terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Internet 0800 entra em testes em março, diz ministro

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Internet 0800 entra em testes em março, diz ministro:

O governo federal estuda formas criar aquilo que chama de internet 0800. Consumidores e cidadãos poderiam se conectar a páginas de serviços fornecidas por empresas ou pelo governo sem pagar o custo da conexão em dispositivos móveis. A informação foi confirmada pelo Ministério da Comunicações na semana passada.

De acordo com o G1, o ministro Paulo Bernardo declarou hoje que os testes com a internet 0800 começam na primeira quinzena de março em Varjão, no Distrito Federal. A página da comunidade na Wikipedia fala em 3.600 habitantes, uma população bastante reduzida.

Paulo Bernardo na Campus 2011

O projeto de internet 0800 objetiva famílias cujo plano de acesso à internet móvel seja limitado. Já que a franquia mensal existe, o acesso bancado pelas empresas e pelo governo ajudaria no sentido de que evita que o cliente ou cidadão pague para entrar em páginas de serviço. Também valerá para quem não é assinante de acesso à banda larga mas quer, por exemplo, acessar serviços bancários ou entrar em uma loja virtual.

Curiosamente, a declaração do ministro vai de encontro às práticas de mercado que eu tenho observado. Várias operadoras de telefonia fixa adotam a franquia, mas não chegam a bloquear totalmente o acesso do usuário à rede. Em vez disso, jogam a conexão lá para baixo, porém sem desliga-la de vez.

No mundo ideal a internet seria popular e pronto. O cliente paga um preço justo e acesso o que bem quiser. No entanto, nem todos podem arcar com esses valores — ainda mais no Brasil. Espero, pois, que o projeto de internet 0800 dê certo. Eu não usaria e imagino que você que lê esse artigo também não. Mas há brasileiros que certamente não assinam banda larga móvel mas gostariam de usar serviços de e-banco e similares.

O ministério estuda criar domínios específicos para a tarifação reversa (paga por quem oferece o serviço, como no caso das linhas telefônicas 0800). 0800.gov.br e 0800.com.br são algumas opções.

Internet 0800 entra em testes em março, diz ministro



Bairro Educador participa do Programa ZoaSom na Rádio MEC

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Bairro Educador participa do Programa ZoaSom na Rádio MEC:
No mês de Janeiro, a equipe do Bairro Educador iniciou a articulação para estabelecer uma parceria com a ONG Criar Brasil. Esta organização é responsável pelo Programa ZoaSom da rádio MEC, destinado a jovens e adolescentes.  A programação é uma agradável mistura de música e debate sobre temas variados, como drogas, cidadania e moradia.

A equipe do Bairro Educador foi assistir o primeiro programa ao vivo de 2012, no dia 2 de fevereiro no estúdio da Rádio MEC, na Praça da República, e neste dia o tema abrodado foi “Viver em Favela”. Para o debate foram convidados o professor Jorge Barbosa da Universidade Federal Fluminense e do Observatório de Favelas e também René Silva, morador do morro do Adeus, representante do Jornal Voz da Comunidade. A música ficou por conta do som do grupo Melanina Carioca, que é formado por jovens da favela do Vidigal.  Além disso, os jovens também podem participar do programa através das redes sociais, dando seu depoimento de como é viver na favela. O programa conta ainda com dicas culturais e de cursos gratuitos.




Acreditamos no estabelecimento de uma longa parceria. Agora é o momento de trabalhar para garantir aos jovens e adolescentes que estudam nas escolas em que o Bairro Educador atua, mais esta oportunidade de debater e aprender coisas novas de um jeito diferente.
Por Amanda Teles

A educação vai se reeducar? Alunos x Professores - Academia x Mercado

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A educação vai se reeducar? Alunos x Professores - Academia x Mercado: Compartilhamos vídeo do debate "A educação vai se reeducar? Alunos x Professores - Academia x Mercado" durante a #EducaParty #CampusParty 2012, que aconteceu no dia 9 de fevereiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.



