quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO QUINTO ANO (9) - A sala de aula

http://bancodeatividades.blogspot.com/
PROJETO QUINTO ANO (9) - A sala de aula: EXPLICAÇÃO
ORAL




>>Pergunte aos alunos o que eles
sabem sobre como surgiram as medidas.


Conte a eles a historia abaixo, você
pode organizar um círculo, ou levar os alunos para o pátio, para baixo de uma
árvore se sua historia tiver, o importante é que esse momento de escuta seja
diferente, isso despertará a curiosidade do aluno em ouvir o que você tem a
contar:

Educopédia na XV Bienal do Livro 2011

http://educopedia2010.blogspot.com/
Educopédia na XV Bienal do Livro 2011: É com muito orgulho que a Educopédia está na XV Bienal do Livro divulgando as aulas das famílias de Grandes Obras e Asas de Papel, coordenado pela professora Fátima Campilho.


Parabéns a todos os educopedistas que estão desenvolvendo um trabalho maravilhoso de leitura.


Confira os vídeos abaixo que serão divulgados no estande da SME "O Livro: do papel ao digital".


Veja a programação completa da SME na Bienal no Rioeduca - http://www.rioeduca.net


==================================================


Conhecendo ASAS DE PAPEL e GRANDES OBRAS




Nas aulas de "Asas de Papel", as crianças entram em contato com literatura de qualidade e descobrem muitos livros, seus escritores e ilustradores. Elas podem refazer a capa de um livro de acordo com a sua interpretação da história, assistir a um vídeo sobre a mesma história contada de outra forma, conhecer outros livros e histórias, cria novas histórias, mas o mais importante é que elas fazem tudo isso brincando através de jogos, colagem, pintura, música, animação, filmes, quadrinhos, dramatização. Entre muitas outras brincadeiras e desafios, as aulas digitais de literatura infantil da Educopédia oferem a possibilidade de convivência com personagens fantásticos, propõem questões, sugerem pensamentos e dúvidas, instigam a imaginação e revelam a criatividade.





Nas aulas de "Grandes Obras", adolescentes entram em contato com literatura de qualidade explorando a obra por diversos aspectos e conhecem seus autores. Eles podem conhecer detalhes minuciosos da obra que auxiliam na interpretação, explorar capa e contracapa, conhecer a estrutura da narrativa, do poema e do texto dramático, estabelecer relação entre os textos, produzir novos textos e muito mais! O mais importante é que fazem tudo isso através de atividades interativas. As aulas digitais de literatura juvenil da Educopédia abrem caminhos para formar leitores conscientes de sua própria expressão cultural ao se defrontarem com obras de todas as épocas e povos em que vidas reais e virtuais se interrelacionam e se reinventam abrindo novas possibilidades de comunicação, interpretação e recriação do mundo.







Direção de Vídeo: Mirian Magami

Coordenação de Asas de Papel: Fátima Campilho

Coordenação de Grandes Obras: Fátima Campilho

Consultoria: Fátima Campilho

Coordenação Geral: Monica Souza

Gerência: Beatriz Alquerez

Subsecretário de Assuntos Estratégicos: Rafael Parente

SME- Rio de Janeiro








PSE NSEC06 INFORMA - PATERNIDADE, PRIMEIRA INFÂNCIA E SAÚDE

http://elosdasaude.wordpress.com/
PATERNIDADE, PRIMEIRA INFÂNCIA E SAÚDE:

O papel do pai na primeira infância e as relações entre a paternidade e a saúde do bebê e da família foram tema de diversas atividades desenvolvidas em agosto no Rio de Janeiro, durante o Mês de Valorização da Paternidadeiniciativa idealizada pelo Comitê Vida e promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), por meio de suas unidades de saúde.


A campanha parte do pressuposto de que a participação afetuosa dos pais no cuidado com seus filhos é um processo que contribui para o bem estar de toda a família e tem repercussão na redução de indicadores de mortalidade infantil, materna e de sífilis congênita.


