terça-feira, 2 de outubro de 2012

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL CLÁUDIO GANNS - PSE

 http://escolaclaudioganns.arteblog.com.br/
Programa Saúde na Escola - PSE:
O PSE tem como objetivo beneficiar os estudantes da Rede Municipal de Ensino, promovendo ações de saúde, palestras e orientações, para prevenção e atenção à saúde.

Nossa escola recebeu a visita da equipe do enfermeiro Marcelo, que deu uma palestra sobre Higiene Pessoal para as crianças




Blog de escolaclaudioganns : E.M.Claudio Ganns, Programa Saúde na Escola – PSE

COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA NOVOS SÓCIOS NO CLUBE DO SERVIDOR

 http://cvasrio.blogspot.com/
COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA NOVOS SÓCIOS NO CLUBE DO SERVIDOR:
TODOS os documentos necessários (para ele e dependentes) que estão relacionados abaixo.

O próprio deverá ir levando os documentos. Não é necessário que os dependentes acompanhem, mas os titulares devem ir para fazer a inscrição. A ficha de cadastramento e feita na secretaria do clube, após a verificação da documentação.  

São necessários os seguintes documentos:

  • contra-cheque do servidor (original e cópia ou cópia autenticada) - carteira de identidade e CPF do servidor e dependentes ou certidão de nascimento para dependentes menores de 18 anos (original e cópia ou cópia autenticada);
  • 2 fotos 3x4 do servidor e dependentes;
  • atestado médico do servidor e dos dependentes atestando aptidão para a prática de atividades físicas desportivas e ausência de doenças infecto-contagiosas;
  • declaração de acordo com o modelo previsto assinada pelo servidor e pelos dependentes maiores de 18 anos na presença do servidor público responsável pelo cadastramento ou com firma reconhecida em cartório;
  • prova de dependência (certidão de nascimento ou carteira de identidade para filhos; certidão de casamento, escritura pública de união estável ou declaração, sob as penas da Lei, assinada por duas testemunhas com firma reconhecida em Cartório, reconhecendo a existência de união estável ou homoafetiva de fato, para cônjuges e companheiros; e ordem judicial para menores sob guarda ou tutela do servidor).

Lembre-se: o servidor associado tem direito a cinco (5) convites mensais, não acumulativos para convidados.

Para se inscrever e obter informações sobre as atividades, vagas e horários, procure a secretaria do Clube que funciona de terça a sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 12h. Faça parte das atividades do Clube do Servidor!

INSTITUTO PAGA MAIS UM LOTE DO AUXÍLIO MORADIA PARA SERVIDORES IDOSOS SEM CASA PRÓPRIA

 http://cvasrio.blogspot.com/
INSTITUTO PAGA MAIS UM LOTE DO AUXÍLIO MORADIA PARA SERVIDORES IDOSOS SEM CASA PRÓPRIA:
PREVI-RIO paga nesta terça, dia 2, mais um lote do Auxílio Moradia para servidores idosos e de baixa renda

Este lote atenderá mais 67 servidores idosos, de renda mais baixa e que não possuem casa própria, que vem recebendo o benefício mensal de R$ 200, para ajudar nas despesas com aluguel.

Para ter direito ao Auxílio Moradia, o servidor deve contar com mais de 65 anos; ter recebido no mês anterior ao pedido, até 3 vezes o menor vencimento vigente no Município e não possuir financiamento imobiliário nem imóvel no Rio ou Região Metropolitana.

As inscrições podem ser feitas entre outubro e dezembro, na Central de Atendimento do PREVI-RIO, na sede da Prefeitura, na Cidade Nova. O benefício pode ser renovado anualmente, mediante a apresentação do contrato de aluguel.

Nova oportunidade para o Programa de Certificação de Atendentes - Nível Avançado
A Secretaria Municipal de Administração abriu inscrições para mais uma ação do Programa de Certificação de Atendentes, implantado desde 2010. Estão convidados a participar os servidores que trabalham com atendimento ao público em busca de uma maior qualificação.

As inscrições serão on-line e seguirão ordem de recebimento do formulário, devidamente preenchido no limite máximo de 80 inscrições. Para efetivar a inscrição, é imprescindível o preenchimento e envio do formulário disponível aqui.

A palestra será realizada no dia 9 de outubro, de 14h às 16h, no Centro Administrativo São Sebastião - CASS - Cidade Nova - Rua Afonso Cavalcanti, 455, bloco II, 9º andar - Ala A - sala 2.

Lembre-se: o formulário de inscrição será imediatamente desativado quando o limite de vagas for atingido. Também não há necessidade de inscrição/participação do servidor que já tenha assistido à palestra do Nível Avançado realizada nos dias 21/08, 11/09 ou 27/09.

