sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DICAS PARA MELHORAR O PLANETA

Sala de Situação: Combate a Dengue no Rio ganha mais um instrumento de ação contra a doença

 http://cievsrio.wordpress.com/
Sala de Situação: Combate a Dengue no Rio ganha mais um instrumento de ação contra a doença:
040
Com a implantação das “Salas de Situação Regional”, o trabalho de combate à Dengue no estado do Rio ganhou mais um instrumento de ação contra a doença. Trata-se de um espaço onde estarão reunidos representantes das Secretarias Municipais de Saúde e das Subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“As salas servirão para entendermos como está a dinâmica de transmissão em cada região, a questão assistencial, se será preciso intervenção do estado ou mesmo uma participação solidária dos municípios do entorno. Será um espaço onde vamos discutir todos os aspectos da Dengue e os possíveis encaminhamentos para solucionar problemas, que podem ser desde medidas locais até ações da SES que possam prover o apoio necessário”, disse Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES.
De acordo com a secretaria, serão disponibilizas dez salas que atenderão aos 92 municípios fluminenses, as quais irão contar com a presença de dois técnicos da superintendência em cada unidade. Por sua vez, estes profissionais terão a missão de levar informações para o Grupo de Trabalho da Dengue da secretaria.
“Optamos por regionalizar a discussão. Dessa maneira, podemos entrar nos detalhes. O município pode ter um cenário de relativa tranquilidade, uma taxa de incidência de Dengue baixa”, disse Chieppe. Com as salas, esperamos estar mais próximos dos municípios e entender melhor o que está acontecendo em cada local para que possamos antecipar uma resposta caso haja necessidade”, acrescentou o superintendente.
Ainda conforme a secretaria, o número de mortes por Dengue diminuiu 70% nos últimos dois anos. No entanto, houve um aumento de 9% em relação ao total de notificações no referido período. Somente na capital fluminense, foram registrados 135.193 casos em 2012.
Neste verão, não há previsão para abertura de polos de atendimento e hidratação, que funcionaram em diversos pontos da cidade desde 2011. Conforme divulgado pela secretaria, para receber atendimento a população deverá procurar as Clínicas da Família, os Centros Municipais de Saúde e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). A secretaria informou ainda que os polos são abertos somente quando a Coordenação de Vigilância Epidemiológica constata a necessidade de ampliação da rede.
Até semana que vem,
Equipe CIEVS RIO.

ATENÇÃO - Você comeria 16 sachês de açúcar? Essa é a quantidade de açúcar do refri [vídeo]

Já ouviu a expressão “desenha porque não entendi”? É isso que o Departamento de Saúde de Nova York está fazendo em suas campanhas para conscientizar a população do consumo excessivo do açúcar e os males que esse hábito traz para a saúde, como obesidade, diabetes e doenças do coração.
600 ml de refrigerante = 16 sachês de açúcar
“Você nunca comeria 16 sachês de açúcar. Por que você bebe 16 pacotes de açúcar?”

Saúde conta com Programa de Academia Carioca e de Controle do Ttabagismo

FONTE: PORTAL DA PCRJ
Com o início do novo ano surgem as listas de resoluções como perder peso, adotar hábitos mais saudáveis, praticar exercícios físicos e parar de fumar. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil disponibiliza os programas “Academia Carioca da Saúde” e “Controle de Tabagismo” em todas as regiões da cidade, com o objetivo de estimular a promoção da saúde dos cariocas. 
 
A Academia Carioca da Saúde busca facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. As 73 academias instaladas nas unidades básicas de saúde já contam com 25 mil usuários. 
 
Para fazer parte do programa, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e ter a indicação médica. As academias são equipadas com cerca de dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais. 
 
A SMSDC também oferece um dos maiores números de centros de tratamento de tabagismo da rede pública de saúde do Brasil. Os grupos funcionam em 192 unidades básicas de saúde. O programa é desenvolvido em várias etapas: a primeira tem duração de um mês e promove encontros semanais entre os usuários. Em seguida, as reuniões passam a ser quinzenais e, depois, mensais, até completar um ano. Quem deseja parar de fumar deve procurar a unidade mais próxima da sua residência. 
 
O tratamento divide-se em dois momentos: o primeiro estimula o participante a parar de fumar, com a utilização de técnicas cognitivas comportamentais para reformular a relação com o cigarro. A etapa seguinte tem como foco principal a manutenção da abstinência, visto que várias pessoas sentem dificuldades de manter a decisão a longo prazo. Os pacientes também são encaminhados para consulta com um estomatologista de um dos Centros de Especialidades Odontológicas da rede, para a busca por lesões na boca. 
 
Para mais informações sobre os programas, basta ligar para a central de Teleatendimento da Prefeitura, 1746.

