quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

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IDÉIA BRILHANTE - Sacola mágica

Blog Para Além do cuidar

Shirley Benicio e Andréia Bernardes



Com o propósito de ampliar a parceria com as famílias e o incentivo pela leitura, o berçário II iniciou neste ano no segundo semestre o projeto institucional da Sacola Mágica, visto que as crianças já possuem um comportamento leitor e vem demonstrando grandes avanços.

 
Critérios de seleção utilizados:
Critérios de seleção utilizados:



1. Qualidade do texto
O texto com linguagem, coesão interna e organicidade;

2. Diversidade
Procuramos diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas) dentro das possibilidades do acervo da instituição;

3. Adequação das obras à faixa etária:
Ficamos atentas ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.

4. Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras exercem de início maior atração sobre as crianças.
As crianças com as experiências vivenciadas na rotina, ouvindo, manuseando, contando e recontando histórias serão o mediador entre o livro e a família, que muitas vezes não possui o desejo, a intimidade com a leitura e o zelo pelos livros.

A educadora Quitéria da Costa Campanaro ( que foi um grande ganho para nós este ano) com seu talento confeccionou as sacolas de tecido personalizando-as com as fotos das crianças.


Tivemos a preocupação com a estética e personalização das sacolas. Este projeto institucional veio de encontro a sequência didática de leitura que envolve aspectos como: identidade e diversidade.


Toda sexta-feira organizamos os livros dentro das Sacolas Mágicas garantindo que cada criança possa levar para casa um livro diferente.



Percebemos a alegria e o comprometimento das famílias neste processo.



Sabemos que algumas familias podem não entender a importância da leitura para crianças tão pequenas, também temos consciência que muitas vezes este livro pode não voltar ou voltar danificado, mas acreditamos que o sucesso das familias compensa qualquer aspecto negativo. E os casos de resultados negativos serão revisto com cada familia pessoalmente ou através das agendas.



Para nós é muito gratificante ver a rapidez com que as familias entenderam e abraçaram a proposta.

As crianças ao receberem suas Sacolas sorriram e apresentaram-nas uns aos outros. Ao sairem na parte externa do CEI mostravam para todos com muita empolgação, contando que iam levá-la para casa e contar histórias para papai e a mamãe.




Ao perguntar ao Matheus o que ele iria fazer com aquela Sacola rapidamente ele respondeu:


"_Vou contar história para o meu PAI."

Educação é tema de primeiro pronunciamento de Dilma à Nação

Valor Online
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff estreia nesta noite, em cadeia nacional de rádio e televisão, o novo slogan de seu governo: "País rico é país sem pobreza". Ela faz seu primeiro pronunciamento à Nação, de 5 minutos e 46 segundos, com ênfase na Educação, aproveitando o momento de volta às aulas em todo o país. "Quero que a única fome neste país seja a fome do saber."
A nova marca do governo foi doada pelo publicitário João Santana e seu assessor, Marcelo Kertz, responsáveis pela campanha eleitoral bem-sucedida de Dilma ao Planalto. Segundo explicou a ministra de Comunicação Social, Helena Chagas, os publicitários não cobraram pelo slogan, que substituirá o "Brasil, um país de todos", do governo Lula.
Dilma destacou que sua "luta mais obstinada" será o combate à miséria. E miséria se combate educando crianças, jovens e adultos. "Nenhuma ferramenta pode ajudar mais a sair da miséria do que a Educação", afirmou.
Ela conclamou a sociedade a se unir em torno da Educação, pela melhoria da qualidade do ensino, por melhor formação e remuneração dos professores. "Esta é a grande hora da Educação brasileira", disse Dilma no pronunciamento, iniciado com o bordão: "Queridas brasileiras e queridos brasileiros".
Entre as ações do governo nesse campo, Dilma citou a "aceleração" da inclusão digital, com a implantação do Plano Nacional de Banca Larga para levar internet a todas as escolas e casas do país.
"Estamos tomando medidas para corrigir e evitar novas falhas no Enem e no Sisu", disse, em referência a trapalhadas recentes do Ministério da Educação com esses dois programas.
A gravação foi feita na terça-feira (8), pela manhã, no Palácio da Alvorada. No momento do pronunciamento, na noite desta quinta-feira, Dilma participa de jantar em homenagem ao aniversário de 31 anos de criação do PT, discursando junto com fundadores ilustres do partido, que nasceu "de oposição", como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(Azelma Rodrigues | Valor)

Fique de olho...

