terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cordel Digital

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Cordel Digital:



Popularizada em feiras livres da Região Nordeste do Brasil, onde seus

folhetos impressos em papel pardo adornados por xilogravuras ficavam

expostos em varais, a literatura de cordel também pode ser acessada via internet. Uma das principais fontes para tal é a Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro.


Repositório de literatura popular desde 1989, o órgão disponibilizou parte do acervo de 9 mil folhetos em um site especialmente construído para facilitar o acesso remoto.


Segundo Dilza Ramos Bastos, chefe de Serviço de Biblioteca da instituição, o trabalho começou em 2001. Inicialmente, a ideia era divulgar o material por meio de CDs e, depois, migrou para a rede.


A digitalização foi uma medida importante para a preservação do próprio acervo, que passou a ser menos manipulado por pesquisadores.


“Nós diminuímos a manipulação e facilitamos o acesso à informação visual do texto e das ilustrações”, explica. “Hoje são raros os casos em que precisamos dar acesso direto ao documento.”


A origem exata da literatura de cordel é difícil de ser pontuada. Formas literárias similares são encontradas em outros países, como França, Espanha e Portugal. Os romances ibéricos em versos, oriundos da tradição oral e posteriormente impressos em folhetos, e os desafios improvisados do Nordeste, são indicados por pesquisadores como algumas das forças criadoras do cordel. Surgido na primeira metade

do século XIX em Pernambuco e na Bahia, a forma clássica do cordel atingiu o auge da produção entre 1930 e 1960.


Impressos em papel barato, os folhetos de cordel mediam cerca de 12×18 centímetros e possuíam de oito a 32 páginas, ilustradas com imagens reproduzidas de jornais ou xilogravuras. Seus versos rimados relatavam desde temas tradicionais (como os romances de cavalaria medieval) até eventos sociais, econômicos e políticos brasileiros, como o fenômeno do cangaço ou o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954.Um dos primeiros cordelistas a imprimir e vender seus versos foi o paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), autor de Peleja de Manoel Riachão com o Diabo, publicado, provavelmente, em 1889. Tal -folheto pode ser lido e impresso na íntegra pelo usuário por meio do site da Fundação Casa de Rui Barbosa (www.casaruibarbosa.gov.br/cordel).


Outras instituições como a Fundação Joaquim Nabuco, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e até mesmo a Biblioteca do Congresso norte-americano possuem acervos digitais semelhantes.


Atualmente, existem 2.340 folhetos digitalizados no banco de dados virtual da instituição, inaugurado em julho de 2008. A escolha das obras publicadas na rede procurou obedecer aos critérios de direitos autorais e de raridade. Por causa disso, apenas 25% dos 9 mil folhetos foi disponibilizado para o acesso via internet. O número corresponde aos autores que já caíram em domínio público ou cujos herdeiros autorizaram sua reprodução.


Para o presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, todos os meios de comunicação acabam se constituindo como novos espaços de produção e divulgação dos cordéis. “Muita gente pensou no início que o rádio de pilha acabaria com a literatura de cordel. Pelo contrário, ele serviu como veículo de divulgação para os cordelistas e repentistas”, reflete o cordelista nascido na cidade cearense de Ipu, em 1937.


Onde encontrar


Fundação Casa de Rui Barbosa


Sem a necessidade de cadastro, é possível folhear e imprimir em baixa resolução os cerca de 2340 cordéis do acervo. No entanto, a mecânica de busca do banco de dados é um pouco complicada.


Academia Brasileira de Literatura de Cordel


Possui um bom acervo de cordelistas contemporâneos, mas disponibiliza apenas capas e os versos em texto, sem a diagramação de um cordel impresso.


Fundação Joaquim Nabuco


Apresenta 41 folhetos de cordel do acervo da instituição na íntegra, em formato pdf.


Biblioteca do Congresso dos EUA


Reúne informações, biografias e imagens de folhetos de cordel.O conteúdo, porém, está em inglês.


(Carta na Escola)

Ferramentas digitais ajudam movimentos a exigirem na Justiça o direito à educação

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Ferramentas digitais ajudam movimentos a exigirem na Justiça o direito à educação:

Com enfoque no direito humano à educação e nas formas de exigibilidade para garanti-lo, a Ação Educativa - organização não governamental que há dezessete anos promove e defende o direito à educação e os direitos da juventude - lançou nesse final do ano o site Direito à Educação e o Manual Direito Humano à Educação, uma publicação eletrônica produzida em parceria com a Plataforma Dhesca-Brasil.


