quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mercadão de Madureira ganha ecoponto de coleta de óleo

O Globo

RIO - O Mercadão de Madureira, na Zona Norte, vai ganhar no dia 23 de novembro um ecoponto de coleta de óleo de vegetal. O local conta com 580 lojas e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia.

A expectativa, de acordo com a Secretaria do Ambiente, é que o ecoponto colete dez mil litros por mês. O óleo recolhido será utilizado como matéria-prima para fabricação de sabões.

A informação é do site do Governdo do Estado.

Pnad reafirma evolução na educação. E também obstáculos - Educação - Notícia - VEJA.com

Pnad reafirma evolução na educação. E também obstáculos - Educação - Notícia - VEJA.com

Avanços na educação não corrigem desigualdades, diz Ipea

Série histórica detalha barreiras à melhoria nos índices educacionais: diferenças regionais, evasão e repetência são desafios

Gabriel Castro

A despeito de avanços nas duas últimas décadas, a educação no Brasil sofre com deficiências graves e persistentes. A série histórica Primeiras Análises: Situação da Educação Brasileira, que reúne dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), divulgada nesta quinta-feira, detalha os desafios do setor, com destaque para a desigualdade regional e a evasão escolar.

O brasileiro tem, em média, 7,5 anos de estudo. "No mínimo, o desejável para um país desenvolvido é que ele busque atingir a educação básica obrigatória - onze anos de estudo", explica Jorge Abrahão, coordenador da pesquisa. Mas o avanço é lento: pelos cálculos do pesquisador, o Brasil chegará a oito anos de média em 2015.

Nesse quesito, a renda é um fator importante: os 20% mais ricos têm 10,7 anos de estudo, em média. Entre os 20% mais pobres, esse indicador é de 5,5 anos - insuficientes mesmo para a conclusão do ensino fundamental, que exige ao menos 8 anos de estudo.

O nível de rendimentos também é determinante no acesso à educação entre população entre 18 e 24 anos. No grupo dos 20% mais ricos, 52% das pessoas nessa faixa etária frequentam uma instituição de ensino. Entre os 20% mais pobres, esse número é de apenas 8%. As defasagens também são constatadas numa comparação entre as unidades da federação: a população do Distrito Federal tem em média 9,7 anos de estudo, contra 5,7 anos dos moradores de Alagoas.

Evasão - Para se igualar a países mais desenvolvidos, o Brasil terá de superar um grande desafio: a evasão escolar. Dos jovens que entram no ensino fundamental, apenas 53% concluem a nona série. Entre os que iniciam o ensino médio, um terço desiste antes da conclusão. A repetência é outro fator importante: 85% dos jovens com idades entre 15 e 17 anos frequentam a escola, mas só 50% estão na faixa escolar adequada.

Em todos os cenários, a situação do meio rural é amplamente desfavorável. Entre a população que vive no campo, por exemplo, o índice de analfabetismo é de 22, 8%. No meio urbano, o indicador é de 4,4%. E é justamente nas áreas rurais, por causa da densidade populacional menor, que as políticas públicas têm menos efeito.

Para Jorge Abrahão, há a necessidade de investimentos voltados para as áreas deficientes. "O ideal é que avancemos em melhorias amplas na educação como um todo; especialmente no meio rural. E a qualidade da escola pública é fundamental para diminuir a desigualdade", afirma

Concurso de Remoção InterCre – 2010 divulga totalização de pontos dos professores

18/11/2010


Edital da Coordenadoria de Recursos Humanos / Secretaria Municipal de Educação divulga nesta quinta-feira, dia 18, a totalização dos pontos obtidos, por cargo e em ordem alfabética, dos candidatos inscritos no Concurso de Remoção InterCre – 2010 e o quadro de vagas para fins de nova origem do concurso.

Para orientação dos interessados, a listagem nominal informa número de matrícula, cargo e disciplina, carga horária, CRE (Coordenadoria Regional de Educação) de origem, 1ª e 2ª opções de nova CRE e o total de pontos.