EntrevistaSUS | Ministro Padilha explica novos procedimentos do SUS de cirurgia oncológica

http://www.blog.saude.gov.br/
EntrevistaSUS | Ministro Padilha explica novos procedimentos do SUS de cirurgia oncológica:

Foto: Ascom/MS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concedeu entrevista à Rádio Nove de Julho para explicar sobre os novos procedimentos para cirurgia oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Locutor – O Ministério da Saúde incluiu 11 novos procedimentos cirúrgicos em oncologia na tabela do SUS. Segundo informações da pasta a novidade vai mais que dobrar os recursos para cirurgias oncológicas.
Bom dia é um prazer poder falar com todos os ouvintes.
Locutor – Foram publicadas duas portarias que alteram a prestação dos serviços para os pacientes do SUS. O senhor poderia explicar para os ouvintes o que vão significar essas alterações?
A prioridade do Ministério da Saúde é reduzir o tempo de espera entre a pessoa ter o diagnostico para o câncer e realizar a cirurgia para o câncer. Esse é um tempo valioso. Quanto mais rápido for realizado essa cirurgia maior as chances de cura e qualidade de vida para esse paciente, como também maior alivio do sofrimento.
Então, para isso, estamos emplacando três frentes para aumentar o número de cirurgias pro câncer. Uma é pegar os hospitais que já realizam cirurgias para o câncer. Mapeamos os hospitais que mais realizam cirurgias, que têm equipes com capacidade. Estamos dando um reajuste de 20% na tabela do SUS para cada cirurgia realizada, para estimular esses hospitais a realizarem mais cirurgias e com isso diminuir as suas filas e o tempo de espera. A expectativa é apoiar as equipes que já existem, potencial que já existe, estrutura que já existe porque ele pode operar mais, fazer mais cirurgia e diminuir o tempo de espera.
A outra frente é fazermos um reajuste no quanto que o Ministério da Saúde paga por cada cirurgia realizada. Um ajuste que nós tivemos na tabela SUS. Pegamos todos os tipos de cirurgia realizada do câncer, são mais de 120 tipos de cirurgia, e estamos dando reajuste. Um pouco mais do que 50% de reajuste, outros até 50%, em média 50% de reajuste no valor da cirurgia. Para que mais equipes médicas, mais hospitais públicos, santas casas, hospitais filantrópicos, privados que tem cirurgias para o SUS, e com isso reduzirmos as filas e o tempo de espera.
A terceira frente é que tinham cercas de 11 tipos de cirurgias pro câncer que não eram feitas pelo SUS e agora são incorporadas pelo Ministério da Saúde. Isso tudo da um aumento de investimento do Ministério da Saúde, cerca de 121%. O MS vai repassar 380 milhões em 2013 para cirurgia do câncer em todo Brasil.
Locutor - Quanto aos hospitais, alguns serviços na área de oncologia serão criados e outros serão ampliados. O senhor poderia citar alguns procedimentos, Ministro, para os nossos ouvintes que serão incluídos a partir de agora?
Alguns tipos de cirurgias do câncer, principalmente câncer de cabeça e pescoço, que o é tipo da cirurgia não eram realizados, agora passam a ser bancados pelo SUS. Também alguns tipos de cirurgia que você retira gânglios, nódulos que estão na região do pescoço, na região do mediastino, alguns tipos de cirurgias que são cirurgias para câncer gástricos, intestinais, que não eram realizados, alguns tipos de cirurgia, para câncer, por exemplo, de vesícula que não era realizado, passa a ser realizado pelo sus agora, incorporadas, pagas pelo Sistema Único de Saúde através dos serviços do Ministério da Saúde.
Então, a grande prioridade do Ministério da Saúde é de que com estes estímulos consigamos atrair mais hospitais, mais equipes médicas e fazer com que aqueles que já realizam atendimentos para tratamento de câncer possam oferecer um número ainda maior, aproveitando o período ocioso, sábados e domingos, com mais recursos do Ministério da Saúde para reduzir as filas de espera para cirurgia do câncer.
Locutor – A presidenta, Dilma Rousseff, sancionou no mês de novembro uma lei que foi muito comemorada e que estabelece o prazo de até 60 dias para que os pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde, no prazo contado a partir do diagnóstico. A lei vai entrar em vigor ainda este ano e ela vai ser possibilitada com estes investimentos que o senhor está falando pra gente?
O Ministério da Saúde está tomando uma série de medidas para ajudar os estados e municípios a cumprirem esta lei. É fundamental este tempo de espera, este é um tempo valioso do diagnóstico até começar o tratamento. Isso pode significar a cura do câncer por aquela pessoa, além de aliviar o sofrimento daquela pessoa e dos seus familiares.
A presidenta Dilma sancionou esta lei que estabelece um tempo máximo de entre o diagnóstico do câncer e o começo do tratamento. Medidas como esta que nós estamos tomando de aumentar o número de cirurgias, medidas como novos serviços de radioterapia – não só o nos hospitais que já fazem a radioterapia, mas a instalação de serviços, sobretudo no interior do país, onde é mais difícil o acesso ao tratamento do câncer – e aumentar ainda mais os tratamentos de quimioterapia. Nós queremos reduzir ainda mais o tempo de espera e enfrentar o acesso que é muito desigual em algumas regiões do país.
Locutor – O governo lançou também em 2011 o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama. Juntamente com este plano houve também um maior investimento. O senhor já tem um balanço que pode ser falado a respeito deste tipo de câncer, que é muito comum?
Duas notícias importantes em relação a este balanço: por um lado a redução do número de óbitos causados por câncer de colo de útero. Isso tem haver com estarmos fazendo cada vez mais exames preventivos, chamados também de Papanicolau, na faixa etária correta. E quando fazemos o exame no começo para tratado adequadamente. Outra notícia importante é termos aumentado o número de mamografias realizadas pelo SUS. Aumentou em 40% o número de mamografias na faixa etária recomendada pelo rastreamento quando comparamos o ano de 2012 com o ano de 2010. Nós queremos aumentar ainda mais. Por isso o Ministério da Saúde apoia os estados e municípios, inclusive com a ideia da mamografia móvel, que são carretas, ônibus que circulam as periferias das grandes cidades, as cidades do interior, os municípios mais remotos, exatamente para facilitar o acesso à mamografia para as nossas mulheres. Fazer a mamografia precocemente, mesmo antes de sentir qualquer dor, qualquer sinais de sintoma, pode ser decisivo para um diagnostico precoce do câncer de mama e com isso a possibilidade de cura é maior.
Locutor – Nós percebemos também, Ministro, que está havendo uma expansão maior das políticas na área de comunicação. O senhor falava da importância da prevenção. O Ministério também está atendo a essas questões? Na educação da população, quando a gente pensa, por exemplo, no fumo e em outros fatores que podem provocar o câncer?
Isso é fundamental. O câncer está diretamente ligado a alguns hábitos de vida. Por exemplo, o câncer de mama está diretamente relacionado ao habito de fumar, diretamente relacionado à obesidade. A obesidade está diretamente relacionada, não só ao câncer de mama, ao câncer de próstata, mas a alguns tipos de se câncer de estômago e de intestino. O cigarro tá diretamente ligado ao câncer de pulmão e de mama. Ou seja, é fundamental os hábitos. Uma boa saúde começa sempre com a prevenção. Inclusive eu quero agradecer sempre a parceria com a imprensa, com os meios de comunicação porque vocês ajudam a influenciar nos hábitos que a população tem. Atividade física e não fumar podem ser decisivos para impedir e prevenir o câncer.
Locutor – Nós queremos agradecer a participação do senhor ministro, Alexandre Padilha, na rádio nove de julho, a rádio da arquidiocese. O senhor que trouxe importantes esclarecimentos, especialmente à população da cidade de São Paulo.
Um grande abraço! Foi uma honra poder falar na rádio nove de julho, a rádio da arquidiocese de São Paulo. E um grande abraço a todos nós paulistanos. E nos preocuparmos cada vez mais. É bom termos mais acesso a cirurgias de câncer, quimioterapia e radioterapia, mas o bom mesmo é não ter câncer. Então a prevenção e os hábitos são decisivos para evitar o câncer na sua família.
Fonte: Rádio 9 de Julho