Site


A ferramenta pretende auxiliar não apenas no debate, mas também nas iniciativas de mobilização, formação e litígio pela garantia do direito à educação em suas diversas dimensões e características.


Além de notícias sobre casos e decisões judiciais – como as propostas pelo Movimento Creche para Todos, que visa garantir o acesso de crianças à educação infantil -, o site fornece ainda instruções de como exigir, quais órgãos procurar, como fazer uma petição, qual o conteúdo do direito à educação, entre outros serviços.


Para isso, ele conta com um acervo atualizado da legislação referente à educação no Brasil, com leis, emendas constitucionais, decretos, além de trazer o acervo de tratados internacionais que foram aprovados ao longo das últimas décadas pelo governo brasileiro e que precisam ser cumpridos e monitorados.


Possui também um banco de casos, com iniciativas junto ao sistema de Justiça, em diferentes temáticas, e publicações produzidas e editadas pela Ação Educativa, pelo campo acadêmico e por outras organizações e redes que atuam nessa área.


Manual


O Manual Direito Humano à Educação faz parte de uma série com quatro publicações, organizadas pela Plataforma Dhesca Brasil, que tratam de diferentes aspectos dos direitos humanos: meio ambiente, cidade, trabalho, educação e terra, território e alimentação.


Realizado em parceria com a Ação Educativa, o documento  foi pensado para servir tanto como material de estudo e consulta individual como para ser utilizado em atividades de formação, tais como cursos, oficinas, grupos de estudo e debates.


Em sua 2ª edição, o Manual apresenta uma série de dados sobre e educação brasileira, além de aprofundar os aspectos do direito à educação, tais como as leis que o asseguram, as principais violações que ocorrem em nosso país e os espaços, instrumentos e meios institucionais por meio dos quais pode ser exigido.


Para ter acesso ao Manual Direito Humano à Educação, clique aqui.

Pronatec e fundo de incentivo à leitura foram destaques do Senado em 2011

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Pronatec e fundo de incentivo à leitura foram destaques do Senado em 2011:

A Agência Senado preparou uma retrospectiva com os principais debates e aprovações legislativos de 2011.  No campo da educação, há destaque para a aprovação do programa de incentivo à educação profissional – Pronatec – e a criação do fundo de incentivo à leitura.


O ensino básico também foi alvo de atenção dos senadores que aprovaram o aumento da carga horária e da frequência mínima e, ainda, a proibição à dispensa dos alunos menores de idade no caso da ausência do professor.


Veja abaixo o resumo da Retrospectiva 2011 do Senado brasileiro:



Comissão aprova criação de fundo de incentivo à leitura


O Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL) foi proposto pelo senador José Sarney (PMDB-AP) com o objetivo de captar recursos para estimular a produção, distribuição e venda de livros, além de financiar a ampliação e a atualização dos acervos das bibliotecas públicas. O projeto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em decisão terminativa.


Escolas não poderão dispensar alunos na falta do professor


Os alunos menores de idade da educação básica não poderão ser dispensados nos casos de ausência de professores. O projeto, aprovado em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, determina que as escolas mantenham os alunos em suas dependências realizando atividades complementares de ensino. O projeto foi enviado à Câmara dos Deputados.


Desvio de recursos da merenda escolar podem levar gestor à prisão


Para garantir o acesso à merenda escolar das crianças e adolescentes matriculados nas escolas estaduais e municipais brasileiras, os senadores aprovaram na Comissão de Assuntos Sociais o projeto que estabelece prisão de até quatro anos, além de multa, ao gestor que não aplicar ou desviar recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Comissão aprova aumento da carga horária e frequência mínima do ensino básico


Os alunos da educação básica terão que cumprir frequência mínima de 80% do total de horas letivas para serem aprovados. A Comissão de Educação aprovou também, em decisão terminativa, o projeto que aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual do ensino básico – níveis fundamental e médio.



