sexta-feira, 5 de abril de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 6 a 12 de Abril

 http://elosdasaude.wordpress.com/
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
parque de madureira 
Este domingo, 7 de abril, é Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promove um evento no Parque Madureira, de 9h às 13h, com atividades para toda a família: caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica livre, dança, ginástica olímpica, capoeira, jongo, samba de roda, circuito psicomotor, ciranda, jogos infantis e artes marciais. Serão oferecidas oficinas de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais e profissionais de saúde estarão  à disposição da população para conversar sobre promoção da saúde, com foco na importância da prática regular de atividade física e os benefícios obtidos quando se para de fumar. A programação inclui também sessões de auriculoterapia, reflexologia, shantala e shiatsu. Para animar as atividades haverá apresentação dos ritmistas das escolas de samba Portela e Império Serrano e, durante toda a manhã, acontecerão apresentações no palco do local. Os grupos Loucura Suburbana, dança das crianças do Morro da Fé, Pirou na Cena, dança charme de Madureira e Jongo da Serrinha estão entre as atrações. Quem passar pelo Parque Madureira também poderá participar de oficinas de grafitagem, reaproveitamento de jornal e pet e de percussão. Haverá exposição de trabalhos escolares relacionados ao Dia Mundial da Saúde e profissionais de saúde do CMS Dr. Nascimento Gurgel apresentarão a paródia “Carmen e Miranda” sobre tabagismo. Será confeccionada ao ar livre uma tela em grafite sobre promoção da saúde. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira nº115.
PALESTRA SOBRE CRACK 
saude_mental 
“A informação, a comunicação e a agenda da saúde: o caso do crack” é tema de palestra que acontece nesta segunda-feira, 8 de abril, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A atividade marca a abertura do ano letivo do curso de pós-graduação da instituição e recebe os pesquisadores da Fiocruz Francisco Inácio Bastos, Marcelo Rasga Moreira e Paulo Amarante e o jornalista da TV Globo Caco Barcellos. A mesa redonda começa às 13h30, no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas. O evento é aberto ao público e  não há necessidade de inscrições. O prédio da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos.
DEBATE SOBRE A JUVENTUDE NEGRA
exterminio 
Nesta quarta-feira, 10 de abril, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro promove mais uma edição da roda de conversa sobre extermínio da juventude negra moradora de favelas do Rio. O objetivo é chamar a atenção para o tema, que permanece um desafio para a cidade, e trocar experiências sobre formas de enfrentamento do problema. O encontro é aberto ao público e acontece na Praça Vila Turismo em Manguinhos, às 18h. Durante o evento os participantes vão produzir materiais que serão expostos em um ato público previsto para acontecer na sexta-feira, 12 de abril, a partir das 8h30, ao lado da Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Agentes-de-Saude 
Agentes Comunitários de Saúde que já concluíram a primeira etapa do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) podem se inscrever, de 8 a 12 de abril, para a segunda e a terceira etapas da formação.  A capacitação oferece 30 vagas para profissionais já inseridos no Sistema Único de Sáude (SUS) e as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, de 8h as 17h, a partir de 29 de abril. As inscrições podem ser feitas na EPSJV, que fica localizada no campus Manguinhos da Fiocruz (Avenida Brasil, nº4365).
ABRASQUINHO RECEBE TRABALHOS
Sem título-1 
VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o Abrasquinho, que acontece de 13 a 17 de novembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), recebe resumos de trabalhos até 16 de abril. O evento tem como tema central “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva” e está organizado em 35 grupos temáticos. Os trabalhos podem ser enviados nas modalidades exposição oral (nas seções dos grupos temáticos), comunicação breve (poster eletrônico) ou publicados nos anais do evento. O Abrasquinho é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) em parceria com o Instituto de Medicina Social da UERJ.
CINEMAO NO COMPLEXO DO ALEMÃO
cinemao 
Se você gosta de cinema não pode perder a programação que vai rolar no Complexo do Alemão no próximo domingo, 7 de abril. As atividades incluem a exibição de filmes, como “A Batalha do Passinho – Os Muleques São Sinistro” e um debate com a participação de representantes da ONU, do Fórum da Juventude do Rio de Janeiro e da equipe dos filmes da comunidade. O evento acontece a partir das 19h, no Campo do Sargento, Complexo do Alemão. O Cinemão deve promover ao longo deste ano 288 sessões gratuitas de cinema, sempre nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. Conheça o canal do Cinemão no Youtube .

