terça-feira, 13 de setembro de 2011
Prefeitura dá início à construção do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência em Santa Cruz
13/09/2011 » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht
Foto: J.P. EngelbrechtA secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor e o subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, deram início nesta terça-feira, dia 13, às obras de construção do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. O Município do Rio já conta com quatro unidades semelhantes (Centro, São Conrado, Vila Isabel e Campo Grande) e vai construir outros quatro (Santa Cruz, Irajá (com obras em andamento), Jacarepaguá e Del Castilho). A previsão é que o novo Centro seja entregue em março de 2012.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a Riourbe (empresa responsável pela obra) vai instalar cinco salas de atendimento, seis salas de atividades, duas salas de fisioterapia, apartamento modelo, consultórios médicos e odontológico, auditório e um jardim. Além disso, por solicitação da secretária Georgette Vidor, o Centro receberá quadra poliesportiva e piscina.
Foto: J.P. Engelbrecht- Será um equipamento que atenderá ao portador de deficiência com o respeito que ele merece. Posso dizer que a população da Zona Oeste se sentirá privilegiada com essa iniciativa. E com a ampliação do projeto, que nos garante a quadra e uma piscina, será possível descobrir talentos paraolímpicos em Santa Cruz - disse Georgette.
O subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, falou sobre a importância do Centro para os moradores da região:
- Este será o primeiro Centro de Referência da região, um equipamento de extrema importância para aqueles que precisam de atenção especial. Ou seja, o município está investindo pesado na Zona Oeste - afirmou o subprefeito.
Projeto: Vamos ler?
Projeto: Vamos ler?: A turminha 1203 também tem um projeto de leitura. Conheça um pouquinho desse lindo projeto de formação de leitores.
Vamos ler?
Objetivos: Incentivar a leitura, melhorar a oralidade, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, socializar os alunos.
Procedimento: a professora apresenta um tema aos seus alunos, depois seleciona na biblioteca livros sobre o tema. Os livros selecionados são levados para a sala, onde as crianças podem manusear, ler e finalmente decidir que livro será lido por um colega que também é eleito pelo grupo. Sucesso total, as crianças amam.
Momento cívico - show de patriotismo no Glauber!
Momento cívico - show de patriotismo no Glauber!:
Carga horária das escolas deverá ser ampliada, diz Haddad
Carga horária das escolas deverá ser ampliada, diz Haddad:
O número de horas que os alunos brasileiros passam em sala de aula deverá ser ampliado. A ideia foi divulgada nesta terça-feira (13/9) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a abertura do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, promovido pelo Movimento Todos Pela Educação, em Brasília (DF). A proposta é aumentar, em quatro anos, o ano letivo de 200 para 220 dias.
“O aprendizado está muito correlacionado à exposição ao conhecimento. No Brasil, há pouca exposição, porque a carga horária diariamente é baixa ou porque o número de dias do ano letivo é pouco”, afirmou Haddad.
A decisão partiu do ministro, a partir do fato dos estudantes permanecerem, em média, apenas quatro horas por dia na escola – ou 800 horas por ano. “Após uma análise que fiz sobre o tempo que as crianças de outros países ficam na sala de aula, percebi que seria necessário pensar nisso.”
O ministro visitou Cuba recentemente, onde o ano letivo é de 220 dias. No Brasil, a meta são 200. “Mas sabemos que na prática não acontece. Conseguimos no máximo 180 dias”, revelou. Isso porque durante o ano ocorrem, por exemplo, greves e catástrofes naturais, que impedem as aulas.
Haddad confessou aumentar os dias letivos é um processo que dará trabalho, mas que deve ser feito. “Temos que analisar, pois a ampliação implica em aumentar os recursos, como por exemplo, os destinados à merenda. Mas com 7% do PIB [Produto Interno Bruto], previsto no PNE [Plano Nacional de Educação], isso poderá ocorrer”, disse.