Por que a Vitamina D é tão importante?

 http://br.blog.consultaclick.com/
Por que a Vitamina D é tão importante?:
Olá, fique de olho em mais uma dica diária de Saúde e Bem Estar!

A importância da Vitamina D

A Vitamina D é essencial à Saúde do organismo, pois facilita a absorção do Cálcio que influi na Formação e Firmeza dos Ossos e Dentes. Além disso, recentemente novos benefícios à Saúde foram atribuídos a esta vitamina, como a capacidade de proteger o coração, o sistema imunológico, manter o peso sob controle e combater doenças como Diabetes e Hipertensão.
vitamina d e sua importancia
Ingerir a quantidade ideal de Vitamina D também previne a Osteoporose, pois tem a capacidade de fazer os Ossos reterem o Cálcio. A vitamina D tem sido usada também recentemente para tratamentos da doença Esclerose Múltipla.

Onde encontrar a Vitamina C

A Vitamina D é formada no organismo através da exposição à luz solar. Pesquisadores e estudiosos sobre os benefícios desta Vitamina indicam que deve haver uma exposição ao sol de 20 a 30 minutos ao dia, de partes do corpo como braços e pernas, sem filtro solar, que pode atrapalhar o processo de síntese da vitamina. Porém os Dermatologistas alertam de que tomar sol sem a proteção de um Filtro Solar é um fator preocupante que pode levar ao Câncer de Pele então é necessário ter cuidado, evitar o horário das 10 às 16 horas que é o de maior incidência dos raios UVB, responsáveis por causar o câncer de pele e proteja o rosto com o Filtro Solar.
Há outras formas de adquirir a quantidade de Vitamina D necessária ao organismo através do consumo de alimentos que contém a substância como os peixes de água fria Salmão, atum, sardinha, cavala e óleo de fígado de bacalhau. Outros alimentos como Gema de ovo, e manteiga também possuem uma pequena quantidade da Vitamina.

Quais as consequências da falta de Vitamina D

A falta da Vitamina D pode deixar os ossos frágeis, pois não há a absorção correta do Cálcio. Além disso, sua falta pode contribuir com o aparecimento de doenças como pressão Alta, Insuficiência Renal e Doenças Cardíacas.
O ideal é agendar uma consulta e realizar um exame de sangue para saber se está com deficiência da Vitamina. Assim o Médico poderá receitar suplementos, porque nem sempre a quantidade disponível nos alimentos é o suficiente.
O post Por que a Vitamina D é tão importante? apareceu primeiro em Portal ConsultaClick.com.br.

