legislação para os produtos orgânicos: avanços e desafios em debate”, no Restaurante Metamorfose, de 18 às 21h, localizado na Santa Luzia 409/sobreloja, Centro.
Palestrante: Ailene Sudo, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimentos, Ana Paula Pegorer, representante Associação de Agricultura Biológicos do Rio de Janeiro; Claudia Schmitt, representante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mediação Cláudia de Souza, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.




14 de Outubro
9 às 16h– Celebração da Semana da Alimentação Carioca-2010, escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendas temáticas com atividades educativas e interativas.

18 h – Entrega de Moção de Congratulação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

15 de Outubro

9 às 16h – Evento de Portas Abertas, no SESC Madureira, rua Ewbanck da Câmara, 90, Madureira, com visita guiada ao banco de alimentos.

16 de Outubro

14 ás 17h – Encerramento da Semana Carioca da Alimentação com celebração do Dia Mundial da Alimentação:Unidos contra a fome, na Ação da Cidadania, localizado na Rua Barão de Tefé. 75, Saúde, Rio de Janeiro.


ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE
A Secretaria de Esportes e Lazer comunica a Abertura da Temporada de Verão da Cidade das Crianças Leonel Brizola e a Festa do Dia das Crianças nos dias 09, 10 e 12, com a programação abaixo:

SÁBADO - Dia 09 de outubro de 2010
11h – Inauguração da quadra de areia do Parque com a presença de atletas da região
12h- Apresentação de Dança da Academia na Piscina.
14h – Oficina de Reciclagem
15h – Recreação dirigida com entrega de brindes
DOMINGO
Dia 10 de outubro 2010
11h – Jogo de futvôlei com artistas.
12h- Apresentação de dança na Piscina
14h- Desfile – Show com participação de atores e o Grupo Blush – Apoio da grife Insanity – Projeto “Doe Calor Humano”.
Dia 12 de outubro 2010
A partir das 10 horas – Lançamento do site oficial da Cidade das Crianças com recreação dirigida e entrega dos prêmios do Concurso feito entre alunos das escolas municipais da região para escolher a frase de abertura A do site.
A entrada é franca. A Cidade das Crianças Leonel Brizola fica no Km 1, da BR - 101 Rio-Santos em Santa Cruz


SAÚDE COMEMORA DO DIA DA CRIANÇA:
Nossa Senhora do Loreto: cerca de 30 famílias de pacientes do Centro de Fissura Lábio-Palatal (CEFIL) participarão no dia 9 de outubro, das 8h às 12 horas, para uma festa em um clube do bairro. A atividade é uma parceria com a Associação Cristã de Moços e contará com recreação, distribuição de lanches, entre outros. Já no dia 11 de outubro, das 8h30 às 9h30, palhaços e contadores de estórias visitarão as crianças internadas no hospital.
Lourenço Jorge: debates e palestras sobre principal os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):cuidado, proteção e defesa ocorrerão no dia 14 de outubro. A ação tem como objetivo refletir sobre os avanços na aplicação do ECA, tendo como público-alvo os profissionais de saúde envolvidos com o tema. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos telefones 3111-4673 ou 3111-4674, entre os dias 4 e 8 de outubro. No dia 15 de outubro, das 8h às 12 horas, as crianças da enfermaria pediátrica ganharão brindes e guloseimas.
Salles Netto: atividades lúdicas e a prática de shantala com mães e pacientes farão parte da comemoração da unidade, que ocorrerá durante à tarde do dia 15 de outubro.

DIRETO DO D.O. - DIA DA CRIANÇA

Planetário e Globo Rio promovem festa infantil no dia das crianças
Evento contará com sessões de planetário e shows infantis na Zona Oeste da cidade



No dia da criança, a Fundação Planetário, em parceria com a Globo Rio, vai realizar a festa Show da Criança. Com uma programação gratuita que inclui brincadeiras, shows de música e oficinas culturais, o evento será realizado no dia 12 de outubro, a partir das 10 horas, no Planetário de Santa Cruz. O objetivo é promover lazer e cultura de qualidade para os moradores da Zona Oeste.




