domingo, 13 de novembro de 2011

CYRO CANTA CYRO

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CYRO CANTA CYRO:
A nossa escola comemorou 38 anos no dia 25 de outubro. Os alunos fizeram a festa!!!!!
Os alunos da professora Geise homenagearam o patrono Cyro Monteiro!!!

ACELERA, AÊ!!!

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ACELERA, AÊ!!!:










A turma 8902, da professora Sandra Vólaro deu um show a parte, cantou, dançou e ajudou na organização do evento. 
Obrigada galerinha boa!!!!

As estrelas do 3º Bimestre

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As estrelas do 3º Bimestre:



Esse bimestre a nossa constelação recebeu mais estrelas. Ao todo foram 85!

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia

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OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia:

Coordenados pela professora Edna e demais professores colaboradores, nossos alunos receberam medalhas de prata e bronze, na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Rumo ao ouro em 2012:)

Núcleo de Arte Grande Otelo: Oficina Itinerante de Artes Visuais na E.M. Alziro...

Núcleo de Arte Grande Otelo: Oficina Itinerante de Artes Visuais na E.M. Alziro...: O Professor Jabim Nunes, da Oficina de Artes Visuais teve muito trabalho esta semana: selecionar trabalhos para representar o Núcleo...

Oficina Itinerante de Música na E.M. Alziro Zarur

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Oficina Itinerante de Música na E.M. Alziro Zarur:


As Oficinas Itinerantes - estratégia para aproximar o Núcleo de Arte de todas as escolas da 6ª E/CRE - vieram realmente para frutificar! A Oficina de Canto e Criatividade, ministrada pela professora Mônica Coropos, também diretora do Núcleo de Arte Grande Otelo, acontecem todas as segundas e quartas ma E.M. Alziro Zarur e são um verdadeiro sucesso! Confiram e... boa Música pra todos!!!




Todos pela inovação!

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Todos pela inovação!: Um artigo meu foi publicado no Correio Braziliense de hoje. Nele, explico a urgência em buscarmos um novo modelo para a educação brasileira no contexto de um mundo com mudanças cada vez maiores e mais constantes. Confira a íntegra do artigo abaixo.

"É difícil prever a dimensão e a complexidade das oportunidades, desafios e mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais que temos à frente. Já somos 7 bilhões de habitantes na Terra, sendo que 1 bilhão passam fome, e em nenhum outro momento da nossa história tanto conhecimento foi gerado e compartilhado. A globalização, a internet e outras tecnologias têm impactado a forma como pensamos, agimos e nos relacionamos. Só em 2010, mais informação foi gerada do que nos 5000 anos anteriores. Até 2020, a quantidade de informações digitais crescerá 44 vezes. Em 2023, quando os alunos que hoje têm 11 anos estarão começando suas carreiras, eles usarão tablets com mais capacidade computacional do que a de um cérebro humano. Em 2050, os jovens terão no bolso aparelhos móveis com mais capacidade do que a de todos os cérebros do planeta, juntos. Diferentemente de seus pais e avós, os alunos de hoje mudarão de emprego mais de 10 vezes antes dos 40 anos e provavelmente exercerão funções que ainda não foram criadas.

Para exercer essas novas funções com competência, lidar com novas tecnologias na produção ética e responsável de riquezas, navegar funcionalmente em um novo mundo, com a responsabilidade de aproveitar oportunidades e enfrentar desafios, nossas crianças e jovens precisam, hoje, de uma formação excepcional. Eles precisarão ter auto-confiança, se adaptar em diferentes contextos, construir relacionamentos rapidamente e virtualmente, utilizar bem sua criatividade nata e empreender. Precisarão compreender suas forças e fraquezas, emocionais e intelectuais, seus direitos e deveres na vida em comunidade e desenvolver suas potencialidades ao máximo. Precisarão ser autônomos e solidários, compreendendo nossos avanços culturais e, ao mesmo tempo, não só tolerando, mas valorizando diferenças.

No entanto, temos algumas fraquezas sérias no nosso país. Por conta de um atraso histórico no nosso desenvolvimento educacional, precisamos melhorar muito a qualidade da nossa educação pública, nosso sistema educacional está completamente ultrapassado e alguns especialistas acreditam que se focarmos no básico e tornarmos o sistema que está aí mais eficiente, teremos sucesso. Mas isso não será suficiente. Nossas salas de aula se parecem com aquelas de 1890, quando os primeiros sistemas de educação pública foram concebidos para impulsionar a era industrial. Na época, a instituição Escola foi planejada como uma fábrica de produzir operários em massa, de forma impessoal, padronizada e estimulando a conformidade. Esse sistema é completamente incongruente com o tipo de escola e de processo de aprendizagem que precisamos. Cada aluno é único e aprenderá mais e melhor se estiver engajado, interessado e motivado. O processo de educar, de desenvolver competências e habilidades, é, essencialmente e inevitavelmente, pessoal, social, acontece num contexto específico, precisa de tempo para assimilação e requer a construção ativa e a associação de ideias.