Fique de olho...: "

Saiba como identificar áreas de risco em períodos de chuva







O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) produziu uma cartilha para ajudar a população a identificar situações de risco, além de explicar o que fazer em períodos longos de chuva e os movimentos de terra. A cartilha “Comunidade Mais Segura – Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações” está disponível na área de Objetos de Aprendizagem do Conexão Professor! Clique aqui para conferir o material completo.

Já o “Guia: Semeando o Brincar nos Abrigos”, feito pelo Instituto da Infância (Ifan), também aborda o tema das chuvas, porém de forma diferente. O material, que pode ser acessado aqui e na área de Objetos de Aprendizagem, aponta algumas brincadeiras para entreter crianças vítimas das chuvas e que devem permanecer nos abrigos, como jogos de adivinhações, expressão oral e faz de conta.

FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/

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Reflexão: Desigualdades

Cidade terá central integrada de coordenação das emergências



O serviço será implantado para atender as emergências dos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, dá mais um passo na reestruturação e qualificação do atendimento de emergência ao implantar projeto inovador de gestão. Uma central para coordenar recursos de acordo com os acontecimentos na cidade, dotada de indicadores de qualidade, remuneração por performance e metas de produção e desempenho, diminuirá o tempo de espera por consultas e procedimentos. O serviço será implantado para atender as emergências dos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge e mobilizará mais de 300 médicos.

Comlurb realiza operação de roçada na Pavuna neste fim de semana



10/02/2011

A Comlurb atuará nesta sexta-feira e no sábado, dias 11 e 12, na Pavuna, realizando serviço de roçada em dois pontos do bairro. Na Rua Coronel Phídias Távora, uma equipe de 33 garis trabalhará na roçada, limpeza de ralos e remoção, utilizando 20 máquinas ceifadeiras, três caminhões basculantes e uma pá mecânica. Na Rua Mercúrio, outros 33 garis atuarão também na roçada, limpeza de ralos e remoção, com o auxílio de 20 máquinas ceifadeiras, três caminhões basculantes e uma mini pá carregadeira.

A Companhia pede aos motoristas que fiquem atentos, pois o trabalho será realizado junto às pistas, no horário das 7h às 15h20.

GOVERNO ESTADUAL - Qualificação para professor crescer no magistério


Serão estabelecidos pré-requisitos de capacitação para quem quer fazer carreira

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - A Secretaria Estadual de Educação vai mapear os pré-requisitos mínimos que os professores devem ter para disputar funções dentro da rede. Quem tiver planos de fazer carreira no magistério terá que obter os certificados na nova Escola Corporativa da secretaria, que ficará pronta no segundo semestre. “Ninguém vai precisar de padrinho político para conseguir um cargo. Os cursos de qualificação vão criar condições para que qualquer servidor possa fazer carreira na secretaria”, garante o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker.

Com auditório, salas de aula e laboratórios de informática, o Centro de Formação vai oferecer cursos nas áreas de gestão, multimídia e projetos pedagógicos, entre outros, para 20 mil profissionais a cada ano. Para o professor de Filosofia Cyro Dantas, 42 anos, os cursos vão tornar as aulas mais dinâmicas. “Eu uso vídeo em sala, mas somos muito cobrados pelos alunos para usar mais os computadores nas aulas. Era como equipar um hospital com os melhores tomógrafos e não qualificar os funcionários. Com a Escola podemos aprender a usar mais as novas tecnologias”.

EDITAL

Outra mudança será a seleção de diretores para 29 unidades da Região Metropolitana e do interior que estão com o cargo vago. O edital com a lista das unidades sairá até o fim do mês. O novo critério de seleção põe fim à indicação política. De acordo com Becker, profissionais de qualquer região poderão indicar a escola de sua preferência, sendo que 70% delas estão na Região Metropolitana. A seleção será em quatro etapas: análise de currículo, prova, entrevista e treinamento. Os diretores estarão nas escolas em abril.

