sábado, 16 de julho de 2011

SMAS abre inscrições para 720 vagas em cursos gratuitos de hotelaria











A partir de segunda-feira, dia18, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abre as inscrições para os cursos gratuitos de hotelaria, destinados à população de baixa renda, no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. Inicialmente serão 30 vagas para camareira/arrumador, 30 vagas para mensageiro/capitão porteiro, 30 vagas para garçom e 30 vagas para barman. Cada curso terá duração de quatro meses. No total, serão 720 vagas em dois anos.








Por meio de uma parceria com a SMAS, as aulas serão ministradas pela rede Windsor de hotéis, que também ficará responsável pelo fornecimento de material didático, uniformes, lanches e transporte. A UFRJ também participa da iniciativa com a oferta de cursos de idiomas e informática.








Para se inscrever, a pessoa deve estar cursando ou ter concluído o nível médio e deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. A inscrição poderá ser feita no próprio Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare (Avenida Niemeyer 776, São Conrado), das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones (21) 3111-1025 e (21) 3111-1019.

Acari alcança 100% de cobertura de Saúde da Família



Bairro ganha Clínica da Família que contará com um Centro de Referência para Obesos

15/07/2011

A Prefeitura do Rio inaugurou, no dia 15 de julho, em Acari, a Clínica da Família Marcos Valadão, a 41ª da cidade. Com a unidade, o bairro, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, passa a ter 100% de cobertura de saúde da família. A clínica possui, de forma pioneira no município, um Centro de Referência para Obesos, que fará tratamento para pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local contará com médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo especializado em mudança de comportamento, para ajudar na mudança dos hábitos alimentares dos pacientes.

Na unidade também funciona um Centro de Convivência do Idoso, oferecendo atendimento específico com um clínico exclusivo, que fará o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhará para um geriatra na rede, quando necessário. O investimento foi de R$ 1,250 milhão, e a clínica beneficiará mais de 25 mil pessoas, com sete equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal.

“Com a inauguração dessa unidade, a população de Acari passa a ter 100% de cobertura de saúde. O bairro, com um dos piores IDHs do município, terá, em breve, uma melhora nos indicadores de saúde e com isso uma melhor qualidade de vida para os moradores da região,” informou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No local, funcionarão nove consultórios, salas de observação clínica, procedimentos e curativos. Entre os serviços oferecidos estão saúde bucal, vacinação, exames laboratoriais, pré-natal e acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre Marcos Valadão: Mineiro de Belo Horizonte, nasceu no dia 09 de agosto de 1955. Advogado e mestre em enfermagem, em 1955 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro (ABEn-RJ) e reeleito para uma segunda gestão. Dedicava-se de forma incansável à luta por uma enfermagem ética e por sua representação democrática, além de condições de trabalho e remuneração mais dignas para os enfermeiros. Ele e sua esposa, Edma Valadão, na época presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, denunciavam irregularidades financeiras da direção do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e foram assassinados em 1999.

Reprovar alunos é contraproducente, diz OCDE - Educação - Notícia - VEJA.com

FONTE: REVISTA VEJA
Reprovar alunos é contraproducente, diz OCDE - Educação - Notícia - VEJA.com

Provinha Brasil 2010

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Localização da escola influencia desempenho do aluno

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Localização da escola influencia desempenho do aluno: "

AE

Em unidades localizadas em áreas altamente vulneráveis, estudantes têm notas mais baixas


Alunos com o mesmo perfil sociocultural têm desempenhos diferentes de acordo com o índice de vulnerabilidade social do local onde fica a escola em que estudam. A conclusão é da pesquisa Educação em Territórios de Alta Vulnerabilidade Social na Metrópole, que avaliou o impacto da localização do colégio na educação.


Em unidades localizadas em áreas altamente vulneráveis, cerca de 50% dos alunos com baixos recursos culturais familiares (bens culturais disponíveis em casa, como TV, DVD, internet e livros, aferidos pelo questionário socioeconômico da Prova Brasil, e escolaridade da mãe ou mulher responsável pelo estudante) têm desempenho abaixo do básico e apenas 10% deles apresentam desempenho adequado.