"Dos 200 dias letivos exigidos conseguimos no máximo 180”, diz ministro da Educação, Fernando Haddad.
O ministro tem se reunido com membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Educação (Consed) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE) para conversar sobre o assunto. Caso haja consenso, no final das conversas poderá ser elaborado um projeto de lei.
Para o ministro, outra possibilidade para manter as crianças e jovens por mais tempo na escola é a ampliação da jornada escolar. O programa Mais Educação conta com 15 mil escolas no país, segundo o ministro. A presidenta, Dilma Rousseff, pretende alcançar 32 mil em 2013.
“As coisas não são excludentes. As escolas estarem no Mais Educação é o desejável, mas em virtude da falta de infra estrutura das escolas públicas, ampliar os dias letivos é uma possibilidade”, concluiu.
______
*A repórter Desirèe Luíse acompanha o evento em Brasília, entre 13 e 15 de setembro.
Projeto Educoalfabetizando e letrando!
Projeto Educoalfabetizando e letrando!:
Relato da professora Gwendolyn sobre o Educoalfabetizando e letrando!
Relato da professora Gwendolyn sobre o Educoalfabetizando e letrando!: A Nova Era já chegou no Ciep Dr. Adão. Estamos interligados com o mundo. Eles estão amando! Esse projeto tem ajudado muito dentro da sala de aula no meu cotidiano com as crianças. Quero aqui também deixar o meu agradecimento especial ao subsecretário Rafael Parente, que tem nos dado todo apoio para que esse e outros projetos aconteçam em nossa U.E.
PARABÉNS PELO DIA DE HOJE
Feliz aniversário
O dia de hoje é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia.
E que DEUS te abençõe e te guarde, que cuide de você toods os dias deste novo ano.
Beijos,
Blog 6ªCRE - DESAFIOS
Haddad quer que estudantes fiquem mais tempo na escola
Haddad quer que estudantes fiquem mais tempo na escola:
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira que os alunos brasileiros permaneçam mais tempo na escola como forma de melhorar a aprendizagem
...
Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa
PSNSEC06 INFORMA - CMS SYLVIO F. BRAUNER: Projeto Atitude Saudável - Costa Barros
SMSDC- REALIZA XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE NO MÊS DE SETEMBRO
SMSDC- REALIZA XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE NO MÊS DE SETEMBRO:
A XI Conferência Municipal de Saúde acontece de 23 a 25 de setembro. No encontro, serão selecionados 126 delegados municipais para a 6ª Conferência Estadual de Saúde, em outubro. Os participantes ainda vão debater diretrizes propostas pelas dez Coordenadorias de Áreas Programáticas (CAPs).
Secretaria do Trabalho oferece mais de mil vagas de emprego
Há oportunidades para candidatos com ensino fundamental e médio
12/09/2011
A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) está oferecendo mais de mil vagas no mercado. Os interessados devem cadastrar seus currículos nos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda da SMTE.
Há oportunidades para candidatos com ensino fundamental e médio. São diversos os segmentos profissionais disponibilizados, tais como promotor de vendas, fiscal de loja, repositor em supermercados e corretor de imóveis.
Os interessados poderão fazer o cadastro pelo portal maisemprego.mte.gov.br ou dirigir-se com a carteira de trabalho, identidade, CPF e PIS, em horário comercial, nos seguintes postos: Tijuca, Rua Camaragibe, 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê, 1630 – 2º andar; Méier, Rua Vinte e Quatro de Maio, 931; Ilha do Governador, Estrada do Dendê, 2080 e Campo Grande, Rua Barcelos Domingos, 162.
Novas oportunidades de emprego a portadores de deficiência auditiva parcial ou física leve
Empresas comerciais e industriais do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), oferecem seis vagas de Auxiliar de linha de produção a portadores de deficiência auditiva parcial ou física leve (membro superior) com ensino fundamental incompleto.