“Realizar um evento cultural deste porte é extremamente importante para o lazer familiar na Zona Oeste. As crianças e os pais vão poder se divertir em um lugar seguro e em um ambiente descontraído que é o Planetário“ afirma Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário




Estão programadas sessões de cúpula com filmes sobre Astronomia, oficinas ao ar livre e shows com o grupo de pagode Molejo, bloco infantil Gigantes da Lira, Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, Zé Ducan, Patati Patatá e Zé Zuca e banda de brinquedo. Além disso, serão encenadas peças infantis no teatro da Cidade das Crianças e participação de djs mirins. E serão apresentados pelo ator Bruno de Luca




A programação começa às 10 horas com a abertura dos portões. Brinquedos ficarão expostos na parte externa do Planetário e sessões de cúpula e oficinas ao ar livre terão horários durante todo o evento, das 10 às 16h. Além destas atividades, peças infantis serão encenadas no teatro da Cidade das Crianças.




Os shows começarão a agitar a criançada na parte da tarde. A tradicional banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, formada por 120 músicos, irá desfilar com a grande variedade de instrumentos que a compõe. Ao todo 16 tipos, entre eles o que mais chama atenção é a gaita escocesa (gaita de fole).




Pais e filhos vão se divertir em ritmo de marchinhas de carnaval com a apresentação do bloco Gigantes da Lira -formado por crianças e composto também por artistas circenses. Não perdendo a essência de bloco carnavalesco, a apresentação será entre o público na área externa do Planetário.


Irá subir ao palco da instituição o cantor Zé Zuca e banda de brinquedo que levará irreverência através de um show pelo estilo musical retrato por eles como CPB – Cantiga Popular Brasileira. O show relembra de maneira interativa as tradicionais cantigas de roda.

Os djs-mirins Milena Lima e David, de 14 e 17 anos respectivamente, irão comandar a pick-up do Planetário de Santa Cruz com músicas de diversos estilos como o funk, o hip-hop e o house. Ambos são moradores de comunidades carentes e participam do projeto Red Bull Favela Estúdio.
Completando a programação do Show das Crianças, o grupo Patati Patatá vai animar a garotada e rememorar os antigos sucessos do programa homônimo vencedor do prêmio de “melhor programa infantil didático do mundo”, concedido pela rede de televisão japonesa NHK.
O Show das Crianças será realizado no dia 12 de outubro, das 10 às 16h, e é inteiramente gratuito. Para participar, basta ir ao Planetário de Santa Cruz, localizado na Cidade das Crianças Leonel Brizola – km 1 da rodovia Rio-Santos. Para maiores informações, acesse o site www.planetadorio.com.br ou siga o Planetário no Twitter em www.twitter.com/PlanetarioDoRio.
Visite o Planetário. É Cultura. É Ciência. É do Rio.


DENGUE

Subprefeitura do Centro realiza Barreira contra a Dengue, em São Cristovão
A Subprefeitura do Centro convoca os moradores da Barreira do Vasco, em São Cristóvão, para participar do mutirão contra a dengue que começa na sexta, na Praça Carmela Dutra, a partir das 9h, e se estende até domingo.
COM a colaboração da associação de moradores do bairro, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrerão domicílios na região para identificar possíveis focos do Aedes aegypti . No domingo, A Barreira Contra a Dengue terá uma programação especial, das 9h às 15h, na Praça Carmela Dutra. Além das tendas para orientar a população, a garotada vai se divertir com apresentações de teatro, balé, palhaços e DJs. O evento conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac), Comlurb (Vetores e Unicom), grupo Aliança Resgate (Arong) e Associação de Moradores da Barreira do Vasco.
Evento:Barreira Contra Dengue
Data: 10 de outubro
Local: Praça Carmela Dutra/Barreira do Vasco, em São Cristovão
Horário: das 9h às 15h
Programação: tendas, teatro, Djs, balé, palhaço e brinquedos para a garotada

Dia das Crianças na Quinta da Boa Vista terá estacionamento de ônibus

Dia das Crianças na Quinta da Boa Vista terá estacionamento de ônibus

No feriado de terça-feira, dia 12, das 15h até o encerramento da programação da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Dia das Crianças, na Quinta da Boa Vista, estacionamento de ônibus para evento será permitido em vias próximas: Avenida Pedro II, sentido Centro, entre a Rua São Cristóvão e a Avenida Francisco Bicalho, lado direito; Rua São Cristóvão, entre a Rua Escobar e a Avenida Brasil, em ambos os lados; e Avenida Bartolomeu de Gusmão, sentido Mangueira, entre o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua Visconde de Niterói.
Para embarque e desembarque, está permitida parada de ônibus na Avenida Rotary Internacional, entre a Rua Dom Meinrado e a rótula junto à Avenida Pedro II e à Rua General Herculano Gomes.
Com a permissão, em portaria no Diário Oficial do Município de hoje, dia 8, a Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias não isenta de pagamento onde haja estacionamento regulamentado pela Prefeitura.

