quinta-feira, 17 de maio de 2012

PSE - NSEC06 - REFERÊNCIAS DAS ESCOLAS - EDIs - CRECHES



Estamos colocando no Blog um resumo da planilha que seguiu por email.  Abram e consultem suas referências,  seus emails e entrem em contato com a sua Unidade de Saúde ou CRAS de referência.

Centro Municipal de Saúde Maestro Celestino

Inaugurado no começo deste mês, o novo Centro Municipal de Saúde Maestro Celestino, em Honório Gurgel, tem duas equipes de Saúde da Família e uma de saúde bucal. A unidade fará, em média, cerca de 800 consultas por mês, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem, de saúde bucal e dos agentes de saúde. Em toda a cidade, mais de 2,1 milhões de pessoas já contam com cobertura de Saúde da Família, o que representa 33% da população.

A unidade oferece serviços de saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames laboratoriais, planejamento familiar, curativos, teste do pezinho, acompanhamento de pacientes crônicos e visitas domiciliares, entre outros. O Centro fica na rua Lourenço Marques, 70 - Honório Gurgel.
Equipe Eduardo Paes

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promove a partir de amanhã, dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma série de atividades em torno da temática para sensibilização da população contra este crime.

Organizada pela Subsecretaria de Proteção Social Especial da SMAS, a programação contará com diversos eventos em torno do tema para estimular a população de todas as regiões do município a denunciar casos de exploração sexual infanto-juvenil, bem como para divulgar o serviço desenvolvido pela Prefeitura do Rio para o atendimento das crianças, adolescentes e seus familiares.

A SMAS mantém um serviço de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes nos 14 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da cidade. Nestes locais, o município realiza o atendimento psicossocial e garante o acesso da criança, do adolescente e de seus familiares à Rede de Serviços da Prefeitura do Rio. Todos os CREAS funcionam de segunda à sexta, das 9 às 18h.
 
Confira abaixo os endereços dos CREAS da Prefeitura do Rio:

1ª CAS - Centro
CREAS SIMONE DE BEAUVOIR
Endereço: Rua Ambiré Cavalcante, nº 95
Bairro: Rio Comprido
Tel.: 2224-8777

2ª CAS – Zona Sul e Grande Tijuca
CREAS ARLINDO RODRIGUES
Endereço: Rua Desembargador Isidro, nº 48
Bairro: Tijuca
Tel.: 2268-7115

CREAS MARIA LINA DE CASTRO LIMA
Endereço: Rua São Salvador, nº 56
Bairro: Laranjeiras
Tel.: 2265-8165 / 2285-3695

3ª CAS - Meier
CREAS JANETE CLAIR
Endereço: Rua Dr. Leal, nº 706
Bairro: Engenho de Dentro
Tel.: 3977-7152

4ª CAS – RAMOS
CREAS NELSON CARNEIRO
Endereço: Rua Professor Lacet, nº 57
Bairro: Ramos
Tel.: 2573-2176

CREAS STELLA MARIS
Endereço: Estrada dos Maracajás, nº 973
Bairro: Ilha do Governador
Tel.: 3975-5478

5ª CAS – MADUREIRA
CREAS PROFESSORA MARCIA LOPES
Endereço: Rua Carvalho de Souza nº 274
Bairro: Madureira
Tel.: 3018-0636

CREAS WANDA ENGEL ADUAN
Endereço: Estrada Borges Freitas, 144
Bairro: Irajá
Tel.:2471-0292

6ª CAS – Deodoro, Guadalupe
CREAS JOÃO HÉLIO FERNANDES
Endereço: Rua Luís Coutinho Cavalcante, nº 576
Bairro: Guadalupe
Tel.: 3355-7464

7ª CAS – Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio
CREAS DANIELA PEREZ
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2001
Bairro: Barra da Tijuca
Tel.: 2435-5607

8ª CAS – Bangu, Realengo
CREAS PROFESSORA ALDAÍZA SPOSATI
Endereço: Rua Prof. Carlos Wenceslau, nº 211
Bairro: Realengo
Tel.: 3462-5661

9ª CAS – Campo Grande
CREAS Zilda Arns Neumann
Endereço: Praça José Euzíbio, s/nº
Bairro: Campo Grande
Tel.: 3394-1049

10ª CAS – Santa Cruz e Guaratiba
CREAS JOÃO MANOEL MONTEIRO
Endereço: Rua Aurelio de Sampaio, nº 105
Bairro: Paciência (antigo Sesi-Senai)
Tel.: 3354-8317