Conforme publicação ontem, segunda-feira, dia 12, no Diário Oficial do Município , os interessados poderão fazer o cadastro pelo portal maisemprego.mte.gov.br ou dirigir-se com a carteira de Trabalho e Previdência Social, identidade, CPF e PIS, em horário comercial, aos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda: Tijuca, Rua Camaragibe, 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê, 1630 – 2º andar; Méier, Rua 24 de Maio, 931; Ilha do Governador, Estrada do Dendê, 2080; e Campo Grande, Rua Barcelos Domingos, 162.
“O equilibrista das seis cordas” e o aprendizado musical
Indicação de livro.
“O equilibrista das seis cordas” e o aprendizado musical:
Você tem um desses em casa? Se você tem, seja filho ou filha, pequenino ainda ou já adolescente e nele vê o desejo de habilitar-se no instrumento e na mágica que envolve seus acordes, seus altos e baixos, combinações e músicas mil, então a obra “O equilibrista das seis cordas” pode ser um bom começo.
O método de violão para crianças, assinado por Silvana Mariani, ilustrado por Mari Inês Piekas, em formato revista didática, é uma publicação da editora da Universidade Federal do Paraná e foi presente para o pequeno CJ na Bienal do Livro de Curitiba, ano passado. A simplicidade dos desenhos e do material de impressão acabam sendo um convite a parte, pois quando manuseamos um livro muito “caro” um certo receio aparece e quando estamos nos desafiando a “conhecer” um novo instrumento, desvendando suas cordas e segredos, bom, quanto menos receio melhor, certo?!
Com o intuito de solucionar, em parte, a escassez presente entre os materiais didáticos musicais infantis, o equilibrista das seis cordas estimula a criatividade na forma de uma espiral, sugerindo que a criança memorize a melodia e possa criar suas letras. Entre outros aspectos positivos de inovação e descobertas a criança reencontrará (ou será apresentada, sabe-se lá) manifestações folclóricas de cantigas de roda e brincadeiras como “o pião, samba lelê, fui no itororó e cai cai balão”.
Sugiro aos pais conhecerem este trabalho mesmo sabendo que nas crianças o desejo de conhecer o mágico mundo da música vem e vai, incorrendo-lhes a vontade de aprender ao mesmo tempo em que são levados pela preguiça de treinar com disciplina. Não há idade para ver despertar o talento musical, ainda que a idade mais indicada para começar a “estudar” música seja a partir dos 3 ou 4 anos. Por isso, quem sabe a criança #aos5 sem sucesso, volta a insistir no instrumento #aos10?!
Eu, apaixonada por violinos, comecei a estudar música #aos8 e insisti por um ano, mas apesar de ter aulas com um verdadeiro mestre, uma pessoa talentosa, sensível e paciente, que usava método desenvolvido por si próprio, acabei não vingando. Hoje carrego comigo as lembranças e a frustração, sempre pensando em quando irei retomar. Já meu filho, aluno apenas das atividades musicais presentes no currículo pré-escolar (obrigatório por lei no Brasil, desde 2010) é apaixonado por música e ganhou seu primeiro violão #aos2, presente dum padrinho apaixonado por música e que toca as seis cordas, animadamente, como ninguém. Percebendo o desejo e o “ouvido” para música evoluir, #aos4 meu pequeno deve iniciar suas atividades como aluno do melhor método que eu encontrar. Até lá, seguimos esmiuçando esta cartilha aqui!
Sempre é tempo de começar e não devemos nunca desistir. E cabe aos pais perceberem a pré-disposição dos filhos para estudar música e claro, encontrar num bom profissional de educação musical a sensibilidade necessária para identificar a potencialidade de seu filho e ser capaz de estimulá-la, como me pareceu ser o caso da autora deste material. Fica a dica!
“Este livro, mais que um método, mostra uma maneira de aprender a tocar violão, como se fosse brincadeira. Através de lições despretensiosas e jogos divertidos, a música vai entrando na criança que há dentro de você”. (Paola Faoro)
PSE NSEC 06 - PAPO CABEÇA - MAL DE ALZHEIMER
Educação abre inscrições para mascote do Gide
Educação abre inscrições para mascote do Gide: Rio - A Secretaria Educação abriu inscrições para o concurso que ...
Bolsa para os melhores do Enem em Niterói e na Baixada
Bolsa para os melhores do Enem em Niterói e na Baixada: Rio - Professores valorizados e melhores alunos premiados com bolsas de estudos. A ...
RECEITA DE SUCESSO - Linha dura é receita da 1ª colocada pública regular de SP no Enem
Cinthia Rodrigues, iG São Paulo
“Na minha escola não tem boné, celular e aluno matando aula”, diz diretora de escola municipal de TaubatéNa lista das escolas em que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são mais de 75% dos alunos da instituição, os primeiros colocados de São Paulo, como no resto do País, são particulares. Depois, aparecem as públicas fora da rede comum, como as técnicas profissionalizantes e as ligadas a universidades. Os dois tipos se intercalam até a posição 640, quando aparece a primeira pública regular: a Escola Municipal José Ezequiel Souza, em Taubaté.
Ao ser informada do resultado pelo iG, a diretora Maria Aparecida Franco Moreira reagiu com uma meiguice que contrasta com a linha dura que adota. “Foi o melhor presente que recebi em 30 anos de carreira”, disse, resumindo sua receita em seguida: “Voz firme e exemplo”.
Convidada pela secretaria municipal de Taubaté a assumir a unidade há 11 anos, segundo ela própria “por sua fama”, ela conta que a unidade nem sempre teve sucesso. Apesar de receber os melhores alunos da rede municipal no último ano do fundamental, a instituição trabalha com todas as salas acima de 40 alunos e o ensino médio é noturno. "A diferença é o compromisso e a disciplina", diz.
“Aqui nós temos professores que vestem a camisa da Educação e, além da questão pedagógica, estamos sempre atentos à disciplina”, conta. Quem “sai da linha” vai para a sala dela – seja estudante ou professor. “Vocabulário, por exemplo, professor tem que ter auto-controle, não pode chamar aluno por apelido”, diz.
Para qualquer incidente, a escola faz boletim de ocorrência, abreviado lá, como nas delegacias, por BO. “É tudo xerocado e passado para pai, aluno, professor e direção, com isso a gente conversa e toma providências. Às vezes, até convido o aluno a se afastar um dia para pensar. Suspender não pode, mas eu convido”, conta.
Os pais são chamados frequentemente à escola para conversar sobre o comportamento dos filhos. “Semana passada, recebi 15 e um deles vai assistir à aula ao lado do filho a partir de segunda-feira”, afirma. “Os pais também sabem que podem contar com a gente. Outro dia um adolescente chegou em casa e disse para a mãe que não teve aula porque só tinha três alunos. Ela ligou para cá para confirmar e pedi que voltasse com ele para contarmos pessoalmente. Então, fomos até a porta da sala e disse: conte rapaz.”
Faltas são reprimidas com prova. Se Maria Aparecida descobre, por exemplo, que alguém marcou festa de aniversário em dia de semana, agenda os exames para os três dias seguintes. “Outra coisa que não existe na minha escola é parede (aluno faltar na sexta para emendar com o fim de semana). Nós marcamos todas as provas para sexta-feira”, diz. “Também não deixo usar boné e celular, coloco recados da proibição pelas paredes e na porta da secretaria, para os pais verem enquanto esperam.”
Segundo ela, o resultado vem no final de cada ano. “A recompensa vem no vestibular. Os alunos passam nas melhores faculdades.”
