quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SDH apoia pesquisa sobre implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

http://www.viablog.org.br/
SDH apoia pesquisa sobre implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: "Pesquisa tem o objetivo de identificar o grau de implementação do PNEDH na etapa do ensino fundamental no país."

Instituto Unibanco abre inscrições para programa de bolsas de pesquisa em educação pública, juventude e Ensino Médio

http://www.viablog.org.br/
Instituto Unibanco abre inscrições para programa de bolsas de pesquisa em educação pública, juventude e Ensino Médio: "Programa tem o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos relativos à educação pública, à juventude e ao Ensino Médio."

Tempo médio de aleitamento materno no Brasil está longe do ideal

http://www.viablog.org.br/
Tempo médio de aleitamento materno no Brasil está longe do ideal: "Tempo médio de amamentação no Brasil cresceu um mês e meio em 10 anos. O País, no entanto, está longe do índice ideal."

Resolução SME 1149 - Prêmio Anual de Qualidade

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Resolução SME 1149 - Prêmio Anual de Qualidade: "
RESOLUÇÃO SME Nº 1149, 
DE 03 DE AGOSTO DE 2011.
(DIÁRIO OFICIAL  de 4 de agosto de 2011)
Divulga os critérios para avaliação, 
seleção e classificação de projetos pedagógicos anuais 
com vista à concessão do 
Prêmio Anual de Qualidade.

Clique na imagem Para mais informações, vejam a postagem

Construção do PPA 2011

com os slides da palestra proferida pela consultora da Educação Infantil Eliana Bhering. Lembrando que as disposições publicadas no DO são as oficiais.
"

Vida Severina Versão Animada

http://chavegeral.com.br/silabatonica
Vida Severina Versão Animada: "

Clássico na versão do cartunista Miguel Falcão inspira animação 3D



Quem ainda não viu, precisa reservar 52 minutos para assistar ao clássico “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, na versão em desenho animado. A animação foi inspirada no livro em capa dura “Morte e Vida Severina em Quadrinhos”, do cartunista Miguel Falcão, publicado pela editora Massagana.


Em preto e branco, a obra narra a dura caminhada de Severino, retirante nordestino que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor. “Preservou-se o texto original e a animação 3D dá vida e movimento aos personagens do auto de Natal pernambucano adaptado para os quadrinhos pelo desenhista e cartunista Mguel Falcão”, conta Isabela Cribari, diretora de Cultura da Fundaj, co-produtora do longa em parceria com a Tv Escola.


“Foi muito gratificante e surpreendente o resultado. Foram muito fiéis ao meu traço e às texturas. Além da parte estética gráfica, conseguiram reproduzir a minha narrativa. Meu quadrinho serviu quase como um storyboard para o filme, é realmente o quadrinho em movimento, claro que com os efeitos e adaptações da fotografia digital, afirma Miguel.


Assista: 




Assista Versão Completa sem Cortes via Tv Escola


ou assista no Youtube:


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4







Share/Bookmark

"

EXEMPLO DE COMO TRABALHAR O TEMA VALORES MORAIS.

http://petanrj.blogspot.com/
EXEMPLO DE COMO TRABALHAR O TEMA VALORES MORAIS.: "A OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO (ARTE COM ESTILO ) TRABALHOU O TEMA REALIZANDO UM DESFILE DE ACESSÓRIOS E  DE ROUPAS CUSTOMIZADAS COM FRASES ESCOLHIDAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DA OFICINA , COORDENADOS PELA PROFESSORA DENISE MACIEIRA.
FRASES DO TIPO : VERDADE, RESPEITO,AMOR,SOLIDARIEDADE . FORAM FRASES QUE NOS DIAS DE HOJE NÃO FAZEM PARTE DE TODA A SOCIEDADE , MAS QUE FELIZMENTE FORAM LEMBRADAS E TRABALHADAS EM NOSSA UNIDADE NESSE SEMESTRE DE 2011.
VEJAM O RESULTADO NOS VÍDEOS E FOTOS COLOCADAS .

