quarta-feira, 5 de outubro de 2011
SUGESTÃO DE ATIVIDADE - DENGUE
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31497
PSE - NSEC06 - AÇÕES CONTRA DENGUE
Como aumento das chuvas, os funcionários dos condominios e condôminos devem ficar atentos a quaisquer condições que possibilitem o surgimento de focos do mosquito nas áreas externas dos edifícios.
Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, mostram que o número de casos de Dengue no Brasil registrados no primeiro semestre de 2007 apresenta um significante aumento se comparado ao mesmo período de 2006.
Segundo dados da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), 90% dos focos da dengue estão nas residências (incluindo prédios) e 65% das cidades brasileiras têm o Aedes Aegypti.
Há vários tipos de vírus no Brasil, e cada um só infecta uma vez, mas deixa baixa a imunidade do paciente para os outros tipos de vírus da dengue.
De acordo com o pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ricardo Galler, já há risco de dengue tipo 4, principalmente em Roraima, pois a população mantém um grande contato com Venezuelanos, país onde esse vírus já existe.
Os Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul uniram-se para combater a dengue,já que os casos ocorridos nestes estados correspondem a 9% do total de casos de dengue no Brasil.
Representantes das secretarias de saúde dos quatro estados vão trabalhar em parceria com o Ministério da Saúde no combate, controle e erradicação da doença nessa região.
Laboratórios como o Fiocruz do Rio e de Recife e Butantan em São Paulo já vêm trabalhando, em pesquisas para desenvolvimento de uma vacina contra a dengue. A estimativa é de que em 4 anos a vacina possa ser testada em humanos.
A tecnologia desde há muito tempo desenvolvida em parceria com cientistas dos Estados Unidos,busca uma forma de proteger a população contra os quatro tipos de vírus da doença. Segundo Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, o governo pretende distribuir a vacina no sistema público de saúde.
A prevenção da doença e a conscientização da população é dever de todos e essencial para evitar a disseminação da dengue.
Lista de ações
Ralos externos e canaletas de drenagens para água da chuva: usar tela de nylon para proteção ou colocar sal semanalmente.
Ralos internos de esgoto: colocar tampa abre-e-fecha ou tela de nylon (trama de um milímetro) ou, ainda, duas colheres de sopa de sal, no mínimo, semanalmente.
Lajes e marquises: manter o escoamento de água desobstruído e sem depressões que permitam acúmulo de água, eliminando eventuais poças após cada chuva.
Calhas: manter sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água.
Fossos de elevador: verificar semanalmente se existe acúmulo de água, providenciando o escoamento por bombeamento.
Vasos sanitários sem uso diário: manter sempre tampados, acionando a descarga semanalmente; caso não possuam tampa, vedar com saco plástico aderido com fita adesiva. Não sendo possível a vedação, acionar a válvula semanalmente, adicionando a seguir duas colheres de sopa de sal.
Caixas de descarga sem tampa e sem uso diário: tampar com filme plástico ou saco plástico aderido com fita adesiva.
Vasos com pratos substituir a água por areia grossa no prato ou furá-los para não acumular água.
Caixas d´água: mantê-las vedadas, colocar uma tela de nylon no ladrão, limpar periodicamente.
Piscinas em período de uso: efetuar o tratamento adequado com cloro.Lavar sempre suas bordas, para que pequenos acúmulos de água não se tornem focos de procriação do mosquito.
Piscinas sem uso freqüente: reduzir o máximo possível o volume de água e aplicar, semanalmente, cloro na dosagem adequada ao volume de água.
Recipientes descartáveis ou recipientes que podem acumular água, tais como: latas, garrafas, baldes, bacias etc, passar um pano grosso ou bucha nas bordas, virar de boca para baixo , acondicionar em sacos de lixo e disponibilizá-los para coleta rotineira da limpeza pública.
Cacos de vidro no muro: quebrar os gargalos e fundos de garrafas e/ou colocar massa de cimento.
