domingo, 7 de novembro de 2010

Um mundo de imagens para ler | Arte | Nova Escola

Um mundo de imagens para ler | Arte | Nova Escola

Contos, crônicas, poesias, lendas e fábulas | Especial Era Uma Vez...

Contos, crônicas, poesias, lendas e fábulas | Especial Era Uma Vez...

CIEP GLAUBER ROCHA: Reportagem do Jornal Futura - 03-11-10

CIEP GLAUBER ROCHA: Reportagem do Jornal Futura - 03-11-10: "Veja a fala da nossa Diretora Iolíris ( mais ou menos aos 5:20 do vídeo)!"

“Esta deve ser a década da Educação”, afirma Mozart Neves Ramos, em entrevista à Rádio CBN

“Esta deve ser a década da Educação”, afirma Mozart Neves Ramos, em entrevista à Rádio CBN

Prêmio Gestão Escolar será entregue no Teatro Municipal do Rio na próxima segunda-feira

Prêmio Gestão Escolar será entregue no Teatro Municipal do Rio na próxima segunda-feira

2º Encontro de Municipal de Integração Juvenil reúne 8 mil jovens da Zona Oeste

Evento proporcionou aos jovens um dia de muita diversão e lazer


07/11/2010


O Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste, foi palco neste domingo, dia 8, do 2º Encontro Municipal de Integração Juvenil. Durante o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, cerca de 8 mil jovens de mais de 100 comunidades de várias regiões da cidade e usuários do Programa Projovem Adolescente participaram durante ao longo do dia de oficinas de pintura, teatro, percussão, bijouterias, grafite, além de aulas de capoeira e de street dance, com o Mestre Nagô e o dançarino Fly e noções de estética e beleza ministradas pelos profissionais da equipe do cabeleireiro Edson Freitas.

O secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, abriu o evento expondo os objetivos do encontro e na capacidade que todos têm para transformar suas vidas:

- A finalidade do programa é fazer com que todos entendam o seu papel na sociedade e façam o pleno exercício da cidadania. O projeto é importante para melhorar a vida de cada um de vocês.

Para a subsecretaria de Proteção Social Básica, Denise de Carvalho, responsável pela organização do evento, o projeto é importante para que o jovem perceba o mundo de forma diferente:

- Precisamos oferecer aos jovens cultura e lazer, novas oportunidades e perspectivas.

No palco armado dentro do ginásio, o show foi apresentando pelos cantores Renatinho da Bahia e Kelly Key e contou com a participação de vários artistas e grupos de pagode, dentre outras atrações.

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo criado pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio para o atendimento de jovens de 15 a 17 anos e 11 meses e seus familiares, potencializando as ações da proteção social básica ao criar condições para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional.


Os interessados podem obter mais informações sobre o ProJovem Adolescente em um dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura do Rio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo telefone 3973-3800, da Ouvidoria da SMAS.

Biblioteca volante da Prefeitura volta às zonas Norte e Oeste

05/11/2010


A Biblioteca volante João Antônio, da Prefeitura do Rio, volta na próxima semana às zonas Norte e Oeste, para empréstimo gratuito de um ou dois livros a cada solicitante, mediante apresentação de documento de identidade e de comprovante de residência. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 10h às 14h.

Segunda-feira, dia 8, a biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura estará na Cidade Alta (Praça Dom Justino); terça, 9, em Coelho Neto (Praça Virgínia Cidade); quarta-feira, 10, Jardim América (Rua Sebastian Bach); quinta, 11, Madureira (Praça do Patriarca); e sexta-feira, 12, em Realengo (Avenida Santa Cruz, 1.025).

A devolução dos livros deve ser feita no prazo de 14 dias, no mesmo local do empréstimo, quando a biblioteca volante retornar ao bairro; ou então pelo Correio ou diretamente na sede da biblioteca, na Avenida Monsenhor Félix, 512, em Irajá.