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA CRECHE MUNICIPAL OS SABIDINHOS

No dia 4 de abril equipe da Clínica da Família visita a Creche Os Sabidinhos, que são muito espertos, inteligentes e sabidinhos é claro.
A equipe fez um trabalho de verificação da saúde integral dos alunos:
Tivemos:
  1. Levantamento Epidemiológico;
  2. Pesa dos alunos e medida;
  3. Consulta com o médico da equipe
Como vocês podem ver pelas fotos as crianças amaram e nós também!!!




ENFª ALEXSANDRA E ACS RITA FAZENDO A PESAGEM



MÉDICO GUSTAVO E CD RODRIGO FAZENDO A PESAGEM E  CD RODRIGO, CD JOSEANE E ASB ÉDILA REALIZANDO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO



 MÉDICO GUSTAVO AUSCULTANDO O ALUNO
 PSE - NSEC - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA



Hipertensão é o tema do Dia Mundial da Saúde 2013, comemorado dia 07 de abril

 http://www.blogdasaude.com.br/
divulgação_gov 
Dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover um debate público sobre as questões mais importantes de saúde no mundo e conscientizar a população sobre os cuidados.
Para o ano de 2013, o tema escolhido foi a Hipertensão, doença silenciosa considerada fator de risco para 9,4 milhões de mortes no mundo e responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo a OMS.
De acordo com dados da Organização, cerca de 80% das mortes causadas por problemas cardíacos ocorreram em países emergentes. “Hoje no Brasil um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada, que apesar de assintomática traz uma série de riscos à saúde, já que suas consequências estão diretamente ligadas à lesão dos vasos e à sobrecarga para o funcionamento deles”, explica Dr. Roberto Franco, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão entende a importância de ações de conscientização para a população, por isso criou a Campanha Menos Pressão, uma iniciativa que visa à promoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos. “Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo”, explica Dra. Frida Plavnik, diretora científica da entidade.
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no domingo (7) será realizada a Caminhada Agita Mundo, em São Paulo. A atividade é aberta ao público e tem largada às 9h, na Avenida Paulista, em frente ao MASP, e término na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Promovido pelo Agita São Paulo, o evento tem como objetivo combater o sedentarismo. Eles propõem que a população dedique 30 minutos do dia a alguma atividade física, mesmo que de forma fracionada.
Haverá ainda outras atividades para marcar a data. Confira a programação no site do Agita São Paulo.  
blog_piscandoAmareloPara manter-se saudável e com os níveis de pressão arterial normais, siga as 10 dicas para uma vida com Menos Pressão:
1. Caminhe no parque.
2. Dê risadas. Muitas!
3. Tire aquelas que você já adiou algumas vezes .
4. Ame mais.
5. E aqueles seus planos de largar o cigarro, como estão? 
6. Durma bem e alongue-se antes de sair da cama. 
7. Troque a sobremesa por uma fruta. 
8. Optar por comidas leves e frescas melhora sua disposição.
9. Diminua o sal.Incha e retém líquidos! 
10. Deixe a cervejinha só para os finais de semana e beba com moderação.

Dia Mundial da Atividade Física

 http://www.blogdasaude.com.br/
Dia Mundial da Atividade Física:
Dica_Saude_atividade_fisica

DICAS PARA O DIA DAS MÃES - Atividades para o Dia das Mães

 http://educadoradevanguarda.blogspot.com/
Atividades para o Dia das Mães: Algumas atividades fresquinhas para serem trabalhadas para o Dia das Mães. Espero que gostem e aproveitem!


















FIQUE SABENDO - Datas Comemorativas Mês de Abril

 http://educadoradevanguarda.blogspot.com/

DICAS - Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril

 http://educadoradevanguarda.blogspot.com/
Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril:


Veja algumas atividades interessantes para esta data: