quinta-feira, 19 de julho de 2012

AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO”

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO”:
“Bebê sarado mama no peito”. Este é o mote da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, que acontece em todo o Brasil, de 1º a 7 de agosto, quando se comemora também o Mês de Valorização da PaternidadeO lançamento da campanha acontece na próxima terça-feira, 24 de julho, de 9h às 13h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 – São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ).
A iniciativa é promovida pelo Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e integra as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2012), promovida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) e pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN, também em inglês).
Este ano, a madrinha da campanha é a atriz Daniele Suzuki, que conta a sua experiência ao amamentar o filho Kauai:
A coordenadora geral da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, a fonoaudióloga Flávia Bessa, conta que o objetivo é tirar dúvidas que mães e pais enfrentam durante o período da amamentação. “Polos de informação sobre aleitamento materno serão montados em todo o Estado do Rio de Janeiro e fonoaudiólogos estarão à disposição para conversar com as famílias e difundir informações, como a recomendação do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê”, apresenta Flávia.
Paternidade e amamentação
A coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), Viviane Manso Castello Branco, lembra que  os pais exercem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de seus filhos – inclusive no momento da amamentação.
“Os pais podem contribuir – e muito – para  sucesso da amamentação, incentivando e apoiando a parceira nesta fase tão delicada. Levar um copo d’água ou de suco para a mulher que amamenta, ajudar a cuidar da casa e dos outros filhos são algumas sugestões para os papais”, aponta Viviane.
O envolvimento dos pais na amamentação é o tema do Mês de Valorização da Paternidade 2012, comemorado em agosto, e será o mote para a criação de um cartão postal da série Colecione Saúde. A campanha é uma iniciativa do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas interessadas.
Participe!
Conheça a página do Mês de Valorização da Paternidade do Facebook e compartilhe a sua experiência.
>> Lembre: Mês de Valorização da Paternidade 2011

Ácido fólico pré e durante a gestação previne malformações no bebê

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ácido fólico pré e durante a gestação previne malformações no bebê:

Foto: Heide Benser/Corbis
A gravidez exige uma série de cuidados na vida da mulher. Muitos deles devem ser tomados antes mesmo da concepção, durante o planejamento da gravidez. Para evitar malformações no feto, médicos recomendam a ingestão de ácido fólico, vitamina hidrossolúvel do complexo B, importante para a formação do tubo neural do feto.
“O ácido fólico participa da bipartição dos cromosomos. Ele é importante para que não ocorra o que nós chamamos de Defeitos do Tubo Neural, conhecido como DTN. É a única prevenção contra esse problema”, explica o ginecologista e chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde, Luiz Augusto Santana.
O tubo neural do feto começa a se fechar no primeiro mês de gestação. Ele é o sistema nervoso inicial do feto, que formará o cérebro e a medula espinhal do bebê. A deficiência do ácido fólico pode prejudicar o desenvolvimento do tubo neural, causando males como a anencefalia, levando à morte do bebê poucos dias após o nascimento.
O ginecologista lembra que a prevenção deve ser feita com antecedência. “Como a mulher ainda não sabe em quanto tempo vai acontecer a gravidez, o recomendado é começar a tomar com 3 ou 4 meses antes desse planejamento”. E depois da confirmação da gravidez, a prevenção deve continuar. “Ela deve manter a medicação durante o período de embriogênese, que vai até o terceiro mês da gravidez”, acrescenta Luiz Augusto Santana.
Apesar do ácido fólico estar presente em diversos alimentos, a quantidade não é suficiente para fazer essa prevenção. “O ideal é que a mulher comece a ingeri-lo de forma medicamentosa. Recomendamos a ingestão de um comprimido de 5 miligramas por dia”, orienta Luiz Augusto Santana. O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) assim como o sulfato ferroso, essencial para prevenir a anemia durante a gravidez.
O ácido fólico não engorda, previne contra a anemia, assim como o sulfato ferroso, e auxilia o funcionamento do sistema vascular. Verduras de folhas verdes, castanhas, grãos integrais, feijão, tomate e cogumelos são considerados boas fontes de ácido fólico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, determinou em 2002 que as farinhas de trigo e de milho vendidas no país também sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico.
Rede Cegonha – A Rede Cegonha, lançada em 2011 pelo governo federal, vem qualificando a assistência prestada às gestantes no SUS. A estratégia já conta com R$ 213 milhões para propostas apresentadas por estados e municípios. As ações vão desde o reforço do planejamento familiar à confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto, até os dois primeiros anos de vida da criança. Até o momento, 25 estados e 2.731 municípios já iniciaram o processo de adesão à rede, com previsão de atendimento de 1,58 milhão de gestantes. Também já foram destinados R$ 25 milhões para a oferta de novos exames de pré-natal em 228 municípios de 13 estados.
Ouvidoria Ativa – O Ministério da Saúde está aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS. Neste ano, o ministério começou a distribuir a Carta SUS, uma nova ferramenta que permite aos usuários avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas. Para evitar que o usuário seja cobrado indevidamente, a carta informa ainda quanto o SUS pagou pelo atendimento e pede que eventuais cobranças realizadas sejam comunicadas.
Além da Carta SUS, o usuário pode fazer a avaliação, sem custos, por meio do Disque-Saúde (136). A ligação pode ser feita de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. A avaliação também está disponível na internet, no Portal Saúde.
Fonte: Fabiana Conte/Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CAMPANHA FIQUE SABENDO

 http://otics-iraja.blogspot.com/
CAMPANHA FIQUE SABENDO:
Campanha Fique Sabendo que será realizada no dia 11/08/2012 em todas as unidades da Cap 3.3 de 08:00 às 17:00hs.