Ao contrário da crença comum, também temos ventos que sopram a nosso favor. Educadores e especialistas brasileiros já deram dicas de como podemos transformar a escola que temos naquela que queremos e precisamos. O Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, por exemplo, sugeriu que devemos inovar em conteúdo, método e gestão e utilizar o que os brasileiros têm de melhor, como a diversidade, a criatividade e o “rebolado”, em um novo tipo de "pedagogia bossa-nova". A mudança no papel do professor, de conteudista e centralizador para facilitador e arquiteto da aprendizagem, já foi defendida por Paulo Freire e outros. Temos a consciência que nossos alunos já são nativos digitais e que as novas tecnologias podem quebrar as barreiras de tempo e espaço e nos auxiliar na implantação de um processo de aprendizagem mais customizado e personalizado para estilos e necessidades individuais. Experimentos importantes estão acontecendo atualmente não só em outros países, mas também em estados e cidades brasileiras.

É nosso dever moral incentivar essas experiências na busca por uma educação pública de qualidade. Não adianta reformar a casa se queremos, de fato, levar nossos alunos a desenvolverem conhecimentos suficientes para viverem confortavelmente num mundo super-conectado, de mudanças cada vez maiores e mais constantes. Precisamos experimentar, ousar, reconhecer e responder a padrões emergentes. Precisamos de mudanças de ruptura, de novas formas de pensar e agir. Precisamos de uma educação completamente nova para que nossas crianças e jovens consigam assumir um papel protagonista num mundo completamente novo."

Foto retirada daqui: http://www.flickr.com/photos/umpcportal/4581962986/lightbox/ (alguns direitos reservados)

TRÂNSITO SEGURO, VIDA SAUDÁVEL

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TRÂNSITO SEGURO, VIDA SAUDÁVEL:



O motorista que dirigir alcoolizado está cometendo crime, mesmo se não causar danos a outras pessoas. A conclusão, definida como unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, é um avanço para as ações de promoção da segurança no trânsito e integra o esforço nacional para o enfrentamento do problema.


“A decisão certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito, principalmente em um momento que o país vive esta epidemia de lesões e mortes por acidentes. A decisão do Supremo fortalece a posição do Ministério da Saúde em apoiar uma fiscalização mais rigorosa no trânsito”, reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


O Brasil ocupa o quinto lugar do ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) para lesões e mortes no trânsito. Em nove anos, de 2002 a 2010, a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, mais de 40 mil pessoas foram vítimas fatais do trânsito, em todo o país – 25% eram motociclistas.


Para responder a este desafio, o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolve um conjunto de ações de promoção da saúde, prevenção e vigilância de acidentes, violências e seus fatores de risco, sintetizado pela adesão do país ao Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com a coordenação da OMS. Neste em contexto, os ministérios da Saúde e das Cidades assinaram, em maio, o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida. A meta é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos.




Rio de Janeiro –
Integrando os esforços para a prevenção de acidentes e a promoção do trânsito seguro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) desenvolve, em parceria com a Universidade Cândido Mendes, uma pesquisa para conhecer as múltiplas percepções dos habitantes da cidade a respeito dos problemas ligados à mobilidade, ao transporte e à convivência no trânsito, com foco no sentimento de segurança e na noção de civilidade.


Intitulado Trânsito, Violência, Sociabilidade e Cultura, o estudo vem realizando entrevistas e grupos focais com especialistas, membros do governo e de ONGs e representantes dos motociclistas, dos motoristas e das empresas de ônibus.


“Os resultados da pesquisa vão subsidiar ações educativas para a promoção do trânsito seguro e a constituição do Fórum Permanente de Paz no Trânsito, que será implantado em breve”, adianta a coordenadora de Ações e Políticas Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Viviane Manso Castello Branco.


A cientista social Barbara Soares, uma das coordenadoras do estudo, ressalta que a violência no trânsito se distingue da violência urbana – intencional, criminal.  “A violência no trânsito tem a sutileza e a complicação de ser acionada por cidadãos de bem e que muitas vezes imaginam que a culpa é apenas do outro: do governo que não faz cumprir as leis, das empresas de ônibus, dos motociclistas, das multas, das ruas esburacadas e assim por diante.  Um dos nossos objetivos é entender quais são esses mecanismos, como eles são acionados e como é possível desmobilizá-los” aponta a pesquisadora.


Em outubro, o I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito promoveu o debate sobre trânsito seguro e mobilidade urbana e foi oportunidade para a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores e a comunidade em geral. As questões envolvendo crianças e adolescentes tiveram destaque, com a realização dos painéis A criança e o adolescente no trânsito e A caminho da escola: perspectivas da educação e segurança para o trânsito nas escolas do município do Rio de Janeiro.