CREAS PADRE GUILHERME DECAMINADA
Endereço: Rua Lopes de Moura, nº 46
Bairro: Santa Cruz
Tel.: 3292-7438

 

Municípios vão receber recursos para novas vagas em creches

 http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Municípios vão receber recursos para novas vagas em creches:
Reforço na merenda escolarBrasília, 17/05/2012 - O governo federal assinou com as prefeituras um acordo para a construção de mais 1.500 creches em todo o país em 2012. A meta do programa Brasil Carinhoso, lançado pela presidenta Dilma no início desta semana, é a construção de 6 mil creches até 2014.
O governo federal também vai repassar às prefeituras, de forma imediata, os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas.  "A nossa prioridade é criança de 0 a 6 anos porque nessa faixa etária ela está descobrindo o mundo e a creche assegura que ela tenha condições de estar preparada quando começar a alfabetização e se desenvolver plenamente", afirmou o ministro Aloizio Mercadante, no início da semana, em depoimento ao Blog do Planalto.
Outra meta do Brasil Carinhoso é estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país. Para isso, o governo vai repassar para o município 50% a mais do valor atual por criança do Bolsa Família matriculada.
Com esse dinheiro extra aos municípios, as creches poderão adquirir mais brinquedos pedagógicos, fraldas ou até mesmo fazer pequenas reformas para tornar o ambiente mais aconchegante. Ainda no âmbito do Brasil Carinhoso, governo federal vai aumentar em quase 70% o valor repassado aos municípios para reforçar a alimentação nas creches.
Ouça o ministro Aloizio Mercandante

NÚMERO DE MORTES POR DENGUE TEM REDUÇÃO DE 80% NOS QUATRO PRIMEIROS MESES DO ANO

NÚMERO DE MORTES POR DENGUE TEM REDUÇÃO DE 80% NOS QUATRO PRIMEIROS MESES DO ANO:
Brasil apresentou redução no número de casos graves e de mortes por dengue este ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Saúde e refere-se aos quatro primeiros meses do ano, período de maior incidência da doença. Ao todo, foram registrados 286.011 casos confirmados, número 44% menor que o registrado nos primeiros quatro meses de 2011.

"Até abril de 2012, tivemos apenas 1.083 casos graves. Reduzimos em 80% os casos de óbitos por dengue", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo o governo, 74 pessoas morreram por causa da doença este ano.

Estados e municípios

Em seis Estados, houve aumento do número de casos: Rondônia, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"O período de maior transmissão da dengue vai até o fim de maio, por isso vamos continuar monitorando", afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha, admitindo que vários municípios ainda estão em situação de epidemia.

Os dez municípios com o maior número de casos no período foram: Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156), Recife (6.343), Palmas (4.706), Cuiabá (4.460), Goiânia (4.128), Natal (3.779), Itabuna (3.088), Aparecida de Goiânia (3.022) e Teresina (3.000).

Considerando a incidência (calculada na proporção de um caso a cada 100 mil habitantes), os três municípios com as maiores taxas registradas foram: Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4), respectivamente.

Tipos

Em 2012, os vírus do tipo 1 da dengue (DEN 1) e do tipo 4 (DEN 4) foram os mais comuns no país, com 59,3% e 36,4%, respectivamente.

No entanto, essa distribuição apresenta variações entre as regiões brasileiras. No Norte e no Nordeste, houve predomínio do tipo 4. Já nas regiões Centro-Oeste e Sul, o tipo 1 circulou com maior predominância. Já no Sudeste, houve equilíbrio entre os dois sorotipos - 46,8% de DEN 1 e 49,7% de DEN 4.

Ações

"Acompanhamos diariamente os casos e este balanço é importante para chamar a atenção para o sucesso de algumas estratégias", disse o ministro. Entre as ações, ele citou os incentivos para os municípios que apresentaram atividades de prevenção e controle da dengue e o aumento da rapidez nos diagnósticos.

Presente na divulgação do balanço, o representante da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) Alfonso Tenório afirmou que a entidade reconhece que esses resultados são produtos de esforços grandes em todos os níveis (federal, estadual e municipal), e do trabalho promovido com as secretarias de Saúde.