Meu Planetinha

http://adaoblogado.blogspot.com/
Meu Planetinha: Meu Planetinha

10º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas até o dia 07 de Janeiro, as inscrições para a Mostra “A Saúde Fazendo Arte”, um dos espaços mais criativos e movimentados dentro da programação dos Congressos da Rede Unida. A atividade reúne apresentação de intervenções, vídeos, atividades artísticas, culturais e práticas de cuidado com o objetivo de contribuir para o aprofundamento de debates sobre os eixos temáticos do Congresso, além de explicitar a “Cultura da Saúde”.


Um segundo espaço também será organizado para os interessados que quiserem propor outras atividades que não estejam relacionadas à Mostra. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil participa do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, e para se cadastrar basta acessar o site www.redeunida.org.br.

Central de Regulação de Vagas qualifica atendimento da rede acolhedora

Com o objetivo de agilizar e monitorar o acesso da população em situação de rua ao serviço de acolhimento, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) criou a Central de Regulação de Vagas, que integra todas as instituições do município voltadas ao abrigamento de crianças e adolescentes, adultos, idosos e famílias.


De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, o objetivo da Central é aprimorar a metodologia de controle e avaliação das ações de acolhimento institucional e familiar, tanto nos espaços próprios da Prefeitura ou nas instituições conveniadas ao município.


O novo serviço possibilitará uma melhor orientação aos usuários, considerando suas particularidades. Além da disponibilidade de vagas, os locais de acolhimento serão definidos somente após a indicação do perfil dos acolhidos via Centrais de Recepção.

A ação também disponibilizará, em tempo real, através da internet, relatórios sobre as principais demandas da população acolhida, o que proporcionará ao Município subsídios reais para a implementação de políticas públicas para o setor.

Coleta de lixo terá esquema especial no Ano Novo

Em todos os bairros da cidade, a coleta diurna não sofrerá alterações

27/12/2011

Para que os garis possam passar a noite do Ano Novo com seus familiares, e para que a população possa preparar as festividades de final de ano sem empecilhos, a Comlurb planejou alterações no funcionamento das coletas domiciliar e seletiva noturnas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Em todos os bairros da cidade, a coleta diurna não sofrerá alterações. Mais informações podem ser obtidas pelo teleatendimento da Prefeitura do Rio (1746).

Previ-Rio Bilíngue 2012: impressão da Carta Benefício pode ser feita até dia 30/12

Pagamento do 3º lote será no dia 28/11. Se você ainda não entrou nas listas, imprima outra vez a Carta

24/10/2011

Sai nesta quarta-feira o 3º lote de pagamento do Previ-Rio Bilíngue 2012, benefício criado pelo Prefeito Eduardo Paes para estimular os servidores a colocarem seus dependentes para estudar inglês. Clique aqui e confira a última lista. Cerca de 15 mil funcionários, com remuneração de até R$ 2.040, estão habilitados a participar do programa no próximo ano, que prevê a concessão de uma bolsa de R$ 540 para pagar o semestre de estudo do dependente em um dos cursos de inglês conveniados. O prazo para imprimir as cartas benefício do programa Previ-Rio Bilíngue 2012 foi prorrogado até o dia 30. Para fazê-lo, basta clicar aqui.

Aquele segurado que não está nas três listas de pagamento do Previ-Rio Bilíngue, mas já imprimiu
a Carta Benefício, deve fazê-lo de novo, devido a um erro do sistema que não registrou alguns pedidos de impressão. Os pagamentos pendentes serão feitos até o dia 10 de janeiro. Nos casos de rematrícula, apesar da mensagem na carta conter a data limite como 30/12/2011, os cursos farão o atendimento prioritário até 13/01/2012, atendendo às modificações no calendário.



A apresentação do comprovante de frequência do dependente que estudou pelo programa em 2011 começa no dia 2 de janeiro de 2012 e vai até o dia 31 do mesmo mês. Os ativos podem entregar o documento ao órgão de recursos humanos do setor em que estão lotados e os inativos devem comparecer à Central de Atendimento no mesmo prazo.



O pagamento do segundo lote do Previ-Bilíngue 2012, benefício no valor de R$ 540 que contemplará cerca de quatro mil pessoas foi realizado no dia 23 de dezembro. Clique aqui e confira a lista de beneficiários. O primeiro lote, pago em 16/12, teve 6.834 beneficiários, somando o valor de R$ 3.690.360. Para conferir se a sua matrícula está nesta lista do 1º lote, clique aqui. No total, o programa tem 16 mil beneficiários habilitados para o ano que vem.