Faltam 6 milhões de professores para universalizar educação
Faltam 6 milhões de professores para universalizar educação:
iG Brasília
Estimativa da ONU é a de que, se não forem contratados, países não atinjam meta de dar ensino básico a todas as crianças até 2015A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que são necessários 6,1 milhões de professores em todo o mundo para que o acordo de universalização da educação básica até 2015 seja cumprido. A meta de garantir que todas as crianças do mundo concluam o ensino básico até essa data faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso assinado por 191 países em 2000.
O alerta foi feito nesta quarta-feira, em que se comemora o Dia Internacional do Professor. Segundo a organização, do total, 2 milhões de professores precisam ser formados e contratados. Os outros 4,1 milhões de profissionais são necessários para substituir professores aposentados, doentes ou que trocarão de carreira até lá.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) diz que metade dos docentes precisam atuar na África Subsaariana. Os Estados Árabes necessitam de 243 mil profissionais, outros 292 mil devem trabalhar no sul e oeste da Ásia e a Europa Ocidental e América do Norte, precisam de mais 155 mil professores.
A Europa Central e a Oriental, a Ásia Central e a Ocidental, a América Latina e o Caribe, juntos, somam 11% da escassez global. “Se quisermos dar oportunidades iguais para nossos filhos e filhas, devemos criar políticas que estimulem homens e mulheres à profissão de docente”, afirmou a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova.
O tema do Dia Internacional do Professor em 2011 é “Professores para a Igualdade entre Gêneros”. A Unesco está promovendo fóruns e divulgação de estudos sobre o tema em homenagem à data.
OFICINA DE ACOLHIMENTO
OFICINA DE ACOLHIMENTO:
Músicas do Patati Patata para baixar
Músicas do Patati Patata para baixar:
Encontrei esses links na net e vou deixar aqui para vocês baixarem, todos são musicas do Patati Patatá.
Basta clicar no título da música, esperar a contagem regressiva dos segundos e clicar em baixar.
Todos os arquivos estão armazenados em formato MP3.
É sempre bom lembrar: Toda a reprodução e comercialização dessas musicas é crime. Vamos colaborar tambem e comprar cds originais.
Você quer sorrir
O Trem da fantasia
Como vogais
Macaquinho Macaco
A Formiguinha
Trava Linguas
Gargalhada
É hora de lanchar
Coelhinho da Pascoa
As Letras do alfabeto
A bandinha
Borboletinha
Parabéns
A igrejinha
Dedinhos
Os sentidos
Boneca de lata
Chuveiro
A loja do mestre André
O circo
Palavras mágicas
Pula mais do que pipoca
Arraia do Patati Patata
Duda
A dança do macaco
A História da serpente
Cds completos para baixar:
As 100 mais da pré escola cd 01
As 100 mais da pré escola cd 02
As 100 mais da pré escola cd 03
As 100 mais da pré escola cd 04
Aprenda aqui como baixar arquivos no 4Shared
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICINA FAMILIAR , e X SEMINARIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAUDE Havana - Cuba - de 12 a 16 de Março de 2012
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICINA FAMILIAR , e X SEMINARIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAUDE Havana - Cuba - de 12 a 16 de Março de 2012:
Desde a criação do Programa de Medicina Familiar, cada Pais da America Latina tem alcançado significativo progresso no objetivo supremo de zelar pelo estado de saude da população através de um aprimoramento continuo nos serviços, na docencia e nas pesquisas.
Este Congresso servirá para dar continuidade aos debates realizados nos Encontros anteriores e um cenario propicio para a troca de experiencias com todos os Paises presentes, considerando que os novos conhecimentos servira para que cada um os coloque em pratica decidindo onde, quando e porque de sua estratégia.
Este Evento, como os anteriores, contará com a presença de Autoridades de Organizações Governamentais de 20 Paises membros da WONCA, incluindo Brasil, alem de pesquisadores, professores e personalidades ligadas a Saude Publica, Familiar e Atenção Primaria a Saude.
Novas creches e pré-escolas receberão recursos do Fundeb
Novas creches e pré-escolas receberão recursos do Fundeb:
(Brasília, 30/09/2011) - Está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 30, a Lei nº 12.499 que autoriza a União a transferir recursos financeiros a municípios e ao Distrito Federal para manutenção e custeio de novas creches e pré-escolas. São considerados novos estabelecimentos públicos de educação infantil aqueles construídos com recursos federais e que estão em funcionamento, mas ainda não computados no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb).