Disponível em: <http://www.midiamax.com/noticias/797955-numero+mortes+dengue+tem+reducao+80+nos+quatro+primeiros+meses+ano.html>. Acesso em 17 maio 2012

A mobilização das escolas em torno da Sustentabilidade VivaPositivamente educação

 http://blogdati.com/
A mobilização das escolas em torno da Sustentabilidade VivaPositivamente  educação:
Naquelas paradinhas em frente à gôndola de revistas do supermercado, esta semana me deparei com a capa da Revista Nova Escola, publicação da editora Abril e que traz excelentes artigos e referências ao processo educacional no Brasil. Acompanho sempre pelo site oficial e costumo compartilhar nas redes sociais o que tenho visto de bom, especialmente sobre temas relacionados à pré-escola e educação infantil, meu foco atual. No entanto, nesta edição de maio/2012 li uma matéria com experiências práticas de cinco escolas brasileiras que implementaram iniciativas relacionadas ao tema “sustentabilidade”, o tão falado assunto do momento e seus resultados me pareceram bons demais p/ ficar apenas como uma simples leitura.
As cinco escolas apresentadas na reportagem de Beatriz Santomauro  exemplificam a diversidade das formas de tratamento do assunto sustentabilidade colocando em prática iniciativas relacionadas ao cuidado com crianças de creche e pré-escola, à solução de conflitos, ao uso negociado do espaço físico, ao combate ao desperdício de merenda escolar e à redução das contas de energia elétrica. Projetos peculiares, mas que resultaram em mudanças comportamentais com reflexos econômicos, sociais e culturais.
Iniciativas como estas são sinônimo de engajamento social e preocupação com o inter-relacionamento das crianças que vivem protegidas pelo universo escolar, mas são expostas aos reflexos e a enorme demanda de conteúdo e informação da sociedade como um todo e parece-me muito criterioso por parte das escolas, que haja um “plano” de atuação a fim de aproximar as pautas do momento da realidade doméstica e social de cada criança, cada família.
Se hoje os especialistas indicam que não há um movimento único de desenvolvimento, levando-se em conta aspectos distintos como a diversidade cultural, a ética e as políticas de longo prazo, culminando com a mudança de atitude do cidadão/consumidor, nada mais indicado do que a incorporação dessa conduta por parte da comunidade escolar, não é mesmo?
Fica a dica de leitura e reflexão!
* Por sugestão do conteúdo desta edição, caso tenha tempo, teste o perfil da sua escola no quesito sustentabilidade. É rápido e criativo. Siga este link*

Share

MOSQUITO COM GENES MODIFICADOS REDUZ AEDES EM JUAZEIRO

 http://cvasrio.blogspot.com/
MOSQUITO COM GENES MODIFICADOS REDUZ AEDES EM JUAZEIRO:
Vem de Juazeiro, na Bahia, uma boa notícia no combate à dengue. Testes realizados por cientistas com mosquitos transgênicos incapazes de transmitir a doença mostraram resultados promissores.

O experimento, feito no último ano por pesquisadores da USP e da Moscamed, empresa que produz os mosquitos geneticamente modificados, foi apresentado em um seminário recentemente.

A premissa básica é substituir a população de machos do Aedes aegypti por mosquitos alterados. Eles se reproduzem de forma tão efetiva quanto os selvagens, mas têm uma modificação genética que, transmitida à prole, impede-a de sobreviver.

Resultado: todos os descendentes dessas criaturas artificialmente engendradas morrem antes que possam picar seres humanos e transmitir o vírus da dengue.

Durante o período de um ano, os cientistas liberaram em Itaberaba, um bairro de Juazeiro, mais de 10 milhões de mosquitos.

Depois de soltá-los no ambiente, coletaram amostras de larvas e constataram que entre 85% e 90% delas tinham o DNA modificado.

Levando em conta a população residente de A. egypti na região, houve uma redução de 75%, em relação às de áreas não tratadas.

MODELO IMPORTADO

Os mosquitos transgênicos alterados foram originalmente projetados por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Desde então, graças a uma parceria, a Moscamed busca desenvolver a tecnologia para produzir nacionalmente os insetos. "Isso reduz os custos", disse Aldo Malavasi, presidente da empresa brasileira, ao site "SciDev.net".

Espera-se que esses insetos transgênicos permitam a erradicação da dengue em regiões onde há baixa mobilidade para o A. aegypti (ou seja, ele viaja pouco de lugares não tratados para tratados).

