terça-feira, 14 de agosto de 2012

Colégio em favela com tráfico no Rio é o terceiro melhor do Brasil no Ideb

 http://ultimosegundo.ig.com.br/index.html
Colégio em favela com tráfico no Rio é o terceiro melhor do Brasil no Ideb:
Raphael Gomide
Com aulas em período integral, reforço escolar e participação dos pais, diretora nascida na comunidade eleva desempenho de escola no violento Morro da Pedreira
Ciep Glauber Rocha teve o terceiro melhor desempenho no Brasil
Ciep Glauber Rocha teve o terceiro melhor desempenho no Brasil
Foto: Reprodução
Ioliris Paes nasceu há 47 anos na Pavuna, bairro do subúrbio do Rio com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, próximo à divisa com a Baixada Fluminense. Desde 1996, ela dirige o CIEP Glauber Rocha, no violento complexo de favelas na região, que inclui o Morro da Pedreira e as favelas da Lagartixa e Quitanda.
Leia mais: Desempenho melhora na educação básica, mas ensino médio ainda patina
Contra todos os prognósticos, a escola teve o terceiro melhor desempenho do Brasil nos anos iniciais do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a média 8,5. “Nós temos nos superado. No último Ideb, em 2009, tivemos 6,7 de média, e agora conseguimos superar a nossa meta, que era evoluir 12,5% em relação ao último”, vibra Ioliris.
Antes desacreditada pela população, a escola hoje conta com a intensa participação das famílias e é o orgulho da comunidade. Em 1996, quando Ioliris assumiu a direção, eram apenas 89 alunos. Hoje são 512, da creche até o 5º ano, e sobram candidatos para as vagas.
A participação dos pais é vista como um dos pontos fundamentais para o bom desempenho dos alunos
A participação dos pais é vista como um dos pontos fundamentais para o bom desempenho dos alunos
Foto: Reprodução
“Nasci nesta comunidade e morei aqui até oito anos atrás. Vi esta escola ser construída. Era muito desacreditada pela população, não tinha alunos, não tinha projeto político-pedagógico. É uma área altamente desafiadora, dentro da comunidade da Pedreira, Lagartixa, Quitanda. Mas acreditamos no desenvolvimento da autoconfiança de cada criança, valorizamos a ética do esforço”, afirmou ela, reeleita com 98% dos votos de professores, alunos e pais.
A proposta de trabalho da Glauber Rocha tem alguns pilares: educação em período integral, participação dos pais, projeto de formação de leitores, com eventos mensais e reforço escolar, com apoio dos professores, voluntários e estagiários.
“A criança é atendida conforme a necessidade, e o reforço é permanentemente disponível. Temos aula em tempo integral, de 7h30 às 16h30, o que significa mais tempo para enriquecer o processo”, disse a professora.
Esperança de UPP
Policiais militares revistam morador durante operação no Morro da Pedreira
Policiais militares revistam morador durante operação no Morro da Pedreira
Foto: Agência O Globo
Ioliris diz ter esperança da chegada de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na região para reduzir a violência e as constantes trocas de tiros entre criminosos ou entre traficantes e policiais.
“Não estamos em uma área pacificada, há violência e vulnerabilidades familiares. Depois que chega UPP, a paz se instaura. Mas isso não impede nosso trabalho, Não trabalhamos em cima dos problemas, mas das soluções. Há respeito. Aqui não tem pichação. Eu fecho a escola na sexta-feira e na segunda, está tudo igual”, afirmou.
Nem tudo são flores. Apesar do extraordinário desempenho, a Glauber Rocha não foi incluída entre as “Escolas do Amanhã”, programa da prefeitura do Rio para colégios em locais de risco. “Eu tenho vivência em sala de aula e sabia que era possível esse resgate. Trabalhamos em cima da possibilidade de sucesso da criança, nosso cliente. Quando não tinha professora, eu dava aula, ou minha adjunta”, contou.
Apesar do resultado positivo no Ideb, a escola ainda tem carências básicas, como por exemplo, a falta de secretários escolares para cuidar das questões administrativas. A diretora e seus assistentes e professores muitas vezes se ocupam desse tipo de tarefa.

CIEP GLAUBER ROCHA - Mais reportagens sobre o IDEB!

 http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Parabéns Iolíris, Parabéns equipe!!!
Mais reportagens sobre o IDEB!:

AS MELHORES ESCOLAS DO IDEB 2011
Ensino Fundamental I (anos iniciais)Ensino Fundamental II (anos finais)
EM Carmélia Dramis Malaguti (MG)8,6Colégio de Aplicação da UFPE (PE)8,1
EM Santa Rita de Cássia (PR)8,6CE Waldemiro Pita (RJ)7,8
Ciep Glauber Rocha (RJ)8,5CE Oscar Batista (RJ)7,7
EM Prof. Joaquim Borges de Freitas (MG)8,3Colégio Pedro II (RJ)7,6
Ciep Pablo Neruda (RJ)8,3Escola do Recife Fcap UPE (PE)7,3
Emef Lucio Mariano Pero (SP)8,3Colégio Militar de Salvador (BA)7,2
EM Papa João Paulo I (PR)8,3Colégio Militar de Belo Horizonte (MG)7,2
Colégio Sagrado Coração de Jesus (TO)8,2Colégio Militar de Curitiba (PR)7,0
Emeb Wilson Antonio Golçalves (SP)8,2Colégio de Aplicação da UFS (SE)6,9
EM Benedicto J. Cordeiro (PR)8,2Colégio de Aplicação da UFRJ (RJ)6,9
Fonte: MEC/Ideb

Os resultados do Ideb 2011

http://oglobo.globo.com/infograficos/ideb-2011/


Ideb 2011: entre as capitais, Rio avança no ensino fundamental

 http://oglobo.globo.com/
Ideb 2011: entre as capitais, Rio avança no ensino fundamental:
RIO - A educação no município do Rio de Janeiro avançou nos dois últimos anos. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, indicador bienal divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que, entre as capitais do país, o Rio subiu uma posição nos anos iniciais do ensino fundamental. O Ideb aumentou de 5,1, em 2009, para 5,4. Já nos anos finais, a melhora foi de cinco posições e a nota subiu de 3,6 para 4,4. Nas duas classificações a cidade está no sexto lugar.
No primeiro segmento, a liderança entre as capitais ficou com a rede municipal de Florianópolis, com Ideb igual a 6, a única a atingir a meta do Brasil para 2021 e conseguir atingir o patamar dos países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A capital catarinense foi também a protagonista do maior salto dado, com um crescimento de 0,8. Em seguida, vem Curitiba (5,8), Palmas (5,8), Campo Grande (5,8) e Belo Horizonte (5,6).
No segundo segmento, foi a vez de o Rio ter o maior crescimento do país, ao dar um salto de 0,8, de 3,6 para 4,4. O município bateu a meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 4,2. Em 2009, a meta de 3,9 não tinha sido atingida.
Nos anos iniciais, o que mais prejudicou o Ideb do município foi a taxa de aprovação. Isso porque o índice é calculado a partir das notas dos estudantes na Prova Brasil, em que são cobrados conteúdos de português e matemática, e da eficiência do fluxo escolar. Quanto menos alunos passam para o ano seguinte, menor será o índice. No município, o Índice de Rendimento (IR), que toma como base a taxa de aprovação, é de 0,91 nos anos iniciais, bem abaixo de Florianópolis, com 0,99. Apesar de notas melhores do que Belo Horizonte e Palmas nas avaliações , a cidade fica atrás das duas por reprovar mais.
Já nos anos finais, o crescimento do IR, de 0,74, em 2009, para 0,87, em 2011, ajudou o Rio a subir no ranking. Contudo, o número ainda é menor do que de outras sete capitais. Em 2009, houve uma queda significativa no IR devido ao fim da aprovação automática. No entanto, o número voltou a subir em 2011 e está perto da taxa observada em 2007, de 0,92, quando os estudantes não eram reprovados.