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o seguimento médico”




CARTILHA - SAÚDE NA ESCOLA


ATENÇÃO!!!Unidades de saúde realizam atividades pelo Dia de Luta contra as Hepatites Virais


Nos dias 26 e 27 de julho, 58 unidades municipais de saúde realizarão testes rápidos para o diagnóstico da hepatite C para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Também haverá um estande no Centro Administrativo São Sebastião (CASS) com a realização do teste para a doença.
 
O teste será precedido por palestra rápida de aconselhamento sobre o que são, como se transmitem e como podem ser evitadas as Hepatites Virais. As pessoas com exames positivos serão encaminhadas às unidades de saúde que farão a confirmação dos resultados e, posteriormente, o acompanhamento e o tratamento.
 
A ação é realizada pelo Programa de Hepatites Virais com o objetivo de divulgar informações sobre as hepatites e conscientizar sobre a importância do diagnóstico oportuno, que aumenta as chances de cura. O teste rápido para o diagnóstico da hepatite C é dirigido principalmente à população acima de 40 anos com história de transfusão de sangue antes de 1993. Para mais informações basta ligar para a Central de Teleatendimento 1746.

58 UNIDADES MUNICIPAIS QUE REALIZARÃO TESTES RÁPIDOS PARA HEPATITE C
NAS ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS
 
AP1:
Centro Municipal de Saúde (CMS) Ernesto Zeferino Tibau Jr.
Centro Municipal de Saúde (CMS) Ernani Agrícola
Centro Municipal de Saúde (CMS) José Messias do Carmo
Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz
Centro Municipal de Saúde (CMS) Marcolino Candau
Unidade Integrada de Saúde (UIS) Manoel Arthur Villaboim
PSF Lapa / IASERJ
 
AP2.1:
Centro Municipal de Saúde (CMS) João Barros Barreto
Centro Municipal de Saúde (CMS) Manoel José Ferreira
Centro Municipal de Saúde (CMS) Píndaro de Carvalho Rodrigues
Centro Municipal de Saúde (CMS) Albert Sabin
Centro Municipal de Saúde (CMS) Dom Helder Câmara
Clínica da Família Maria do Socorro
Clínica da Família Rinaldo Delamare
CTA Rocha Maia
 
AP2.2:
Centro Municipal de Saúde (CMS) Heitor Beltrão
Centro Municipal de Saúde (CMS) Maria Augusta Estrella
Policlínica Hélio Pellegrino
Clínica da Família Júlio Barbosa
Clínica da Família Nicola Albano
Clínica da Família Carlos Figueiredo Filho
AP3.1:
Centro Municipal de Saúde (CMS) Necker Pinto
Centro Municipal de Saúde (CMS) Américo Velloso
Policlínica José Paranhos Fontenelle
CF Augusto Boal
 
AP3.2:
Policlínica Rodolpho Rocco
Centro Municipal de Saúde (CMS) Milton Fontes Magarão
Centro Municipal de Saúde (CMS) Ariadne Lopes de Menezes
Centro Municipal de Saúde (CMS) Renato Rocco
 
AP3.3
Policlínica Augusto do Amaral Peixoto
CTA de Madureira
Centro Municipal de Saúde (CMS) Clementino Fraga
Centro Municipal de Saúde (CMS) Carmela Dutra
Centro Municipal de Saúde Alberto Borgerth

 
AP4.0
Centro Municipal de Saúde (CMS) Jorge Saldanha Bandeira de Mello
Centro Municipal de Saúde (CMS) Harvey Ribeiro de Souza Filho
Policlínica Newton Bethlem
Clínica da Família Padre José Azevedo Tiúba
CMS Itanhangá
 
AP5.1
Centro Municipal de Saúde (CMS) Waldir Franco
 
AP5.2
Policlínica Carlos Alberto do Nascimento
Centro Municipal de Saúde (CMS) Belizário Penna
Centro Municipal de Saúde (CMS) Alvimar de Carvalho
Clínica da Família Dalmir Salgado
 
AP5.3
Policlínica Lincoln de Freitas Filho
Centro Municipal de Saúde Rui da Costa Leite
Centro Municipal de Saúde Ernani Cardoso Filho
Centro Municipal de Saúde Antares
Centro Municipal de Saúde Nova Sepetiba
Centro Municipal de Saúde Waldemar Berardinelli
Centro Municipal de Saúde Enf. Floripes Galdino Pereira
Centro Municipal de Saúde Professor Sávio Antunes
Centro Municipal de Saúde Ernani de Paiva Ferreira Braga
CF Ilzo Melo
CF José Antônio Ziraldo
CF Deolindo Couto
CF Samuel P.Vale
CF Lenice Maria

VACINAÇÃO BÁSICA DOS PEQUENINOS







Este gráfico foi feito com base na informação da Secretaria de SP. Fizemos as modificações para o nosso calendário e ficou assim. "Colinha" para o esquema de vacinação dos pequenos
. Vale lembrar que para quem dispõe de recursos há outras vacinas além das do calendário básico, que se encontram na rede privada. Ainda assim, nosso calendário público, além de ser gratuito, é um dos mais completos do mundo.