segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jogos cooperativos X jogos competitivos

http://coelhodacartola.blogspot.com/
Jogos cooperativos X jogos competitivos: "

Cooperação 2No início do ano participei de um treinamento cujo tópico principal era a apresentação de jogos cooperativos. A princípio me pareceu uma bobagem, mas à medida em que as horas iam passando comecei a perceber as diferenças entre os dois tipos de jogos e me propus a adaptar jogos competitivos para tornálos cooperativos.

Dança das cadeiras

Tivemos alguns exemplos como o famoso “dança das cadeiras”. A diferença é que o jogo tradicional é competitivo, à medida em que vamos parando a música, eliminamos um competidor e retiramos outra cadeira.

Ao final haverá apenas um ganhador. Se perguntarmos a esse ganhador o que achou do jogo, com certeza ele dirá que adorou. Mas e quanto aos perdedores? Será que não se sentirão frustrados e injustiçados, principalmente se forem crianças?

Na versão cooperativa vamos tirando as cadeiras mas os participantes têm que acomodar-se num número cada vez menor delas, já que não retiramos ninguém da brincadeira. Eles têm que sentar-se em partes da cadeira, uns em cima dos outros. Todos têm que cooperar (essa é a palavra-chave) para que haja lugar para todos.

Ao final da brincadeira – quando sobrar apenas uma cadeira mas o número de participantes continuar o mesmo do início do jogo – todos responderão que gostaram do jogo e que se divertiram muito.

Jogos cooperativos

Os jogos cooperativos podem ser usados como quebra-gelo ou para predispor a turma para o trabalho em grupo, mostrando que agindo em conjunto obtém-se melhores resultados.

O fato de a maioria dos alunos já conhecerem os jogos “tradicionais” irá reforçar essa noção, se usarmos adaptações de jogos competitivos transformando-os em cooperativos.

No semestre passado tive muito trabalho com 6 classes regulares e 1 aluno VIP, mas o segundo semestre promete ser mais calmo, com menos classes e portanto terei tempo para fazer as adaptações, que publicarei aqui.

De qualquer forma fica aí a sugestão, se você achar a ideia válida poderá usar os mesmos jogos competitivos que já usou mas de forma cooperativa, promovendo o entrosamento dos grupos, o aprofundamento da noção da cooperação como fator de geração de benefícios de forma mais efetiva e eficiente.

Acredito na escola como formador de profissionais, e hoje em dia já está bem claro na cabeça dos dirigentes das empresas o quanto é benéfico ter funcionários que realmente saibam trabalhar em equipe e valorizar o papel de cada indivíduo dentro de um grupo.

Leia também:

Personagem oculto na aula de história

Jogo do mafagafar

True or false

Encontre:

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

Apostilas de português

aa_zailda

"

Wanda Engel: "Quando a escola pública ganha um pouco mais de autonomia e dinheiro, pode avançar"

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica

Wanda Engel: "Quando a escola pública ganha um pouco mais de autonomia e dinheiro, pode avançar": "Para a superintendente-executiva do Instituto Unibanco, é possível melhorar o desempenho dos alunos sem fazer grandes mudanças estruturais"

Dia dos Pais - Links de atividades

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

Dia dos Pais - Links de atividades: "
Não deixem de ver esse links que são de atividades postadas ano passado sobre o dia dos pais:





Modelo de Lembrancinhas para o dia dos pais





Atividades diversas para o dia dos pais





Livrinho para presentear os pais





Mais atividades para dia dos pais





Mais outras atividades para o dia dos pais





Outras mais atividades par ao dia dos pais





E mais outras atividades para o dia dos pais



Aqui mais modelos de atividades para o dia dos pais, dois projetos e dinâmicas e brincadeiras para o dia dos pais;



Peça de Teatro Pezinhos Trocados



Peça de Teatro Dia dos Pais - Emilio Carlos



Estarei postando mais novidades sobre o dia dos pais para vocês, uma dica que sempre dou é ter paciência e procurar no blog, como tenho muito coisa aqui algumas coisas não consigo me lembrar!



Beijos!







Receba nossas atividades Digite aqui seu email:



"

Atividades para o dia dos pais

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Atividades para o dia dos pais: "






















Receba nossas atividades Digite aqui seu email:



"

Diretores de escolas têm até 14 de agosto para enviar dados do Censo Escolar 2011

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Diretores de escolas têm até 14 de agosto para enviar dados do Censo Escolar 2011: "

Toda escola deve participar(Brasília, 25/07/2011) - Escolas públicas e privadas de todo país têm até 14 de agosto para informar, via internet, os dados relativos ao censo escolar 2011. Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) antecipou a entrega dos questionários para não prejudicar a logística da aplicação da Prova Brasil, em novembro.
Não haverá prorrogação e as escolas públicas que deixarem de informar os dados deixam de participar de programas do Ministério da Educação, como Merenda Escolar, Transporte Escolar, além de não poder participar da Prova Brasil. Os diretores de escolas podem preencher o censo escolar acessando a página http://educacenso.inep.gov.br
Além do plano logístico, a impressão dos dados de identificação do aluno na capa da prova vai considerar a relação de alunos e turmas de 4ª e 8ª série (ensino fundamental de oito anos) e 5º e 9º ano (ensino fundamental de nove anos) informados ao Censo Escolar 2011.
Com os dados do Censo Escolar, o MEC gerencia programas como o Fundeb, a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola e o Mais Educação.