PSE NSEC 06 INFORMA - Fibromialgia: abordagem pela prática ortomolecular
Fibromialgia: abordagem pela prática ortomolecular:
Conceito
Epidemiologia
Características clínicas
- Traumatismo ou ferimento
- Lesão por esforço repetitivo
- Estresse físico
- Exposição a substâncias tóxicas
- Doenças infecciosas
- Cirurgias
- Desenvolvimento de uma outra desordem tal como Lúpus ou Artrite reumatóide
- Alterações emocionais: ansiedade, humor deprimido, labilidade emocional, Irritabilidade, Preocupação constante, Perfeccionismo e exigência excessiva, Incapacidade de dizer não, Sensação de se sentir leal, fiel, Culpa excessiva, Baixa auto-estima, Tendência a isolamento e desinteresse pelo sexo,
- Alterações cognitivas: Dificuldade de concentração, entorpecimento mental, falhas na memória,
- Alterações do sono: insônia, sono não-reparador e/ou outra alteração do sono,
- Fadiga crônica
- Sinais e sintomas físicos: Rigidez nas articulações ao acordar mas sem alteração (sinais inflamatórios como dor, vermelhidão, calor ou inchaço das mesmas); Espasmos musculares; Palpitações; Dormências em regiões de face, língua e outras partes,
- Alterações no trato digestivo: diarréia, constipação, Síndrome do intestino irritável
- Tensão pré-menstrual
- Frio ou calor cedo
- Tonteira
- Dor de cabeça (cafeléia)
Por que dói ?
- Aumento de um hormônio chamado Somatomedina C, no líquido cefalorraquidiano: interrompe o sono e aumenta a sensibilidade à dor.
- Aumento do Fator de Crescimento neural, que age sinalizando a produção de uma substância denominada Substância P, além de outras proteínas, promovendo a dor.
- Hiperativação de receptores cerebrais chamados de N-metil-D-aspartato, que supostamente são amplificadores da dor.
- Queda do hormônio do Crescimento (GH), este é liberado principalmente durante o estágio 4 do sono, como a paciente tende a ter alterações no sono, tal hormônio não é liberado de forma eficaz e com isso aumenta-se a sensibilidade à dor.
- Deficiência de triptofano, um aminoácido que dará origem a um neurotransmissor (Serotonina) quem tem relação com humor, sono profundo (pois formará melatonina), bem-estar e percepção da dor.
- Aumento de um neurotransmissor ligado ao humor e à dor (norepinefrina).
- Outras alterações endócrinas encontradas: Hipotireoidismo; Níveis anormais de estrógenos e progesterona, Baixos níveis de cortisol, DHEA, Oxitocina.
Inúmeras são as causas que levam às mitocondriopatias, dentre elas:
- Intoxicação por Alumínio, sendo a principal fonte: utensílios de cozinha (panelas, talheres) e desodorantes com Cloridrato de Alumínio. Sabe-se que o Alumínio diminui as concentrações de Magnésio, um mineral importante na produção de ATP. O Alumínio age inibindo uma via metabólica chamada Glicólise que é essencial para a formação da matéria prima para o ATP, além de inibir a Fosforilação oxidativa (o que acarreta a diminuição do ATP na mitocôndria). Portanto é mandatório que toda paciente com diagnóstico de fibromialgia seja investigada através de mineralograma, a fim de se encontrar possível elevação dos níveis de alumínio.
- Deficiência de Manganês, que é um oligoelemento que forma uma enzima mitocondrial com importante ação antioxidante: SOD – superóxido dismutase mitocondrial. Mais uma vez, torna-se mandatória a solicitação de um mineralograma, visto que os níveis sanguíneos de Manganês não refletem a realidade nos tecidos.
- Deficiência de Magnésio, um mineral essencial para a produção de Energia.
- Deficiência de Tiamina (Vitamina B1) e Riboflavina (Vitamina B2), pois tais vitaminas interferem na cadeia respiratória de produção de energia, o que pode gerar sintomas vagos que apresentam os quadros clássicos de fibromialgia.