Descrição:
A internet facilitou o acesso à informação, e as redes facilitaram a troca de conhecimento. Uma discussão sobre as medidas que estão sendo adotadas por professores e instituições para acompanhar essas mudanças. 
DebatedoresSamantha Shiraishi - Jornalista com passagens em redações de Curitiba e Tóquio, está desde 2006 nas novas mídias, área na qual é empresária em São Paulo. Mãe e cidadã ligada às causas sustentáveis, educacionais e culturais. Priscila Gonsales - Master em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (ES), pós graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP. Atua na área de educação e tecnologia há 10 anos. É co-fundadora do Instituto Educadigital, que desenvolve projetos de integração da cultura digital aos variados espaços educativos. Luiz Algarra - Designer de fluxos de conversação para grupos humanos, com foco em inteligência colaborativa. Propõe e estrutura processos de diálogo para grupos humanos, sejam empresas ou instituições. Atua em eventos, encontros e palestras como ativador de reflexões para grandes multidões, em temas locais ou globais. Maurício Curi - Tem 47 anos, duas filhas, trabalha e reside na Vila Madalena em São Paulo, onde organiza o TEDxVilaMadá e dirige a EDUCARTIS do Brasil. Mila Gonçalves Gerente da área de Educação, Cultura e Juventude da Fundação Telefônica no Brasil. Concentra seus estudos e atividades profissionais na relação entre Educação e Tecnologias desde 1998. Psicóloga, Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Máster em Educação a distância pela Universidad Carlos III de Madrid. Trabalhou no CENPEC durante 11 anos e já atuou como professora em cursos de graduação e pós-graduação.

ALTERAÇÃO NA DATA DE PAGAMENTO DO 14º

DECRETO Nº 35112 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012
Altera data de pagamento na forma que menciona.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,

CONSIDERANDO que os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, solicitaram a extensão do prazo para revisão das avaliações para pagamento dos Acordos de Resultados e Contratos de Gestão;

CONSIDERANDO que essa solicitação visa preservar os critérios com que as avaliações vêm sendo realizadas;

CONSIDERANDO que para atender a essa solicitação, há necessidade de prazo adicional para análise dessas informações para o processamento em folha suplementar.

DECRETA:

Art. 1.º Fica alterada para o dia 15 de março de 2012, a data para pagamento da gratificação de encargos especiais pelo cumprimento dos Acordos de Resultados e Contratos de Gestão firmados em 2011.

Art. 2.º Ficam mantidos os demais prazos estabelecidos no Decreto 35.072, de 30 de janeiro de 2012.

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2012; 447.º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Investir em educação é a melhor estratégia para combater crises econômicas, diz OCDE

http://www.blogeducacao.org.br
Investir em educação é a melhor estratégia para combater crises econômicas, diz OCDE

FORMAÇÂO DE MEDIADORES DE LEITURA

fonte:Blog EducAdão
Programa MAIS LEITURA
A UFRJ, em parceria com MEC, oferece, em 2012.1 e 2012.2, dois cursos de extensão para a formação de mediadores de leitura.
Público Alvo:
Professores das redes públicas de ensino em exercício, em turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga horária: 90 horas cada curso
Local Faculdade de Educação
UFRJ - Campus Praia Vermelha.
Avenida Pasteur, nº 250.
Urca, Zonal Sul, Rio de Jnaeiro.
Dia e horário: Sábados alternados
Das 9h às 17 h
Inscrições abertas –
de 13/02 a 29/02
Solicitar e preencher Ficha de Inscrição pelo email: mediadores.de.leitura.2012@gmail.com
Enviar a ficha, o currículo vitae e documento comprobatório de professor da rede pública e aguardar confirmação da matrícula.
Resultados:
Dia 05/03/2012 pelo site da Faculdade de educação da UFRJ
http://www.educacao.ufrj.br/
CURSO 1
A promoção da leitura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fu,ndamental: literatura infantil, mediações e acervos
Coordenação : Prof. Dra Patrícia Corsino
Ementa do curso
Concepções de infância, leitura e literatura infantil. Leitura literária e outras leituras. Literatura oral. Breve histórico da literatura para a infância no Ocidente e no Brasil. A produção atual de literatura infantil: vida e obra de alguns autores. Qualidade da literatura infantil: linguagem literária, pertinência temática, ilustração e projeto gráfico. Escolarização da literatura e letramento literário. Espaços de livro e leitura na escola. Composição, organização e disponibilização de acervos na escola.
Nº vagas:
2012.1- 35
2012.2- 35
CURSO 2
Linguagem e Cultura Escrita: Alfabetização, Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica
Coordenação :
Prof. Dra Ludmila Thomé de Andrade
Ementa do curso
Concepções de linguagem. A sociologia da leitura infantil no mundo contemporâneo. Interação aluno/professor. Professor como um mediador (colaborador) de interlocuções em sala de aula. Alfabetização, letramento e oralidade. Cultura escrita e práticas escolares de ensino de leitura e de escrita. Elementos lingüístico-textuais de textos produzidos por crianças. Gêneros discursivos próprios à oralidade, leitura e escrita em contextos escolares. Planejamento de atividades para o ensino de alfabetização, leitura e escrita.
Nº vagas:
2012.1- 35
2012.2- 35

IDÉIAS - CARNAVAL

Três links bacanas com idéias para o Carnaval.

http://www.mulherbeleza.com.br/acessorios/mascara-de-carnaval-moldes-e-como-fazer/

http://www.teteamodeler.com/dossier/carnaval/carnaval.asp

http://www.mulherbeleza.com.br/acessorios/acessorios-para-carnaval/

DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

http://sillovinho.blogspot.com/
DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS:
Lidar com ser humano não é uma tarefa nada fácil. Para nós Professores isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.