Juazeiro foi escolhida por ser uma região ideal para a realização de um projeto piloto desse tipo, e a cidade acolheu a iniciativa. Para tanto, os pesquisadores realizaram diversas ações que explicavam o processo.

O estudo demonstrou a viabilidade de controlar a população de mosquitos por esse método, sem causar impactos adicionais ao ambiente.

Contudo, os cientistas fazem duas ressalvas. A primeira é de que se trata apenas de um resultado inicial.

"Era para testar a tecnologia, não fazer uma ação de controle", diz Margareth Capurro, pesquisadora que coordena o estudo na USP.

"Não sei até quando iremos manter a liberação em Itaberaba." Capurro destaca que já estão sendo formulados planos para testar a mesma ação em outros lugares.

O segundo senão é que iniciativas como essa não são um remédio definitivo. Se há interrupção na liberação dos mosquitos transgênicos, a tendência é que a população natural restabeleça seu número em pouco tempo.

"Esse tipo de tratamento tem de ser contínuo. Se pararmos há invasão dos mosquitos de fora nas áreas tratadas", explica Capurro. Ainda assim, o resultado é promissor no combate à doença.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1089975-mosquito-com-genes-modificados-reduz-iaedesi-em-juazeiro.shtml>. Acesso em: 17 maio 2012.

ATENÇÃO - OPERAÇÃO SORRISO SAÚDE BUCAL

 Você pode ajudar a muitas pessoas, divulgue.
OPERAÇÃO SORRISO SAÚDE BUCAL:
Informamos, para ampla divulgação nos municípios por meio das coordenações, que de 31 de maio a 1º de junho, a ONG Operação Sorriso realizará a seleção para o programa humanitário no Rio de Janeiro. Serão oferecidas em torno de 100 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiopalatinas.

As cirurgias acontecerão, entre os dias 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel).

A seleção dos pacientes será realizada na Policlínica Piquet Carneiro (que fica na Avenida Marechal Rondon, 381 - bairro São Francisco Xavier-RJ), a partir das 8h. Não será necessário fazer pré-inscrição. Os pacientes deverão comparecer ao local nos dias indicados levando documentos.

Pacientes e mais um familiar que residam fora do município podem solicitar no dia da consulta por hospedagem gratuita, oferecida pela Marinha do Brasil. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo.

As informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 7979-5870 ou www.operacaosorriso.org.br.



Atenção à queima, indigestão e dores no estômago

 http://www.blog.saude.gov.br/
Atenção à queima, indigestão e dores no estômago:

Foto: Corbis Images
Muitas pessoas sentem mal estar, dores e queimação no estômago logo depois de comerem. Esse tipo de problema acaba até mesmo tirando os chamados prazeres da mesa. Mas alguns hábitos simples podem mudar isso, ajudando o organismo a fazer uma boa digestão.
O gastroenterologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Osório, explica que mastigar bem, fazer a refeição em ambiente tranquilo e com calma são hábitos que podem ajudar o estômago a funcionar melhor. O médico alerta para os sintomas mais comuns e que podem ser causados por várias doenças como gastrite, úlcera e até câncer: “Perda de peso, emagrecimento, se a pessoa tem dificuldade de deglutir, sente a passagem do alimento na deglutição com dificuldade, se tem vômitos, principalmente vômitos com sangue, ou raias do sangue, se apresenta fezes escurecidas, se esses sintomas acordam a pessoa no meio da noite, se a pessoa tem uma historia familiar importante para doenças do estômago.”
O médico explica que para se evitar problemas como dor e queimação de estômago é importante não ficar muito tempo sem comer: “Comer o maior número de vezes e uma menor quantidade a cada refeição, fazer uma refeição a cada três horas mais ou menos, com um volume pequeno de alimentação, procurar não deitar de estômago cheio, evitar excessos de alimentos gordurosos, evitar excessos de alimentos temperados, condimentados, evitar excessos de alimentos com cafeína, evitar excesso de bebida e de álcool e não fumar que também afeta muito o estômago e o aparelho digestivo como um todo.”
Marcos Vinicius Osório recomenda que as pessoas que têm problemas digestivos procurem um médico, pois o tratamento para o problema varia de paciente para paciente.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Asma: o ideal é que se trate entre as crises, diz especialista

 http://www.blog.saude.gov.br/
Asma: o ideal é que se trate entre as crises, diz especialista:

Foto: Corbis Images
Carpetes, cortinas, casa pouco iluminada. Um verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma – doença inflamatória crônica, que causa falta de ar, chiado no peito e cansaço. Durante uma crise de asma, a pessoa sofre com uma falta de ar tão angustiante que leva ao desespero. A doença não tem cura, mas há tratamento para controlá-la. Existem dois tipos da doença: a alérgica e a não alérgica, ou seja, a pessoa pode desencadear a asma somente em situações específicas, como na gripe.
Segundo a pneumologista e responsável pelo Ambulatório de Asma do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Silvana Elena Romano, a doença também pode ser emocional. “Isso é muito comum em adolescente com asma. Quando ele vai fazer uma prova, acaba desencadeando uma crise porque está nervoso quando irá realizar a avaliação”, explica.
O tratamento da asma é feito com remédios antiinflamatórios e com broncodilatadores inalatórios, as populares bombinhas. “O mais importante é não deixar o paciente entrar em crise. Recebo muitos pacientes que nunca se trataram e só se tratam nas crises. Asma não se trata nas crises e, sim, entre as crises, para que o paciente não chegue a ela. Porque, à medida que ele não trata, a doença piora. Então, a medicação que estamos usando atualmente é a de longa duração: os broncodilatadores, os corticóides de longa duração, que têm uma rápida ação de 15 a 20 minutos e durabilidade de três a quatro horas”, ressalta Silvana.
A pneumologista Silvana indica que os pacientes com asma realizem atividades físicas. “O paciente asmático deve fazer exercício físico quando a doença está controlada. Qualquer exercício para asmático é bom. É mito dizer que natação é a única mais indicada. Tem pessoas que detestam água. Por isso, tem que fazer o que gosta e que se sinta bem: caminhada, bicicleta, natação, alongamento e pilates, por exemplo”, diz. Ela destaca, ainda, que pode acontecer de a asma se originar durante a atividade física, e que a orientação é o uso do broncodilatador antes do exercício.
A fisioterapeuta Taynara de Almeida sofre de asma desde criança. Ela tem alergia a ácaro, poeira, pêlos e ar condicionado. Já fez tratamento medicamentoso e agora controla a doença com broncodilatadores duas vezes ao dia. Ela diz que a maior dificuldade que encontra por causa da doença é justamente na realização de atividades físicas. Ela destaca que encontrou na fisioterapia a melhora do seu condicionamento físico. “Eu não tenho um condicionamento tão bom quanto uma pessoa que não tem asma. Eu não consigo correr, por exemplo, percursos longos, pois já me cansa, principalmente na época do frio, da seca. E aí a fisioterapia me ajudou a aumentar o condicionamento físico cardiopulmonar, porque trabalho meus batimentos cardíacos e com isso consigo ter um condicionamento maior”, explica.
Taynara afirma que, na maioria das crises, precisa correr para uma Unidade Básica de Saúde com urgência. “Nas minhas crises, sempre corri para o Sistema Único de Saúde (SUS) e não tenho o que reclamar. Sempre fui atendida de forma rápida, nem passando pela triagem, porque quem está com crise de asma tem prioridade”, destaca.
Pacientes que sofrem de asma vão poder retirar de graça três remédios para a doença no Farmácia Popular. Antes, o paciente retirava os remédios com até 90% de desconto, mas agora eles são de graça. No Brasil cerca de 7% da população sofre de asma, bronquite asmática ou bronquite crônica. Os remédios de graça no Farmácia Popular fazem parte da Ação Brasil Carinhoso, lançando nesta semana pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. Devem ser beneficiados até 800 mil pacientes por ano.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - Ministério aumenta recursos para Atenção Básica