Já nos colégios de entorno não vulnerável, 38% dos alunos com esse mesmo perfil estão abaixo do básico. A melhora também aparece no aumento de taxa de estudantes com aprendizado adequado e avançado: 24%. A pesquisa conclui que escolas em territórios de maior vulnerabilidade social têm Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as de entorno menos vulnerável.


Os dados também apontam que alunos com mais recursos culturais apresentam notas mais baixas quando estão matriculados em escolas que ficam em territórios de alta vulnerabilidade social. 'Quando mostramos o impacto que o entorno da escola tem na vida do aluno de baixo nível sociocultural, percebemos que ele é, sim, capaz de aprender', explica Mauricio Érnica, coordenador do estudo.


A pesquisa é de Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 61 escolas públicas de ensino fundamental da subprefeitura de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Também foram usadas as notas da 4ª série do ensino fundamental na Prova Brasil de Língua Portuguesa de 2007 e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Cresce total de alunos fora da série adequada

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Cresce total de alunos fora da série adequada: "

Agência Brasil

Porcentual no último Censo Escolar foi de 23,6% no ensino fundamental e 34,5% no ensino médio

Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.


Pela legislação que organiza a oferta de ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% em 2009 e chegou a 34,5% no ano passado.


Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, essa estagnação é resultado do arrefecimento da política de progressão continuada. Muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental mudaram essas diretrizes. “Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é grande causa a distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.


Apesar da estabilidade na taxa de distorção da idade-série nos últimos anos, Maria do Pilar destaca que na última década a redução do índice foi maior: entre 2001 e 2011 essa diferença caiu 16 pontos percentuais no ensino médio e 19 pontos percentuais no ensino médio. Ela acredita que a taxa deve continuar a cair e aponta que o patamar adequado seria entre 3% e 4%.


“Por exemplo, um aluno com necessidades especiais às vezes tem uma adaptação escolar mais difícil, principalmente quando vêm de uma escola especial. Ou uma criança que deixou a escola por algum tempo por problemas familiares. Você pode ter algum tipo de distorção idade-série, mas ela teria que ser sempre traço. Nunca poderíamos achar que 10% já é um índice bom”, avalia.


A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6° ano do ensino fundamental, onde 32% dos alunos estão atrasados, e no 1° ano do ensino médio, quando o problema atinge 37,8% dos jovens. Segundo Pilar, o MEC preparou um material específico para trabalhar com alunos de 15 a17 anos que ainda estão no ensino fundamental. Será uma espécie de “curso” especial em que o conteúdo será ministrado de forma diferenciada, bem como a organização dos alunos. Em 2009, metade dos adolescentes de 15 a 17 anos não frequentava a série adequada para sua faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O projeto permitirá que em um ano ele receba o certificado de conclusão e possa seguir para o ensino médio. O material estará disponível no site do MEC e também poderá ser solicitado pelas escolas. Na avaliação da secretária, os adolescentes repetentes que estudam com crianças mais novas acabam com problemas de socialização. “Ele fica convivendo com grupos de idade que não têm muito a ver com ele. E começa a ser visto como o bagunceiro, aquele que é expulso de sala, o mau aluno”, aponta.

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Repetência prejudica e encarece o ensino, diz pesquisa

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Repetência prejudica e encarece o ensino, diz pesquisa: "

iG São Paulo

Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), 40,1% dos alunos brasileiros repetiram ano em 2009

A alta porcentagem de repetência leva a maus resultados acadêmicos, além de encarecer o sistema educacional, segundo conclusões de um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicado nesta quarta-feira com os resultados do Pisa (sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Segundo o levantamento, no Brasil, em média 40,1% dos alunos repetiram no primário e no Ensino Médio. Segundo o censo escolar, o total de alunos fora da série adequada aumentou em 2010.



