sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE MUNICIPAL ZILKA SALABERRY

A Creche Municipal Zilka Salaberry está localiazada em Acari, tem matriculados a 150 crianças e é  atendida pela Equipe d eSaúde do CSF ENFERMEIRO MARCOS VALADÃO.
A equipe vai a Creche dentro do combinado com a direção e faz atividades de promoção, prevenção e cuidados relacionados a saúde.
  1. Exame epidemiológico de Saúde Bucal;
  2. Escovação supervisionada;
  3. Entrega de Kits odontológicos;
  4. Pesagem;
  5. Avaliação d eEnfermagem;
    PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ANA MARIA

A Equipede Saúde CMS FAZENDA BOTAFOGO  referência da ESCOLA MUNICIPAL ANA MARIA CRISTINA M. RIBEIRO realizou atiivdade de prevenção e promoção de Saúde bucal.
  1. Escovação;
  2. Avaliação Epidemiológica;
  3. Distribuição de Kits de higiene bucal.Foi uma festa, as crianças amaram.



PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Mãe prioriza cuidar da saúde de filho pequeno a dar carinho, revela pesquisa

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Muito interessante esta pesquisa. Leiam
Por Ocimara Balmant, do Estadão.
Para as mães de crianças menores de 3 anos, cuidar da saúde do filho é muito mais importante que dar carinho, brincar ou conversar com ele. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope que ouviu mais de 2 mil pessoas em 18 capitais brasileiras.
Quando perguntadas sobre o que é importante para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos, 51% delas responderam que a principal contribuição é levar ao pediatra regularmente e dar as vacinas. O porcentual de quem acredita na importância de brincar, passear e conversar cai para 19% e fica menor ainda se forem considerados os que defendem a necessidade da socialização com outras crianças: 8%.
“Isso mostra como a questão da saúde está bem resolvida – e é muito bom que esteja –, mas ainda precisamos avançar muito em relação aos fatores emocionais e comportamentais”, diz Saul Cypel, neuropediatra e consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). “Os pais ainda desconhecem a importância de estabelecer os vínculos afetivos e, consequentemente, os danos que podem haver quando se ignora o potencial de aprendizagem da primeira infância.”
A fundação apresentou a pesquisa em um simpósio internacional sobre a primeira infância que promoveu em São Paulo.
Os números mostram o desconhecimento dos pais: grande parte dos entrevistados acha que sentar, falar e andar são sinais mais claros do desenvolvimento infantil do que a criança ser capaz de interagir ou estranhar pessoas distantes; mais de 50% dos entrevistados acreditam que o bebê só tem capacidade de aprender a partir dos 6 meses.
“Precisamos de uma campanha que diga: ‘nasceu, começou a aprender’. Sem isso, corremos o risco de perpetuar um cuidado instintivo que se preocupa com a sobrevivência, mas se esquece da dimensão ética, dos valores”, diz Yves de La Taille, da Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalho integrado
O caminho para essa conscientização passa pela criação de políticas públicas que unam as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, diz Eduardo Marino, gerente de avaliação da fundação. Desde 2009, a fundação tem trabalhado com seis municípios na implementação de ações simples, porém eficazes.
O trabalho abrange a criação de espaços lúdicos nos quais as crianças possam brincar e interagir com seus pais e cuidadores, encontros de reflexão interativa com a família e um pré-natal que inclua não só questões biológicas, mas também outros aspectos relevantes do desenvolvimento infantil e – muito importante a partir dos resultados desta pesquisa – , a ampliação do tempo da consulta pediátrica.
“Já que 79% das mães recorrem ao pediatra nos momentos de dúvida, é importante que esses profissionais assumam um papel que vá além do diagnóstico físico. “Com uma consulta estendida, ele pode orientar sobre a importância dos momentos de lazer, do afeto”, resume Cypel.
Por enquanto, os pais têm sido norteados por um censo comum que não difere escolaridade nem classe social: 55% das mães e gestantes acreditam que deixar as crianças assistirem a desenhos ou a programas infantis ajuda no desenvolvimento. “A gente propõe, nessa etapa, atividades em que a criança se movimente, interaja, brinque, faça atividades artísticas, ao ar livre. Isso tem um papel muito mais importante. Ainda que a TV seja uma possibilidade cotidiana, o uso tem de ser muito cauteloso no sentido do tempo gasto e do que é proposto”, diz a diretora da Escola Santi, Adriana Cury.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL CHARLES ANDERSON

