quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
IDÉIAS - LEMBRANÇA PARA O DIA DA MULHER
SAÚDE FOLIA NA JOSUETE
SAÚDE FOLIA NA JOSUETE:

Leonardo Boto no atendimento da massoterapia; Marisa Serafim na depilação; Diane Moraes cortando os cabelos, Paula Marcele ao fundo na maquiagem.

Apresentação do grupo Afro Alatobá com muita dança, capoeira, cantos pra animar a tarde.
Todo o dia foi disponibilizado aos eventos e aos serviços oferecidos ao som de marchinhas de carnaval e após também houve exibição da oficina de cinema com direito a pipoca e guaraná natural.
Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011
Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011:
Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011
Listagem Final dos Textos Finalistas ao Desafio Rioeduca 2011Parabéns aos que chegaram até esta fase!Os textos finalistas serão submetidos a uma avaliação final conformeregulamento.Muitos enviaram textos, mas após primeira avaliação da equipe Rioeduca, alguns foram remetidos para o site Educação Nota Dez e continuaram concorrendo. Os textos finalistas foram os que obtiveram mais de 200 visualizações de usuários diferentes (dados de acesso contabilizados pelo Infoglobo) e/ou mais de 20 comentários. Se você tem alguma constestação ou dúvida acerca deste resultado, envie email paranota10@rioeduca.net até o dia 26 de fevereiro com o título CONTESTAÇÃO. O resultado dessa contestação será divulgado no dia 27 de fevereiro. A partir de agora, o número de acessos não faz qualquer diferença na avaliação final. Veja o que diz o regulamento:"Os trabalhos de maior repercussão nessa mídia (entendendo como formas de repercussão: o número de visualizações, o número de comentários positivos, as remissões a matérias de mesmo vínculo de conteúdo no Portal Rioeduca, etc) serão submetidos à avaliação final que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 18 de março. Essa nova avaliação será feita por um comitê de avaliação, composto por integrantes do Nível Central, das CREs e das escolas. A lista dos participantes dessa comissão será divulgada no portal Rioeduca na segunda quinzena de fevereiro. Cada texto será enviado para avaliação de 3 pessoas diferentes do comitê sem o nome do(a) autor(a). A avaliação, de 1 a 5 pontos, levará em consideração a qualidade do texto, o mérito do relato e sua relevância pedagógica." Veja também o que está no regulamento sobrea premiação:CAPÍTULO VII – Da Premiação na Modalidade Educador Art. 1. Até três educadores de cada categoria mencionada no Art. 3, Capítulo IV, cujos trabalhos forem selecionados pela Comissão Julgadora*, serão premiados com um tablet em cerimônia especial que será realizada em maio de 2012 em data a ser definida pela E/SUBTE/SME e anunciada com antecedência pelo Portal Rioeduca. *A Comissão Julgadora será divulgada na próxima segunda-feira,dia 27 e determinará a quantidade mínima de pontos para que umtextoesteja entre os vencedores, quando não houver mais de três concorrentesna mesma categoria. |
Mídia e Educação: Que tal criar a notícia da sua vida e ainda estimu...
Mídia e Educação: Que tal criar a notícia da sua vida e ainda estimu...: Compartilhamos com vocês um site ( http://www.fodey.com/generators/newspaper/snippet.asp ) com um aplicativo super criativo, a partir do ...
IDÉIAS - ETIQUETAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CADERNOS!
Lindos!!!
ETIQUETAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CADERNOS!:
IDÉIAS - Chamadinhas
Chamadinhas:
Chamadinha com pregadores (O nome de cada aluninho será preso em cada pregador)
Chamadinha borboleta (com a foto das crianças. Podem ser feitas fichas com os nomes que serão presas junto com as fotos)
Chamadinha Flores no vaso - Fazer flores e escrever o nome dos alunos, arrumando no vasinho,
que pode ser um pote de sorvete. Durante a rodinha, ir mostrando as flores, cada aluno deverá aos poucos, ir identificando o seu nome. Só permanecem no vaso naquele dia os alunos presentes.)
Chamadinha menino e menina - Fazer um quadro de pregas e prender os garotinhos, os nomes são encaixados nas pregas. Abaixo, moldes de menina e menino que podem ser utilizados.
Chamadinha árvore... Cada aluninho uma maçã
Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Prazo de adesão para municípios termina dia 24
Prazo de adesão para municípios termina dia 24:
Até 24 de fevereiro, os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) podem se inscrever para participar da Semana Saúde na Escola, que de 5 a 9 de março vai mobilizar as comunidades escolares sobre o tema da obesidade, a ser trabalhado nas escolas ao longo do ano letivo de 2012. A adesão representa um apoio financeiro adicional para ações do PSE.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.
Como parte do PSE, a semana visa alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre o problema comações deavaliação das condições de saúde,prevenção, promoção eeducação permanente de profissionais, adolescentes e jovens. Em parceria, os ministérios da Saúde e da Educação integram as redes de educação e o Sistema Único de Saúde, articulando as equipes de saúde da família e as de atenção básica com as escolas.
“Na prática, o trabalho integrado gera ações de promoção para a saúde, estimulando a alimentação saudável, bem como práticas corporais e atividade física. A prevenção do tabagismo,do uso de álcool e daviolência também faz parte das ações que o programa incorpora ao cotidiano das escolas municipais que dele participam”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
A adesão à mobilização é voluntária e pode ser realizada pela equipe da escola em parceria com a equipe de saúde da família. Para habilitar-se, os municípios e o Distrito Federal deverão ter concluído o processo de pactuação das metas do Programa no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).
Para apoiar a realização das atividades da Semana, estão previstos incentivos financeiros para os municípios e o Distrito Federal. O valor total do incentivo será repassado de acordo com a quantidade de equipes de saúde da família que aderirem e informarem no SIMEC o resultado das ações realizadas. O repasse será feito pelo Fundo Nacional de Saúde e corresponde a 1/12 da parcela mensal da equipe de saúde da família. “O importante é dar continuidade do desenvolvimento das ações da mobilização ao longo do ano letivo”, resume a coordenadora.
Fonte: Débora Pinheiro / Agência Saúde
Leitura para crianças de 0 a 3 ano
Leitura para crianças de 0 a 3 ano:

Vídeo produzido pelo Projeto Entorno fala sobre a importância da leitura para as crianças
pequenas e mostra como o trabalho com os livros realizado em algumas creches da grande
São Paulo ajuda a inserir as crianças no mundo das representações.
Para saber mais:
Como escolher boa literatura para crianças?
As dez dúvidas que surgem com frequência sobre sequência de histórias.
Ler para crianças pequenas: Saberes do Professor
Projeto Institucional: Leitura em casa: Sacola Mágica
http://migre.me/7ZLKf
Roda de leitura
http://migre.me/7ZLO2
A criança que chupa o dedo
A criança que chupa o dedo:
Chupar dedo: bonitinho ou perigoso?
A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é maior. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua vontade de sugar.
Por esse motivo as mamães não devem se preocupar quando os bebês levam a mão toda à boca. Eles começam a conhecer o mundo pela boca. Além da mão, tudo o que pegarem levarão à boca. As mamães devem ficar atentas se o que for à boca seja somente o dedo e o bebê sugue efetivamente.
O bebê amamentado exclusivamente até os seis meses de vida normalmente tem sua necessidade de sugar saciada e dificilmente vai aceitar uma chupeta ou sugar o dedo. Se a mamãe apresentar grande oferta de leite, estiver sempre com as mamas cheias, o bebê não fará muito esforço para sugar, matando sua fome rapidamente, mas não sua vontade de sugar.
Nesse caso, há grandes possibilidades de o bebê encontrar o dedo, já que a necessidade de sucção não foi saciada. A mamãe que tem muito leite deve antes das mamadas ordenhar (retirar) o leite até que as mamas fiquem mais vazias e o bebê tenha que se esforçar para mamar e então matar a fome e a vontade de sugar.
Para crianças que não amamentam ou que já introduziram outros alimentos, o leite, a água ou o suco pode ser oferecido em copos de bico com válvulas que necessitam do esforço do bebê para a retirada do líquido.
Chupar o dedo ou a chupeta?
A fonoaudióloga Jamile Elias alerta para o abuso de dedo na boca. “Os prejuízos causados pela sucção do dedo prolongada são normalmente maiores do que os causados pela sucção da chupeta. A chupeta pode ser jogada fora, esquecida em casa em algum passeio ou mesmo ser retirada pelos pais enquanto a criança dorme ou brinca”, informa.
“Já o dedo está sempre disponível, não tem jeito de ser retirado e por isso é mais fácil de se tornar um vício e mais difícil de ser retirado”, concluiu Jamile Elias.
Chupar dedo pode causar problemas à criança
• Alterações na arcada: a sucção do dedo leva a alterações da arcada dentária como mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção, ou da posição da mandíbula durante a sucção.
• Respiração bucal: as alterações descritas acima levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Crianças com respiração bucal podem apresentar roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, alterações da postura, apetite diminuído, respiração e mastigação ruidosas, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem.
• Prejuízo do desenvolvimento da fala: “alterações na arcada dentária e a respiração oral também podem afetar a fala da criança, que trocará os sons na hora de falar e, se não corrigido antes da criança entrar na escola, pode criar problemas na alfabetização”, esclareceu Jamile Elias.
Como fazer a criança parar de chupar o dedo
• Para evitar a sucção do dedo, além do aleitamento materno, a mamãe precisará de muita paciência.
• Para tentar tirar o dedo do caminho à boca, ofereça mordedores, preferencialmente gelados (coloque-os na geladeira antes de oferecer à criança). Assim a criança se entreterá com o mordedor e esquecerá o dedo.
• Sempre que a criança estiver com o dedo na boca, não recrimine, apenas tente distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos. Se o hábito já for vicioso, consulte um profissional como fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo para ajudar nesse hábito tão prejudicial.
Fonte: Pediatria em Foco / Pediatria Brasil
• Mais dicas de Como fazer seu filho parar de chupar dedo.
Última atualização: 21/02/2012.
Gostou desta postagem? Não deixe de:
• Assinar o feed do Pediatria Brasil (serviço gratuito).
• Receber as atualizações do site em seu e-mail (serviço gratuito).
• Conhecer o Mapa do Blog (serviço gratuito).
• Clicar em Tweet para twittar esta postagem (serviço gratuito).
Adaptação: Conhecendo-se e fazendo-se conhecer.
Adaptação: Conhecendo-se e fazendo-se conhecer.: