terça-feira, 8 de novembro de 2011

Banco Carioca de Bolsas de Estudo está com inscrições abertas. Confira as vagas!

07/11/2011


O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está com inscrições abertas para 195 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas de baixa renda interessadas em ingressar nos ensinos fundamental, médio e em cursos pré-vestibular, no 1º semestre de 2012.
As novas oportunidades são para cinco unidades do Centro Educacional da Lagoa (CEL), localizadas nos bairros do Jardim Botânico, na Zona Sul, Cachambi e Ilha do Governador, ambos na Zona Norte, além da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. São 3 vagas para o 8º ano do ensino fundamental, 72 para as 1ª e 2ª séries do ensino médio e 120 cadeiras para cursos pré-vestibular.
As inscrições para todas estas vagas devem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, das 8h às 17h, em qualquer um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) distribuídos pela cidade. Ao fazer a inscrição nos CRAS da Prefeitura do Rio, todos receberão as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
As bolsas integrais são voltadas para pessoas com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Já as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos.
Para estas oportunidades, os candidatos serão submetidos à exame de avaliação realizado pela instituição. O material didático será fornecido aos alunos bolsistas.
O Banco Carioca já ofereceu 8.895 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicos da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.
Para informações sobre as localizações dos CRAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria 3973-3800.

2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente

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2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente: [ Data: 24 de novembro de 2011;
] Fundação Abrinq - Save the Children abre inscrições para o 2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mostra de Dança

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Mostra de Dança:


Os preparativos... Quanta ansiedade!!!!!!







Professora Aline - Nossa coreógrafa - Coordenadora Denise
Nos ensaiam com muito carinho.





Todos na expectativa da apresentação na Lona Cultural de Anchieta




Essa galerinha sempre dá show!!!!!! Grupo formado por alunos do 2º Segmento.


Prova Brasil é realizada até 18 de novembro em 5,5 mil municípios

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Prova Brasil é realizada até 18 de novembro em 5,5 mil municípios:

iG São Paulo

Teste com alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º do médio é usado para avaliar sistema educacional brasileiro

Desta segunda-feira até o dia 18 de novembro, cerca de 6,2 milhões de estudantes de 71 mil escolas públicas e privadas participam da Prova Brasil. O teste aplicado a estudantes do quinto e nono anos (quarta e oitava séries do sistema antigo) do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio é usado para avaliar o sistema educacional brasileiro.



Aplicada em 5.538 municípios, cada escola tem uma data especificada para a realização do teste cujos resultados serão divulgados em julho do ano que vem. As avaliações do ensino fundamental e médio fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que posteriormente serve de subsídio para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 para aferir a qualidade do ensino oferecido e usado em várias políticas públicas do Ministério da Educação.



A prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental. Para o ensino médio, a avaliação é feita apenas com uma parcela amostral dos alunos. Nesta edição cerca de 1,9 mil escolas particulares participam dos testes.



Este ano, o Inep realizará também, no mesmo período, a edição especial da Prova Brasil direcionada aos municípios que reúnem pelo menos 10 matrículas no quinto ano, mesmo que os estudantes estejam distribuídos em várias escolas. Dessa forma, o Inep atende pedido da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que pede a de maior número de municípios no Ideb.


A participação no exame dispensa inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona automaticamente as escolas. No dia das provas, estudantes, professores e gestores respondem a questionários socioeconômicos.


Provas


Cada prova do Saeb é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os estudantes do quinto ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. Os do nono ano, a 26 de cada disciplina. Esse número de questões é aplicado também aos estudantes do terceiro ano do ensino médio.


As escolas de ensino fundamental participantes recebem boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas, que também é divulgado pela internet. Como o alvo da avaliação é a unidade de ensino, não são divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes. As instituições que participam da prova no ensino médio não recebem resultados por unidade de ensino, mas as notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência, município, Estado e Brasil.

Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria

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Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria:


Eu tenho uma filha de 10 anos e como trabalho em Home Office procuro ajudar o máximo em sua educação, e o uso da tecnologia é sem dúvida alguma um dos pontos que procuro fazer a diferença, até em sua escola onde faço palestras sobre internet e mídias sociais regularmente, mas sinto que a maior parte das escolas ainda está muito longe de adotar novas tecnologias para acompanhar de perto as novas gerações.