Ouça entrevista com Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de estatísticas educacionais do Inep, feita pelos repórteres do MEC, Rovênia Amorim e Diego Rocha. [sonora:3’35’’]

"

Publicando uma aula na #NovaEducopédia

http://educopedia2010.blogspot.com/
Publicando uma aula na #NovaEducopédia: "Educopedistas,


Segue o tutorial para publicação das aulas na nova plataforma da Educopédia.

"

Programa Bem Estar: Colesterol

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/

Programa Bem Estar: Colesterol: "
Afinal, o que o Colesterol? Saiba mais através deste link do Programa Bem estar!
"

Capacitação - 06/07/2011! Tema: Preventivo e Câncer de Mama

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Capacitação - 06/07/2011! Tema: Preventivo e Câncer de Mama: "
No dia 06 de julho Dr. Máel realizou uma Capacitação na unidade falando sobre o Preventivo e o Câncer de Mama.



Todos os funcionários presentes!
"

Caminhada contra a Dengue - 14/07/2011!

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Caminhada contra a Dengue - 14/07/2011!: "
Com mais de sessenta participantes, a caminhada contra Dengue mobilizou toda comunidade!
Quem passava pelas ruas e encontrou o grupo animado do CMS Fazenda Botafogo, não pode deixar de participar!


Aluna Valdenice com o Agente de Saúde Luiz! Vamos acabor com esse mosquito!














Valeu pela animação e pelo exemplo de cidadania!
"

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 24 a 31 de julho

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 24 a 31 de julho: "
ESPORTE E PROMOÇÃO DA SAÚDE

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promove nesta terça-feira, dia 26, o Seminário Esporte e Promoção da Saúde: Um Debate Territorializado. Participam do seminário os pesquisadores Marcos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Gama Filho (UGF), Rosa Maria da Rocha, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e José Leonídio Madureira, da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da EPSJV/Fiocruz, e as inscrições devem ser feitas através do email cooperacaosocial@fiocruz.br. Informações: (21) 3885.1818 | (21) 3885.1733.

28 DE JULHO: DIA MUNDIAL DE HEPATITES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança, nesta quinta-feira, dia 28 de julho, o Dia Mundial da Hepatite. O objetivo é mobilizar governos de todo o mundo para o fortalecimento de ações de prevenção e controle da doença. A data é oportunidade para realização de atividades de promoção da saúde com ênfase na prevenção das hepatites. No município do Rio de Janeiro, a Gerência do Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ) promoverá testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C em 34 unidades de saúde.




JORNADA DE PEDIATRIA DO HOSPITAL MUNICIPAL JESUS

O Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, promove nestas quinta e sexta-feiras, dias 28 e 29 de julho, a sua Jornada de Pediatria. O evento é direcionado a pediatras e residentes de pediatria da rede e a programação inclui mesas redondas, conferências, simpósios, apresentações e discussão de casos clínicos. Serão abordados os avanços em hipertensão pulmonar em pediatria, a atuação interdisciplinar nos pacientes com necessidades especiais de saúde, osteomielites e artrites na infância, o fenômeno do bullying em crianças e o uso de prebióticos e probióticos em pediatria. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas através do email cejesus@rio.rj.gov.br, informando nome completo, CPF, número do CRM, unidade de origem e cargo. Confira a programação completa da Jornada de Pediatria do Hospital Municipal Jesus.

EXPOSIÇÃO VIVA FAVELA 10 ANOS

Está em cartaz até sexta-feira, 29 de julho, a exposição de fotografias Viva Favela 10 anos. As imagens integram um acervo de mais de 50 mil fotografias publicadas ao longo dos últimos 10 anos no site www.vivafavela.com.br. As peças selecionadas para a exposição Viva Favela 10 anos retratam de forma íntima o cotidiano de favelas e bairros de periferia do Rio e Grande Rio.


PRÊMIO SUS

Estão abertas até sexta-feira, dia 29, as inscrições para 10º Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011. Pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde podem concorrer em cinco categorias de pós-graduação: tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado, monografia de especialização ou residência e acesso ao SUS. Leia o edital do 10º Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011.

CONFERÊNCIAS DISTRITAIS DE SAÚDE

A SMSDC-RJ dá continuidade à série de Conferências Distritais de Saúde do município do Rio de Janeiro. Nos dias 30 e 31 de julho (sábado e domingo), as reuniões acontecem na AP 5.1, às 8h, no auditório da Faculdade SIMONSEN (Rua Ibitiúva, 151, em Padre Miguel). Confira a programação completa das Conferências Distritais de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


"

Sobre o Projeto Pedagógico Anua!!

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Sobre o Projeto Pedagógico Anua!!: "








Sobre o Projeto Pedagógico Anual (PPA),
a orientação é que
aguardem a publicação em DO.
"