A matrícula nos cursos conveniados deve acontecer até o último dia de validade da carta benefício, 15 de fevereiro de 2012. A rematrícula dos dependentes no mesmo curso deve ser feita o mais rápido possível, para garantir a vaga. Quem desejar trancar o próximo semestre só precisará não imprimir a carta benefício. Automaticamente, não receberá o benefício e o trancamento será registrado.



O segurado cujo dependente teve frequência inferior a 75% no segundo semestre de 2011 terá que devolver o valor do benefício ao Previ-Rio, proporcionalmente às faltas. A partir desta devolução, ele poderá imprimir nova carta benefício para outro semestre do programa.


Informações sobre vagas nos cursos


Alguns dos cursos conveniados mais procurados divulgaram novas informações sobre a oferta de vagas, para facilitar a busca dos servidores. A Cultura Inglesa informou que manteve o número de 500 vagas oferecidas aos filhos de servidores, mas, a maior parte já foi preenchida em 2011. Sobraram apenas 56 para novos beneficiários em 2012: seis na unidade Barra 1, 12 na unidade Barra 2, 12 em Icaraí 1, duas em Icaraí 2, uma em Itaipu, duas no Leblon e sete em São Gonçalo.

O Brasas relatou que já foram preenchidas este ano 781 vagas das 1.000 oferecidas para o programa em 23 unidades no Rio e Grande Rio. Entretanto, em fevereiro de 2012, o curso vai abrir uma unidade em Madureira, onde deve oferecer mais 500 vagas aos beneficiários do Previ-Rio Bilíngue.

O Ibeu informou que já foram preenchidas 425 das 1.047 vagas oferecidas. O Curso Yes, que matriculou 3.800 beneficiários do Previ-Rio Bilíngue em 2011, vai oferecer 16 mil vagas no ano que vem. O curso ALL, que faz parte do grupo CCAA e foi um dos últimos a se conveniar ao programa, ainda tem disponíveis 1.400 das 1.500 vagas oferecidas.


Mais cinco mil inscritos para 2012



Mais cinco mil segurados inscreveram seus dependentes para o Previ-Rio Bilíngue em 2012, benefício criado pelo Prefeito Eduardo Paes visando a preparação dos dependentes de servidores estatutários do município para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016 com o aprendizado do inglês. Para saber se você foi habilitado para o benefício, basta clicar aqui. Se o seu nome não aparecer, após digitar o CPF, tente o link dos inabilitados. O prazo para recursos é de dois dias, após a publicação da lista de inabilitados no Diário Oficial, que será feita na quinta-feira.



Segunda via da inscrição pode ser impressa clicando aqui.



O prazo para inscrição para o programa Previ-Rio Bilíngue 2012, que começou no dia 25/10, foi prorrogado até o dia 18 de novembro, devido aos pontos facultativos do mês e ao feriado do dia 15/11. As regras sobre a inscrição para o benefício estão na Portaria 870, publicada no D.O. do dia 25/10.



O Previ-Rio vai pagar 100% do curso de inglês de filhos de servidores do Município do Rio de Janeiro com idade entre 6 anos e 21 anos, desde que os funcionários sejam segurados (estatutários) e ganhem até R$ R$ 2.180,00 por mês, o equivalente a uma contribuição mensal igual ou inferior a R$ 239,80 para o Funprevi. O mês de referência para esta segunda etapa do programa é setembro de 2011. O Previ-Bilíngue vale para os filhos de servidores ativos e inativos, mas não abrange pensionistas. Os filhos dos servidores que ultrapassarem o teto de rendimento não poderão usufruir do benefício.



Os cursos serão realizados em sete módulos semestrais, pelo período de três anos e meio, com pelo menos duas horas semanais de aula, podendo o aluno trancá-lo por um semestre, estendendo a duração do benefício a até quatro anos. Estão conveniadas as empresas Centro Cultural Americano Franquias e Comércio Ltda (64 mil vagas), que reúne os cursos Wizard, Yázigi, Skill, ALPS, SOS Computadores, Bit Company, People e Microlins e os cursos Yes (20 mil vagas), Ibeu (1.043 vagas), Cultura Inglesa (500 vagas), Brasas (1.000 vagas), ALL (1.500 vagas), Fisk (1.030 vagas), PBF (275 vagas) e CNA (1.543 vagas). Clique aqui e veja os endereços das unidades dos cursos já conveniados.