terça-feira, 8 de novembro de 2011
Banco Carioca de Bolsas de Estudo está com inscrições abertas. Confira as vagas!
O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está com inscrições abertas para 195 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas de baixa renda interessadas em ingressar nos ensinos fundamental, médio e em cursos pré-vestibular, no 1º semestre de 2012.
As novas oportunidades são para cinco unidades do Centro Educacional da Lagoa (CEL), localizadas nos bairros do Jardim Botânico, na Zona Sul, Cachambi e Ilha do Governador, ambos na Zona Norte, além da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. São 3 vagas para o 8º ano do ensino fundamental, 72 para as 1ª e 2ª séries do ensino médio e 120 cadeiras para cursos pré-vestibular.
As inscrições para todas estas vagas devem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, das 8h às 17h, em qualquer um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) distribuídos pela cidade. Ao fazer a inscrição nos CRAS da Prefeitura do Rio, todos receberão as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
As bolsas integrais são voltadas para pessoas com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Já as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos.
Para estas oportunidades, os candidatos serão submetidos à exame de avaliação realizado pela instituição. O material didático será fornecido aos alunos bolsistas.
O Banco Carioca já ofereceu 8.895 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicos da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.
Para informações sobre as localizações dos CRAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria 3973-3800.
2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente
2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente: [ Data: 24 de novembro de 2011;
] Fundação Abrinq - Save the Children abre inscrições para o 2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Mostra de Dança
Prova Brasil é realizada até 18 de novembro em 5,5 mil municípios
Prova Brasil é realizada até 18 de novembro em 5,5 mil municípios:
iG São Paulo
Teste com alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º do médio é usado para avaliar sistema educacional brasileiroDesta segunda-feira até o dia 18 de novembro, cerca de 6,2 milhões de estudantes de 71 mil escolas públicas e privadas participam da Prova Brasil. O teste aplicado a estudantes do quinto e nono anos (quarta e oitava séries do sistema antigo) do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio é usado para avaliar o sistema educacional brasileiro.
Aplicada em 5.538 municípios, cada escola tem uma data especificada para a realização do teste cujos resultados serão divulgados em julho do ano que vem. As avaliações do ensino fundamental e médio fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que posteriormente serve de subsídio para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 para aferir a qualidade do ensino oferecido e usado em várias políticas públicas do Ministério da Educação.
A prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental. Para o ensino médio, a avaliação é feita apenas com uma parcela amostral dos alunos. Nesta edição cerca de 1,9 mil escolas particulares participam dos testes.
Este ano, o Inep realizará também, no mesmo período, a edição especial da Prova Brasil direcionada aos municípios que reúnem pelo menos 10 matrículas no quinto ano, mesmo que os estudantes estejam distribuídos em várias escolas. Dessa forma, o Inep atende pedido da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que pede a de maior número de municípios no Ideb.
A participação no exame dispensa inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona automaticamente as escolas. No dia das provas, estudantes, professores e gestores respondem a questionários socioeconômicos.
Provas
Cada prova do Saeb é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os estudantes do quinto ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. Os do nono ano, a 26 de cada disciplina. Esse número de questões é aplicado também aos estudantes do terceiro ano do ensino médio.
As escolas de ensino fundamental participantes recebem boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas, que também é divulgado pela internet. Como o alvo da avaliação é a unidade de ensino, não são divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes. As instituições que participam da prova no ensino médio não recebem resultados por unidade de ensino, mas as notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência, município, Estado e Brasil.
Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria
Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria:
Eu tenho uma filha de 10 anos e como trabalho em Home Office procuro ajudar o máximo em sua educação, e o uso da tecnologia é sem dúvida alguma um dos pontos que procuro fazer a diferença, até em sua escola onde faço palestras sobre internet e mídias sociais regularmente, mas sinto que a maior parte das escolas ainda está muito longe de adotar novas tecnologias para acompanhar de perto as novas gerações.
Nesta semana eu encontrei uma matéria muito interessante sobre uma escola pública de Praia Grande (SP), onde os alunos respondem a chamada colocando o dedo indicador num sistema biométrico ao entrar na sala de aula, confirmando a presença com a digital, sendo que se faltar, seus pais são avisados por SMS. De acordo com o chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital de Praia Grande, Marcos Pastorello, o sistema ajuda a economizar merenda escolar – afinal, com o sistema, a escola sabe quantos alunos estão lá e vão comer. Com menos desperdício, “por si só o projeto já paga todo esse investimento”, diz Pastorello.