Para Viviane, o seminário foi importante para fortalecer e integrar os esforços para a promoção do trânsito seguro. “O público elogiou a contribuição trazida pelas diferentes pesquisas e reforçou a importância das iniciativas para pautar  políticas públicas que reduzam  os acidentes e melhorem a mobilidade na cidade”, avalia.


>> Saiba mais sobre a Década de Ações para Segurança no Trânsito


>> Leia a Política Nacional de Trânsito


>> Conheça o Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito


>> Acesse a área temática da BVS sobre Acidentes, Violências e Saúde



PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 13 a 19 de novembro

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PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 13 a 19 de novembro:
14 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DO DIABETES

Nesta segunda-feira, 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. Em 2011, a campanha brasileira tem dois motes: O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos e O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção da doença e evitar o preconceito em relação aos pacientes. Na quinta-feira, 17, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Ensp/Fiocruz e o Teias-Escola Centro Municipal de Saúde Manguinhos promovem a Caminhada pela Saúde: Diabetes não Discrimina.A atividade terá início às 8h30 e será monitorada por um professor de Educação Física.

Assista à campanha do Dia Mundial do Diabetes



CINEMA ETNOGRÁFICO

Estreia nesta quarta-feira, 16, a 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, que exibirá documentários nacionais e estrangeiros no Cinema Espaço Museu da República (Rua do Catete, 153). Conheça os filmes que fazem parte do festival e consulte o catálogo com a programação.

Assista à vinheta da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico



CONSCIÊNCIA NEGRA

O Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) promove a Semana da Consciência Negra 2011, de 16 a 19 de novembro. Na quarta a sexta-feira, a programação inclui apresentações artísticas da Cia AIACOM, exposição de trabalhos e debates, de 9h às 14h30. No Dia da Consciência  Étnica, 17 de novembro, serão realizadas oficinas temáticas para alunos da Educação Infantil, do Ensino Médio e de programas de Educação para Jovens e Adultos. O encerramento será no dia 19, sábado, às 18h, com a Mostra Cultural de Africanidades, apresentações artísticas e multimídia, desfile afro-infantil, roda de jongo e exposição de trabalhos. Escolas interessadas em participar deve fazer o agendamento pelo telefone (21) 2581.9918 ou pelo email contato@aiacom.org.br. O AIACOM fica na Rua Barão do Bom Retiro, 920, Engenho Novo (em frente à Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia).

MORAR CARIOCA

Acontece nesta quarta-feira, dia 16, às 18h, o 5º Painel Morar Carioca: A Cidade Integrada. O debate será moderado pelo jornalista Sidney Rezende e contará com a presença de Carlos Lessa e Rosiska Darcy de Oliveira. O objetivo é promover a troca de ideias sobre a integração favela & cidade e a percepção do “ser carioca”. O encontro será no Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, esquina com Rua Dois de Dezembro).

EVENTOS ESPORTIVOS

Nos próximos anos, o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, receberá uma série de eventos esportivos de grandes proporções: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Mas o quanto a população será afetada, positiva ou negativamente? A  questão será explorada no Centro de Estudos da Ensp/Fiocruz, que acontece nesta quarta-feira, 16, às 14h, no Salão Internacional, com o tema Os grandes eventos esportivos dos próximos anos e o impacto na sociedade. A atividade é coordenada pelo pesquisador da Ensp/Fiocruz, Álvaro Nascimento, e receberá como expositor convidado o pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Carlos Bernardo Vainer. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

ARTES PÚBLICAS E SAÚDE PÚBLICA

As interfaces entre a arte e a saúde estão em cena nesta quinta-feira, 17 de novembro, durante o Seminário Artes Públicas e Saúde Pública, que acontece no Largo da Lapa, no anfiteatro da Praça Cardeal Câmara. A programação tem início às 16h, com o espetáculo Anargiros, do
Grupo Tá na Rua. Às 19h, o debate reunirá o ator e diretor Amir Haddad; o médico, cientista e professor da UFMG Nelson Vaz; a historiadora e museóloga Heloísa Helena Costa. O evento é organizado pelo Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). Informações: (21) 2976.1662 | culturaeciencia@gmail.com.


CULTURA EM BANGU

Sonhar não custa nada… Com este lema, o CAPS Lima Barreto, de Bangu, promove o show de variedades Tire o pé do chão! O evento acontece neste sábado, 19 de novembro, a partir das 15h, na Lona Cultura Hermeto Pascoal (Praça 1º de Maio, s/n, Bangu). A programação inclui música, humor, funk chinês, performance e pagode e conta com a presença do humorista Rodrigo Fagundes, o Patrick, de Zorra Total. A iniciativa é fruto do trabalho criativo e resistente  de usuários da unidade de saúde, seus familiares, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, cuidadores, psicólogos e  muitos amigos de toda a sorte. 






* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.