“O Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro define como uma de suas metas a implantação da iniciativa Unidade de Saúde Parceira do Pai em toda a rede Saúde Presente. Envolver os profissionais de saúde em atividades de valorização da paternidade  é fundamental para tornar este objetivo uma realidade”, avalia Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ.




I Semana do Bebê Carioca

Integrando o Mês de Valorização da Paternidade, a I Semana do Bebê Carioca – Rio, a Cidade que Amamenta, realizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 22 a 28 de agosto, impulsionou o debate e a mobilização social em torno da valorização da paternidade e da primeira infância.


O Seminário Bebê Carioca, realizado dia 23 de agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  reuniu pesquisadores, profissionais e gestores de saúde, além de representantes da sociedade civil organizada. Além de mesas redondas e debates, a programação incluiu mostra de trabalhos científicos e experiências bem sucedidas na promoção, proteção e apoio às gestantes, às mães e aos bebês e uma mostra de fotografias sobre amamentação e valorização da paternidade. Durante a programação, o grupo Saudarte, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou paródias com o tema da saúde, envolvendo todo o público do evento, de forma lúdica e divertida.


Para fechar a I Semana do Bebê Carioca, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro promoveu, no Aterro do Flamengo, o Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância, 28 de agosto. Cerca de duas mil mulheres estiveram reunidas durante um grande “mamaço”, para amamentar simultaneamente e chamar a atenção para a importância desta prática para a saúde do bebê e a criação de vínculos familiares entre mães, pais e filhos.


A Superintendente de Promoção da Saúde, Márcia Torres, parabeniza a iniciativa e adianta: “A I Semana do Bebê Carioca promete ser a primeira de anos e anos de uma cidade amamentando”:


Presentes ao evento, o Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e o coordenador dos Espaços de Desenvolvimento Infantil da Secretaria Municipal de Educação, comentam as conquistas da promoção do aleitamento materno na cidade e reforçam a importância da intersetorialidade:


Ouça também: A assessora da Casa Civil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Elen Barreto, apresenta o Programa Primeira Infância Carioca:


Unidades de saúde aderem ao Mês de Valorização da Paternidade

No CMS Professor Masao Goto, as quartas-feiras do mês de agosto foram dedicadas à valorização da paternidade. A unidade de saúde vestiu-se de homem, por meio de painéis, murais e cartazes construídos coletivamente, com fotos e mensagens de pais e filhos. Palestras, rodas de conversa e oficinas de shantala e recreação abriram espaço para a interação da equipe de saúde com os usuários da unidade, para sensibilização de todos sobre o papel do pai na primeira infância.


A brincadeira foi o mote da Clínica da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão. Na programação, apresentações do Coral Liga dos Brincantes e da Dança do Pororó e oficinas de pipa e de brinquedos reciclados, entre outras, revelaram como temas importantes podem ser tratados por uma perspectiva lúdica.


Em Paciência, o  CMS Maria Aparecida de Almeida, próximo ao conjunto Cesarinho, promoveu atividades de sala de espera rodas de conversa e palestras sobre o cuidado com a mama na gestação, a importância da participação de toda a família na amamentação e os benefícios do aleitamento materno para a mãe e o bebê. A programação incluiu, também, campanha de vacinação com o mote Pai animado quer seu filho vacinado e o Dia D da Saúde do Homem, comemorado dia 25 de agosto.


No Dia D da Saúde do Homem, foram promovidas palestras sobre fisioterapia, sífilis, hepatites B e C, vasectomia e tabagismo e atividades de orientação sobre saúde bucal. Pais e filhos realizaram exames laboratoriais e foram atendidos em consultas clínicas, pediátricas e de enfermagem, com atenção especial aos adolescentes.  “Ao final do dia, recebemos uma gestante em trabalho de parto, devidamente acompanha pelo marido! Foi o encerramento ideal para um dia inteiro de atividades dedicadas aos pais”, comemora Zeni Fernandes, diretora do CMS Maria Aparecida de Almeida.