FOI CONVIDADA PELA DIREÇÃO DO POLO UMA ESCOLA DE DANÇA DA ZONA OESTE DO RJ PARA ABRIR OS TRABALHOS NO POLO DO DESFILE DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE LETIVO DA OFICINA DE ARTE COM ESTILO. APRESENTANDO DANÇAS ORIENTAIS E OCIDENTAIS.









APRESENTAÇÃO DO DESFILE COM ROUPAS CUSTOMIZADAS COM O TEMA 
VALORES MORAIS ESTAMPADOS NA FRENTE DAS CAMISETAS.
PALAVRAS ESCOLHIDAS PELOS ALUNOS DA OFICINA
FAZENDO ARTE COM ESTILO .
TRABALHO ORIENTADO PELA ILUSTRE PROFESSORA
DENISE MACIEIRA.









PRIMEIRO FOI O DESFILE DE ACESSÓRIOS










DEPOIS O DESFILE COM PALAVRAS  ESTAMPADAS NA FRENTE DAS  CAMISETAS  SOBRE O TEMA VALORES MORAIS.


NO FINAL DO DESFILE OS CONVIDADOS QUE ESTAVAM PRESENTES NO EVENTO RECEBERAM BOLAS DE SOPRAR COM  FORMATO DE CORAÇÃO.

A SURPRESA DO EVENTO FOI O DESFILE DE UMA NOIVA MODERNA QUE DEPOIS DO CASAMENTO PODERIA TIRAR OS ACESSÓRIOS DE NOIVA E SE TRANSFORMAR NUM VESTIDO DE PASSAGEM DE FIM DE ANO, AO SOM DE MUITO SAMBA E MÚSICA BRASILEIRA.





 
"

Atividade com jornal para refletir diferentes condições sociais e culturais

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Atividade com jornal para refletir diferentes condições sociais e culturais: "Uma aula diferente!


Veja a dica de atividade que o Programa Lendo e Relendo, do jornal Correio Lageano (Lages/SC), está dando para sua aula. Ela foi publicada no blog do programa:
'Nossa sugestão é explorar os diversos tipos de moradias, pode ser do bairro, cidade e até mesmo de outros países! Porque uns tem tanto e outros pouco? São questionamentos que podem ser trabalhados! No jornal podemos encontrar diversas imagens que mostram essa diversidade, nos classificados comprar, vender ou alugar um imóvel.


Sugerimos ainda que cada aluno desenhe sua própria casa e ao final a professora pode criar um novo vídeo com as ilustrações feitas por eles! Mande o link que postamos no blog! Mãos à obra e bm trabalho!" (Programa Lendo e Relendo) 
"

Blog como ferramenta educativa

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/

Blog como ferramenta educativa: "
Compartilhamos texto muito interessante do Educarede - Fundação Telefônica, sobre blogs como ferramentas educativas. Boas reflexões!

Hoje em dia as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) estão muito presentes na vida quotidiana de os/as alunos/as. Se lhes poderia classificar como 'homo sapiens digitalis', já que o mundo das TIC faz parte da sua vida quotidiana: uso de telefones móveis, computadores, Internet, etc.


Portanto para poder acercar-nos aos alunos deveremos acolher as TIC como um elemento e recurso integrado dentro da sala de aula.

Em que beneficia o uso das TIC na sala de aula?
  • Favorece a adaptação da educação às novas metodologias de trabalho colaborativo e cooperativo, seja porque as atividades requerem um trabalho em equipe ou porque existem recursos que servem como ferramentas para os realizar (blog, chat, páginas site, etc.).
  • Facilita a aprendizagem significativa, já que são os/as alunos/as os que criam o conhecimento e conteúdos na escola sempre guiados pelo docente.
  • Permite a realização de atividades que antes eram impensáveis: falar com outros países em tempo real; trabalhar em equipe conectados ao mesmo tempo; elaborar montagens de filmes ou vídeos; realizar rádio ou televisão.
Uma ferramenta simples para ir começando: O blog

Pois bem, um recurso simples que não requer muitos conhecimentos de informática é o blog. É uma ferramenta da web que permitirá potenciar no alunado novas competências conformes com as exigências da sociedade da informação ao mesmo tempo que se podem trabalhar temas relacionados com a matéria.