- Deficiência de Coenzima Q10, NADH, L-carnitina, Ácido alfa-lipóico e Vitamina K já que todas essas substâncias são essenciais para a cadeia respiratória mitocondrial.
- Controle da dor com Metilsulfonilmetano e modulação de neurotransmissores ligados à dor: Fenilalanina, Norepinefrina, Serotonina,
- "Ressucitamos” as mitocôndrias desses pacientes com uso de coenzimas mitocondriais: Ubiquinol, L-Carnitina (principalmente Intramuscular), Ácido alfa-lipóico, Niacina, Riboflavina, Vitamina D
- Melhoramos o humor com a modulação dos neurotransmissores, em especial serotonina e norepinefrina,
- Restauramos o sono através do uso de substâncias que facilitarão a formação de melatonina, além da própria melatonina,
- Treinamento físico: condicionamento muscular com massagens e prática de exercícios aeróbicos,
- Acupuntura sistêmica e/ou auriculoterapia,
- Suporte nutricional: Alimentação 100% orgânica se possível, já que agrotóxicos são altamente deletérios pra função mitocondrial, Retirada de alérgenos alimentares, Dieta antiinflamatória e pró-serotonina, Suplementação de Ácido málico, Magnésio, Triptofano, Ácido fólico.
- Repouso,
- Técnicas de relaxamento: meditação transcendental
- Mudança em alguns hábitos de vida: boa ingestão de água, boa ingestão de fibras, controle do estresse, correção de posturas e mecânica corporais
Artigos a favor:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2852376/?tool=pubmed
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20423209
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20568427
Artigos contra:
http://rheumatology.oxfordjournals.org/content/49/7/1420.long
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19590596
Bibliografia
- BERNE, Katrima. Síndrome de Fadiga crônica, Fibromialgia e outras doenças invisíveis. Rio de Janeiro, Qualitymark: 2007.
- CARVALHO, Paulo Roberto. Medicina Ortomolecular: Um guia completo dos nutrientes e suas propriedades terapêuticas. 4ªEd. Rio de Janeiro, Nova Era: 2006.
- FAVIERE, Maria Inês. Nutrição na Visão da Prática Ortomolecular. Rio de Janeiro, Ícone: 2009.
- HAMMERLY, Milton. Fibromialgia: uma abordagem integrativa. São Paulo, Gaya. 2006
- LEMOS, Artur. Prevenção e controle das doenlas pela Medicina Ortomolecular. Rio de Janeiro, 2006.
- OLSZEWER, Efraim. Clínica ortomolecular. 2ª ed. São Paulo, Roca: 2008.
PSE NSEC 06 INFORMA - Sou diabético, e agora? O que posso comer?
![]() |
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes |
- Ervas e condimentos como manjericão, cominho, alho, gengibre, hortelã, orégano, alecrim, tomilho e açafrão podem ajudar a controlar glicemia no sangue.
Resolução sobre contratação temporária!
Resolução sobre contratação temporária!:
NA XV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO
NA XV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO:
![]() |
Rio. Uma Cidade de Leitores. |
![]() |
AAC Shirley, PEI Simone e PA Elaine. Muitos Projetos... |
![]() |
Que felicidade.... |
![]() |
Adjunta Marta comprando com o Cartão da PCRJ. |
Pensamentos Breves por um mundo melhor
Pensamentos Breves por um mundo melhor:
Não existe o acaso e nem tampouco a sorte, o que acontece com cada um de nós é resultado de uma conjunção de fatores dos quais alguns poucos conseguimos perceber, se tanto, que nos levam a estar no exato lugar em que estamos em cada momento de nossas vidas. Realize uma melhor existência buscando compreender os movimentos invisíveis aos nossos olhos nus para que tenha maior certeza dos caminhos e passos que deu e que está dando neste exato momento de sua vida!
Membro da Academia Caçapavense de Letras