Nos próximos dias será publicada resolução pelo FNDE informando o procedimento para o cadastramento das novas creches e pré-escolas no sistema do Ministério da Educação. Romeu Caputo, diretor de Apoio aos sistemas públicos de ensino e promoção da infraestrutura física e tecnológica do MEC, diz que a transferência será feita rapidamente e que há R$ 88 milhões disponíveis. “Antes o recurso só era repassado após a declaração do censo escolar”, explica. Ou seja, havia um lapso de tempo em que a escola começava a funcionar sem receber recursos do governo federal. A nova lei vai garantir recurso financeiro para as crianças da educação infantil durante esse período.
[Sonora: 4’09’’] – Ouça o diretor Romeu Caputo, da Secretaria de Educação Básica do MEC.
Atividade para o Dia da Criança
Atividade para o Dia da Criança:
Se tiver formas de biscoitos como florzinha e bichinhos ainda melhor, as crianças vão adorar e o material que seria jogado fora será disputado nas aulas de pintura.
Vou fazer em casa!
Faça você também!
Fonte das imagens:
http://edypinturaseartes.blogspot.com/2009/03/reciclagem-giz-de-cera.html
http://casadecoraoartesecoisitasmais.blogspot.com/2011/02/de-volta-as-aulas-reciclando-giz-de.html
O mito da perfeição
O mito da perfeição:
Deixe em paz meu coraçãoQue ele é um pote até aqui de mágoaE qualquer desatenção, faça nãoPode ser a gota d'águaPode ser a gota d'águaPode ser a gota d'água...
[Gota d'água, música de Chico Buarque]
VOCÊ SABIA!!!!"WORLD TEACHER´S DAY"
Uma Dia Feliz pra todos nós professores que estamos na escola e no mundo
FELIZ ESCOLA PRA TODOS!!!
"WORLD TEACHER´S DAY":

É dia de homenagear os professores e o papel que desempenham para uma educação de qualidade.
Neste dia, a todos os colegas a minha sincera homenagem!
No Brasil, o DIA DO PROFESSOR será comemorado a 15 de outubro.
Pesquisa avalia evolução de aluno de creche no Rio
Pesquisa avalia evolução de aluno de creche no Rio: Método americano diz que 74% das crianças matriculadas alcançaram o desenvolvimento esperado para a idade Estudo inédito avaliou que 74% das 46 mil crianças matriculadas nas creches da rede municipal do Rio alcançaram o desenvolvimento desejável para a idade … Continuar lendo →
Aluno muito tímido também deve ter atenção especial na escola
Aluno muito tímido também deve ter atenção especial na escola: Caso do aluno que atirou na professora sugere reflexões nas escolas; timidez pode esconder as angústias de uma criança Algumas coisas que acontecem na vida parecem não ter explicação. E não têm mesmo. Tentar compreendê-las não passa de especulação. … Continuar lendo →
"Para você é leite. Para a criança é vida"
"Para você é leite. Para a criança é vida":
http://www.igospel.org.br/userfiles/02_08_amamentacao.jpg
Texto retirado do site do Ministério da Saúde:

Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Preparo do frasco para guardar o leite

Mas lembre-se: não pode ser pote com tampa de ferro, alumínio ou outro material.
Para doar, procure o banco de leite humano mais próximo.



- A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir.
- Todo leite doado será analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de sua distribuição.
- Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.
- Para outras orientações, procure ou ligue para o banco de leite humano.


Geografia focada no cotidiano estimula participação do aluno
Geografia focada no cotidiano estimula participação do aluno:
Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP mostra que a Geografia pode se tornar um instrumento de transformação social junto aos alunos, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula.