Divulgado resultado da prova objetiva do concurso para Técnico e Agente de Defesa Civil

18/11/2010


O Diário Oficial desta quinta-feira, dia 18, traz classificação parcial dos candidatos aprovados na prova objetiva do concurso público para Técnico, Auxiliar técnico e Agente de Defesa Civil. No edital da Secretaria Municipal de Administração, com a listagem nominal e a data de nascimento do candidato, são informadas as notas de Legislação Específica e de Língua Portuguesa e a nota final.

Município oferece 165 bolsas de estudo para o primeiro semestre de 2011

Benefício do Banco Carioca de Bolsas de Estudo atende pessoas com renda de até três salários mímimos

18/11/2010


O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está com inscrições abertas para 165 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas com renda per capita de até três salários mínimos. O benefício é válido para os interessados em ingressar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, no 1º semestre de 2011.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) distribuídos pela cidade. As novas oportunidades são para a Escola Padre Butinhá, na Praça Seca (cinco bolsas); nas filiais do Centro Educacional da Lagoa (CEL) na Lagoa, no Jardim Botânico e Norte Shopping (122 bolsas); no Recanto Mãe Esperança, em Campo Grande (oito vagas); e na Faculdade Moraes Junior, no Centro (30 vagas).

Para informações sobre as localizações dos CRAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria 3973-3800.

SMSDC PROMOVE AÇÃO CONTRA POMBOS NA ZONA NORTE










O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), realiza nesta quinta-feira, dia 18, das 9h às 15h, atividades educativas sobre os riscos causados pelos pombos à saúde humana. A ação acontece no Norte Shopping e entorno.









A iniciativa é uma parceria da SMSDC com a administração do shopping e tem como objetivo esclarecer a população sobre a não alimentação de pombos, já que a região concentra grande população dessas aves.









O evento também terá uma tenda com médicos veterinários, que será montada para esclarecer à população quanto aos transtornos causados por estes animais. Além disso, prédios da área também receberão visita dos técnicos.









Os pombos podem contribuir na proliferação de fungos e bactérias, que se desenvolvem em suas fezes ressecadas. A inalação da poeira contaminada com estes microorganismos pode ocasionar doenças respiratórias, como criptococose e histopasmose, clamidiose, salmonelose, dermatites, alergias e doença conjuntival, que pode evoluir para um quadro de doença respiratória.









O ponto de encontro da ação é a entrada principal do Norte Shopping, que fica na Avenida Dom Helder Câmara, n°5474, Cachambi.





Brasil só cumprirá escolaridade exigida pela Constituição em 2015, diz Ipea

UOL
Da Redação
Em São Paulo


Se mantido o ritmo dos últimos 17 anos, o país só cumprirá a escolaridade de oito anos, exigida pela Constituição, em 2015. Essa é uma das conclusões de estudo divulgado, nesta quinta (18), pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Em 2009, a média de anos de estudos para a população de 15 anos ou mais era de 7,5 anos. Em 1992, o índice era 5,2. Foram necessários 17 anos para ampliar em 2,3 anos a média de anos de estudo da população. "Considerando-se essa taxa anual de crescimento, faltam, ainda, cerca de cinco anos para se atingir, em média, a escolaridade originalmente prevista na Constituição Federal, (ensino fundamental ou 8 anos de estudo)", diz o Comunicado nº 66 do Ipea.

Uma das explicações para o país estar nessa situação se deve "à elevada proporção de analfabetos entre adultos e idosos e à baixa escolarização desses cortes". O analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais é um dos grandes problemas da educação. Segundo o Ipea, a taxa brasileira é alta, mesmo quando comparada com países da América do Sul, como Equador, Chile e Argentina. A taxa de analfabetismo, ou seja, a proporção de analfabetos na população, tem caído constantemente. No entanto, o número total de analfabetos tem se mantido em torno de 14 milhões de pessoas. É considerado analfabeto o indivíduo que não consegue ler e escrever um bilhete simples.

Desigualdades

A média atual de anos de estudo, que em termos absolutos está abaixo do que prevê a legislação, ganha outros contornos quando se leva em consideração caracaterísticas como a distribuição geográfica, a renda e o quesito cor/raça.