Nesta semana eu encontrei uma matéria muito interessante sobre uma escola pública de Praia Grande (SP), onde os alunos respondem a chamada colocando o dedo indicador num sistema biométrico ao entrar na sala de aula, confirmando a presença com a digital, sendo que se faltar, seus pais são avisados por SMS. De acordo com o chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital de Praia Grande, Marcos Pastorello, o sistema ajuda a economizar merenda escolar – afinal, com o sistema, a escola sabe quantos alunos estão lá e vão comer. Com menos desperdício, “por si só o projeto já paga todo esse investimento”, diz Pastorello.


Outros pontos positivos incluem o fato de que as aulas podem durar mais, já que não se perde tempo fazendo a chamada, o número de faltas foi reduzido e até os pais ficam mais engajados, avisando de forma mais rápida quando o filho precisa faltar, e levando as atividades para o filho fazer em casa. O sistema está instalado nas salas de aula dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini, mas Pastorello informou que em 2012, mais dez escolas municipais de Praia Grande terão o sistema, e todas as 30 escolas municipais da cidade terão biometria em 2013.


Aos poucos as escolas estão começando a experimentar os benefícios da aplicação de ferramentas de tecnologia para os mais diversos fins, sejam eles educacionais ou administrativos, e com o tempo eu espero que mais iniciativas como esta sejam adotadas por um número ainda maior de instituições de ensino!


Via Gizmodo.




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Como pais e professores podem iniciar os filhos no hábito da leitura

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Como pais e professores podem iniciar os filhos no hábito da leitura:
Livros infantis oferecem uma viagem sem fim pelas maravilhas da imaginação, alfabetizam, educam, transmitem valores morais e divertem, tudo ao mesmo tempo, em doses generosas e sempre surpreendentes. Mas como fazer para que as crianças se interessem por literatura? Ainda mais diante da concorrência com outras atrações?
A iniciação ocorre pela intervenção dos adultos. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Maria Conceição  Christofoli destaca ser imprescindível que pais leiam para os filhos, desde pequenos. Em sala de aula, a professora é a responsável por despertar o prazer pela leitura.
— Em vez de ficar na frente da TV, os pais podem ler para os filhos. Além da questão da mediação, é um ato de afeto — diz Maria Conceição.
Para Carlos Urbim, patrono da Feira do Livro de 2009, a missão do escritor é honrar a magia do "Era uma vez...", contar histórias que façam "brilhar os olhos dos leitores" e libertem as asas da imaginação. O autor de Um Guri Daltônico e Bolacha Maria, entre outras obras, lembra que encontrou a felicidade proporcionada pela leitura com a cartilha de alfabetização, aquela do prosaico "Ivo Viu a Uva".
O escritor Caio Riter, doutor em Literatura Brasileira, cerca de 40 livros publicados, acredita que a criança se encanta pela palavra. Uma canção de ninar já a encaminha para a escrita nos livros.
— A literatura é capaz de transformar para melhor, é a própria salvação interna e psicológica, de se viver coisas que não se viveria — observa Caio.
A professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Laura Castilhos, considera que os livros estão se tornando mais atrativos visualmente. Como ilustradora de mais de 30 títulos, nota que a gurizada e as meninas estão valorizando as imagens. É a arte a serviço da literatura, potencializando o texto.
O mercado do livro infantil vem crescendo. Júlia Moritz Schwarcz, da Companhia das Letras, diz que o movimento ocorre há 10 anos, devido ao reconhecimento das pessoas e do governo, além de maior espaço na mídia. A editora ressalta que as livrarias se qualificaram, instalando espaços adequados para as crianças e programando atividades nos finais de semana e nas férias. Os jogos eletrônicos e a internet são concorrentes, mas Júlia Schwarcz confia na permanência da literatura:
— Os livros falam a linguagem universal da infância, a da imaginação.
Escolha o livro ideal
O tipo de livro pode ser escolhido em função da idade da criança. Não há diferenças rígidas. Os familiares, os professores e a própria garotada podem eleger os preferidos. Confira as sugestões de especialistas, de zero a seis anos:
:: Quando a criança não sabe ler, pode tomar contato com o livro por meio da leitura feita pelos pais, tios ou avós. A voz de familiares é confortante.
:: Livros com ilustrações ajudam no entendimento da história. A criança não se preocupa com a escrita, mas vai construindo o seu entendimento.
:: Livros com outros atrativos (sons ou figuras que aparecem ao se abrir as folhas) também aumentam o interesse e o aspecto lúdico.
:: Contos infantis clássicos permitem que a criança se imagine como princesa ou herói. Ela repassa o que ouviu ou leu, conversa com os colegas.
:: Conforme a idade avança, a criança precisa de leitura mais profunda, que lhe exija tempo e meditação.
:: Professores devem organizar o tipo de leitura aos alunos. Mas é importante que a própria criança escolha o que mais gostar.
:: Livros da moda são benéficos, como os de bruxos, vampiros, mágicos, heróis, detetives, romances.
PRESTE ATENÇÃO!!!
A criança deve ler por prazer. Não para ser cobrada ou avaliada.
Fonte: Meu Filho - Zero Hora/ Reproduzido em DC na Sala de Aula