GM-Rio recebe filhos de funcionários e alunos da Rede Municipal

Divulgando o trabalho dos nossos colegas da Guarda Municipal.

08/10/2010

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebeu nesta sexta-feira, dia 8, em sua sede, em São Cristóvão, 200 crianças (120 da Rede Municipal de Ensino e 80 filhos de guardas e funcionários administrativos) com idade entre 4 e 12 anos, no programa “Um Dia Diferente”. A visita aconteceu das 8h às 13h e apresentou ao público infantil o lado sócio-educativo e lúdico da Instituição.
As crianças se divertiram com uma série de atividades recreativas programadas especialmente para elas: boas-vindas com execução do Hino Nacional e do Hino da Cidade do Rio de Janeiro, show da Banda de Música, corrida de bambolês, apresentação do Showdog do Grupamento de Cães de Guarda, além de cama elástica, pula-pula e de teatro de fantoches da Equipe Lúdica, cujo tema abordado foi Educação no Trânsito.
Para finalizar a animada programação do dia, as crianças fizeram um delicioso lanche com direito a bolo e refrigerante e ganharam brindes de participação.

Rio vai estender horário na rede municipal de educação para sete horas diárias

Publicada em 08/10/2010 às 23h40m
Ruben Berta
RIO - A rede municipal de Educação do Rio começará a implementar no ano que vem a ampliação do horário escolar das atuais quatro horas e meia para sete horas diárias. A Câmara dos Vereadores aprovou quinta-feira um projeto de lei proposto pelo presidente da Casa, Jorge Felippe (PMDB), que estabelece a nova regra. Pelo texto, que deve ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes nos próximos dias, a partir de 2011, 10% das unidades terão de se adaptar por ano, até que se chegue à totalidade dos colégios.

O projeto estabelece prioridade para a extensão do horário para as regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O texto ainda abre espaço para que os alunos permaneçam nas escolas, após a carga horária, desde que estejam praticando atividades extracurriculares e haja um consenso entre o sistema escolar e os familiares do estudante.

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, elogiou a iniciativa da Câmara e disse que já começou a ser feita a preparação para que as primeiras escolas sejam adequadas já no início do próximo ano letivo:

- Para a melhoria da aprendizagem, é uma iniciativa importante. É algo que vai demandar um esforço grande, mas vamos começar no ano que vem - garantiu.

Um terço das escolas tem horário integral
O horário estendido de sete horas não existe atualmente na rede municipal. Das 1.064 unidades, segundo a Secretaria de Educação, cerca de um terço é de escolas em horário integral: das 7h15m às 17h. No restante da rede, é aplicado o horário parcial, de quatro horas e meia. Entre os colégios de horário integral, 79 são Cieps, modelo concebido por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola que aos poucos foi sendo abandonado no estado.

O presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe, disse acreditar que em até dez anos toda a rede já possa estar funcionando no horário de sete horas diárias.

- Os países desenvolvidos, que tem a educação como prioridade, adotam medidas como essa - destacou.

A Secretaria de Educação ainda definirá nas próximas semanas qual será o modelo curricular a ser implementado no horário estendido, definindo se serão disciplinas da grade regular ou também atividades extras.

A atual gestão da prefeitura já implementou em 2009 um projeto que promove atividades ao longo de todo o dia, além do turno regular: o Escolas do Amanhã. O programa é voltado para as 150 unidades localizadas em comunidades afetadas pela violência.

À época da implantação, foi realizado um estudo minucioso para a definição das unidades participantes. Foram analisados critérios como taxa de evasão, analfabetismo funcional, localização em áreas conflagradas e de risco social sob o domínio do tráfico ou de milícia. Dos 150 colégios, 127 estão localizados em comunidades carentes nas zonas Norte, da Leopoldina e Oeste. Na Zona Sul, o programa funciona em oito escolas em comunidades.