Na categoria localização, a população urbana/metropolitana tem, na média, 3,9 anos de estudo a mais que a população rural, atingindo 8,7 anos de estudo. Quem mora na área rural tem, em média, 4,8 anos de estudo. Quando se trata do quesito cor/raça, observa-se que os negros têm menos 1,7 ano de estudo, em média, que os brancos. Os brancos estão com média de 8,4 anos enquanto os negros possuem 6,7 anos de escolaridade. Em 1992, a diferença era maior -- de 2,1 anos.

Chama a atenção a diferença entre as faixas de renda. "Independentemente da categoria selecionada, os mais ricos sempre estão em melhor situação do que os mais pobres", diz o estudo. Há uma diferença de 5,2 anos de escolaridade entre os mais ricos e os mais pobres.



Como fazer o bebê largar a mamadeira

Como fazer o bebê largar a mamadeira: "

E agora?

Retirar a mamadeira pode ser difícil para você e para seu filho. Com essas dicas, a transição da mamadeira para o copo será muito mais fácil para ambos.

MamadeiraAo decidir iniciar esta jornada, certifique-se que seu filho já come com a colher e mostra interesse por alimentos sólidos. Os horários das refeições e lanches devem estar bem definidos para ajudar seu bebê a entrar em uma rotina de alimentação.

Quanto mais o bebê é alimentado com mamadeira, mais chance de desenvolver cárie e haver prejuízo do desenvolvimento dentário.

Com a manutenção da mamadeira, os alimentos sólidos que deveriam ser ingeridos durante o dia acabam sendo substituídos por leite. Apesar de o leite fornecer vários nutrientes importantes para a criança, em excesso ou isoladamente ele não fornece o suficiente para um bebê ou criança em crescimento.

Antes de iniciar a retirada da mamadeira

Certifique-se que não há nada mais acontecendo no momento, como um novo bebê ou animal de estimação, por exemplo. Isto pode causar distrações e tornar o processo muito mais difícil.

Nunca deixe seu bebê usar a mamadeira como brinquedo ou chupeta. Se o seu filho associa a mamadeira apenas com a alimentação e não como brinquedo ou conforto, ele se preocupará menos com a transição. Isto deve ser implementado a partir da primeira vez em que for utilizada uma mamadeira.

Quando der a mamadeira, segure-a você mesmo. Nunca deixe a criança segurar a mamadeira.

Seu bebê pode precisar de cuidados adicionais durante este período, portanto esteja preparada para lhe dar a atenção extra de que precisará para ultrapassar esta fase de transição. Você pode lhe oferecer um cobertorzinho ou bicho de pelúcia para que ele se distraia.

Tudo pronto para a grande mudança

CopoOfereça um copo com canudo por volta dos 6 meses de idade. Seu bebê provavelmente irá usá-lo como brinquedo por algum tempo, o que é bom. Repita o procedimento de tempos em tempos.

Ao reintroduzir o copo por volta dos 8-10 meses, ele provavelmente o aceitará de maneira bastante satisfatória.

Fique firme. É extremamente importante que você mantenha o seu plano ou o processo vai apenas se arrastar.

Depois que seu filho estiver familiarizado com o copo (lá pelos 8-10 meses), use-o no lugar de uma das mamadas, diariamente, por uma semana. Na semana seguinte, substitua mais uma mamada com mamadeira pelo copo. Faça isso a cada semana até que seu bebê tenha se esquecido completamente da mamadeira.

Lembre-se de ser persistente. A alimentação com o copo costuma ser mais demorada que com a mamadeira, então você deverá ser muito paciente.

É proibido...

... dar suco na mamadeira. Isso vai apenas prolongar a transição.

... abandonar o copo e retornar para a mamadeira. Isso só vai confundir o seu bebê e fazer o processo demorar mais ainda.

Fonte: Pediatria Brasil / Baby Tips Online

Se você tiver mais alguma dica, compartilhe conosco! Deixe o seu comentário!


Gostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Visite o Pediatria Brasil. Blog pra quem ama criança.

"