No Dia D da Saúde do Homem, no CMS Maria Aparecida de Almeida, papais tiveram a oportunidade de cuidar da saúde e fortalecer o vínculo com seus filhos através de atividades lúdicas e interativas


Em Lins de Vasconcelos, as atividades do Mês de Valorização da Paternidade envolveram o PSF Professor Antenor Nascentes, a Escola Municipal Senador João Lyra Tavares e a Creche Odetinha Vidal de Oliveira no debate sobre a importância do apoio paterno à amamentação. “A integração entre  unidade de saúde,  escola e creche é muito proveitosa, pois cria espaço para a interlocução entre profissionais de saúde e de educação, pais e funcionários”, avalia Jasmim da Costa Santos, médica do PSF Professor Antenor Nascentes.


Em Lins de Vasconcelos, as atividades de valorização da paternidade envolveram profissionais de saúde e de educação; homens e mulheres; pais, mães, filhos e avós


Jasmin ressalta que na unidade de saúde a equipe optou por trabalhar o tema da paternidade junto a homens e mulheres. “Abrimos espaço para os dois gêneros,pois percebemos a importância de falar para as mulheres sobre o valor da paternidade e a necessidade de empoderar seus parceiros.Além dos pais, recebemos a presença de mães, avós e de homens e mulheres que não têm filhos,o que contribui para a multiplicação do debate”, compartilha Jasmim.


Like this:

Be the first to like this post.

DESFILE CÍVICO - 2011

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/2011/09/meu-filme-4_01.html
DESFILE CÍVICO - 2011:
                                                          O CIEP Antônio Candeia Filho marcou presença no desfile cívico de 1º de setembro de 2011 em Coelho Neto. Acima, as imagens!

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012: Rio - O ministro da Educação, Fernando Haddad, ...

CRECHE YARA AMARAL

http://yaraamaral.blogspot.com/
(título desconhecido): PROJETOS CANTIGAS E CONTOS


EIXO MOTIVADOR: CADÊ MEU TRAVESSEIRO?
 DE 
ANA MARIA MACHADO


Uma viagem pelos contos e cantigas do universo infantil.
Período: Agosto / Setembro e Outubro de 2011


Objetivo: Estimular o desenvolvimento infantil  usando a literatura infantil, música, artes, brinquedos e brincadeiras.


UMA VERDADEIRA DELÍCIA DE PROJETO !

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes voltados para pessoas com deficiência

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes voltados para pessoas com deficiência

Prefeitura convoca 530 agentes para reforçar combate à dengue

Prefeitura convoca 530 agentes para reforçar combate à dengue

Prefeitura realiza 4ª Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio

Prefeitura realiza 4ª Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio

II U,E.xpondo 26 de agosto

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
II U,E.xpondo 26 de agosto: O CIEP Antônio Candeia Filho participou do II U.E.xpondo com muitos trabalhos criativos. O PEJA marcou presença. Colocamos aqui algumas imagens de trabalhos  das turmas do ensino regular e do PEJA, mostrando um entrosamento cada vez maior entre as duas modalidades em nossa escola.







Prefeitura realiza 4ª Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio



Procure a unidade de saúde mais próxima e participe

01/09/2011

No dia 2 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove a 4ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio. O objetivo é mobilizar população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti. Para participar, basta procurar uma unidade de saúde da Prefeitura do Rio, a partir das 8 horas. A atividade faz parte do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável. Profissionais de saúde vão participar da ação para orientar os participantes sobre a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

Os participantes sairão das unidades de saúde em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região, acompanhados por agentes de saúde. Creches e escolas municipais também participarão da atividade.

Campanha da 6a CRE: Hoje é Dia de Escola: Cativar, Acolher e Conhecer

http://bairroeducador.blogspot.com/
Campanha da 6a CRE: Hoje é Dia de Escola: Cativar, Acolher e Conhecer:


Cartão de divulgação da campanha feito pelo BE
Mais uma vez a 6a Coordenadoria Regional de Educação promoveu a campanha Hoje é Dia de Escola. Trata-se de uma série de ações voluntárias realizadas pelas Escolas integrantes da 6a Coordenadoria Regional da Educação. Nesse ano a campanha aconteceu no dia 26 de agosto e teve como temática “Cativar ...  Acolher ... Conhecer...”. O objetivo primordial dessa campanha foi arrecadar livros que pudessem ser disponibilizados nas bibliotecas das escolas, aumentando o repertório cultural dos estudantes.

Entretanto, além desse objetivo, pretendia-se também que fosse um dia para resgatar o valor e a importância da escola na vida dos estudantes e da comunidade. As escolas do Bairro Educador da Pavuna abraçaram de forma entusiasmada a Campanha e em parceria com o Projeto puderam ofereceram várias oficinas nas unidades escolares proporcionando para os estudantes momentos de cultura, aprendizagem e manifestação artística.

O pipeiro Max Fonseca Cardoso, junto com quatro oficineiros do SESC de Madureira desenvolveram a oficina em cinco turmas do primeiro segmento da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, atingindo um público de 200 pessoas. Durante a oficina foi trabalhada a importância da preservação do meio ambiente e os cuidados necessários para se soltar pipa.




Paulo Negueba, oficineiro do Bairro Educador
Na Escola Municipal Escultor Leão Velloso a atividade aconteceu no auditório da unidade escolar, contanto com a participação da turma do 9º ano.  A dupla de parceiros do Bairro Educador, Paulo Negueba e Wellington desenvolveram uma oficina de expressão corporal e musicalidade. Eles aproveitaram a oportunidade e num “papo reto” falaram com os jovens sobre a importância da escola e do estudo. Negueba (Oficineiro do Bairro Educador) comentou o quanto a cultura e a arte foram cruciais em sua vida para que ele hoje seja o que é. Graças ao trabalho com a música, ele pôde conhecer vários países e pessoas. Essa experiência fez uma grande diferença em sua vida e isso foi partilhado de forma emocionante com os estudantes.


Em seguida, outra voluntária, a Judoca Linda Marie, conversou com os estudantes sobre a importância da disciplina e do esforço que o atleta deve ter em relação ao esporte e como esses valores são importantes para a vida. Ela fez uma demonstração sobre os princípios da prática do judô, explicando sua origem e seu funcionamento. Ao fim da oficina a judoca disse que oferecerá aulas semanais aos estudantes da Escola Escultor Leão Velloso, o que deixou os estudantes bastante felizes.




Judoca Linda Marie
Logo em seguida, a voluntária Kátia Mattos passou um documentário sobre Kung Fu para os estudantes e Simone Santos, da equipe de pesquisa do Bairro Educador ministrou uma oficina sobre a Valorização do Estudo e Autoestima. Simone falou sobre a importância de desenvolver metas para o futuro através dos estudos.



Katia Mattos falando sobre o Kung Fu




Simone dos Santos, do Bairro Educador
Na parte da tarde, a Judoca Linda Marie foi as Escolas Municipais Motorista Paschoal André e Zilda Nunes da Costa. Ela conversou com os estudantes do 3º, 4 º e 5º ano sobre a importância do esporte; a judoca também ressaltou sobre o valor dos estudos como a melhor garantia para o futuro, finalizando com uma demonstração de judô para os alunos, que ficaram encantados.

Déborah Sobrino (Gestora de Projeto do Bairro Educador da Pavuna).

Região Centro-Oeste terá quase 80 mil matrículas a mais

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Região Centro-Oeste terá quase 80 mil matrículas a mais:

O triplo de alunos até 2014(Brasília, 01/09/2011) - A expansão da educação superior e profissional na região Centro-Oeste vai dar um salto até 2014. O número de matrículas nas universidades públicas subirá de 81,7 mil matrículas para 119,4 mil, enquanto os institutos federais de educação, ciência e tecnologia triplicarão o número de alunos, passando de 22,2 mil para 62 mil.


Os três estados e o Distrito Federal, que formam a região, têm hoje cinco universidades federais com 28 câmpus, além de cinco institutos federais, com 22 unidades de ensino. Ao final de 2014, o Centro-Oeste manterá as cinco universidades, mas seus câmpus serão 31. Já os cinco institutos de educação profissional superarão o dobro de unidades – serão 56.


Entre os estados da região, dois se destacaram nas duas primeiras etapas da expansão ocorridas no período de 2003 a 2010. Mato Grosso do Sul tinha, em 2003, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com sete câmpus e 14,7 mil matrículas. Em 2005, o estado ganhou a segunda instituição pública de ensino superior, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Juntas, a UFMS e a UFGD fecharam 2010 com 12 câmpus e 18,6 mil matrículas. Em 2014, elas manterão o mesmo número de câmpus, mas as matrículas subirão para 26,2 mil.


Goiás é destaque na expansão na rede de educação profissional. É o único estado do Centro-Oeste com dois institutos federais de educação – o instituto de Goiás e o Goiano, ambos com sede em Goiânia. No final de 2010, os dois institutos tinham 13 unidades no interior do estado e 12,5 mil alunos matriculados. Em 2014, os institutos terão 22 unidades espalhadas em 21 municípios e 23,4 mil matrículas.


Ouça o secretário Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica sobre a expansão da rede federal de ensino no país até 2014.

PSE NSEC 06 INFORMA: Sintomas psíquicos: Pensou em vermes? O que diz a médica Beatriz Guerra

Sintomas psíquicos: Pensou em vermes? O que diz a médica Beatriz Guerra: Não é que o forte deles sejam os sintomas psíquicos, mas uma pesquisa no Instituto Pinel, no Rio de Janeiro, nos anos 1990, constatou que 74% das crianças atendidas tinham parasitose crônica.
 
Alguns sintomas típicos de infecção por vermes e protozoários:
  • memória ruim

  • pensamentos confusos

  • inquietação, agitação contínua

  • constrangimento, timidez excessiva

  • insônia, agitação noturna

  • depressão

  • apatia

  • angústia, sensação de opressão no peito...


 
A Dra. Beatriz Brandão Guerra, médica, tem uma longa experiência com parasitoses. Atende pessoas das mais variadas classes sociais, e todas ganham na primeira consulta um pedido de exame de fezes. Os resultados podem surpreender, frustrar ou confirmar suspeitas. Mas, como ela diz, “a clínica é soberana: se o médico acha que deve tratar, mesmo o exame dando negativo ele trata”.

 
Ela vem fazendo descobertas. Por exemplo: úlceras no trato digestivo – estômago, duodeno – quase sempre estão ligadas a estrongilóides.

 
Mas sua constatação mais impressionante é a depressão causada pela presença de amebas:

 
– O paciente chega reclamando da vida e de si mesmo, negativo, vendo sempre o lado ruim: isso é típico do portador de amebas. Umas mais, outras menos, todas produzem esse efeito. Dificuldade em executar tarefas que antes executava bem, dificuldade até de gozar as coisas boas da vida, uma conduta típica da depressão: o paciente é o vitorioso que se torna derrotado por causa de uma amebinha. É só tratar dela que a depressão desaparece.

 
Beatriz imagina que as amebas produzam algum tipo de toxina que age diretamente sobre o psiquismo.

 
– Mas toda verminose é toxica. No primeiro momento isso aparece como uma pequena perturbação digestiva e você não liga; a perturbação está lá e produz uma ligeira variação para o lado negativo, um pequeno desconforto. Como um pedacinho de carne entre os dentes – não é nada, mas incomoda. O mal é que com o tempo você acostuma. E nós estamos tão viciados no desconforto que nem percebemos as variações, não imaginamos que a vida poderia ser melhor.

 
Ela considera que cada pessoa é um ecossistema, que vive e interage com outros ecossistemas. Se há uma parasitose instalada, é porque aquele ecossistema se desequilibrou. Como poderia não produzir mal estar?

 
– A presença do parasita não é inócua. Todas as células do organismo têm representação cerebral. O mecanismo que capta estímulos produzidos pelo próprio corpo está registrando o incômodo. Se você tem toxinas, os seus sentimentos gentis se alteram – e isso pode ser um aviso.

 
Seu arsenal médico para enfrentar parasitoses é vasto: vai dos quimioterápicos mais fortes à suavidade das dinamizações homeopáticas.

 
– Quando o paciente com amebíase não aguenta um secnidazol, por exemplo, que é violento, dou chá de alho. Três dentes de alho de bulbo roxo, fervidos durante 3 minutos e deixados em infusão por mais 20: tomar por 7 dias, em qualquer horário. A eficácia como amebicida é de 88%.

 
Como estratégia preventiva, Beatriz recomenda aos pacientes o uso de antiparasitários no último período de cada estação: de 1 a 20 de março, 1 a 20 de junho, 1 a 20 de setembro e 1 a 20 de dezembro.

 
– Durante esses 20 dias, digo para tomarem diariamente alguma coisa que pode até ser a microdose de alho, losna, hortelã e dente-de-leão (página 204.7). Terminado esse período, fazer manutenção repetindo o tratamento uma vez por semana, tipo toda segunda-feira. Se sentirem algum sintoma esquisito, tratar durante uma semana inteira.

 
Dinamização é o método de concentração ou elevação da energia terapêutica dos medicamentos pelo sistema da homeopatia. Para dinamizar uma fórmula alho/losna/hortelã/ dente-de-leão, ou outra qualquer, depois de fazer a mistura das tinturas na proporção adequada, sem água, deve-se tirar 6 gotas, juntar num vidrinho com 20 ml de brandy, tampar, bater o fundo do vidro 100 vezes na palma da mão; a dinamização estará pronta. Daí em diante, para fazer um vidrinho de microdose dinamizada, basta tirar 6 gotas e diluir em 20 ml de água.

 
Ela lembra que a doença e a saúde vão depender sempre do grau de imunidade do hospedeiro, da virulência do ataque, da quantidade de agentes patogênicos e do ambiente em que ele está.O resultado é a soma dos fatores.

 
– Felizmente, muitas vezes a pessoa se livra da parasitose porque a condição psíquica melhora. Alguém que se apaixona, por exemplo: o amor tem uma tradução bioquímica.
Ou alguém que começa a meditar: a meditação modifica o ritmo do cérebro, que passa a trabalhar em ondas diferentes, e com isso muda o metabolismo e toda a economia do organismo, o que vai melhorar o nível de defesa. Harmoniza o ecossistema, onde o verme já não fica à vontade.

 
(do Almanaque de Bichos que dão em Gente, 3a edição)

Fonte: http://www.soniahirsch.com/2011/08/sintomas-psiquicos-pensou-em-vermes-o.html

Novidade em nosso blog!

http://rknoticia.blogspot.com/
Novidade em nosso blog!:

Veja fotos de eventos e passeios em nossa conta no PICASA. Além de nós postarmos vídeos, agora iremos divulgar todos os nossos cliques...

Por enquanto você confere as fotos da "Visita ao Salão do Livro".
Em breve, mais fotos!