CALENDÁRIOS DE 2013 - EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS






Brincadeira para férias - labirinto de elástico

 http://www.dicaspramamae.com/
Brincadeira para férias - labirinto de elástico:
Oi Mães...

Uma brincadeira divertida para as férias da garotada! É bem simples de montar: Você vai comprar vários elásticos coloridos e escolher um lugar da casa ou quintal e passar o elástico varias vezes por todo lado como nas fotos. Vence a criança que conseguir sair do outro lado primeiro!!

1, 2 e 3 Valendoooo!!!!!





DICAS - Lembrancinha borboletas de balinhas

 http://www.dicaspramamae.com/
Lembrancinha borboletas de balinhas:
Para quem vai fazer Festa com o tema Jardim Encantado, eu estou postando esta ideia de lembrancinha para dar pra criançada na hora da festa, ou mesmo para decorar a mesa do aniversário.
  
É bem simples de fazer, veja: 

Vai precisar de saquinhos transparentes, prendedor de roupa decorado por você mesmo, olhinhos para o prendedor se você for fazer bichinhos, balinhas ou docinhos e fio para anteninha.



Passo a passo: Coloque as balinhas ou doces no saquinho até no meio sem encher muito, dobre o saquinho ao meio e prenda com o prendedor como na foto. Cole os olhinhos e as antenas no prendedor e pronto! Sua Borboleta está prontinha!!

Veja aqui mais modelos: 


Via

FIQUE SABENDO - TERMO DE COMPROMISSO DE CONTROLE DA DENGUE

 http://cvasrio.blogspot.com/
TERMO DE COMPROMISSO DE CONTROLE DA DENGUE: LEI Nº 5.519, DE 14 DE SETEMBRO DE 2012

Cria o Termo de Compromisso de Controle da Dengue no âmbito do Município do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e dá outras providências.


Art. 1º Fica criado no âmbito do Município do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, o Termo de Compromisso de Controle da Dengue.
§ 1º O Termo a que se refere o caput deste artigo deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo conforme modelo constante no Anexo I desta Lei.
§ 2º O Termo de Compromisso deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo proprietário da obra ou por seu representante legal, devendo ser parte integrante do processo de legalização da obra a ser licenciada pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Art. 2º O Poder Executivo realizará, através dos órgãos competentes, vistorias periódicas nas obras objetivando a erradicação total dos focos da dengue.

Art. 3º As obras que forem flagradas com focos da dengue deverão ser interditadas, imediatamente, pela autoridade responsável pela fiscalização. Parágrafo único. A interdição a que se refere o caput deste artigo deverá ser comunicada, imediatamente, à Secretaria Municipal de Urbanismo que, deverá suspender no ato da comunicação, a licença da obra.

Art. 4º Os procedimentos para a liberação da obra após a sua interdição deverão obedecer os seguintes critérios:
I – o proprietário da obra interditada ou seu representante legal deverá requerer, junto ao órgão fiscalizador que constatou a irregularidade, uma nova vistoria ao local visando a sua liberação;
II – após a nova vistoria, o órgão fiscalizador deverá emitir um laudo de vistoria relatando sobre a existência ou não de focos da dengue no local;
III – o laudo de vistoria deverá ser encaminhado, pelo interessado, à Secretaria Municipal de Urbanismo, para liberação do licenciamento da obra, quando não houver constatação de focos da dengue no local vistoriado.

Art. 5º Os procedimentos a que se referem os itens I e II do art. 4º deverão ser objetos de cobrança por parte do Poder Executivo

Art. 6º Os recursos obtidos através da execução desta Lei deverão ser destinados a ações ligadas ao controle da dengue no Município do Rio de Janeiro.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 2012

Vereador JORGE FELIPPE
Presidente

ANEXO I

TERMO DE COMPROMISSO DE CONTROLE DA DENGUE

Eu,_______________________________________________________,
(nome)
Identidade ___________________, inscrito no CPF ________________,
residente na________________________________________________,
(endereço completo)
pela obra realizada na ____________________________________, me
(endereço da obra)
comprometo a colaborar com o controle da dengue, mantendo o local da obra,
citado anteriormente, livre de situações que permitam a proliferação do
mosquito da dengue ou de qualquer outro inseto nocivo a saúde humana.

Rio de Janeiro,______ de ______________________ de ____________

_______________________________________________
(assinatura)

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 10 jan. 2013 (edição de 10 jan. 2013) 