Como fazer a flor do natal em feltro, dica de artesanato

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Como fazer a flor do natal em feltro, dica de artesanato:



Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

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Ponsettia, a flor do natal feita em artesanato com feltro


A gente se acostumou a olhar para a Poinsettia e lembrar do natal, concordam? Para mim essa é com certeza a flor do natal e hoje vamos aprender uma dica de artesanato que nos ensina a fazer essa flor no feltro. Um passo-a-passo super, hiper fácil de fazer e que podemos usar como enfeites para nossas árvores de natal, decoração de pacotes de presentes, festões e guirlandas.



Como fazer


 









Molde flor Poinsettia, a flor do natalO molde da flor e da pétala estão ao lado. Clique na imagem, imprimam e recortem. Já está no tamanho que usei, mas vocês podem ampliar e reduzir o quanto quiserem.








Preparem o feltro para fazer a flor. Vocês podem usar o vermelho e o branco. Também pode-se usar outros tecidos, mas nesse caso antes apliquem termolina leitosa para que ele fique mais firme.Preparem o feltro para fazer a flor








Risque em torno do moldeRisque em torno do molde com cuidado.








Recorte o molde da flor e das pétalas.Recorte o molde da flor e das pétalas








Para fazer uma flor recorte uma base e cinco pétalasPara fazer uma flor recorte uma base e cinco pétalas.








Aplique uma gota de cola universal de artesanato na base da pétala, como na imagem.Aplique uma gota de cola universal de artesanato








Segure por 30 segundos até que coleSegure por 30 segundos até que cole. Repita para todas as pétalas.








Aplique cola na base da flor, do centro até a parte interna da pétala, como na imagem.Aplique cola na base da flor








Fixe a pétala sobre a colaFixe a pétala sobre a cola de modo que a ponta da pétala se posicione no centro da base da flor.








Continue colando as pétalas da mesma forma, posicionando as pontas no centro da flor.Continue colando as pétalas da mesma forma








Aqui temos a flor com as pétalas coladasAqui temos a flor com as pétalas coladas, quase pronta.








Cole uma pérola no centro da flor. Use a cola universal também.Cole uma pérola no centro da flor

 


Muito bem, a flor do natal está prontinha. 


A partir daqui vocês podem passar um fio dourado por trás e pendurar na árvore ou no festão. Também podem colar sobre pacotes de presente usando cola quente, um luxo. 


Nós agora vamos transformar essa flor numa linda e fácil guirlanda para a porta da sua casa. Confira no artigo seguinte.


Fotos e passo-a-passo: Cris Turek


COMUNICADO IMPORTANTE

http://cientistasdoamanha.blogspot.com/
COMUNICADO IMPORTANTE: NOVIDADES DO PROGRAMA CIENTISTAS DO AMANHÃ
Mudança na sequencia de algumas Unidades Para melhor adequar a grade curricular do Programa às demandas dos professores, representantes da E/SUBE/CED,...

PROGRAMA MELHOR EM CASA

http://otics-iraja.blogspot.com/
PROGRAMA MELHOR EM CASA:


Foi lançado nesse dia 08/11/2011 programa Melhor em Casa, que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. Até 2014, o programa contará com mil equipes de atenção domiciliar atuando em todo o país.


Iniciativa Jovem abre suas inscrições para edição 2012

19/10/2011
Para participar é preciso ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo, endereço fixo no Rio de Janeiro e muita disposição para aprender
O IniciativaJOVEM (IJ) abriu na quinta-feira (20/10) suas inscrições para a próxima edição, que acontecerá em 2012. Se você tem vontade de montar um negócio próprio e busca incentivo, essa é uma boa oportunidade de alcançar o sucesso.

O IJ é um programa de investimento social do Grupo Shell, presente em diversos países, e com execução do CIEDS no Brasil. O objetivo principal do programa é promover a sensibilização do jovem para o empreendedorismo como opção de carreira e instruí-lo para alcançar essa meta.

