sexta-feira, 6 de julho de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 07 a 13 de julho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 07 a 13 de julho:
CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMÍLIA
Estão abertas até domingo, dia 08, as inscrições para o 3º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC RJ ) e a 2ª Jornada Rio–Espírito Santo de Medicina de Família e Comunidade, que acontecem simultaneamente de 26 a 28 de julho em Petrópolis, Rio de Janeiro. A programação cientifica inclui temas de atualização clínica, outros de abordagem familiar e comunitária, bem como atividades voltadas à formação e pesquisa em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde. As inscrições devem ser feitas no site do evento: http://www.congressoamfac2012.org.br.

MOSTRA DE DANÇA
Termina neste final de semana a Mostra de Dança do Teatro Municipal Angel Vianna, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino, 115, Tijuca). No sábado, dia 07, a programação tem início às 16h com o Fórum de Políticas Públicas, seguido de sessão de Dança na Tela, às 18h30; da Mostra Escola Angel Viana e Faculdade Angel Vianna, às 19h; e de espetáculo do grupo norte-americano City Dance Conservatory, às 21h. No domingo, dia 08, a mostra “Dança na Tela” começa às 17h30 e as apresentações da Escola Angel Viana e Faculdade Angel Vianna às 18h. A entrada custa R$ 1.

FESTA LITERÁRIA NAS UPPs
A Festa Literária Internacional das UPPs, a Flupp, leva autores da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, para comunidades cariocas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Nesta segunda-feira, dia 09 de julho, o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, recebe no Casarão dos Prazeres os autores Cynann Jones e Paulo Scott, às 14h, Zoé Valdés, às 16h, e John Freeman e Italo Moriconi, às 18h. Na quarta-feira, dia 11, é a vez do Espaço Criança Esperança, no Cantagalo, em Ipanema. Participam da festa David Trueba e Malcom Barral, às 11h; Dulce Maria Cardoso e Ana Maria Machado, às 14h; Teju Cole e Douglas Mayhew, às 16h; e Suketu Mentha e Luiz Eduardo Soares, às 18h. Conheça a página da Flupp no Facebook e fique por dentro da programação.

OCUPA NISE
Começa nesta segunda-feira, 09 de julho, a intervenção Ocupa Nise, que ocupará até 31 de julho o Instituto Municipal Nise da Silveira, onde funcionava o Hospício do Engenho de Dentro. A iniciativa dos atores da Universidade Popular de Arte e Ciência (UPAC) será apresentada durante o II Congresso Espetáculo-Oficina da Universidade Popular de Arte e Ciência do Rio de Janeiro.
Assista ao vídeo Ocupa Nise! O Auto da Paixão da Dra. Nise da Silveira

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 09 a 15/07/2012

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/

Aviso da E/SUBG/CIN de 05/07/2012 (D.O. Rio nº 75 de 06/07/2012 –p. 49 a 55).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto n.º 30863 de 02 de julho de 2009, divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 09 a 15 de julho de 2012.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.

(Publicado no Ecoando n.º 19 - 2012)




SITE DA 6ª CRE JÁ ESTÁ NO AR

 http://creged06.blogspot.com/
Site da 6ª CRE:
Senhores Diretores,

É com muito prazer que divulgamos a partir de hoje o endereço eletrônico do Site da 6ªCRE!


Visitem nosso site no endereço abaixo:



Abraços,

Andréa Calonio, Joice e Patrícia Fernandes

Lavar bem as verduras e não comer carne mal passada ou crua pode evitar a toxoplasmose

 http://www.blog.saude.gov.br/
Lavar bem as verduras e não comer carne mal passada ou crua pode evitar a toxoplasmose:

Foto: Corbis Images
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário que é encontrado nas fezes de gatos. A pessoa pode contrair a doença comendo alimentos contaminados, como verduras mal lavadas e carne crua ou mal passada. Esses alimentos abrigam os ovos do Toxoplasma, porque de alguma forma tiveram contato com fezes de gato ou com material contaminado. Em muitos casos a doença pode não ter sintomas, mas, em outros pode causar febre alta, cansaço, manchas e dores pelo corpo.
De acordo com o infectologista do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Breno Riegel não há necessidade de tratamento, pois os sintomas passam naturalmente. Mas a toxoplasmose se torna grave quando ela é adquirida pela primeira vez por uma grávida, como explica o infectologista. “Uma gestante, que nunca teve toxoplasmose que adquire naquela gravidez, a chance de um problema para o feto é enorme. No primeiro trimestre leva ao abortamento na certa. No último trimestre, praticamente todas as crianças vão nascer com toxoplasmose congênita. Por outro lado, a próxima gravidez não vai ter problema, isso é, se ela já teve toxoplasmose antes da gravidez, ela não prejudica mais nenhuma outra gravidez dali em diante. A mulher fica imune.”
A jornalista Raquel Madeira não tinha o protozoário quando engravidou pela primeira vez. Como não tinha contato com gatos, precisou redobrar a atenção. “Eu estava morando em uma casa na época e eu passei a gravidez inteira sem nem chegar no quintal porque apesar da gente também não ter bicho em casa, sempre tinham os gatos do vizinho que passavam por ali e a gente ficava com medo. Mas acabou que eu não peguei toxoplasmose e minhas filhas estão ai, lindas e saudáveis.”
O infectologista Breno Riegel recomenda que as mulheres que desejam engravidar, façam exame para saber se tem ou não o protozoário da toxoplasmose no organismo antes da gestação. Caso não tenham, é preciso evitar o contato com gatos ou outros felinos e não comer carne crua ou mal passada e verduras fora de casa.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Formatura do 5º Ano do Programa Proerd

 http://emmaurice.blogspot.com/
Parabéns pelo trabalho!!
Formatura do 5º Ano do Programa Proerd:
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ofereceu o Programa Educacional de Resistência às Drogas às nossas turmas de 5º ano. Foram 17 (dezessete) lições ministradas pelo instrutor CB PM Ricardo Lima.
Vários momentos de muita emoção: homenagem aos alunos aniversariantes de junho, entrega de certificado, homenagem ao instrutor, homenagem à escola, leitura da redação destaque, entrega de medalhas aos alunos destaque de cada turma e apresentação da música da Proerd. 
A apresentação da música da Proerd foi surpreendente, com coreografia própria, que envolveu inclusive os pais que estavam na arquibancada. Os policiais à frente ensinavam a coreografia para a mesa de autoridades. 
Agradecemos à PMERJ pela parceria; esperamos que outros momentos como este se repitam e que CB PM Ricardo e CB PM Fátima voltem a nos visitar.

SAÚDE ESCOLAR - CMS SYLVIO F. BRAUNNER EM AÇÃO NA C. M. PROFESSORA BEATRIZ

Esta semana no dia 4 de julho realizamos a 2ª etapa da ação de combate a Verminose na CRECHE PROFESSORA BEATRIZ, todas as crianças da creche estão sendo monitoradas pela equipe de saúde que acompanha a creche, conversamos com os responsáveis sobre a importância deste trabalho, pegamos as autorizações e acompanhamos cada criança, que já mostram melhorias no seu estado de saúde.






Parabéns Equipe  - Saúde sempre Presente