Conheça a importância da Vitamina A

http://www.blog.saude.gov.br/
Conheça a importância da Vitamina A:
 
O Ministério da Saúde anunciou na manhã de hoje que irá disponibilizar megadoses de vitamina A para repor as deficiências nutricionais em crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A estratégia faz parte da Ação Brasil Carinhoso e também terá o seu dia de mobilização nacional, no próximo sábado 18 de agosto.
A vitamina A é um nutriente essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança. Ela ajuda a reduzir as chances do pequeno de ter anemia e diarreia, além de prevenir a mortalidade infantil. Desde 2005, o Ministério da Saúde trabalha, por meio do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, para diminuir a deficiência da vitamina no País, já que cerca de 20% das crianças brasileiras apresentam carência.
Segundo a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, a causa da deficiência de vitamina A está relacionada a maus hábitos alimentares. “Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS)e o MS preconizam a suplementação preventiva com megadoses de vitamina A, porque com a adequada prevenção poderemos reduzir em 24% a mortalidade infantil e até 28% da mortalidade causada por diarreias”, explica.
As crianças devem receber duas doses anuais da vitamina A, com intervalo de seis meses entre uma dose e outra. Além da suplementação, elas também podem aumentar a dose de vitamina A no organismo se alimentando de fígado, gema de ovo, leite de vaca; frutas amarelo-alaranjadas: manga, caju, goiaba, mamão e caqui; vegetais amarelos: abóbora e cenoura; vegetais folhosos verdes: espinafre, couve, beldroega, caruru e mostarda; óleos e frutas oleaginosas: buriti, pupunha, dendê e pequi. Amamentar exclusivamente o bebê até o 6º mês e continuar até pelo menos os 2 anos de idade também ajuda a diminuir a deficiência.
O Programa de Vitamina A contempla, a partir de agora, todos os municípios da região Nordeste, 100% dos municípios da região Norte e os municípios da região do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Até o final do ano, todos os municípios da região Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria, irão ser inseridos no Programa. Isso resultará num total de 3.034 municípios participantes do programa e 7,8 milhões de crianças contempladas.
  • Assista ao vídeo no qual Patrícia Jaime destaca a importância da Vitamina A.

Mônica Plaza / Blog da Saúde

Atualização da caderneta de vacinação acontece neste sábado (18)