Outros pontos positivos incluem o fato de que as aulas podem durar mais, já que não se perde tempo fazendo a chamada, o número de faltas foi reduzido e até os pais ficam mais engajados, avisando de forma mais rápida quando o filho precisa faltar, e levando as atividades para o filho fazer em casa. O sistema está instalado nas salas de aula dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini, mas Pastorello informou que em 2012, mais dez escolas municipais de Praia Grande terão o sistema, e todas as 30 escolas municipais da cidade terão biometria em 2013.
Aos poucos as escolas estão começando a experimentar os benefícios da aplicação de ferramentas de tecnologia para os mais diversos fins, sejam eles educacionais ou administrativos, e com o tempo eu espero que mais iniciativas como esta sejam adotadas por um número ainda maior de instituições de ensino!
Via Gizmodo.
Related posts:
- Professores ainda sabem menos sobre internet que os alunos No ano passado comecei a fazer palestras sobre internet e...
- A mochila de escola 2.0 Hoje ao ler um texto no Update or Die encontrei...
- Porta da Escola Eu nunca enfrentei nenhum problema na porta da escola da...
Como pais e professores podem iniciar os filhos no hábito da leitura
Como pais e professores podem iniciar os filhos no hábito da leitura:
Como fazer a flor do natal em feltro, dica de artesanato
Como fazer a flor do natal em feltro, dica de artesanato:
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem
A gente se acostumou a olhar para a Poinsettia e lembrar do natal, concordam? Para mim essa é com certeza a flor do natal e hoje vamos aprender uma dica de artesanato que nos ensina a fazer essa flor no feltro. Um passo-a-passo super, hiper fácil de fazer e que podemos usar como enfeites para nossas árvores de natal, decoração de pacotes de presentes, festões e guirlandas.
Como fazer
![]() | O molde da flor e da pétala estão ao lado. Clique na imagem, imprimam e recortem. Já está no tamanho que usei, mas vocês podem ampliar e reduzir o quanto quiserem. |
Preparem o feltro para fazer a flor. Vocês podem usar o vermelho e o branco. Também pode-se usar outros tecidos, mas nesse caso antes apliquem termolina leitosa para que ele fique mais firme. | ![]() |
![]() | Risque em torno do molde com cuidado. |
Recorte o molde da flor e das pétalas. | ![]() |
![]() | Para fazer uma flor recorte uma base e cinco pétalas. |
Aplique uma gota de cola universal de artesanato na base da pétala, como na imagem. | ![]() |
![]() | Segure por 30 segundos até que cole. Repita para todas as pétalas. |
Aplique cola na base da flor, do centro até a parte interna da pétala, como na imagem. | ![]() |
![]() | Fixe a pétala sobre a cola de modo que a ponta da pétala se posicione no centro da base da flor. |
Continue colando as pétalas da mesma forma, posicionando as pontas no centro da flor. | ![]() |
![]() | Aqui temos a flor com as pétalas coladas, quase pronta. |
Cole uma pérola no centro da flor. Use a cola universal também. | ![]() |
Muito bem, a flor do natal está prontinha.
A partir daqui vocês podem passar um fio dourado por trás e pendurar na árvore ou no festão. Também podem colar sobre pacotes de presente usando cola quente, um luxo.
Nós agora vamos transformar essa flor numa linda e fácil guirlanda para a porta da sua casa. Confira no artigo seguinte.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
COMUNICADO IMPORTANTE
COMUNICADO IMPORTANTE: NOVIDADES DO PROGRAMA CIENTISTAS DO AMANHÃ
Mudança na sequencia de algumas Unidades Para melhor adequar a grade curricular do Programa às demandas dos professores, representantes da E/SUBE/CED,...
PROGRAMA MELHOR EM CASA
PROGRAMA MELHOR EM CASA:
Iniciativa Jovem abre suas inscrições para edição 2012
Para participar é preciso ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo, endereço fixo no Rio de Janeiro e muita disposição para aprender
O IniciativaJOVEM (IJ) abriu na quinta-feira (20/10) suas inscrições para a próxima edição, que acontecerá em 2012. Se você tem vontade de montar um negócio próprio e busca incentivo, essa é uma boa oportunidade de alcançar o sucesso.