Para participar do IJ é preciso ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo, endereço fixo no Rio de Janeiro e muita disponibilidade para se dedicar ao programa, que ao longo de um ano oferece capacitações, palestras e consultorias, entre outras atividades.

Acesse agora mesmo e inscreva-se no site: http://www.iniciativajovem.org.br/inscricao/login

TABAGISMO

http://otics-iraja.blogspot.com/

Quando um aluno entra em sala de aula...

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Quando um aluno entra em sala de aula...:


Na educação, como na vida, há flores e espinhos. Felizmente prevalece para a maioria das pessoas que atuam na área o que há de melhor em relação a esta nobre área de atuação. Quando pensar em escola, leve em conta que é um local onde realiza-se não apenas o sagrado ato de ensinar, de legar as novas gerações o acesso a saberes criados pela humanidade há séculos e que continuam sendo construídos e reconstruídos, há mais do que isso, muito mais...


Existe, por exemplo, algo que compõe, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e oportunidade. O que é? Trata-se dos encontros que se celebram nas escolas. Encontros entre os alunos, que criam laços e amizades que podem durar somente o tempo em que estiverem juntos, ainda que em alguns casos perdurem por toda a vida, mas que legam memórias e aprendizados que tantas vezes duram por toda a vida.


Encontros entre os alunos e os professores, que certamente compõem para a formação acadêmica e também para a composição das pessoas envolvidas, de ambos os lados (mestres e aprendizes), igualmente para o emocional, o social, o psicológico, a ética, a moral...


Neste sentido, como mencionado, é uma oportunidade ímpar pois é do conjunto de momentos e ações que se desencadeiam em sala de aula e também fora dela, no âmbito escolar, que os professores podem ajudar a criar em seus alunos o cidadão que no futuro fará toda a diferença no mundo, e que esta ação seja para o bem dele e de todos. Igualmente neste convívio sadio que deve se estabelecer ao professor se abrem possibilidades de crescimento, aprendendo com seus alunos, por suas dúvidas e participações em aula, pela vivência e olhar de mundo diferenciado que possuem, por serem que são, únicos e especiais, cada um deles...


Quando um aluno entra em sala de aula o professor pode estar prestes a mudar o rumo de sua vida. Seja porque vai fazer com que esta pessoa irá entender (ou não) o que está sendo apresentado para ele naquelas aulas e com isso irá traduzir aquele conhecimento para sua vida, seja pelos exemplos e práticas que desenvolverá e que de algum modo podem motivar e orientar ações futuras de seus alunos, seja por seus posicionamentos éticos, políticos, culturais ou sociais que porventura poderão influenciar escolhas destes educandos com o qual se depara.


Quando um aluno entra na sala de aula os pais confiam aos professores o que de maior valor a vida lhes deu, seus filhos. Certamente que isso deve ser considerado por quem realiza a educação. Educar passa a ser, então, atividade que encerra o compromisso do acesso ao conhecimento numa esfera mais ampla, que contemple estes meninos e meninas com os quais os educadores têm contato pensando-se também nos conteúdos, avaliações, trabalhos, tarefas e demais partes da rotina escolar, mas transcendendo e buscando compreender que tais ações e todas as demais relacionadas a este convívio, tanto as acadêmicas quanto tudo o mais, promovem o sujeito do agora e do amanhã...



Se o professor é um leitor, daqueles que andam com novos livros debaixo do braço, por exemplo, isso irá certamente motivar maior curiosidade dos alunos quanto a leitura; Quando o educador adota o diálogo como meio através do qual resolve os conflitos e diferenças inerentes a vida humana e ao ambiente escolar, esta prática será considerada e usada por seus pupilos; Se em suas aulas o professor demonstra paixão e constante espírito de busca e pesquisa quanto aos conhecimentos com os quais trabalha, isso chegará em seus alunos e os influenciará a igualmente ter amor e desprendimento para a compreensão da ciência; Se a arte envolve, toca, sensibiliza o professor e é traduzida e trabalhada em suas aulas é igualmente correto afirmar que para seus alunos todas as formas de expressão artística terão valor, sentido e ser farão sentir pelos alunos.


São apenas amostragens de um conjunto de relações e interseções que se concretizam na escola todos os dias e que devem ser percebidos por todos. Professores devem atentar para o fato de que sua participação na vida de seus alunos, para o bem ou para o mal, irá repercutir muito além de suas aulas. Alunos precisam aproveitar ao máximo o encontro com seus mestres e colegas, pois estes momentos irão ajudá-los a compor o seu ser presente e futuro. Pais devem estar atentos as escolas em que seus filhos estudam, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem e compreendendo tudo num sentido mais amplo, que considera a escola não apenas pelos conteúdos que trabalha mas também pela formação do caráter, pelo trabalho dos valores, pelo valorização da ética, pelo reconhecimento da estética...