Mais informações podem ser obtidas nesse endereço ou pelo telefone 2482-3086, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Hospital Nossa Senhora do Loreto é referência em cirurgia de fendas Lábio-Palatais no Estado

05/11/2010


O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSL), na Ilha do Governador, é referência no estado do Rio de Janeiro em atendimento clínico-cirúrgico de crianças portadoras de fendas lábio-palatais, mais conhecidas como lábio leporino. As crianças que dão entrada na unidade com este problema são atendidos no Centro de Fissura Lábio-Palatal (CEFIL), que foi criado há 25 anos e recebe 20 novos pacientes por mês, de segunda a sexta-feira pela manhã.

O HMNSL conta com ambulatório multidisciplinar, com as especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, plástica e otorrinolaringológica, hematologia, dermatologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia/ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial. Oferece ainda serviço de apoio à criança e ao adolescente vítimas de maus tratos e vacinação. O hospital, considerado de alta complexidade, realiza por ano 900 cirurgias, sendo 400 para correção de fissuras. Pacientes vindos de outras cidades representam 50% dos atendimentos.

A fissura labiopalatal é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. Atualmente, através do aperfeiçoamento do ultrassom o defeito pode ser diagnosticado na 21ª semana de gravidez, permitindo que a gestante seja acolhida no CEFIL e receba orientações sobre o tratamento antes do nascimento do bebê. A primeira cirurgia é realizada ao final do primeiro semestre de vida do bebê, que deve estar em bom estado de saúde. As famílias dos pacientes recebem orientações de como amamentar os bebês com fissuras, além de atendimento psicológico e social.

A unidade promove ainda, o Projeto Bonecos Terapêuticos que oferece, de maneira bem humorada e em linguagem compreensível, informações sobre a doença que elas têm e de que maneira serão tratadas. No Brasil, estima-se que a cada 600 nascimentos, uma criança nasce com fissura labiopalatal. O risco aumenta quando há uma predisposição genética da mãe associada a fatores ambientais como o uso de álcool ou cigarros, ingestão de alguns tipos de medicamentos, deficiências nutricionais e infecções, durante o primeiro trimestre gestacional, o que tem sido relacionado a 70% dos casos. E a hereditariedade está relacionada aos 30% restantes. A única forma de correção é através de cirurgia.

No segundo semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil proporcionou a capacitação da equipe do CEFIL no 43º Curso de Anomalias Craniofaciais, promovido pelo Centrinho de Baurú, em São Paulo, que é centro de referência no tratamento para toda a América Latina.

O HMNSL fica na Estrada do Caricó, 26, na Ilha do Governador.

Governos municipal, estadual e federal firmam acordo para ampliação de leitos na cidade

05/11/2010


O Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de Saúde e Defesa Civil assinaram, nesta sexta, 05 de novembro, o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos que ampliará a oferta de leitos de internação e tratamento intensivo, oferecidos pelas centrais de regulação. A ação permitirá maior agilidade no atendimento prestado à população, além de maior organização da rede.

Nova votação para a Biblioteca do Professor

Os professores e agentes auxiliares de creche podem votar até o dia 10 de novembro


05/11/2010 » Autor: Vivian Raffaeli


A 4ª votação de livros da Biblioteca do Professor deste ano está no ar e, nesta etapa, serão adquiridos os quatro livros mais votados, dois de Literatura Nacional e dois de Literatura Estrangeira. Cada professor e agente auxiliar de creche, que poderão votar até o dia 10 de novembro, receberá dois livros, um de cada categoria. O resultado da votação será divulgado no dia 11 de novembro.
A Biblioteca do Professor é uma das principais ações do programa Rio, uma cidade de leitores, que tem como objetivo estimular a leitura prazerosa e a composição de uma biblioteca particular dos professores e auxiliares de creche.
Vote aqui.
Confira o edital aqui.
Confira a relação dos livros selecionados:

Literatura Brasileira
1. Último trem
Autor: Marco Simas
Editora: Vieira & Lent
2. Dois irmãos
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
3. Melhores Poemas Ferreira Gullar
Autor: Ferreira Gullar
Editora: Global
4. Escola de Gigantes
Autor: Susana Fuentes
Editora: 7 Letras
5. Conversa no Mundo dos Livros
Autor: Jose Mindin
Editora: Agir
Literatura Estrangeira