O IJ é um programa de investimento social do Grupo Shell, presente em diversos países, e com execução do CIEDS no Brasil. O objetivo principal do programa é promover a sensibilização do jovem para o empreendedorismo como opção de carreira e instruí-lo para alcançar essa meta.
Para participar do IJ é preciso ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo, endereço fixo no Rio de Janeiro e muita disponibilidade para se dedicar ao programa, que ao longo de um ano oferece capacitações, palestras e consultorias, entre outras atividades.
Acesse agora mesmo e inscreva-se no site: http://www.iniciativajovem.org.br/inscricao/login
Quando um aluno entra em sala de aula...
Quando um aluno entra em sala de aula...:
Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento
Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento:
Melhores práticas no ensino de leitura
Melhores práticas no ensino de leitura: "Este vídeo é resultante de uma pesquisa realizada pela Abaquar Consultores, com o apoio do Instituto Natura e Patrocínio do Programa Crer para Ver. A equipe da Abaquar Consultores visitou, a partir de critérios predefinidos na pesquisa, os nove municípios com melhor qualidade em ensino de leitura no SAEB/Prova Brasil nas séries iniciais. Veja aqui o trabalho desenvolvido nesses municípios". (Via ConsultoresAbaquar/YouTube)
BookCrossing - incentivando a leitura e o ato de compartilhar
BookCrossing - incentivando a leitura e o ato de compartilhar:
Hoje, em meu blog, divulguei o "BookCrossing". Na data de hoje, várias pessoas pelo mundo estão trocando ou "esquecendo" livros em lugares movimentados, como mercados, ônibus, metrô, praças... Eu acredito que o movimento possa se estender aos Pequenos Leitores, especialmente aqueles cujas famílias não têm condições financeiras de comprar um livro para enriquecer suas vidas.
Que tal "esquecermos" livros em pracinas e próximo a escolas, com dedicatórias carinhosas para os pequenos??? Podemos ainda incentivar nosso filhos a trocarem livros com seus amiguinhos. Além de espalharmos informação, cultura, histórias e fantasia, ensinamos a eles a dividir e a compartilhar.
Se você tem um blog ou uma conta em redes sociais, divulgue e incentive!!!!!!!!!!!
3ª UEXPONDO! DENGUE NÃO!
Bjs
http://rknoticia.blogspot.com/
3ª UEXPONDO! DENGUE NÃO!:
Como utilizar a literatura em sala de aula para trabalhar a leitura e a escrita? (UCA)
Como utilizar a literatura em sala de aula para trabalhar a leitura e a escrita? (UCA):
Formular hipóteses sobre o conteúdo da história;
Compreender globalmente a história;
Inferir informações a partir da história lida pela professora;
Recontar oralmente a história;
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
Produzir textos.
Qual a importância do nome na construção da identidade do indivíduo?
Qual a importância do nome na construção da identidade do indivíduo?:
Perceber a utilização do alfabeto na construção de palavras;
Compreender a função social da escrita;
Construir palavras através de atividades significativas;
Identificar a quantidade de letras nos nomes dos alunos da sala.
Compreender a importância do nome na construção da identidade da criança.
Como a literatura infantil pode colaborar para o desenvolvimento da produção de texto dos alunos e formação do leitor crítico? (UCA)
Como a literatura infantil pode colaborar para o desenvolvimento da produção de texto dos alunos e formação do leitor crítico? (UCA):
Desenvolver habilidade de leitura e escrita;
Interpretar informações através de imagens;
Produzir textos;
Estimular o prazer da leitura e escrita;
Elaborar um gráfico;
Resolver situações-problema;
Desenvolver atitudes de respeito às diferenças de cada um.
Como orientar os alunos a produzir textos a partir da (re)leitura de poesias? (UCA)
Reconhecer a estrutura e linguagem poética;
Ler com entonação e emoção poética;
Conhecer as características de um leilão;
Compreender como funcionam os leilões;
Conhecer um jardim e seus elementos;
Realizar operações de adição e subtração;
Produzir um texto poético a partir da (re)leitura de uma poesia.