terça-feira, 4 de junho de 2013

CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL: Semana de Alimentação Escolar 2013

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CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL: Semana de Alimentação Escolar 2013: CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL: Semana de Alimentação Escolar 2013: Incentivar bons hábitos alimentares; Conscientizar sobre a importância  e os motivos pelos quais nos alimentamos; Reconhecer os aliment...

DICAS - Opções de tratamento de acordo com a sua pressão arterial

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Palestra sobre lixo e dengue para responsáveis em Acari

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Cerca de noventa responsáveis assistiram no CIEP Antônio Candeia Filho, BE Acari, no dia 11 de maio a palestra O Lixo e a Dengue, ministrada pelo representante da Comlurb Gilberto Alencar. A ação foi uma articulação do gestor de projetos Carlos Carvalho, do Bairro Educador Acari que, atendendo a uma solicitação da coordenação pedagógica, entrou em contato com o setor de palestras da Comlurb.

A comunidade escolar relatou que muitos de seus atores já tiveram a doença em 2013 e por isso foi solicitado ao Bairro Educador Acari alguma articulação que trouxesse esclarecimentos a este respeito. E para responder o que é mito e o que é verdadeiro no combate ao mosquito transmissor da doença, o Bairro Educador foi atrás de uma antiga e importante parceria: a Comlurb.


O palestrante Gilberto Alencar abordou o tema alertando os participantes sobre os riscos de doenças que o lixo descartado em local inadequado podem trazer à população. Foi a oportunidade perfeita para tirar as mais diversas dúvidas. A participante Jaqueline Pacífico, por exemplo, perguntou ao palestrante se o vaso sanitário pode ser criadouro para o mosquito. O palestrante respondeu que, dependendo da situação, a possibilidade existe. Ele exemplificou “se você tem um banheiro no terraço que só usa quando faz um churrasco ou viaja e deixa a privada destampada, uma semana é tempo suficiente para o mosquito por seus ovos e nascerem outros mosquitos”.

O Bairro Educador Acari agradece ao setor de palestras da Comlub, em especial à Senhora Lygia Albeirice e ao Gilberto Alencar, além da equipe de Gestão do CIEP por oferecer tal oportunidade aos responsáveis.

Pela resolução de conflitos

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Iniciativa excelente!!
A Escola Municipal Motorista Paschoal André, recebeu, no dia 22 de maio, a visita de Vânia Izzo, psicóloga e mediadora de conflitos do Instituto Noos. A visita teve como objetivo a promoção de uma oficina de sensibilização junto aos responsáveis, cujos temas “Resolução de conflitos” e “Violência familiar” foram contemplados.
A ação, promovida pelo Bairro Educador Pavuna em parceria com o Instituto Noos, aconteceu em função de demanda da própria unidade escolar que, de acordo com o corpo diretivo da escola, já vem há algum tempo presenciando casos de alunos que sofrem ou que sofreram algum tipo de violência intrafamiliar.


A oficina contou com a participação de 32 responsáveis de alunos, os quais participaram de dinâmicas de grupo e assistiram a um pequeno vídeo cujo tema, ao abordar uma situação-problema do cotidiano, serviu como sensibilização para trazer à tona uma série de questionamentos e discussões relacionadas ao tema da violência e dos conflitos.
Após a exibição do vídeo, os responsáveis formaram pequenos grupos, onde cada grupo tinha a função de responder a uma pergunta referente ao conteúdo do filme. A partir de então, iniciou-se o debate sobre as causas e as formas de resolução de conflitos, sejam eles no ambiente familiar ou nos demais espaços de convivência.
Vânia Izzo explicou aos presentes que embora o termo “conflito” possa incialmente denotar algo negativo, ele é importante na resolução de problemas e tomada de decisões. Esclareceu, ainda, que seja no âmbito familiar ou em qualquer outro espaço, o diálogo constitui-se enquanto a principal ferramenta para se chegar a um consenso capaz de facilitar o relacionamento entre os envolvidos, a fim de se chegar a uma conclusão.


A partir da fala da mediadora, alguns responsáveis puderam relatar alguns casos mais específicos, tirar dúvidas e propor possíveis soluções. O debate contou também com a participação da diretora Liliam Pereira, que em vários momentos procurou trazer exemplos concretos e hipotéticos para situações do dia-a-dia vivenciadas na escola.
A equipe do Bairro Educador agradece a parceria do Instituto Noos, o acolhimento da escola e a presença dos responsáveis que lá estavam e que se envolveram e contribuíram para que a realização da oficina fosse um sucesso.

                                                                       Por Diogo Dutra

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 03 a 09 de junho

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NAMORO SAUDÁVEL
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Junho é o Mês de Prevenção das Violências no Namoro – oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade nas relações amorosas e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima. A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema. Durante todo o mês, contamos com a criatividade de todos os interessados na promoção da saúde para desenvolver atividades que abordem questões relacionadas ao namoro saudável e ajudem a difundir informações e promover reflexões sobre o tema. Envie a programação  de sua instituição para elosdasaude@gmail.com e participe! Acompanhe as novidades em nosso blog e na página Mês de Prevenção das Violências no Namoro, no Facebook
ABUSO SEXUAL INFANTIL É TEMA DE DEBATE
Faça bonito
O enfrentamento do abuso sexual de crianças e o acolhimento das vítimas desse tipo de violência durante processos jurídicos são tema da palestra “Abuso Sexual e Oitiva da Criança”, promovida  pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O evento acontece nesta sexta-feira, 7 de junho, de 9h30 às 12h30, no auditório Antonio Carlos Amorim, da Emerj (Av. Erasmo Braga, nº115, 4º andar, Centro). Participam do debate os juízes Marco Antônio Ibrahim,Gerardo Carnevale Ney da Silva e Sandro Pitthan Espínola, que atuam em diferentes Varas da Família no Estado do Rio de Janeiro;  a advogada especialista em Direito de Família, Alexandra Ullmann; a psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Glícia Barbosa de Mattos Brazil, que é membro do Fórum Permanente de Direito de Família; e a assistente social Maria Luiza Valente, também do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A programação também inclui a exibição de uma versão editada do filme “A caça”, que conta a história de um homem que trabalha em uma creche e perde a guarda do filho após um divórcio complicado.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Emerj.
POLÍTICAS DE CONTROLE DO TABAGISMO
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Estão abertas até 7 de junho, sexta-feira, as inscrições para o curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. A capacitação oferece 30 vagas e tem como  objetivo formar profissionais de saúde para o SUS, principalmente aqueles que trabalham para a efetivação de políticas para o controle do tabaco nas secretarias estaduais e municipais de saúde. O programa é composto por aulas presenciais e palestras ministradas por diversos especialistas na área. Podem se inscrever profissionais de nível superior interessados nas áreas de saúde pública, economia e saúde, agricultura e meio ambiente, vigilância sanitária, direito, administração pública, comunicação em saúde, diplomacia em saúde e jornalismo. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga. Confira o edital completo! 
MENINOS NO TRÁFICO DE DROGAS
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Será lançado nesta terça-feira, dia 4 de junho, o livroLabirintos do Tráfico: vida, práticas e intervenções”, de Andréa Rodriguez. A obra é resultado da trajetória da autora como psicóloga social e de sua vivência em processos de transformações individuais e coletivas. O livro aborda o universo que engloba a vida dos “meninos no tráfico” e revê a direta associação desses grupos com a impossibilidade de mudança em suas vidas – o que determina que, aos olhos da população e de muitos profissionais, não passem de “casos perdidos”. Neste estudo, a autora opta por seguir numa rota contrária ao abordar os caminhos que podem levar a saída deste tortuoso labirinto. Opta por introduzir a dimensão do otimismo em um cenário sempre pessimista e mostra que muitos fizeram e continuam a fazer o caminho de volta, validando todos os esforços de projetos, profissionais e organizações. O lançamento será às 16h, no Observatório de Favelas (Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, próximo à passarela 9 da Av. Brasil, sentido Ilha do Governador).
ARTISTAS MULHERES NO CCBB
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Da rebelde americana Guerrilla Girls às cores de Frida Kahlo, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a mostra Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou. Com destaque para a figura feminina, fotografias, vídeos, pinturas e instalações retratam as angústias, os desejos, a sensualidade, o humor e a ambiguidade de cada artista. Artistas brasileiras como Rosângela Rennó, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino e outras marcam presença na seleção da curadoria, ao lado de nomes como Frida Kahlo, Louise Bourgeois e Valérie Belin, em uma viagem de 1907 até a atualidade. Inédita no Brasil, a exposição reúne 120 obras de 65 artistas mulheres de todo o mundo, que compõem o acervo do Centro Georges Pompidou, de Paris – a maior coleção de arte contemporânea da Europa. A mostra está em cartaz até o dia 14 de julho e pode ser vista de terça a domingo, de 9h às 21h. A entrada é franca.

FIQUE SABENDO - Conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/
iG São Paulo
Projeto em análise no Congresso traça objetivos para o ensino no Brasil até 2020

Em análise no Congresso desde 2011, o Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos e metas para o ensino no País em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2020. A meta mais polêmica é a 20, que trata do percentual do PIB que deve ser investido em educação. Para garantir o que chama de "revolução no ensino" e o cumprimento desta meta, a presidente enviou ao Congresso, paralelamente, um outro projeto para destinar  100% dos royalties do petróleo e recursos do pré-sal em educação.

Saiba o que prevê o PNE:


Meta 1
Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.


Meta 2
Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.


Meta 3
Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.


Meta 4
Universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.


Meta 5
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, durante os primeiros cinco anos de vigência do plano; no máximo, até os sete anos de idade, do sexto ao nono ano de vigência do plano; e até o final dos seis anos de idade, a partir do décimo ano de vigência do plano.


Meta 6
Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.


Meta 7
Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb :

Ideb2015201720192021
Anos iniciais do ensino fundamental5,25,55,76
Anos finais do ensino fundamental4,755,25,5
Ensino médio4,34,755,2


Meta 8
Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.)


Meta 9
Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.


Meta 10
Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio.


Meta 11
Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% de gratuidade na expansão de vagas.


Meta 12
Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.


Meta 13
Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores.


Meta 14
Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.


Meta 15
Garantir, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do art. 61 da Lei nº 9.394/1996, assegurando-lhes a devida formação inicial, nos termos da legislação, e formação continuada em nível superior de graduação e pós-graduação, gratuita e na respectiva área de atuação.


Meta 16
Formar, até o último ano de vigência deste PNE, 50% dos professores que atuam na educação básica em curso de pós-graduação stricto ou lato sensu em sua área de atuação, e garantir que os profissionais da educação básica tenham acesso à formação continuada, considerando as necessidades e contextos dos vários sistemas de ensino.


Meta 17
Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.


Meta 18
Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.


Meta 19
Garantir, em leis específicas aprovadas no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a efetivação da gestão democrática na educação básica e superior pública, informada pela prevalência de decisões colegiadas nos órgãos dos sistemas de ensino e nas instituições de educação, e forma de acesso às funções de direção que conjuguem mérito e desempenho à participação das comunidades escolar e acadêmica, observada a autonomia federativa e das universidades.


Meta 20
Ampliar o investimento público em educação de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no final do decênio.

MUITO LEGAL ESTAS DICAS - BIBLIOTECA: namoro saudável

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namoro-frente2Junho é o mês dos namorados e também o Mês de Prevenção das Violências no Namoro. A campanha busca promover a gentiliza e o cuidado e prevenir as violências, na perspectiva do namoro saudável. Contamos com a criatividade de todos os interessados na promoção da saúde para desenvolver atividades que abordem questões relacionadas ao namoro saudável e ajudem a difundir informações e promover reflexões sobre o tema. Acompanhe as novidades em nosso blog e na página Mês de Prevenção das Violências no Namoro, no Facebook
Aqui você encontra referências, materiais educativos e fontes de pesquisa que podem inspirar ações de promoção da saúde sobre o tema do namoro saudável. Fique à vontade! Este espaço está em constante atualização. Envie sua sugestão para elosdasaude@gmail.com e ajude a construir nossa biblioteca sobre namoro saudável!

Materiais para atividades
Campanhas e iniciativas sobre namoro saudável
Estudos, pesquisas, reportagens e materiais informativos
Acesse nosso canal no Youtube e assista a vídeos sobre prevenção das violências
Envie suas sugestões: elosdasaude@gmail.com
 Participe!

PARTICIPE - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE:
Na próxima semana, 8 de junho, começa a campanha de vacinação contra a Poliomelite (paralisia infantil), que tem o público alvo as crianças com menos de cinco anos.

É importante que os pais se conscientizem levando seus filhos aos postos de saúde. 

A vacina é a forma mas eficaz de prevenir a enfermidade.



COMO ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO INFANTIL

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Artigo interessante!!
Dentre os teóricos que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta metodológica - com base científica - para a educação matemática, destaca as contribuições de Piaget e Vygostsky. Mesmo com algumas divergências teóricas, estes autores defendem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A principal questão é a que separa os enfoques cognitivos atuais entre o desenvolvimento e a concepção de aprendizagem. Segundo Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetos do conhecimento é o que ocasiona aprendizagem - ação do sujeito mediante o equilíbrio das estruturas cognitivas, o que sustenta a aprendizagem é o desenvolvimento cognitivo.
A aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento. Nesta concepção de aprendizagem "... o jogo é elemento do ensino apenas como possibilitador de colocar o pensamento do sujeito como ação. O jogo é o elemento externo que irá atuar internamente no sujeito, possibilitando-o a chegar a uma nova estrutura de pensamento" (Moura, 1994, p. 20). Dependendo do papel que o jogo exerce na construção dos conceitos matemáticos, seja como material de ensino, seja como o de conhecimento feito ou se fazendo, tem as polêmicas teóricas entre os autores. Na concepção Piagetiana, o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocado diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo e, conseqüentemente, a estrutura matemática presente neste jogo.
A operacionalização e análise destas idéias podem ser feitas em Kami & Declark (1994, p. 169). Segundo essas autoras, os "jogos em grupo fornecem caminhos para um jogo estruturado no qual eles [os alunos] são intrinsecamente motivados a pensar e a lembrar as combinações numéricas. Jogos em grupo permitem também que as crianças decidam qual jogo elas querem jogar, quando e com quem. Finalmente, esses jogos incentivam interação social e competição". Para Vygotsky, o jogo é visto como um conhecimento feito ou se fazendo, que se encontra impregnado do conteúdo cultural que emana da própria atividade. Seu uso requer um planejamento que permite a aprendizagem dos elementos sociais em que está inserido (conceitos matemáticos e culturais).
O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança" (Kishimoto, 1994, p. 22). Através do jogo, temos a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento. Muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Enfim, do prazer, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos. Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três tipos: 
1. Jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso. O fator sorte não interfere no resultado.
2. Jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as idéias anteriormente colocadas.
3. Jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico.
Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos. Os jogos com regras são importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico, pois a aplicação sistemática das mesmas encaminha a deduções. São mais adequados para o desenvolvimento de habilidades de pensamento do que para o trabalho com algum conteúdo específico. As regras e os procedimentos devem ser apresentados aos jogadores antes da partida e preestabelecer os limites e possibilidades de ação de cada jogador. A responsabilidade de cumprir normas e zelar pelo seu cumprimento encoraja o desenvolvimento da iniciativa, da mente alerta e da confiança em dizer honestamente o que pensa. Os jogos estão em correspondência direta com o pensamento matemático.
Em ambos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de normas e novos conhecimentos (resultados). 
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:
  • conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais
  • o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado
  • existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites
  • durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor
  • não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta
  • o aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.
Mas devemos, também, ter alguns cuidados ao escolher os jogos a serem aplicados: 
  • não tornar o jogo algo obrigatório
  • escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias
  • utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social
  • estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada
  • trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la
  • estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).

 Fonte: www.pr.senai.br

OFICINAS REFLEXIVAS PREVENÇÃO 2013 - USO E ABUSO DE DROGAS

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OFICINAS REFLEXIVAS PREVENÇÃO 2013 - USO E ABUSO DE DROGAS:
A Superintendência de Promoção da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Escolar,
convida os profissionais do Programa Saúde nas Escolas para participarem das "Oficinas reflexivas sobre Prevenção, uso e abuso de drogas".

As oficinas serão ministradas pelos psicólogos Roberto Coelho e Marcelo Riff, do Conselho Municipal Antidrogas. O tema da Síndrome Alcoólica Fetal será ministrado pelo
pediatra Dr. Daniel Ferrante.

No último dia, teremos oficinas ministradas pela Superintendência de Saúde Mental,

que apresentará a Política da SMS sobre o tema.