Brasil Sorridente: Nas férias, crianças comem mais doces e podem ter cárie

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
No período de férias escolares, a criançada acaba abusando dos doces e, ocupadas com as brincadeiras, se esquecem da limpeza correta dos dentes. Com isso, é comum o aumento no número de casos de cárie, lesão que aparece na superfície do dente. Segundo dados do Ministério da Saúde, 60% das crianças com até cinco anos de idade já tiveram o problema. O coordenador do Programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, alerta que quanto mais açúcar na alimentação, maior a chance de a criança ter cárie e outras doenças da boca.
Pucca ressalta que os pais ou responsáveis devem ficar atentos não só a quantidade e frequência de açúcar ingerido pela criança, mas também ao açúcar escondido nos alimentos. ”Que é aquele açúcar que vem nos alimentos e que, às vezes, as pessoas esquecem que têm nesses alimentos, por exemplo, os achocolatados, às vezes se coloca muito achocolatado no leite da criança, que às vezes, inclusive, mama mesmo que não se adicione o açúcar aquilo também tem açúcar. Então, é fundamental que após toda a alimentação da criança a higiene do dente da criança seja feita”, explica.
O coordenador diz que os pais não devem acrescentar açúcar aos alimentos naturais como suco de frutas. ”É importante saber que o açúcar ele não deve nem ser adicionado porque o açúcar que é necessário para o organismo ele já está contido nos alimentos, então, o açúcar branco invariavelmente acaba fazendo mal e é importante saber que esse açúcar branco, além de provocar cáries dentárias , ele vai ter uma repercussão sistêmica em outras doenças que a pessoa pode desenvolver na adolescência, na vida adulta, como, por exemplo, o diabetes”, recomenda.
O ideal, segundo o coordenador de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, é reduzir aos poucos a quantidade de açúcar que se utiliza nos alimentos até o organismo se adaptar. O Ministério da Saúde conta com o Programa Brasil Sorridente que oferece tratamento dentário de graça pelo Sistema Único de Saúde.
Fonte: Hortência Guedes /  Web Rádio Saúde

População deve tomar cuidados para evitar doenças pós-enchentes

 http://www.blog.saude.gov.br/
População deve tomar cuidados para evitar doenças pós-enchentes:

Foto: Valter Campanato / ABr
As fortes chuvas dos primeiros dias do ano mais uma vez fizeram vítimas no Rio de Janeiro. Apesar de o tempo ter melhorado e as águas dos rios já terem baixado, a enchente expos os moradores da Baixada Fluminense a várias doenças. Para diminuir a exposição e proteger a população desses riscos, o Ministério da Saúde está focando em ações de vigilância nesses locais. Eliane Lima e Silva, responsável pelo Vigidesastres, explica que orientar as pessoas é o principal foco das secretarias municipais e estaduais de saúde nesse momento.
Diversos cartazes informando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar contaminação foram espalhados pelas regiões afetadas. Também foram feitas gravações para divulgação nas rádios e em carros de som. “Nós sabemos que é difícil seguir todas as orientações, porquê no momento do desespero as pessoas não estão pensando no que pode vir depois. Mas elas precisam ter o maior acesso a informação possível para proteger a saúde dos moradores”, alerta Eliane Lima.
As doenças que mais atingem a população no período de enchentes são leptospirose, hepatite, doenças diarreicas, dengue, febre tifoide e cólera, além do tétano que pode acontecer durante a limpeza das casas, e dos problemas respiratórios que podem vir com a poeira quando as águas baixam totalmente. O acúmulo de lixo também favorece a proliferação de animais e insetos causadores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. As pessoas devem ficar atentas ao tempo de manifestação dos sintomas. A hepatite “A”, por exemplo, pode se manifestar entre 15 e 50 dias após a contaminação, e no caso de leptospirose, de uma a duas semanas.
Evitar o contato com a água da enchente é a primeira medida a ser tomada, pois o risco de contrair doenças aumenta conforme o tempo de exposição à água ou à lama. Quanto à água para beber, deve-se utilizar o hipoclorito de sódio antes de consumir. A substância trata a água e a torna própria para o consumo, explica Mariley Daniel, técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde.
“Deve ser colocado duas gotas do conteúdo do frasco em cada litro de água. Caso ela esteja com bastante lama, bastante material em suspensão, deve ser filtrada antes de colocar as duas gotas do hipoclorito. Basta pegar um coador de café, de pano ou papel, e passar a água. Também pode ser um pano bem limpinho. É importante que a água contaminada, depois de ser potabilizada, seja armazenada em um recipiente limpo para não se contaminar novamente”, detalha Mariley.
O Ministério da Saúde tem enviado o hipoclorito às secretarias de saúde dos locais afetados para que a população não fique sem acesso ao produto, e disponibilizado laboratórios móveis para fazer analise das águas dos abrigos e das que abastecem as regiões.
O perigo de se contaminar também está na ingestão dos alimentos e na limpeza dos ambientes. “Os moradores dessas regiões não devem comer alimentos que tiveram contato com a água da enchente porque podem estar contaminados. Para limpar as casas e os comércios devem usar sacos plásticos nos pés e luvas nas mãos e usarem água sanitária e sabão na limpeza”, conclui Eliane Lima, responsável pelo Vigidesastres.
Outros cuidados:
  • Para evitar a presença de ratos, mantenha os alimentos bem guardados, em recipientes bem fechados e distantes do chão; conserve a cozinha limpa; retire as sobras de alimentos ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer; evite o acúmulo de objetos sem uso no quintal ou dentro da cozinha e guarde o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até a coleta ocorrer.
  • Para evitar o tétano acidental, a melhor e mais segura forma de prevenção é a vacinação, disponível nos postos de saúde. Proteja pernas, pés, braços e mãos quando for manusear resíduos sólidos. Caso não lembre se foi vacinado, procure o serviço de saúde mais próximo e vacine-se.
  • Para evitar acidentes com serpentes, aranhas e escorpiões, entre com cuidado em casa e bata colchões, sofás, roupas, sapatos, toalhas e lençóis. Caso encontre algum animal peçonhento, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses ou o corpo de bombeiros.
  • Realize a limpeza da caixa d’água.
Camilla Terra / Blog da Saúde, com informações da Agência da Saúde