 http://www.blog.saude.gov.br/
Atualização da caderneta de vacinação acontece neste sábado (18):
Fique atento: este final de semana tem vacinação infantil. Entre os dias 18 e 24 de agosto acontece a Campanha Nacional para Atualização da Caderneta de Vacinação. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal das crianças de 0 a 5 anos.
E há algumas novidades! Além das vacinas já oferecidas aos pequeninos, também foram incluídas ao calendário básico a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite. As crianças menores de cinco anos que residem nas regiões Norte, Nordeste dos vales do Jequitinhonha e Murici em Minas Gerais também receberão megadoses de vitamina “A”. Esta medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, e tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Durante a coletiva para anúncio da campanha, que aconteceu na manhã desta terça-feira (14), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a ação vai permitir reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Melhorar a cobertura vacinal das crianças significa diminuir o risco de transmissão das doenças que podem ser evitadas”.
O dia “D” da campanha de vacinação acontece neste sábado (18) e os responsáveis pelas crianças devem leva-las a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e, se necessário, atualizada. Quem perdeu ou esqueceu o cartão de vacinação também deve ir ao posto de vacinação, ou seja, não tem desculpa. As vacinas disponíveis são a BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite, rotavírus, pmeumocócica 10 valente, meningocícica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
O representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Joaquim Molina, afirmou durante a coletiva que o país ocupa lugar de vanguarda entre os países da América Latina. “O Brasil tem o maior programa vacinal deste continente”, declarou Molina.
Pentavalente – A vacina pentavalente é injetável e reúne, em uma única aplicação, a proteção de duas vacinas distintas: a tetravalente – que deixará de ser ofertada e protege contra a difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) e a vacina contra hepatite B.
A pentavalente será administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além desta vacina, a criança também manterá os dois reforços com a DTP.
Pólio Inativada – A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil vão receber a primeira dose aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses. A segunda dose será dada aos quatro meses, junto com a vacina poliomielite inativada injetável. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos quinze meses) continuam como vacina oral, ou seja, em duas gotinhas.
Enquanto a pólio não for erradicada no mundo, o Ministério da Saúde vai continuar a utilizar a vacina oral poliomielite (VOP), porque ainda existem países endêmicos da doença (Nigéria, Afeganistão e Paquistão). O Brasil já está se preparando para utilizar apenas a vacina inativada quando ocorrer a erradicação da doença no mundo. Para isso será criada a vacina heptavalente – uma união da VIP será incluída na pentavalente, junto com a vacina meningocócica C. Os laboratórios Bio-Manguinhos, Butantan e Fundação Ezequiel Dias (FUNED) já estão desenvolvendo este projeto. A previsão é de que esta vacina esteja disponível no Programa Nacional de Imunizações daqui a quatro ou cinco anos.
Vitamina A – Para repor as deficiências nutricionais em crianças de 6 meses a 5 anos, o Ministério da Saúde vai disponibilizar megadoses de vitamina A. A estratégia faz parte da Ação Brasil Carinhoso e a mobilização também vai acontecer no próximo sábado (18).
A suplementação contribui para reduzir a gravidade das infecções, diminui a mortalidade infantil e contribui para a saúde da visão e do pleno desenvolvimento congnitivo. As crianças devem receber duas doses anuais (não injetáveis), uma a cada seis meses.
Para a campanha, serão priorizados os estados das regiões Norte, Nordeste e as cidades mineiras do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. Ao todo serão 2.434 municípios que receberão as doses da suplementação. Até o final do ano, todas as demais regiões do país também vão receber as megadoses. Serão incluídos todos os municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria, além dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Ilana Paiva / Blog da Saúde

ATENÇÃO - O PRAZO PARA ADESÃO, CANCELAMENTO OU TROCA DE OPERADORA DO SEU PLANO DE SAÚDE TERMINA NO PRÓXIMO DIA 20/08

 http://cvasrio.blogspot.com/
O PRAZO PARA ADESÃO, CANCELAMENTO OU TROCA DE OPERADORA DO SEU PLANO DE SAÚDE TERMINA NO PRÓXIMO DIA 20/08:
O PREVI-RIO lembra aos servidores do município que o prazo para adesão, cancelamento ou troca de operadora do Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM) termina no próximo dia 20 de agosto. O prazo vale para todos os servidores, ativos ou aposentados, e seus dependentes, bem como para os pensionistas do PREVI-RIO.

Para a adesão, troca de operadora ou cancelamento, basta o interessado se dirigir a qualquer um dos postos das operadoras conveniadas: Amil, ASSIM e União Hospitalar. Para os servidores que trabalham na sede da prefeitura, na Cidade Nova, existem quiosques das três operadoras instalados no pátio interno, onde podem ser feitas as adesões.

As informações sobre os planos oferecidos, tabelas de preços e rede disponível, podem ser encontradas na página do PREVI-RIO na internet, no endereço: www.rio.rj.gov.br/web/previrio.

FIQUE SABENDO - Projetos aumentam punição para violência sexual contra crianças com deficiência