LEGAL DEMAIS - Fiocruz e Universidade de Michigan firmam parceria pelos próximos cinco anos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Fiocruz e Universidade de Michigan firmam parceria pelos próximos cinco anos:

Foto: Peter Ilicciev
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e a presidente da Universidade de Michigan, Mary Sue Coleman, firmaram na última quinta-feira (27/9), parceria para o estabelecimento de um programa interdisciplinar de colaboração sobre Saúde, Equidade e Direitos Humanos. O objetivo do acordo, firmado por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e da Vice-Presidência de Pesquisa e Ensino (VPEIC/Fiocruz), é promover durante cinco anos atividades conjuntas de pesquisa, conferências, seminários, cursos, intercâmbio de docentes e discentes em áreas prioritárias do programa Ciências Sem Fronteiras e disseminar publicações acadêmicas no campo da saúde e da atenção à saúde.
As pesquisas terão como foco os determinantes sociais da saúde, estudos de gênero e de disparidades raciais, o desenvolvimento da atenção à saúde no campo de atenção primária e saúde da mulher, a história da saúde e ciências médicas, estudos na área de doenças crônicas não transmissíveis e o impacto das mudanças climáticas na saúde. “Essa escolha das temáticas que serão trabalhadas na parceria é resultado de um trabalho conjunto feito por grupos de pesquisadores das duas instituições e reúne áreas de pesquisa que são tradição de estudo de ambas, o que torna essa cooperação ainda mais fortalecida”, explicou Gadelha.
Para Coleman, o encontro é uma oportunidade para as instituições estreitarem e fortalecerem relações. “A Universidade de Michigan está se expandindo e avançando em suas cooperações internacionais, por isso, é muito importante aprofundarmos nosso relacionamento com a Fiocruz, que é uma referência nessas áreas de pesquisa. As duas instituições têm muitos interesses e objetivos em comum e essa parceria vai ajudar ambas a atingir seus objetivos”, declarou.
O coordenador técnico do Cris, José Roberto Ferreira, na ocasião justificou a importância das temáticas que serão trabalhadas no acordo. “Os determinantes sociais da saúde e o desenvolvimento sustentável são temas aos quais estamos igualmente dedicando grande atenção, não só pelas duas conferências mundiais realizadas sobre as duas temáticas no Rio de Janeiro em 2011 e 2012, como também pela sua importância no âmbito de nossa cooperação sul-sul com a América Latina e África”, afirmou. “A experiência americana no campo de doenças não transmissíveis, mais comum nos Estados Unidos e que vem assumindo importância entre nós, também nos será muito útil”, complementou.
Mais detalhes sobre o acordo serão definidos em um simpósio que deve ser realizado em maio do próximo ano, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, com a presença de especialistas das duas instituições. A partir do encontro, serão formados grupos menores que vão trabalhar os interesses mais específicos do acordo. “Nossa ideia é promover um diálogo entre esses pesquisadores e levar para esse encontro questões que sejam de nosso interesse e que também confluam com as temáticas de estudo que são prioritárias para a Universidade de Michigan”, explica a coordenadora de Pós-Graduação da VPEIC/Fiocruz, Cristina Guilam.
Fonte: Fiocruz

DICA - Oficina de brinquedos para o Dia das Crianças

 http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/
Oficina de brinquedos para o Dia das Crianças:
Que tal fazer uma semana de oficina de brinquedos na semana da crianças, usar a sucata é uma boa opção. Algumas sugestões para você fazer com seus alunos para o Dia das Crianças, pensando sempre no Meio Ambiente. Reciclar é preciso!









Matrícula 2013–Educação Especial

 http://creja.blogspot.com/
Matrícula 2013–Educação Especial:

A SME, por meio do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), vem trabalhando para perfeiçoar o atendimento aos alunos com deficiência, desenvolvendo um trabalho pedagógico especializado e promovendo a formação continuada para os professores que atual diretamente com esses alunos.
Este ano, para melhorar ainda mais a atenção aos alnos com deficiência, pela primeira vez a matrícula dessas crianças será realizada durante um período exclusivo.
A primeira fase da matrícula na Rede Municipal será realizada pela internet, em qualquer local e ora, através do endereço www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br 
O período de inscrição vai de 9 a 19 de outubro de 2012.
Maiores informações, procure um escola municipal perto de você!

FIQUE SABENDO - Outubro Rosa ilumina País no combate ao câncer de mama

 http://www.blog.saude.gov.br/
Outubro Rosa ilumina País no combate ao câncer de mama:

Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS
A partir desta segunda-feira (1º), vários monumentos do País ficarão iluminados com a cor rosa. Essa ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres no mundo, lançada hoje em Brasília. Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a campanha tem como tema: “Câncer de Mama. Cuidar da Saúde é um gesto de amor à vida.” e é protagonizada pela cantora e atriz Zezé Motta. AO evento ocorreu durante a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.
De acordo com o balanço nacional dos exames de mamografia realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do 1º semestre de 2012, divulgada hoje pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer neste período. Isso demonstra um aumento de 41% no número de mamografias realizadas se comparado ao mesmo período de 2010. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação e à qualidade dos serviços oncológicos.
O ministro Padilha também assinou a portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Ele consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis que percorrerão locais estratégicos dos municípios para a realização das mamografias no país. “Desde 2011, estimulamos a adoção da oferta da mamografia móvel para expandir a assistência oncológica no País. Precisamos chamar a atenção para a desigualdade no tratamento e é fundamental enfrentarmos essa desigualdade nos serviços de diagnóstico e tratamento”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.
Movimento Outubro Rosa - O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O governo brasileiro, por meio do Inca, passou a integrar a mobilização a partir de 2010. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou o movimento Outubro Rosa 2012 com o conceito “Todo dia uma vitória contra o câncer de mama”.
Assista ao depoimento da madrinha da campanha Zezé Mota:

Gabriella Vieira/ Blog da Saúde