Os blogs constituem uma ferramenta eficaz para a gestão do conhecimento.

Mas, o que é um blog?
É um tipo de página de site que se atualiza periodicamente, mostrando textos, artigos, imagens, vídeos ou áudios de forma cronológica de um ou vários autores. É um diário no que podem consultar e interatuar todos aqueles que digitem a direção em Internet.

Como se cria um blog? Como se utiliza?
As ferramentas para criar um blog as encontrará em Internet. Estas funcionam como modelos pré-configurados para a gestão do conteúdo e do seu desenho de apresentação. Ademais são gratuitas.

Para começar a criar um blog deve ter claro ao menos os seguintes pontos:
  • O lugar onde queira alojar ou criar seu blog (facilitamos uma lista de alojamentos gratuitos: ECuaderno). Isto determinará os possíveis formatos que se queira dar ao blog.
  • O título do blog.
  • O usuário e a senha chave.
  • Ter uma conta de correio eletrônico.
Agora já se pode começar a publicar no blog. Recomendamos introduzir alguma categoria ou tema para esse texto determinado. A partir daí poderá colocar algum link que pareça interessante para seu blog, incorporar imagens, áudio…


Para que serve um blog na aula?
O blog como ferramenta web permite atingir uma série de objetivos na hora de transmitir o conhecimento que em ocasiões não se poderia realizar por outros meios mais convencionais, já que:
  • Facilita o acesso à informação. A Internet é a maior biblioteca, hemeroteca, audioteca, videoteca… à que se podem ter os/as alunos/as para aumentar as possibilidades de aceder ao conhecimento.
  • Enriquece e favorece o processo de ensino-aprendizagem.
  • É um meio idôneo para a aprendizagem e desenvolvimento das competências digitais tão úteis na sociedade da informação atual: buscar, conseguir, entender e comunicar informação para criar conhecimento. Rompem-se os “muros da aula”.
  • Abre espaços inovadores de comunicação e interação, tal e como se pode comprovar no seguinte mapa conceitual sobre o uso do blog na comunidade educativa. O/a aluno/a tem voz para poder participar na elaboração da sua aprendizagem,
  • Geram-se novos vínculos e redes sociais que depois se podem transladar a um meio presencial.
  • Permite e favorece o trabalho colaborativo (trabalho em rede).
E a nível mais prático, por que é vantajoso usar um blog na aula?
Porque após “colocar” as propostas de escrita podem-se:
  • realizar exercícios interativos (podcast, hotpotatoes ...);
  • valorizar o processo de ensino-aprendizagem; continuar com os temas que ficaram pendentes na aula;
  • propor exercícios ou leituras de textos;
  • expor interrogantes ou resolver dúvidas que a determinadas idades não se expressam de forma presencial;
  • comentar os acontecimentos da aula; criar novos projetos como grupo-classe;
  • dialogar ou debater sobre um determinado tema;
  • facilitar a interação na aula;
  • melhorar o trabalho individual e, como conseqüência o trabalho em grupo,
  • propiciar o aumento da autonomia e dos hábitos de estudo e trabalho, para desenvolver capacidades e competências, para avaliar de uma forma diferente provocando menos stress e desmotivação.
Por que não o prova?
Como organizo o blog para a aula?
A incorporação desta ferramenta dentro da aula não deve supor um grande transtorno para a atividade docente, senão um apoio a seu trabalho. Trata-se de administrar o tempo que se vai a dedicar à cada coisa e integrar o blog como um elemento a mais para a aprendizagem.