Estaduais terão verba para moradia

Instituições estaduais de Ensino Superior, como a Uenf, que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberão até R$ 1,5 milhão para assistência estudantil, como refeitório e alojamentos. Antes, a verba extra só era repassada pelo MEC às federais. No Rio, 10 instituições — 83 no País — participarão do Sisu. Estudantes que fizeram o Enem em 2010 poderão se candidatar às 83 mil vagas a partir de domingo pelo site. As faculdades fluminenses oferecem 11.521 vagas. O resultado sai no dia 22.

Rio registra mais de 3 mil casos de dengue apenas em janeiro

Região Metropolitana tem maior número de casos absolutos, enquanto cidade do Noroeste Fluminense apresenta maior incidência

POR PEDRO DE FIGUEIREDO
Rio - Nas primeiras cinco semanas do ano, a Secretaria Estadual de Saúde já registrou 3.582 casos suspeitos de dengue no estado do Rio. Somente na semana passada foram 513. Em relação a janeiro do ano passado, o número de casos aumentou quase 53%, o que deixou a secretaria em estado de alerta para a ocorrência de uma nova epidemia da doença.

Dos casos registrados em 2011, 41% foram classificados como da forma clássica da doença. A Região Metropolitana foi a primeira colocada em número de casos absolutos com 2.546 pessoas contaminadas pelos mosquito, sendo 1.042 apenas na capital. Já a maior incidência foi verificada em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, com 452 casos a cada 100 mil habitantes.
Até o momento, não foi contabilizada oficialmente nenhuma morte neste ano. Sobre o falecimento de uma menina nesta semana em Niterói, a Secretaria de Saúde informou que a morte foi registrada nos números de 2010, já que ela ficou doente no ano passado.

De acordo com o subsecretário de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do estado do Rio, Alexandre Chieppe, não se pode descartar os riscos da ocorrência de uma epidemia em pleno Verão, mas não há evidências para isso.

"Todo início de ano, durante o Verão, estamos em estado de alerta. Não se pode descartar o risco de epidemia. Mas, estamos monitorando diariamente a incidência de casos e no momento não nenhuma evidência de epidemia de dengue no estado", disse ele.

Segundo o subsecretário, o objetivo do momento é tornar o sistema de saúde mais sensível para notificar com rapidez a ocorrência de casos da doença. Além disso, o estado tem desenvolvido diversas ações para evitar a proliferação do mosquito.

"As ações para evitar a doença são focadas no combate ao mosquito. Estamos realizando ações de restrição do avanço do mosquito em locais onde há aumento da incidência e atividades educativas para evitar o surgimento de novos focos", finalizou Alexandre.
Prevenção e sintomas

O combate à dengue é um dever de todos os cidadãos. Para evitar o surgimento de larvas, evite deixar recipientes com água parada. Se possível lave os locais com água e sabão, o que diminui o risco de crescimento da larva.
Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Ao apresentar estes sinais, procure o serviço de saúde imediatamente.

Dinâmicas para dia de Chuva

Dinâmicas para dia de Chuva: "












Dinâmicas retiradas da internet.
Devidos créditos aos autores.

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Mensagens para reunião com pais

Mensagens para reunião com pais: "






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(título desconhecido)

(título desconhecido): "






Projeto Identidade/ adaptação escolar


Autora: Andreza S. F. Melo Menezes



Duração: 01 semana



Objetivo principal do projeto identidade é dar a criança a liberdade de dizer quem ela é, isso significa soma para o professor, pois é nesse momento que ele poderá identificar o comportamento, a família e do que a criança gosta de fazer.

Damos também ao aluno autonomia, pois em uma sala de aula nova, com pessoas que não conhecemos não há nada melhor do que falar de nós mesmos, isso traz para sala de aula um ambiente integrador e confiável, dá a criança o sentido de que a escola será sempre melhor se ela estivar nela.



Objetivo Geral:

- Desenvolver sua autonomia



Objetivos específicos:

- Desenvolver a socialização e amizade no âmbito escolar;

- Integrar a criança ao ambiente escolar;

- Desenvolver atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras, físicas e afetivas;



Atividades possíveis a serem aplicadas:



1º dia de aula:

Receber todas as crianças com um belo sorriso, um mimo;

Iniciar o primeiro dia de aula com uma roda, nesse momento faça um questionário perguntando o nome, a idade, o que fizeram nas férias, quais os desenhos assistiram;

Após a roda faça atividades manuais, fazer um crachá para cada criança e disponha sobre a mesa de cada uma delas, faça uma para o professor também, para mostrar que o professor não é tão diferente assim.