Por João Luís de Almeida Machado

Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento

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Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento:


Estamos no último mês de aulas regulares. Os compromissos escolares estão próximos do fim. Há um cansaço evidente no ar, fruto de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. A proximidade das férias mexe com a cabeça dos alunos e também dos professores. Há ainda conteúdos a serem finalizados e avaliações a aplicar. Para alguns alunos, que durante o ano se esforçaram mais, as preocupações são menores: manter o nível, continuar com os bons resultados, fechar com "chave de ouro".


Os alunos que, por sua vez, não conseguiram ao longo do ano atingir as médias esperadas estão preocupados. Precisam de boas notas. Devem pegar recuperações. Terão que esforçar-se muito mais do que fizeram nos bimestres (ou trimestres) anteriores, inclusive sofrendo com alguma defasagem ou dúvida que tenha ficado de conteúdos passados.


Para as famílias, nesta época do ano, apreensão em alguns casos e tranquilidade em tantos outros. Para aqueles pais cujos filhos mantiveram uma regularidade e disciplina de estudos é hora de pensar numa programação de atividades para as férias que permita o necessário descanso, reposição de energias e diversão para todos, especialmente para os filhos que conseguiram apresentar um resultado tão satisfatório na escola.


No caso das famílias cujos filhos não tiveram bom rendimento é hora de colocar o pé no acelerador, assumindo práticas de estudo que permitam um melhor aproveitamento e, por conta disso, algumas recomendações são necessárias, a saber:


- Atenção redobrada as aulas para conseguir manter-se atualizado quanto aos conteúdos trabalhados que irão ser tema das próximas avaliações. Por conta da proximidade das férias é muito comum que os alunos sintam-se desmotivados, com mais sono ou ainda com uma preguiça sem igual. Isso tem que ser combatido pelo próprio aluno, cobrado por seus familiares e estimulado em sala de aula por explicações e atividades que façam o aluno trabalhar durante todo o tempo da aula.


- Trabalhos e tarefas deste último período escolar não podem deixar de serem feitos e entregues nos prazos.  As escolas utilizam trabalhos e tarefas com a finalidade de aprofundamento ou então fixação de conteúdos e saberes vistos em sala de aula. Além disso, em várias unidades educacionais estes trabalhos e tarefas compõem parte das notas do período letivo que podem ajudar os alunos na obtenção de melhor aproveitamento. Muitas vezes os pontos das tarefas e trabalhos podem significar a diferença entre ter média ou não.


- Em caso de dúvidas, levante a mão, pergunte! Os professores estão lá para isso mesmo, ou seja, para explicar e, caso o aluno não tenha entendido, ajudá-los com mais informações, com outras explanações, com exercícios de apoio, sentando-se ao seu lado para tirar as dúvidas individualmente... Aproveite este ensejo, os próprios professores agradecem o interesse e se sentirão motivados em ajudá-lo.


- Caso não saiba ao certo como estudar, consulte os professores, a orientação educacional ou a coordenação pedagógica. Por vezes o aluno tem mais facilidade em humanas, em outras ocasiões em ciências ou matemática, mas há sempre aquele conteúdo, aquela disciplina em que temos mais dificuldade. Não hesite, busque apoio, o auxílio pode ser dado pelos professores das disciplinas em que você tem maiores problemas ou mesmo pela coordenação pedagógica ou orientação educacional.


- A família deve informar-se junto a escola do rendimento do aluno. Busque informações, saiba das notas, do aproveitamento em sala de aula, da entrega de trabalhos e tarefas juntamente a escola. Busque a coordenação, a orientação ou mesmo a direção da unidade educacional onde seu filho estuda para ter todos os dados e saber o que está acontecendo, o que pode ser feito, como a escola está ajudando e de que forma a família pode auxiliar o aluno nesta reta de chegada.


- Os compromissos sociais devem ser colocados em segundo plano pois a escola é prioridade. A família, assoberbada por seus compromissos de final de ano, muitas vezes acaba colocando-os em primeiro plano. Compras, viagens, festas ou mesmo programas de final de semana, quando os alunos estão no último período do ano letivo tem que estar sempre em segundo plano em relação aos estudos, ainda mais quando o aluno está com rendimento abaixo do esperado. Cancele alguns destes compromissos sociais, estipule horários de estudo, acompanhe seu filho e veja se realmente está estudando ou se está fazendo outra coisa (na internet, ouvindo música, conversando pelo telefone com amigos, vendo TV...). 