É importante ter em conta os seguintes aspectos:
  • Temática e finalidade do blog da aula.
  • Metodologia de uso. Isto é, como se vai utilizar.
  • Temporalização. Quando se vai atualizar: semanalmente, mensalmente, diariamente.
  • Localização: dentro da aula, como tarefa escolar para casa…
  • Destinatários (quem o vai utilizar): os/as alunos/as da aula, a comunidade educativa, outras escolas, outras classes.
  • Avaliação. Dos objetivos marcados quais se podem utilizar para a avaliação de os/as alunos/as.
Como se pode observar tem praticamente a mesma estrutura que um projeto escolar, simplesmente que - neste caso - incorporamos uma metodologia diferente (o blog), obtendo uma dupla finalidade: que os/as alunos/as aprendam mediante as TIC, e que os/as docentes se adaptem à sociedade atual.

Recursos em Sites para começar com os edublogs ou blog de aula.

http://www.aulablog.com/: ajuda a quem queira iniciar-se no mundo dos blogs educativos.
http://www.tinglado.net/: blog coletivo, que oferece atividades realizadas com os recursos multimídia disponível de forma gratuita em Internet.
http://ciberaulas.blogspot.com/ 
http://concursoeducared.org.pe/blogs2010/planeta2/category/notas-al-profesor-bloguero: blog colectivo, con recomendaciones para los profesores que deseen comenzar a trabajar con blogs en el aula.

Isto são só alguns exemplos do amplio mundo dos blogs educativos.
Exemplos de usos educativos:

Como ferramenta de suporte aos conteúdos curriculares: Aula de latín, Taller de Blogs, IES Ortuella, Reflexiones en ELE
Como espaço para a participação de os/as alunos/as: Lenguablog, EPLANETA
Como armazem de recursos para a aula: O Tinglado, Recursos para trabalhar na aula
Como agenda de classe: Agenda de 6º A
Como boletim de notícias da atividade dos centros: 2dmanjón, CEIP Pablo Sorozabal, CEIP La Jota
Como veículo para desenvolver projetos colaborativos: ECOURBAN, Teu Blog em meu Blog
Como ferramenta de formação docente: Blogge@ando, Tic Docente, Relatos sobre pedagogía.
Como plataforma de difusão das atividades da biblioteca escolar: A nosa biblioteca 3.0, A la biblio del S’Agulla
Como espaço de reflexão sobre o exercício da docência: Aulablog, Zibereskola, Educa’t, educa’m
Para ampliar conhecimentos sobre Música: Aula de música
Para ampliar conhecimentos sobre Língua: Dar-lhe à língua
Para ampliar conhecimentos sobre Física e Química: Recursos Física e Química e algo mais
Para ampliar conhecimentos sobre Educação de adultos: Educadultos
Para ampliar conhecimentos sobre Francês: Fle d’artifice
Para ampliar conhecimentos sobre Formação Profissional: Aula Taller Virtual
Para ampliar conhecimentos sobre Filosofia: Boulesis
Para ampliar conhecimentos sobre Matemáticas: Frantematicas

Texto extraído e adaptado de: http://apiedeaula.blogspot.com/


ATIVIDADES

Criando… Recreando


Objetivo: Potenciar o uso dos blogs a nível individual, no nível de grupo-classe e a nível escolar. Esta atividade é muito simples mas é a base do trabalho com este suporte.

Desenvolvimento: Os/as alunos/as deverão fazer uma primeira aproximação aos blogs buscando informação em Internet relacionada com blogs de outros alunos/as. Depois criaram o seu. Uma vez que cada um de os/as alunos/as tenha criado seu blog, se dividem em equipes de 4 ou 5 e realizam um pequeno desenho do que gostariam que aparecesse no blog do grupo-classe: imagens, comentários, atividades, trabalhos, etc. Após realizar esse esquema, na cada grupo o porão em comum e se decidirá entre toda a classe o tipo de blog que desejam realizar. Se escolherá por sorteio a 6 membros da classe que o queiram desenhar, sempre interatuando com o resto do grupo e acolhendo suas decisões. O único requisito é que nesse blog tenha um apartado de links com todos os blog de os/as alunos/as. Por último se lançaria a proposta ao colégio para poder criar por cursos um jornal a nível escolar.