Após isso faca atividades de pintura, peça para as crianças colocar no papel o que elas viram nas férias e depois chame uma por uma para que elas digam o que foi feito. Coloque essas atividades visíveis na entrada da sala.

Depois do intervalo faça a dinâmica do espelho:

Pegue uma caixa decorada e dentro um espelho, mostre aos alunos e diga o quanto eles são especiais, e que dentro da caixa tem a foto da pessoa mais especial da sala, que é uma pessoa linda, inteligente e que a enche de orgulho.

Chame um aluno por vez e mostre em segredo quem está dentro da caixa, a criança verá sua imagem refletida no espelho.

Ao final do dia peça para cada aluno trazer para casa uma foto de sua família, os que não poderem trazer pode desenhá-las.

Termine o primeiro dia de aula com brincadeira e musicas



2º Dia de aula

No segundo dia de aula aparece sempre uma nova criança que não pode comparecer ao primeiro dia de aula por um motivo ou outro, então inicie as aulas com novas de atividades de identidade, se apresente e apresente as crianças ao novo ciclo de amigos.

faça um passeio dentro da escola para criança poder se familiarizar com o ambiente escolas, mostre a elas como funciona a escola, a cantina, como é feita a merenda, quem faz, quem faz parte da direção, as salas de aulas, os banheiros, nesse momento aproveite para iniciar noções de higiene.

Após o passeio faça atividades com escrita ou pintura e peça as crianças para fazerem um desenho da escola e do que mais gostou de conhecer. O professor poderá também trabalhar atividades sobre os tipos de moradia dos seus alunos,



3º Dia:

No terceiro dias os alunos já estão bem entrosados e querendo se conhecer melhor, faça atividades em grupo, pode ser em duplas e peça para que cada aluno desenhe um ao outro, nesse momento fale sobre o respeito as diferenças, que ninguém é igual e nem mesmo tão diferente assim, portanto cuidado nos desenhos para não servir de agressão.

Trabalhe a auto estima dos seus alunos, leve textos, livros de contos, revistas jornais, faça atividades que envolva o diálogo dentro da sala de aula.

Ao final do dia pergunte aos alunos que história eles mais gostam de ouvir, peça um desenho, ou um texto sobre esse tema.

faça um sorteio e tire dois nomes, o aluno que for escolhido poderá trazer para o dia seguinte o livro de história para mostras aos seus amigos, se preferir pode pegar um livro da biblioteca.



4º Dia:

No quarto dia de aula as crianças estão se adaptando a rotina da escola e do professor, trabalhe agora com atividades escritas, recorte e colagens.

Trabalhe interpretação de texto com temas que tratam das férias e da identidade da criança. Converse bastante, o diálogo é fundamental e estimula a interação com os alunos.

Ao fim da aula libere a entrada na sala com os brinquedos para o dia seguinte, afinal, é o ultimo dia da semana e eles podem comemorar.



5º Dia:

No quinto dia as crianças estão eufóricas, ainda mais cada um com o seu brinquedo, aproveite esse rico material em sala de aula para trabalhar matemática e noções de problemas. Sugiro uma planilha de brinquedos e separe com os alunos brinquedos de meninos e brinquedos de meninas, você pode separar também por cores e tamanhos.

Registre tudo, vamos trabalhar a escrita!

Quantos carros temos aqui?

Quantas rodas podemos contar?

Quantas bonecas?

Quantas tem cabelo abaixo do ombro?

Quantas loiras?

Quantas morenas?

Nessa mesa há quantas bonecas?

E quantos bonecos?

Professor use a sua imaginação, o que não pode acontecer é a criança não ter o que fazer, assim ela não aprende mesmo!



Trabalhe a rotina: Fazer oração, dar bom dia, lavar as mãos antes de merendar, como esta o dia hoje, a rotina será melhor adaptada se começarmos o quanto antes.



Bom espero que aproveitem algumas de minhas idéias.

Beijos a todos até mais.





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Caligrafia Vogais

Caligrafia Vogais: "






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