Os países nos quais a taxa de repetentes era mais alta são também aqueles nos quais seus alunos obtiveram as piores notas nas provas do Pisa de 2009, e 15% desses maus resultados se atribuem ao fenômeno da repetição, destacou a OCDE. Além disso, onde há mais repetentes, a associação entre maus resultados e os grupos socioeconômicos mais desfavorecidos é maior.



A porcentagem média de alunos que tinham repetido o primário e o Ensino Médio na OCDE em 2009 era de 13%, mas alguns países superavam a cota de 25%, como Holanda (26,7%), Bélgica (34,9%), Portugal (35%), Espanha (35,3%), Luxemburgo (36,5%) e França (36,9%). Também superaram esse índice de 25% outros países associados ao relatório Pisa: Peru (28,1%), Trinidad e Tobago (28,8%), Panamá (31,8%), Argentina (33,8%), Colômbia (33,9%), Uruguai (38%), Tunísia (43,2%) e Macau (43,7%). No extremo oposto, a repetição não existia no Japão, Coreia do Sul e Noruega, e os repetentes eram menos de 3% na Islândia (0,9%), Eslovênia (1,5%), Taiwan (1,6%), Azerbaijão (1,7%), Cazaquistão (1,7%), Montenegro (1,8%), Sérvia (2%), Reino Unido (2,2%), Croácia (2,8%) e Finlândia (2,8%).



Além da ineficácia acadêmica, repetir tem um alto custo pela necessidade de financiar um ano suplementar da formação de um aluno e atrasa a sua saída para o mercado de trabalho. Calcula-se que a Bélgica tem a maior despesa em educação, em 13%, seguida pela Holanda, com 11%, Espanha com 10% e Alemanha com 8%, enquanto diversos países investem menos de 2% para o ensino.



O estudo também põe em evidência que os países nos quais se transferem alunos a outros centros por seus baixos resultados escolares, problemas de disciplina e necessidades pedagógicas específicas têm resultados acadêmicos globais desfavoráveis. Concretamente, mais de um terço das diferenças nas notas do Pisa entre países está relacionado com essas transferências, que 'tendem a favorecer uma segregação sócio-econômica' e a concentrar os estudantes de origens desfavorecidos nos centros com médias mais baixas. De acordo com a conclusão da OCDE, os professores de sistemas educacionais nos quais se recorre abundantemente à repetição ou à transferência a centros especiais dos alunos com dificuldades têm menos incitações para ajudar-lhes.



*Com informações da EFE

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Arraiá do Planeta. "O Mundo que eu quero"

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Gente linda, Maravilhosa...Parabéns!!!
Temos que deixar planeta para todos que virão.

Arraiá do Planeta. "O Mundo que eu quero": " Arraiá do Planeta Sustentável.
Na CM Zuzu Angel aprendemos:cuidar e amar.

'Planeta sustentável É questão de sobrevivência. Garantir que um planeta mais sustentável seja uma realidade, devemos unir esforços para aprender e aplicar técnicas e procedimentos, para garantir a continuidade da vida em nossa maravilhosa Bola azul.'
Preparando a Festa...
Pintando...
Colando...
Reciclando...
Reaproveitamento de materiais para um novo produto
Estimulando a responsabilidade com o meio...
Bolsinha de nossa Festa.
Caixa de Leite com pintura dos bbs.


Brincado e aprendendo...
Nossa Pescaria: Recolhemos o lixo do lago...
Nosso lago ficou limpinho...
No jogo de derrubar caixas: Derrubamos tudo que destrói o nosso Planeta...
Dançamos...

Cantamos...
Brincamos...
Se há algo que aprendemos quando começamos a atuar na área da sustentabilidade é que os resultados às vezes demoram e podem não ser o que esperávamos, mas sempre, com certeza, trarão um grande aprendizado.
Ações Sustentáveis podem salvar o planeta e melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações.
Fim de Festa...

Comunidade Zuzu Angel: Obrigado por terem enriquecido este dia de união com a felicidade de sua presença.



























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IDÉIAS - Criatividade com as mãos na educação infantil

http://sillovinho.blogspot.com/
Criatividade com as mãos na educação infantil: "












































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