Contatando… com outras escolas

Objetivo: Criar um blog onde os/as alunos/as criem projetos cooperativos que termine numa excursão para melhorar as redes sociais virtuais e presenciais.


Desenvolvimento: Primeiramente o docente estabelece uma relação com outros docentes interessados em participar neste projeto. Elaboram conjuntamente um blog de atividades onde os/as alunos/as tenham que resolver trabalhos em grupo: debates, diálogos, etc. A única condição é que sempre têm que chegar a um ponto de consenso. Os/as alunos/ não conhecem os centros que intervêm dentro da atividade. Uma vez tenham resolvido todas as atividades, os/as docentes, estabelecem uma atividade final (tipo jogo de pistas) onde os participantes, mediante diferentes ferramentas tecnológicas (móveis, gps, utilizando Googlemaps,…), possam encontrar ao colégio com o qual estão trabalhando.

Quer ver mais? Acesse: http://www.educared.org/global/premiointernacional/blog-herramienta-didactica1

Fonte: EducaRede
"

Famílias que não cumprem condicionalidades têm benefício cancelado

http://rodrigobethlem.blogspot.com/2011/08/familias-que-nao-cumprem.html
Famílias que não cumprem condicionalidades têm benefício cancelado: "

O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou o cancelamento de mais de 15 mil benefícios do Bolsa Família, no país, para usuários que não cumpriram com as condicionalidades do programa nos últimos meses, ou seja, que não atenderam à contrapartida que exige uma frequência mínima das crianças na escola. Desse total, 1.294 famílias são do estado do Rio, sendo que 569 delas são aqui da capital.



É preciso ficar claro, no entanto, que o benefício não é anulado de uma hora para outra. Antes do cancelamento, existem outros quatro procedimentos bimestrais que alertam as famílias sobre a situação de inadimplência. Por meio de notificações da SMAS, notas nos extratos bancários ou cartas registradas, as famílias são comunicadas sobre a sua situação em relação às exigências do programa. O primeiro passo é uma advertência. Depois, no bimestre seguinte, o valor é bloqueado até que a presença dos filhos na escola seja normalizada. Caso nada seja feito, podem ocorrer duas suspensões para que então o recurso seja cancelado.



A orientação é para que as famílias que tiveram o benefício cancelado procurem o Centros de Referência da Assistência Social da sua região. Em relação à greve da rede estadual, vai depender de como a Secretaria Estadual da Educação está registrando a presença dos alunos nesses casos de paralisação. Se as ausências não forem registradas como 'faltas', não irão prejudicar o quadro de frequência dos estudantes em relação ao Bolsa Família.
"

Clube de Lazer

http://saudementalrj.blogspot.com/
Clube de Lazer: "
"

SEMANA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
SEMANA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE: "
NOS DIAS 28 E 29 DE JULHO FOI REALIZADO NO CMS FLÁVIO DO COUTO VIEIRA PALESTRAS SOBRE HEPATITE.

REALIZADA PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, EQUIPES 02 E 03 DA ENFERMEIRA LIANE MEDEIROS E A ENFERMEIRA CAMILA COELHO.

ENFERMEIRA CAMILA E SUA EQUIPE
FOI UM DIA DE  ATENDIMENTO À POPULAÇÃO LOCAL, COM PEDIDOS DE EXAMES DE HEPATITE E MUITA INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.

"

Nossa homenagem a Amy Winehouse!

http://rknoticia.blogspot.com/
Nossa homenagem a Amy Winehouse!: "
Ouça o áudio do programa 'O ASTRO' em homenagem a Amy Winehouse de 2 de agsoto de 2011...



"