O CMS FAZENDA BOTAFOGO é referência da ESCOLA MUNICIPAL CHARLES ANDERSON WEAVER, localizada na Fazenda Botafogo, esta escola atende a mais 1000 alunos entre crianças e adolescentes.
Falar de cuidados com a Saúde bucal é muito importante pois além da prevenção da cárie dentária, os alunos ficaram sabendo que muitas doenças iniciam pela boca e a boa escovação é capaz de prevenir a maioria delas.
Receberam os kits para escovação eforam orientados a utilizarem sempre que comerem algum alimento e também utilizar na escola, após a merenda.



PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE MUNICIPAL PROF.ROGÉRIO

A Creche Municipal Prof. Rogério, fica localizada na Fazenda Botafogo e atende a cerca de 100 crianças em horário integral.  Conta com o cuidado de Saúde co CMS FAZENDA que atende as solicitações da direção e visita a escola para desenvolver atividades de saúde.
Orientação, avaliação epidemiológica e tratamento são algumas das atividades desenvolvidas pela equipe.


PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Brasil supera meta da ONU de redução de mortes em crianças

 http://www.blog.saude.gov.br/
Brasil supera meta da ONU de redução de mortes em crianças:

Relatório da ONU reconhece que ações governamentais tiveram forte impacto na conquista brasileira. | Foto: Clark Griffiths/Image Source/Corbis
O Relatório Progresso 2012- O compromisso com a sobrevivência da criança: Uma promessa renovada, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (13), destaca que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em relação à mortalidade de crianças com menos de cinco anos de idade. O acordo internacional previa a redução em 2/3 da mortalidade desse público entre 1990 e 2015.
De acordo com a ONU, o Brasil apresentou redução de 73% das mortes na infância desde 1990. Neste ano, a taxa brasileira indicava que a cada mil crianças nascidas vivas, 58 morriam antes de completar cinco de anos de vida. Em 2011, o órgão internacional mostra que o índice reduziu para 16/1.000.
Os dados divulgados pela ONU estão dentro das expectativas do Ministério da Saúde e confirmam que as politicas de Saúde Pública do governo federal voltadas para a família, à gestante e à criança temsurtido efeito. Em 2011, o Brasil foi um dos cinco países que mais teve redução da mortalidade em crianças.
“Atingir a meta estabelecida pela ONU antes do prazo é uma grande vitória brasileira. Esta significativa redução faz parte da expansão da Atenção Básica no país, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), e de ações preconizadas para a melhoria da atenção integral a saúde das crianças.Mas nós queremos avançar ainda mais. Para isso, temos a Rede Cegonha que vai reforçar a qualidade no pré-natal e também a qualidade na assistência ao parto.”
O Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 3,3 bilhões na Rede Cegonha e já conta com a adesão de 4.729 municípios brasileiros. O programa, que reúne medidas que garantem assistência integral às grávidas e ao bebê, criou 348 leitos neonatais e requalificou mais 86 em 2011. A previsão é habilitar outros 350 novos leitos neonatal ainda este ano. Atualmente, o Brasil conta com 3.973 de UTI Neonatal e 2.249 leitos de UTI Pediátrico. Estima-se que 91,5% do total de gestantes usuárias do SUS serão atendidas pelo programa.
A coordenadora da área de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil, Cristina Albuquerque, enfoca que esta vitória reflete os esforços brasileiros para enfrentar as principais causas de mortalidade. “Esse resultado deve ser celebrado pelo País porque representa o esforço conjunto do governo e da sociedade em favor da garantia do direito de sobrevivência das crianças brasileiras”, afirma.
O Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite do mundo, que conta com 208 bancos e 109 postos de coleta em todo o país. No caso dos bebês prematuros o leite materno é importantíssimo para o desenvolvimento saudável, fortalecimento, proteção contra alergias e infecções.
A Politica Nacional de Aleitamento Materno também tem conseguido ampliar as taxas de aleitamento materno de forma significativa e contribuído efetivamente para que o país atingisse as metas internacionais. Nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, o tempo médio de aleitamento materno aumentou em um mês e meio entre 1999 a 2008.
O Programa Nacional de Imunização que conseguiu que o país eliminasse a ocorrência de muitas doenças imunopreveníveis, O Ministério da Saúde incluiu a vacina de Rotavirus Humano (VORH) no calendário de vacinação em 2006, hoje cerca de 80 % das crianças estão imunizadas. Em 2010, foram incluídas as vacinas Pneumocócica 10 (conjugada) e a meningocócica C (conjugada).
A diminuição da pobreza obtida pelo programa brasileiro de transferência de renda – o Bolsa Família – é um forte fator para a redução dos óbitos infantis. Para receber a verba federal toda mãe com crianças de até sete anos de idade deve apresentar a carteira vacinal em dia e, caso a mulher esteja gestante, deve ter acompanhamento do pré-natal.
Fonte: Fabiane Schmidt /Agência Saúde