Para você começar o ano, dou algumas dicas para a primeira reunião de pais.

 

1.CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na reunião. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.

2.ESTABELEÇA  firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.

3.REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião for individual, 20 a 30 minutos é adequado.

4.ESTEJA PRONTA para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.

5.TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as suas afirmações.

6.RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS. Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).

7.INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar com a fama de inimiga nº 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é indisciplinado e só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta questão".

8.SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de dizer "Ela não assume responsabilidades", focalize no problema apontando "Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos".

9.OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores estratégias conforme o perfil da família.

10.ESQUEÇA O PEDAGOGUÈS: Jamais utilizar-se do "pedagoguês" com frases do tipo: "a coordenação motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos Pais.

11.DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento adotado.

12.FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.

13.USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a falar.

14.ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo "Você precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as dificuldades do João", apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: "Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".

15.OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas obervações.

16.CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação. Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você, os Pais, e o Aluno)

17.FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.

18.MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO: Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória.








































50 museus virtuais para você visitar

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50 museus virtuais para você visitar:

Visite museus, eles são repositórios de História e se comunicam com você por meio de acervos, informação e arte. O Brasil, por exemplo, conta com mais de 3.000 museus e você já visitou pelo menos 5% deles?


Digitalizar para disponibilizar itens de acervo pode ser apenas uma das etapas que um plano museológico prevê para disseminar a informação e comunicar a memória, portanto, navegue por eles, mas os visite pessoalmente também. É sempre um bom pretexto para uma viagem qualquer, fomenta o segmento de turismo, informa, diverte, educa.



  1. American Museum of Natural History;

  2. My studios;

  3. Museu Virtual Gentileza;

  4. Museu Virtual de Arte Moderna;

  5. RTP Museu Virtual;

  6. Era virtual;

  7. Museu Virtual de Brasília;

  8. Museu Virtual de Ouro Preto;

  9. Museu Virtual UnB;

  10. Museu Virtual do Transporte;

  11. Igreja do Santo Sepulcro;

  12. Capela Cistina;

  13. Van Gogh Museum;

  14. Museu do Louvre;

  15. British Museum;

  16. Museu Virtual Memória da Propaganda;

  17. Museu da Pessoa;

  18. Museu Virtual do Futebol;

  19. Museu Encantado da Barbie;

  20. Museu Virtual do Iraque;

  21. Museu Virtual de Parelha;

  22. Museu Virtual Aristides Sousa Mendes;

  23. Art-Bonobo – possui 4 museus virtuais;

  24. Museu Mazzaropi;

  25. Museu Virtual da Imprensa;

  26. Museu Virtual de Informática;

  27. Visitas Virtuais 3D;

  28. Museu Virtual da Água;

  29. Museu Virtual de Artes Plásticas;

  30. Museu da Faculdade de Medicina UFRJ;

  31. Museu Virtual do Cartoon;

  32. Virtual Museum of Canada;

  33. National Museum of US Air Force;

  34. The virtual museum of Japanese Arts;

  35. Museum with no frontiers;

  36. Virtual Egyptian Museum;

  37. Museu do Instituto Geográfico Português;

  38. Museu Virtual da Coca-cola;

  39. Museu da Bactéria;

  40. Museu de Arte do Uruguai;

  41. Museu Bizantino;

  42. Museu Virtual da Saúde;

  43. Museu Virtual FEB;

  44. Museu da Contabilidade;

  45. Museu Nacional de Arquiologia;

  46. Fundació Gala-Salvador Dalí;

  47. Museu Virtual do Sintetizador;

  48. Museu Virtual do Caju;

  49. Museu da Infância;

  50. Museu Virtual Sem fronteiras da Física e da Química.


(Biblioteca da Universidade Caxias do Sul)

IDÉIAS - CARNAVAL

IDÉIAS - Moldes Máscara de Carnaval

http://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com/
Moldes Máscara de Carnaval