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Projetos aumentam punição para violência sexual contra crianças com deficiência:
Por Agência Câmara
O Código Penal  já estabelece uma pena maior quando a violência sexual atinge pessoas com deficiência. O estupro, por exemplo, tem pena de reclusão de 6 a 10 anos, aumentando para de 8 a 15 anos nos casos de menores e de pessoas com deficiência mental ou que não possam oferecer resistência.
Na Câmara, alguns projetos atualmente em análise pretendem aumentar as penas para crimes contra crianças com deficiência. O Projeto de Lei 660/11, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para aumentar as penas para crimes ou infrações administrativas cometidas contra crianças ou adolescentes com deficiência.
Em crimes como entregar filho a terceiro mediante recompensa ou filmar cena de sexo envolvendo criança ou adolescente, as penas serão aumentadas em 1/3. Para as infrações administrativas, como deixar de comunicar às autoridades suspeita de maus-tratos contra criança ou adolescente, a pena será acrescida em 1/4 das já previstas para os jovens sem deficiência.
Autismo
Outra proposta em tramitação para aumentar a punição aos infratores é o Projeto de Lei 1631/11, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O texto equipara os autistas, para todos os efeitos legais, às pessoas com deficiência.
A relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), alterou o texto original para tipificar como crime qualquer forma de castigo corporal, ofensa psicológica ou tratamento degradante imposto à criança ou ao adolescente com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, como forma de correção, disciplina e educação. O crime será punível com detenção de seis meses a dois anos.
Já o Projeto de Lei 4207/12, do deputado Romário (PSB-RJ), aumenta a pena para quem cometer abuso ou violência sexual contra crianças com deficiência. “É preciso que o agressor seja impedido de continuar praticando esse crime hediondo e silencioso”, diz o parlamentar.
Sem julgamento
Para o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), não adianta aumentar a pena – é preciso fazer a lei ser cumprida. “Falta julgamento para os casos de violência. Vimos casos de juízes que absolveram o réu, sendo que na defesa havia a alegação de que a criança era sem-vergonha”, disse ao relatar casos da CPMI do Abuso Sexual da qual fez parte em 2004.
Ele foi presidente da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Fenapaes), secretário de Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente do Estado de Minas Gerais, de 1995 a 1998.

Sono: Dormir bem é essencial para a saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Corbis Images
De acordo com especialistas, um adulto deve dormir de sete a nove horas por dia para manter o bom funcionamento do organismo. Mas grande parte das pessoas não consegue dormir bem. É o caso da técnica de segurança no trabalho Cristiane Brito: ”É horrível passar a noite olhando para o teto. Aí no outro dia eu tenho séria dor de cabeça, tipo ressaca, mal estar. Depois do almoço não precisa contar comigo mais. E isso me prejudica no trabalho.’
Além de atrapalhar a concentração no trabalho, dormir mal prejudica a saúde. É o que explica o especialista em medicina do sono do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Lucas Lemes: ”O sono tem funções da fisiologia do nosso corpo e se a gente para de dormir de forma adequada a gente começa a ter depois de alguns anos repercussões clínicas. Hoje em dia a gente sabe que as pessoas que dormem mal, por exemplo, engordam, tendem a ser hipertensas. Tem se associado cada vez mais essas doenças antigas, frequentes e conhecidas aos distúrbios do sono. ”
Para dormir melhor, Lucas Lemes recomenda hábitos simples. ”Você ter um ambiente favorável, com pouca luminosidade, não se estressar, não ficar tendo uma atividade de conversa ou de trabalho próxima ao momento do sono, e alguns macetes que são receitas da vovó funcionam também como tomar um banho morno, um leite quente. Essas coisas hoje em dia tem provas cientificas de que têm função de melhorar a qualidade do sono.”
Caso a pessoa não consiga pegar no sono mesmo com bons hábitos, a recomendação é procurar orientação médica para investigar o problema. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para pessoas que têm problemas para dormir.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

ATENÇÃO - ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha lança, nesta terça-feira (14), campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012. O dia de mobilização nacional, chamado dia “D”, ocorre no próximo sábado (18). Na ocasião, Padilha também anunciará a introdução de duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação. O ministro da Saúde ainda anunciará a expansão do fornecimento de vitamina A nas Unidades Básicas de Saúde.
 

ATENÇÃO - TELESSAÚDE NA ESCOLA

 Seminário Telessaúde na Escola - A brincadeira otimizando a saúde e a educação dia 15/08 às 14h.
Não percam!!!

MINISTRO DA SAÚDE NO PROGRAMA - Roda Viva | Alexandre Padilha | 13/08/2012