Festa Surpresa da Dona Tânia!

http://rknoticia.blogspot.com/
Festa Surpresa da Dona Tânia!:

A maior parte da equipe reunida e três gerações de diferentes gestões. Assim foi a homenagem dos professores e funcionários a nossa querida diretora adjunta, Dona Tania.
A confraternização teve a visita de nossa antiga diretora, Dona Célia, e claro, da maior parte do corpo docente.

Desfile Cívico!

http://rknoticia.blogspot.com/
Desfile Cívico!:


Amanhã, dia 2 de setembro, nossa escola irá desfilar na Rua Marcos de Macedo às 10 horas, em Guadalupe.
Contamos com sua presença!

E.M. ROSE KLABIN - UMA ESCOLA DE TODOS! 

PARABÉNS, PROFESSORA TAIS!

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
PARABÉNS, PROFESSORA TAIS!:



O CIEP parabeniza nossa querida Professora Tais!










assinaturas 
<br />personalizadas



Pré-escola de qualidade tem impacto positivo no aprendizado no Ensino Fundamental

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Pré-escola de qualidade tem impacto positivo no aprendizado no Ensino Fundamental:


Carolina Vilaverde
Da Redação do Todos Pela Educação



O ensino pré-escolar, oferecido às crianças de 4 a 6 anos, tem impacto positivo no aprendizado no Ensino Fundamental, afirma o consultor da Fundação Cesgranrio e membro da Comissão Técnica do Todos Pela Educação, Ruben Klein. “A Educação Infantil pode ter uma influência muito grande. Se tivermos uma boa Pré-escola, podemos desenvolver muita coisa. Por isso, precisamos pensar nesse grande esforço de estimular as crianças para que elas entrem na Pré-escola e cheguem ao Fundamental com um nível adequado. Quanto melhor for a Pré-escola, mais preparado o aluno entra no 1º ano para ser alfabetizado”, disse na última semana, durante a divulgação dos resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização).


“Como a Educação é um processo acumulativo, a etapa seguinte depende da anterior. Se conseguirmos dar um foco maior à Educação Infantil, teremos, por consequência, um resultado muito melhor lá na frente”, concordou Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. “O direito à Educação é o mesmo para todas as crianças do País. Garantir o direito de aprender logo nos anos iniciais é uma plataforma importante para  assegurar este direito em  todas as séries seguintes”, complementa.
Para isso, é fundamental que a Pré-escola tenha qualidade e não seja “apenas um local para deixar as crianças”, diz Klein. “Se a família não tem condições de dar os estímulos necessários, a escola teria que, de alguma maneira, fazer um pouco desse papel”.

Desigualdade educacional
A Prova ABC é uma avaliação inédita desenvolvida pelo Todos Pela Educação e por parceiros, e foi aplicada em 250 escolas das capitais do País no início deste ano. Os resultados mostram que 56,1% dos estudantes aprenderam o que era esperado em leitura, e 42,8% em matemática.



A avaliação apresentou também grande variação nos resultados entre as regiões do País e entre as redes de ensino pública e privada. Em matemática, por exemplo, entre o melhor e o pior desempenho das regiões há uma diferença de 33 pontos - a região Sul tem a melhor média, com 185,6 pontos, e a média mais baixa fica com a região Norte, com 152,6 pontos.


Para Priscila, é preciso pensar na Pré-escola como uma forma de diminuir a desigualdade educacional, já que umaboa Educação Infantil nivela as diferenças logo de partida.  “Uma das funções da Educação é ser uma política compensatória e fazer com que todos tenham oportunidades. Nós precisamos enfrentar o desafio de diminuir as desigualdades educacionais, que já começam nos anos inicias do Fundamental. Se não conseguirmos corrigir essas distorções no início, dificilmente vamos conseguir mais pra frente“, opina.