DICA LEGAL - Um jardim ou horta.

 http://www.copyepaste.com/
Um jardim ou horta.:
Se o problema é falta de espaço, veja como você pode resolver isso. Mais algumas boas ideia para reciclar garrafas pet e fazer uma horta ou jardim vertical.
via

Índice de gravidez na adolescência cai 26,5% em SP

 http://drauziovarella.com.br/
iStock_000016620143Small_RTimages_gravida_destaque1 
O índice de gravidez na adolescência caiu 26,5% em 13 anos no estado de São Paulo. Segundo um balanço feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Seade, a região atingiu seu menor nível em 2011. Houve 89.815 adolescentes paulistas menores de 20 anos gestantes em 2011, contra 148.018 em 1998.
Em 1998, 20% dos nascidos vivos do estado eram filhos de adolescentes menores de 20 anos. Em 2011 esse índice ficou em 14,7%. A redução do índice de gravidez foi maior na faixa etária de 15 a 19 anos: em 2011 as adolescentes representavam 14,1% do total de partos em todo o estado, enquanto em 1998 a porcentagem nessa faixa etária chegava a 20,7%.
Em nota oficial, a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria, Albertina Duarte Takiuti, afirmou que a queda é consistente e um resultado importante. “Isso só foi possível graças a ações integradas do estado em parceria com os municípios.”
Casa do Adolescente
Desde 1996 a secretaria adotou um modelo de atendimento integral à adolescente, a Casa do Adolescente. A Casa oferece atendimento multidisciplinar, com médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores. Além de bate-papos, orientações sobre sexo e terapias em grupo, também são realizados cursos de inglês e espanhol, aulas de dança, cursos de culinária e artesanato.
Existem 23 Casas no estado, oferecendo atendimento integral e gratuito para jovens com idades entre 10 e 20 anos. A Casa do Adolescente está nos seguintes municípios paulistas: Carapicuíba, Itapetininga (nos bairros Vila Paulo Ayres e Jardim Shangrilá), Itaquaquecetuba, Mirassol, Poá, São Paulo (nos bairros Pinheiros, Grajaú, Jardim Ângela/M´Boi Mirim, Itaquera/Dom Bosco, Jabaquara e Heliópolis), São Roque, São Vicente e Votuporanga, Valinhos, Tatuí, Jacareí, Araraquara, Itapeva e Ourinhos.
Para mais informações sobre endereços e telefones das unidades, acesse o site do programa.
Disque-Adolescente
Por meio do Disque-Adolescente, uma equipe formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais atende jovens que ligam em busca de algum tipo de orientação sobre sexo seguro, anticoncepcionais e relacionamentos afetivos.
O telefone é (11) 3819-2022 e o horário de funcionamento é das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira.

FIQUE SABENDO - Antiinflamatorios naturais

 http://www.ecologiamedica.net/
Antiinflamatorios naturais:

FIQUE SABENDO - Vacina contra HPV passa a ser indicada para câncer anal

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/
Vacina contra HPV passa a ser indicada para câncer anal: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma nova indicação para a vacina contra o HPV (papilomavírus humano). Agora, além de indicada para prevenir câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em homens, a mesma vacina passa a valer no combate ao câncer anal, para ambos os sexos. A idade em que a imunização deve ser feita continua a mesma --de 9 a 26 anos--, para que a prevenção seja feita antes do contato com o vírus. Leia mais (11/01/2013 - 04h30)

DICAS DE SAÚDE - Praticar mais atividade física aumenta a felicidade, diz estudo...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Praticar mais atividade física aumenta a felicidade, diz estudo...:


Praticar mais atividade física do que o costume pode influenciar de forma positiva o quão satisfeita uma pessoa se sente com sua vida. Essa conclusão, que faz parte de uma pesquisa da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, reforça a ideia de que exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física, e é fundamental também para o bem-estar psicológico. O estudo foi publicado na revista médica Health Psychology.


Participaram da pesquisa 253 pessoas de 18 a 25 anos. Segundo os autores, os indivíduos dessa faixa-etária são aqueles cujos relatos sobre satisfação com fatores como trabalho, família e vida social são os mais instáveis. “Nessa idade há uma série de mudanças ocorrendo, pois essas pessoas estão saindo de casa, mudando de trabalho ou cursando uma universidade. Então, a satisfação com a vida pode despencar de uma hora para a outra”, diz Jaclyn Maher, que coordenou o estudo.
Os participantes da pesquisa foram orientados a escrever, durante um período que variou de oito a 14 dias, um diário no qual relatavam como se sentiam em relação a vários aspectos da vida (profissional, pessoal, autoestima e etc) e também informavam sobre a quantidade de atividade física que praticavam a cada dia. Além disso, quando o estudo começou, a equipe traçou as características da personalidade de cada um.
Os resultados mostraram que a quantidade de atividade física com a qual uma pessoa se compromete a fazer em um determinado dia influencia diretamente no quão satisfeita ela se sente com a vida naquele momento. Ou seja, quanto mais alguém se exercita, mais feliz relata se sentir. Além disso, o estudo descobriu que aqueles que já costumam praticar exercícios frequentemente, quando aumentam a quantidade de atividade em um dia, também relatam maior contentamento.
Fonte: Revista VEJA

Empresas do Rio oferecem novas oportunidades de trabalho a pessoas com deficiência

FONTE: PORTAL PCRJ



Empresas comerciais e industriais do Rio oferece novas oportunidades de trabalho a pessoas com deficiência, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. A relação das vagas foi publicada hpje, dia 10, no Diário Oficial do Município.