1. A Terceira xícara de chá
Autor: Greg Mortenson
Editora: Ediouro
2. Travessuras da menina má
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara
3. Confesso que vivi
Autor: Pablo Neruda
Editora: Bertrand Brasil
4. Ensaio sobre a cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
5. Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca

Diários da Educopédia: Diário da Dilma

Diários da Educopédia: Diário da Dilma: "Sabem quem está chegando de mansinho lá na escola? Ela mesma a nossa amiga Educopédia. E para apresentá-la, oficialmente, pois várias infor..."
Prefeitura inaugura monumento a Chacrinha no Jardim Botânico

Estátua fica no caminho que o Velho Guerreiro fazia regulamente para ir ao Teatro Fênix


07/11/2010


J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes, acompanhado pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pelo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, inaugurou na manhã deste domingo, dia 7, no Jardim
Botânico, o monumento a Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Confeccionada em bronze e medindo cerca de 1,90m de altura, a obra foi criada pelo escultor Ique e fica nas proximidades do antigo Teatro Fênix, onde Chacrinha gravava
seu programa.

Além de parentes do saudoso comunicador, como a viúva Florinda Babosa e os filhos, a cerimônia reuniu amigos de Chacrinha, as Chacretes e dezenas de fãs, além dos secretários municipais de Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, e de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo. Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância de Abelardo Barbosa para a cidade, relembrando seus tempos de infância:



- Vivi muitos anos no Jardim Botânico e era uma alegria ver a concentração de pessoas no entorno do Teatro Fênix para participar do programa do Chacrinha. Por isso, é com enorme satisfação que estou ao lado de pessoas
que ajudaram a escrever essa história. E quando homenageamos um personagem como Chacrinha, estamos resgatando a alma dessa cidade.


Com 90 anos recém completados, Florinda Barbosa declarou-se emocionada com mais esta homenagem a seu marido:

J.P. Engelbrecht- É uma homenagem mais do que merecida, pois ele foi um maravilhoso marido, pai e profissional. E o que me emociona ainda mais é saber que, apesar de sua partida, há 22 anos, as pessoas ainda lembram dele e o homenageiam - disse a viúva de Chacrinha, endossada por seu filho, Leleco Barbosa.

- A emoção tomou conta de toda nossa família com esta homenagem que o prefeito está prestando ao maior comunicador da história da televisão brasileira, Abelardo Chacrinha Barbosa. Faltava ainda essa perpetuação da imagem do nosso “Velho Guerreiro” no Rio de Janeiro- disse Leleco, acrescentando que o local escolhido para a instalação do monumento foi definido em comum acordo com o Município.

- Foi uma escolha minha, junto com o prefeito, pois se trata de um local próximo ao último palco onde ele se apresentou para o povo brasileiro.

A estátua fica na Rua General Garzon, no caminho que o “Velho Guerreiro” fazia regularmente para ir ao estúdio da TV Globo no Teatro Fênix.

O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, também falou sobre a importância de Chacrinha para a história do Rio de Janeiro:

- Nossa cidade presta hoje uma justa homenagem a um pernambucano que fez sua vida no Rio de Janeiro, encantou o Brasil, e morreu sendo o mais carioca dos pernambucanos. Chacrinha foi um grande comunicador e uma figura simpática, que deixou uma legião de fãs. E como capital da cultura, o Rio de Janeiro tem a obrigação de honrar aqueles que fizeram sua história.

J.P. EngelbrechtA estátua de Chacrinha retrata o comunicador vestindo a tradicional gravata borboleta e uma buzina pendurada no pescoço. Além disso, ele carrega em uma das mãos um microfone e, na outra, uma peça de bacalhau. O monumento também ostenta um chapéu com uma flor no alto, óculos e um leve sorriso, expressando a figura marcante que Chacrinha representou.



A inauguração do monumento a Chacrinha foi animada por integrantes da Confraria do Garoto, o Cordão da Bola Preta, ritmistas e passistas da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e por um boneco gigante, vindo do Recife, que homenageia o comunicador.

Texto: Flávia David

Fotos: J.P. Engelbrecht