Fonte: Todos pela Educação

Maratona Érico Veríssimo

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
Maratona Érico Veríssimo: As alunas do PEJA participaram, junto com a professora de Língua Portuguesa, da palestra com o imortal da Academia Brasileira de Letras, o escritor Carlos Nejar no auditório da E.M. Monte Castelo, no dia 17 de agosto de 2011. O tema foi a vida e a obra do escritor Érico Veríssimo.


Projeto Atitude Saudável - Costa Barros

http://smsdc-cms-sylviofbrauner.blogspot.com/
Projeto Atitude Saudável - Costa Barros:
Inscrições Abertas




De 10 à 24 anos.



Artes Marciais
Percussão
Dança (Portus e Quitanda)


Inscrições no CMS Sylvio Frederico Brauner e/ou CMS Portus e Quitanda.
Procurar: Fernando Matas ( CMS Sylvio Frederico Brauner)
Lúcio (Portus e Quitanda)


Documentos: Identidade e Comprovante de Residência.
Menores de 18 anos terão de apresentar a autorização dos responsáveis.

Alunos da Rede Municipal de Educação do Rio na Feira Internacional de Arte Contemporânea

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Alunos da Rede Municipal de Educação do Rio na Feira Internacional de Arte Contemporânea:






Repassando e-mail de Jacqueline Mac-Dowell:



Prezados Professores,



Quero convida-los a fazer parte do Projeto Piloto

de Curso de Extensão para alunos.

Este consiste em capacitar 10 alunos para

participarem da I Feira de Arte do Rio de

Janeiro
, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de

setembro.



Primeiro, iremos reunir um grupo de alunos que

tenha a partir de 16 anos e perfil para ser guia

de visitas orientadas na Feira. Você professor,

irá indicar esses alunos. Temos vagas para 50

alunos. O dia do curso será dia 31 de agosto de

2011, em dois horários no Centro de Arte Calouste

Gulbenkiam ( Rua Benedito Hipólito, 125 - próximo

ao Sambódromo e em frente ao terreirão do Samba).

Os horários são: manhã, das 10h às 12h e à

tarde das 14h às 16h (que seja no contra turno do

aluno).



O aluno pode vir acompanhado do responsável ou do

próprio professor. Os alunos escolhidos participam apenas de 1 (um)

dia da Feira. Ele receberá duas escolas

neste dia e irá fazer a visita guiada com os dois

grupos.



Nós não estaremos todos os dias da Feira. Nosso

cronograma será: dias 8, 9 e 10 de setembro, ou

seja, quinta, sexta e sábado das 12h às 15h. Cada

grupo terá uma média de 30 a 35 alunos. A duração

da visita é de 1 (uma) hora.



Estaremos nos dias 25, 26 e 29 de agosto, das 13h às 17h

recebendo inscrições pelos telefones 2976 2328 e

2976 2335. Falar diretamente com Jacqueline.

O professor que se interessar em levar o seu

grupo de alunos para a visitação também fará inscrições pelo mesmo telefone de contato.



Aguardo contatos,



Sucesso!



Jacqueline Mac-Dowell

Arte Educadora

SMERJ-CT Artes Visuais

IHA - Equipe Artes




NOTAS:



Ver postagem sobre a "Feira Internacional de Arte Contemporânea no Rio": http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/2011/08/feira-internacional-de-arte.html


Ver ainda o site ArtRio: http://www.artriofair.com.br/



Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Curso de Arte Popular para Professores da Rede!

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Curso de Arte Popular para Professores da Rede!:






Repassando e-mail de Jacqueline Mac-Doweel:





Favor divulgar.



Prezados Professores,

Daremos início neste sábado, dia 03 de setembro, das 9h ás 13h, ao curso de Arte Popular com a especialista Ana Cretton, do Museu do Folclore. Serão três momentos, dia 03 e 10 de setembro no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e dia 17 de setembro no próprio Museu.



Jacqueline Mac-Dowell
Arte Educadora

SMERJ-CT Artes Visuais

IHA - Equipe Artes






Postado por Imaculada Conceição M. Marins