Com deficiência auditiva parcial, física leve, visual parcial ou nanismo e Ensino Fundamental incompleto, são quatro vagas para atendente de lanchonete e uma para auxiliar de limpeza. Com Fundamental completo, há duas vagas para ascensorista.

Com deficiência física leve ou auditiva parcial e Ensino Médio incompleto, a disponibilidade é de cinco vagas para auxiliar de administração, uma para auxiliar de almoxarifado e 30 para recepcionista atendente. Com deficiência física leve, auditiva parcial  ou nanismo e Ensino Médio completo, há cinco vagas para auxiliár de depósito, uma para auxiliar de pessoal, uma para manipulador em laboratório de farmácia, uma para mensageiro, duas para recepcionista atendente e uma para técnico de enfermagem.

Inscrições são recebidas no Ciad Mestre Candeia (Avenida Presidente Vargas, 1.997, perto da Rua de Santana, na Cidade Nova), de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, mediante apresentação de documento de identidade, carteira profissional, CPF e PIS .

Esquema de atendimento médico para ensaios no Sambódromo

FONTE: PORTAL PCRJ

11/01/2013

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil preparou um esquema especial de atendimento na Rua Marquês de Sapucaí para os ensaios técnicos das escolas de samba. Dois postos médicos, na Concentração e na Apoteose, estarão à disposição do público e dos integrantes das agremiações, com 20 profissionais de saúde, sendo nove médicos.

Os dois postos, que abrem às 17h aos sábados e às 18h aos domingos, contarão com 14 leitos, sendo dois de suporte avançado. O esquema especial é composto ainda por três ambulâncias com (UTI), tripuladas por médicos e enfermeiros. Os ensaios técnicos seguem até o dia 3 de fevereiro.

INTERESSANTE - 5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre bebês

 http://primeirainfancia.org.br/
5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre bebês: Tem gente que não pode ver um bebê sorridente passeando num carrinho que já tem uma overdose de fofura. Tem também aqueles que se contorcem de dor e sofrimento só de pensar na ideia de ter um filho. Se você … Continuar lendo →

DICAS - Mooc à brasileira: um jeito rentável de dar videoaula

 http://porvir.org/
The New York Times decretou: 2012 foi o ano dos Moocs. Mas, apesar das centenas de milhares de alunos registrados em plataformas como Coursera, edX e Udacity, especialistas ainda alertam sobre a sustentabilidade de projetos que se baseiam no ensino on-line gratuito para grandes massas. Um grupo de pernambucanos, porém, está disposto a provar que é possível ter um modelo de Mooc rentável e acaba de lançar o PingMind, uma plataforma para oferta de cursos on-line que comporta tanto aulas gratuitas quanto pagas, a depender de quem propõe a aula.
O site, desenvolvido por Marcel Caraciolo, 28, e uma equipe mais quatro jovens profissionais, provê a infraestrutura necessária para professores e instituições oferecerem cursos. “Nossa missão é dar a ferramentas para ensino on-line para qualquer um que queira aprender ou ensinar”, diz o empreendedor. A ideia surgiu no ano passado, depois de os próprios criadores terem experimentado alguns dos Moocs mais famosos e percebido que era possível fazer uma versão brasileira rentável dessas plataformas. Lançaram então o PyCursos, site especializado em aulas da linguagem Python de programação. Deu tão certo que a equipe lançou o PingMind, já incluindo nessa nova iniciativa os cursos que haviam criado e abrindo espaço para aulas de outras áreas do conhecimento. “Percebemos que havia ali uma demanda”, diz Caraciolo.
crédito lucato / Fotolia.com
 
No ambiente virtual do PingMind, é possível postar textos, fotos, áudios, vídeos e slides, criar fóruns, propor exercícios e acompanhar o desempenho dos alunos. Os proponentes podem ser dos mais diferentes perfis, desde instituições que queiram fazer a capacitação dos seus profissionais; organizações, escolas ou universidades interessadas em um modelo de EAD ou híbrido de aprendizagem e até mesmo professores independentes. Cada um será um modelo de negócio distinto. Veja vídeo de apresentação da plataforma.