Crianças e adolescentes precisam de foco e orientação, de cobrança e disciplina. Eles não irão gostar disso num primeiro momento, mas no futuro entenderão melhor e certamente agradecerão por isso.


Por João Luís de Almeida Machado

Melhores práticas no ensino de leitura

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Melhores práticas no ensino de leitura: "Este vídeo é resultante de uma pesquisa realizada pela Abaquar Consultores, com o apoio do Instituto Natura e Patrocínio do Programa Crer para Ver. A equipe da Abaquar Consultores visitou, a partir de critérios predefinidos na pesquisa, os nove municípios com melhor qualidade em ensino de leitura no SAEB/Prova Brasil nas séries iniciais. Veja aqui o trabalho desenvolvido nesses municípios". (Via ConsultoresAbaquar/YouTube)

BookCrossing - incentivando a leitura e o ato de compartilhar

http://nossospequenosleitores.blogspot.com/
BookCrossing - incentivando a leitura e o ato de compartilhar:

Hoje, em meu blog, divulguei o "BookCrossing". Na data de hoje, várias pessoas pelo mundo estão trocando ou "esquecendo" livros em lugares movimentados, como mercados, ônibus, metrô, praças... Eu acredito que o movimento possa se estender aos Pequenos Leitores, especialmente aqueles cujas famílias não têm condições financeiras de comprar um livro para enriquecer suas vidas.

Que tal "esquecermos" livros em pracinas e próximo a escolas, com dedicatórias carinhosas para os pequenos??? Podemos ainda incentivar nosso filhos a trocarem livros com seus amiguinhos. Além de espalharmos informação, cultura, histórias e fantasia, ensinamos a eles a dividir e a compartilhar.

Se você tem um blog ou uma conta em redes sociais, divulgue e incentive!!!!!!!!!!!

3ª UEXPONDO! DENGUE NÃO!

Parabéns!!!O bairro de Guadalupe está precisando muito desta força.
Bjs

http://rknoticia.blogspot.com/
3ª UEXPONDO! DENGUE NÃO!:
Veja algumas fotos de nossa exposição CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE!












A importância da inclusão digital no ensino tradicional | Educação Nota 10

http://adaoblogado.blogspot.com/
A importância da inclusão digital no ensino tradicional | Educação Nota 10: A importância da inclusão digital no ensino tradicional | Educação Nota 10

Como utilizar a literatura em sala de aula para trabalhar a leitura e a escrita? (UCA)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
Como utilizar a literatura em sala de aula para trabalhar a leitura e a escrita? (UCA):


  • Formular hipóteses sobre o conteúdo da história;


  • Compreender globalmente a história;


  • Inferir informações a partir da história lida pela professora;


  • Recontar oralmente a história;


  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;


  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;


  • Produzir textos.

Qual a importância do nome na construção da identidade do indivíduo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
Qual a importância do nome na construção da identidade do indivíduo?:


  • Perceber a utilização do alfabeto na construção de palavras;


  • Compreender a função social da escrita;


  • Construir palavras através de atividades significativas;


  • Identificar a quantidade de letras nos nomes dos alunos da sala.


  • Compreender a importância do nome na construção da identidade da criança.

Como a literatura infantil pode colaborar para o desenvolvimento da produção de texto dos alunos e formação do leitor crítico? (UCA)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
Como a literatura infantil pode colaborar para o desenvolvimento da produção de texto dos alunos e formação do leitor crítico? (UCA):


 




  • Desenvolver habilidade de leitura e escrita;


  • Interpretar informações através de imagens;


  • Produzir textos; 


  • Estimular o prazer da leitura e escrita;


  • Elaborar um gráfico;


  • Resolver situações-problema;


  • Desenvolver atitudes de respeito às diferenças de cada um.

Como orientar os alunos a produzir textos a partir da (re)leitura de poesias? (UCA)

Como orientar os alunos a produzir textos a partir da (re)leitura de poesias? (UCA):


 




  • Reconhecer a estrutura e linguagem poética;


  • Ler com entonação e emoção poética;


  • Conhecer as características de um leilão;


  • Compreender como funcionam os leilões;


  • Conhecer um jardim e seus elementos;


  • Realizar operações de adição e subtração;


  • Produzir um texto poético a partir da (re)leitura de uma poesia.