http://www.blog.saude.gov.br/
Ministério aumenta recursos para Atenção Básica:
O Ministério da Saúde redefiniu o valor mínimo da parte fixa do Piso de Atenção Básica (PAB) e ajustou o orçamento anual para R$ 4,1 bilhões. A Portaria 953, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, prevê aumento de 11% para o PAB anual em relação ao ano de 2011, com R$ 40Publicar postagem8 milhões a mais do que o ano passado. Os recursos adicionais começam a ser transferidos para os municípios em junho, referentes ao mês de março.
O chamado PAB Fixo é calculado por habitante e leva em conta as características locais, como percentual da população em extrema pobreza, densidade demográfica, Produto Interno Bruto do município, população com plano de saúde, a quantidade de pessoas que recebem Bolsa Família, entre outras variáveis. A partir de agora, o valor mínimo repassado pelo ministério por habitante passará de R$ 18 para R$ 20 e o máximo, poderá chegar a R$ 25. O aumento significa que, por exemplo, uma cidade com 50 mil moradores, que em 2010 recebia do Ministério da Saúde R$ 900 mil destinados à Atenção Básica, passará a receber R$ 1 milhão esse ano.
“Os municípios podem destinar esse recurso para o custeio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pagamento dos profissionais de saúde e aquisição de equipamentos e insumos. O repasse vai garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento de maior qualidade à população”, explica Hêider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. De acordo com o diretor, os municípios mais pobres chegarão a ter acréscimo de até 40% nesse repasse de 2011 para 2012. A medida se configura como o maior aumento do PAB desde que ele foi criado, segundo Hêider Pinto.
Outro recurso destinado para a Atenção Básica é o PAB Variável, destinado à implementação de programas estratégicos do governo federal, como o Saúde da Família, Saúde Bucal e o Programa de Melhoria e Acesso a Qualidade (PMAQ), um componente de qualidade criado, ano passado, que destina mais recursos para as UBS que cumprirem metas na qualificação do trabalhados das equipes de saúde.
Critérios
 O cálculo dos recursos a serem transferidos para os municípios será feito da seguinte forma:
 •         O valor mínimo passa para R$ 25 por habitante ao ano, para os municípios com pontuação* menor que 4,82 e população de até 50 mil habitantes.
•         O valor mínimo passa para R$ 23 por habitante ao ano, para os municípios com pontuação entre 4,82 e 5,40, e população de até 100 mil habitantes; e os municípios com pontuação menor que 4,82 e população entre 50 e 100 mil habitantes.
•         O valor mínimo passa para R$ 21 por habitante ao ano, para os municípios com pontuação entre 5,40 e 5,85, e população de até 500 mil habitantes; e os municípios com pontuação menor que 5,40 e população entre 100 e 500 mil habitantes.
•         O valor mínimo passa para R$ 20 por habitante ao ano, para os municípios não contemplados nos itens anteriores.
*A pontuação se dará com base em indicadores selecionados segundo critérios determinados pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) que constam na Portaria nº 1.602/GM/MS, de 9 de julho de 2011: PIB Per Capita, Percentual da População com Plano de Saúde, Percentual da População com Bolsa Família, Percentual da População em Extrema Pobreza e Densidade Demográfica.
Fonte: Samuel Bessa / Agência Saúde

FIQUE SABENDO - PELO DIREITO AO AMOR: TODOS CONTRA A HOMOFOBIA

 http://elosdasaude.wordpress.com/
PELO DIREITO AO AMOR: TODOS CONTRA A HOMOFOBIA:
Esta quinta-feira, 17 de maio, é Dia Internacional de Combate à Homofobia. A data é oportunidade para lembrar que respeitar as diferentes formas de amar é promover a saúde e a solidariedade.  E que todo cidadão e cidadã tem o direito de viver plenamente a sua orientação sexual.
Nesta terça-feira, 15 de maio, a criminalização da homofobia no Brasil esteve em pauta no Senado Federal, durante seminário que promoveu o debate sobre o novo texto para o Projeto de Lei da Câmara 122/06, que torna crime a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
O texto substitutivo ao projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2011 pela II Conferência Nacional LGBT, em Brasília, e propõe a criminalização dos preconceitos motivados pela orientação sexual e pela identidade de gênero, equiparando-os aos demais preconceitos que já são objetos da Lei 7716/89, contra a discriminação etnicorracial.
O seminário abordou temas como a construção de uma sociedade de respeito à diversidade; políticas positivas de combate à homofobia; os aspectos constitucionais e legais da criminalização da homofobia; e o bullying homofóbico nas escolas. Houve também testemunhos de familiares e de pessoas que sofreram com a homofobia.
Assista à campanha do Programa Rio Sem Homofobia:
Assista à campanha irlandesa contra homofobia entre os jovens
(legendado em português):
Assista à mensagem do secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, por ocasião do Dia Internacional de Combate à Homofobia (em inglês):
>> Visite o site do Programa Estadual Rio Sem Homofobia
>> Conheça o Observatório Brasil Sobre Igualdade de Gênero
>> Acesse relatório da UNESCO sobre bullying homofóbico nas escolas (em inglês)
>> Lembre: Dia Internacional de Combate à Homofobia 2011