No caso de instituições filantrópicas, institutos, organizações sem fins lucrativos ou universidades públicas que queiram oferecer cursos gratuitamente, o PingMind dá acesso ao ambiente virtual e às suas funcionalidades sem cobrar nada por isso. Um primeiro curso nesse formato, o Projetão, já está cadastrado na plataforma e será a complementação da disciplina de projeto de desenvolvimento dada para o 5o período de ciência da computação e para o 8o de engenharia da computação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Embora gratuito, apenas estudantes matriculados nessas disciplinas poderão cursar o Projetão. A perspectiva é que, dando certo o piloto, ele seja aberto a qualquer interessado.
“É uma honra trazer a Udacity para o Brasil”
Totalmente gratuito e aberto a qualquer pessoa, no entanto, estarão os cursos da Udacity, uma das iniciativas pioneiras na oferta de Moocs nos EUA. O primeiro curso, sobre como abrir uma startup, do prestigiado professor Steve Blank, já está disponível. Nas próximas semanas, outros serão adicionados à plataforma e, no segundo semestre, a previsão é que eles sejam legendados para o português, facilitando o acesso dos alunos brasileiros. “É uma honra trazer a Udacity para o Brasil”, diz Caraciolo.
O segundo modelo de negócio possível na PingMind é o voltado para professores independentes e pequenas empresas que queiram cobrar pelos cursos ofertados. Nesse caso, o site recebe uma comissão por cada aluno matriculado. Alguns cursos, todos na área de tecnologia e programação, já estão disponíveis. Já a terceira possibilidade é destinada a empresas maiores, que poderão customizar a plataforma com sua identidade visual e oferecer aulas para capacitação profissional. Como terão mais alunos matriculados e a cobrança por comissão não seria interessante, esses clientes pagam mensalidade. Já há cerca de 20 empresas cadastradas, que estão em processo de elaboração dos cursos ou com as aulas já em andamento.
Como o PingMind entrou no ar em dezembro, explica Caraciolo, ele ainda está sendo aprimorado e um de seus planos para um futuro próximo é oferecer também aulas ao vivo sobre os mais variados conteúdos, sempre com a ideia de facilitar o acesso à educação.

DICAS - Rio e Nova York criam museus de matemática

 http://porvir.org/
Ainda em processo de instalação, mas em 2014 teremos no Rio o Museu da Matemática, fique atento.
Rio e Nova York criam museus de matemática:
Em São Paulo, está instalado um dos principais espaços do país que dá vida e importância ao nosso idioma, o Museu da Língua Portuguesa. Com o propósito de ser a versão do museu paulista para a matemática, em 2014, será inaugurada no Rio a Casa SESI Matemática. Enquanto isso, na cidade mais populosa dos EUA, desde o mês passado, os nova-iorquinos passaram a ter um motivo a mais para aprender e gostar da disciplina dos números e cálculos: o MoMath (The National Museum of Mathematics).
Com as portas abertas há pouco menos de um mês, o MoMath, que funciona sete dias por semana, pretende se tornar a melhor opção para que as pessoas se familiarizem, de modo interativo, com a matemática. “Não há nada no mundo que não tenha sido melhorado pela matemática”, afirma Glen Whitney, diretor executivo do MoMath. “A matemática é divertida, bonita e importante para a obtenção de um bom trabalho no mundo de hoje”, diz.

DivulgaçãoThe National Museum of Mathematics

Segundo afirma em seu site, o MoMath pretende levar o público, de forma ampla e diversificada, a entender a evolução da natureza criativa, humana e estética da matemática. Ao garantir o “compromisso de fazer o possível para melhorar e avançar a educação da matemática”, o museu também oferece programas educativos para alunos que vão da pré-escola ao ensino médio.
A experiência começa previamente na sala de aula, quando os professores recebem atividades específicas para desenvolver com os estudantes antes da visita ao museu. Assim que chegam no MoMath, exploram, na prática, as mais de 30 exposições e espaços interativos. No roteiro estão, por exemplo, a experiência de pedalar um triciclo de rodas quadradas ou conhecer uma área dedicada à exposição de objetos de diferentes formatos geométricos transversais tridimensionais.
Os alunos e outros visitantes também podem esticar o passeio e conhecer a mostra The Wall of Fire (algo como o muro de fogo, em tradução livre), onde observam como é possível realizar cortes precisos e inimagináveis em peças de vidro, a partir do uso de lasers, ou até mesmo conhecer uma impressora 3D que imprime cópias em curvas e superfícies variadas. 
No Rio
Na Cidade do Cristo Redentor, é preciso esperar um pouco mais para visitar o futuro museu da matemática. Tido como um “espaço inovador” por seus criadores, a Casa SESI Matemática contará com ambientes lúdicos e interativos, como salas multiuso e bibliotecas, que vão ajudar as pessoas a entender a relação da matemática com o cotidiano. “O ambiente apresentará a matemática como conhecimento indispensável à condição humana e sua evolução ao longo do tempo, contribuindo para a sua democratização”, afirma o site do projeto.

ReproduçãoCasa Matemática Sesi

A Casa está sendo instalada na Barra da Tijuca em um ambiente de 9.300 m² e contará com lojas e café, lounges, auditório e até uma unidade móvel – um caminhão que levará exposições itinerantes a outras regiões. O espaço tem parceria do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) – considerado o principal centro de ensino e produção de pesquisas em matemática da América Latina –, que será incumbido pela gestão do conteúdo científico da Casa. O espaço vai contar com ambientes específicos para a formação permanente de professores e para aulas interativas.