O trabalho da pesquisadora Sandra Castro Pereira verificou que a realização de atividades que relacionem a geografia ao cotidiano do local que os alunos vivem leva a um maior interesse e participação nas aulas. Ao mesmo tempo, as propostas curriculares oficiais têm sido voltadas, principalmente, para melhorar a posição das escolas em rankings de desempenho, podendo não representar aprendizado efetivo.
A pesquisa acompanhou a aplicação da proposta curricular implantada pelo governo do Estado de São Paulo em 2008 em uma classe da 5a série do ensino fundamental, numa escola de São Paulo.
“Na ocasião havia apenas o caderno do professor, por isso a aplicação dependia do livro didático fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do governo federal, ou da matéria passada na lousa”, conta.
“O conteúdo do livro era divergente das diretrizes e, devido a múltipla jornada de trabalho dos professores, não havia tempo para buscar outros textos, além de faltar recursos para reproduzi-los e preparar melhor as aulas”.
A escolha da 5a série se deve ao fato de ser o início de um novo ciclo no ensino fundamental e o primeiro contato dos alunos com a Geografia por intermédio de um professor especialista. “Ao mesmo tempo, outros professores relataram dificuldades em trabalhar com essa série”, diz Sandra.
Uma recuperação realizada em todo o estado de São Paulo, no início do ano letivo, focou o conteúdo de geografia vinculado a matemática (escala). “Isto dificultou a aplicação pois os alunos ainda não haviam aprendido as operações necesssárias para tal realização, além das atividades não apresentarem uma contextualização com o cotidiano do estudante, o que inevitavelmente levou a uma grande indiferença diante a proposta de recuperação”.
Participação
A indiferença começou a ser rompida com um trabalho diferenciado em sala de aula. “Os conceitos de geografia passaram a ser trabalhados visando o entendimento das questões referentes ao bairro em que os alunos viviam”, aponta a pesquisadora. O conteúdo focalizado aumentou o interesse dos alunos, que em seguida realizaram um trabalho de elaboração de maquetes. “Durante a montagem, a classe demonstrou grande criatividade”.
Durante um bimestre, os estudantes tiveram aulas sobre os setores das atividades econômicas. “Pelas diretrizes oficiais, o curso deveria focar em alguma cadeia de produção específica, como a da indústria automobilística ou da laranja”, diz Sandra. “No entanto, como os alunos não dominavam os aspectos mais gerais sobre o tema, optou-se por um enfoque amplo da atividade econômica.”
De acordo com a pesquisadora, o governo do Estado também implantou estratégias que assegurem a aplicação de sua proposta curricular. “Os professores não efetivos fazem uma prova com base nas diretrizes para que possam dar aulas e os concursos públicos agora incluem um curso de quatro meses sobre o currículo oficial”, afirma.
“Existe todo um sistema de promoções por mérito e bonificações, atrelado ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que faz com que os professores sigam as diretrizes, num esforço para obter um melhor desempenho na avaliação”.
A pressão por resultados acaba levando a promoção automática dos alunos, mesmo que não tenham aprendido os conteúdos ensinados ao longo do ano. “A experiência com a classe de geografia demonstrou que é possível fazer da sala de aula um espaço transformador, mesmo com as exigências das propostas curriculares, muitas vezes voltadas apenas para melhorar o desempenho das escolas nas avaliações oficiais do ensino”, conclui Sandra. O trabalho teve orientação da professora Glória da Anunciação Alves, da FFLCH.
RJ: MP e Secretaria da Educação unem-se para combater evasão escolar
RJ: MP e Secretaria da Educação unem-se para combater evasão escolar:
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) firmaram nesta terça-feira um Termo de Compromisso que tem como objetivo o combate à evasão escolar. O documento estabelece medidas a serem adotadas pela escola para resgatar alunos que deixam de frequentar aula.
O termo prevê a criação de um “Grupo de Visitadores”, que será formado por pais, responsáveis e moradores da comunidade local. Este grupo será acionado pela direção da escola quando o aluno apresentar mais de dez faltas consecutivas ou não no mesmo bimestre.
Além disso, o documento estabelece o aperfeiçoamento do uso da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente e a distribuição da Carta Alerta aos pais e responsáveis dos alunos no momento da matrícula.
(Terra)