FIQUE LIGADO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de setembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de setembro:
::::: AGENDA ESPECIAL MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL :::::
Semana Nacional de Trânsito 2012
“Não exceda a velocidade, preserve a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012, que acontece de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Alinhada à mobilização da Organização Mundial da Saúde (OMS) em torno da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, a iniciativa é voltada especialmente para jovens com idades entre 18 e 25 anos – grupo que está mais exposto ao risco de acidentes de trânsito.
Na cidade do Rio de Janeiro, diversas ações intersetoriais serão desenvolvidas para chamar atenção para essa questão. Na terça-feira, 18 de setembro, técnicos da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e da CET-Rio estarão no Parque Madureira, de 9h às 14h, para promover atividades educativas sobre uso da bicicleta como transporte alternativo e não poluente. Na quinta-feira, dia 20, a ONG Transporte Ativo organiza o Desafio Intermodal – uma espécie de gincana, que levará os participantes da Central do Brasil à Praça Antero de Quental, no Leblon, por meio de diferentes tipos de meios de transporte, dentre eles, a bicicleta. O objetivo é descobrir qual a forma mais rápida e segura de locomoção na cidade.
Na sexta-feira, 21, uma performance criativa vai chamar atenção de quem passa pelas ruas do Centro. Na Vaga Viva, dezenas de pessoas interagem em espaços públicos da cidade que seriam ocupados por apenas uma unidade privada: o carro. As ações acontecem de 7h às 19h, na Rua Senador Dantas, em frente ao nº 84, e na Praça Tiradentes, em frente ao nº 48. A atividade é promovida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), o coletivo Studio X e a ONG Transporte Ativo.
Na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro promove o Seminário de Acidentes de Trânsito no Município do Rio de Janeiro, com palestras sobre fatores de risco e vulnerabilidades no âmbito da mobilidade urbana. O evento acontece de 9h às 17h, em Botafogo (Rua Dona Mariana, 48, 7º andar).
E a mobilização continua…
A programação continua na próxima semana, com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro no sábado, 22 de setembro. A Escola Infantil de Trânsito, no Parque dos Patins, na Lagoa, promove um encontro para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre segurança no uso da bicicleta como meio de transporte. Nos dias seguintes, de 23 a 25 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio.
 A abertura do evento será marcada por um passeio ciclístico, no domingo, dia 23. A largada será às 9h, no Parque do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Na segunda-feira, um grupo de 80 pessoas previamente inscritas participará de visita técnica ao Centro de Operações Bike Rio, para conhecer os projetos de integração da bicicleta aos sistemas de transportes públicos no Rio de Janeiro. A programação também inclui uma conferência técnica, com palestras e debates, a ser realizada dia 25, terça-feira, no auditório do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228, 2º andar).
Você vai participar da mobilização pela Semana Nacional de Trânsito e o Dia Mundial Sem Carro? Envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com.

>> Confira a programação da Semana Nacional de Mobilidade Urbana na cidade do Rio de Janeiro

>> Acesse uma biblioteca exclusiva sobre o uso da bicicleta como meio de transporte
>> Conheça a campanha Quem faz o trânsito sou eu