sábado, 5 de janeiro de 2013

Hemofílicos devem realizar tratamento preventivo contra hemorragia

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 4 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Hemofílico.  A data foi criada para alertar sobre este problema que atinge aproximadamente 15 mil pessoas, em todo o país. A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B). O tratamento profilático corresponde à reposição destes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta a longo prazo, iniciada antes ou após ocorrência do primeiro sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).
Os hemofílicos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm garantida a chamada “profilaxia primária” para o tratamento de hemofilia grave dos tipos A e B. O procedimento preventivo à doença é indicado para pacientes com até três anos de idade que tenham tido até uma ocorrência de sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose). O tratamento profilático consiste no uso de medicamento (hemoderivado) para a reposição do Fator de Coagulação VIII no organismo, que previne lesões nas articulações (artropatias) como também diminui a possibilidade de sangramentos.
O Ministério da Saúde também recomenda que os portadores adultos de hemofilia grave façam o tratamento profilático da doença com o uso de Fator VIII de Coagulação. Para isso, o ministério repassou às secretarias de saúde de todo o país mais de 150 milhões de Unidades Internacionais (UIs) deste medicamento, além de manter outras 200 milhões de unidades no estoque estratégico do órgão. O objetivo da recomendação é incentivar o uso preventivo de Fator VIII (plasmático) para evitar que o portador da doença tenha sangramentos nas articulações, principal característica da doença.
“A ampliação do tratamento profilático da hemofilia grave para jovens e adultos é um avanço porque, entre outros benefícios à saúde, certamente vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A recomendação para a chamada “profilaxia secundária” da hemofilia grave está afinada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O abastecimento do SUS com as mais de 600 milhões de unidades de Fator VIII será possível graças, também, à economia que o ministério vem obtendo a partir de mudanças na metodologia de compra de medicamentos para o SUS. Só na aquisição de hemoderivados (medicamentos derivados do sangue), o Ministério da Saúde conseguiu economizar R$ 50 milhões nos últimos 12 meses.
Documento com as recomendações para a ampliação do tratamento profilático de portadores de hemofilia grave foi enviado para os 32 hemocentros coordenadores da Hemorrede, nos 26 estados e no Distrito Federal. “Para ter acesso ao tratamento e receber o hemoderivado (Fator VIII), os pacientes precisam estar cadastrados em um dos 35 Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH), onde têm orientação e acompanhamento médico para a obtenção e o uso do medicamento”, explica Helder Teixeira Melo, da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. A adesão ao tratamento está condicionada à avaliação clínica, social e psicológica.
Atualmente, 10.558 hemofílicos são assistidos pelo Sistema Único de Saúde; ou seja, recebem medicamentos pelo SUS, incluindo aqueles que utilizam a rede privada ou possuem convênios e planos de saúde. Desse total, 3.421 são portadores da forma grave da doença, caracterizada por sangramentos em uma mesma articulação, que pode levar ao dano articular e em alguns casos à invalidez.

Atrações culturais para o primeiro fim de semana de 2013

FONTE: PORTAL DA PCRJ
04/01/2013

Para animar o primeiro fim de semana de 2013, a Prefeitura do Rio promove atrações gratuitas por toda cidade. Com classificação livre, a programação pode ser curtida por toda a família. E há opções para todos os gostos: teatro, exposição, dança, leitura e oficina.

A dança está garantida com o projeto Roda de Danças Populares.  Todo primeiro sábado de cada mês, a Cia. Banto anima o público com uma apresentação que retrata a herança cultural afro-brasileira, como jongo, ciranda e outros. Neste sábado (05), o espetáculo acontece das 15h às 17h, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

Para quem curti uma peça teatral, o projeto Irmãos Brothers no Parque, contemplado com o FATE 2012, virará Santa Teresa de ponta-cabeça. Todos os sábados de janeiro, às 17h, o grupo ocupará o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas.
A programação infantil do Brincando na Lona invadi a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré, com brincadeiras, contação de histórias, fabricação de brinquedos, cinema e muito mais, neste sábado (05), das 11h às 14h30.

Quem gosta de ler pode aproveitar este sábado para participar do Troca-Troca de Livros na BRT, das 10h às 16h. O projeto acontece na Estação Alvorada, na Barra da Tijuca.

No Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, acontecem três exposições: Antonio Bokel – Transfiguração do Rastro; Emmanuel Nassar | “Este Norte”; e Henrique Oliveira. A primeira tem como proposta reforçar o papel da instituição como centro de referência da arte contemporânea carioca, capaz de abrigar não apenas os nomes consagrados, mas abrir portas para novos artistas, curadores e produtores.  Antonio Bokel utiliza o espaço e o caos urbano como suporte para intervenções e matéria-prima para suas obras. Nesta mostra, pinturas e esculturas entrecruzam a influência de tradições, como o expressionismo abstrato norte-americano e o grafite, com uma leitura lúcida do cotidiano carioca.

A exposição individual de Emmanuel Nassar, sob curadoria de Felipe Scovino, apresenta cerca de 55 trabalhos - pintura sobre tela, papel e chapas metálicas, e fotografias - datados entre 1988 e 2012, exemplificando a multiplicidade de leituras da obra do artista paraense, radicado em São Paulo.

Já o paulista Henrique Oliveira inaugura a maior exposição individual de sua carreira, sob curadoria da cientista social e historiadora de arte Vanda Klabin. São oito pinturas e cinco esculturas nunca mostradas nesta cidade, datadas de 2008 a 2012, entre as quais algumas inéditas dentro e fora do país, emprestadas de coleções particulares e institucionais.

As exposições ficam abertas até 03 de fevereiro, de terça a sexta, das 11h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h.



Outras opções de exposição pela cidade:
Exposição Fil - a exposição retrospectiva das 10 edições do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens apresenta o olhar conceitual da fotógrafa Ilana Bessler, em que são explorados os movimentos, cores e formas dos espetáculos. As fotos foram feitas durante as apresentações, em geral na estreia, quando a fotógrafa assume o olhar do espectador observador, fazendo um recorte de imagens e destacando os elementos visuais mais marcantes de cada produção. De terça a domingo, das 14h às 21h. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

Mestres - exposição em homenagem aos grandes Mestres da Cultura Infância, entre eles, Lucia Coelho, a “Coelha”, como é carinhosamente chamada pelos amigos e alunos, Ilo Krugli do Vento Forte e Jorginho de Carvalho. De Terça a Domingo, das 14h às 21h. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

Rio Dança – a exposição oferece ao público um amplo panorama, a partir de instalações, vídeos e projeções, de quatro territórios de circulação da dança no Rio de Janeiro: Rua, com as danças populares; Salão, as danças de salão; Palco, com as danças cênicas; e Virtual, com as videodanças e novas tecnologias incorporadas à dança. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Classificação: livre.

Rio Música– a mostra, que faz parte do Programa “Rio Música”, focaliza os diversos aspectos da prática musical no Rio de Janeiro desde os tupinambás até o século XXI, através de instalações interativas, vídeos e instrumentos musicais. Curadoria de Rosana Lanzelotte. De terça a domingo, das 10h às 18h. Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola. Classificação: livre.

Ano começa com diversas oportunidades de trabalho, estudo e desenvolvimento de talentos

 http://www.uppsocial.org/
Ano começa com diversas oportunidades de trabalho, estudo e desenvolvimento de talentos:

Quer aproveitar o início de 2013 para concorrer a um novo emprego, iniciar um curso ou participar de concursos na área cultural?  Reunimos vários processos seletivos que estão acontecendo este mês. Confira!

TRABALHO
Gestor de projetos do Bairro Educador
O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) busca profissionais com experiência em articulação comunitária para o programa Bairro Educador. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail bairroeducador@cieds.org.br até o dia 20 de janeiro. Os currículos serão observados de acordo com o perfil abaixo:
- Morar nas seguintes localidades ou adjacências: Anchieta, Jacaré, Maré, Marechal Hermes, Santo Cristo, Santíssimo, Senador Camará e Vigário Geral.
- Ensino médio completo (desejável ensino superior completo ou em curso)
- Disponibilidade de 40 horas semanais
- Conhecimentos básicos de informática (Word e Excel)

Assistente de projeto ONU-HABITAT
A ONU-HABITAT está selecionando um Assistente de Projeto para atuar em um projeto de juventude no escritório regional do Programa para América Latina e Caribe, que fica no Rio de Janeiro. O contrato tem duração inicialmente de 12 meses e os profissionais devem ser da área de ciências sociais ou qualquer outra área relacionada à juventude. Excelente domínio do inglês, espanhol e português é essencial. Noções de francês é uma habilidade bem-vinda. O prazo para envio de propostas é dia 15 de janeiro. Saiba mais em http://bit.ly/Xn04uP

Lanchonete seleciona 20 atendentes em Ipanema
O McDonald’s da rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, está com 20 vagas de  emprego para atendentes. Os interessados em participar da seleção devem ir até a loja de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, levando RG, CPF e carteira de trabalho. O salário é de R$ 650 e os candidatos devem ter entre 16 e 35 anos. O endereço completo da lanchonete é rua Visconde de Pirajá, 247, Ipanema, Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones 74135211 e 32512247.

CURSOS
Pré-Vestibular comunitário – Processo Seletivo Vetor 2013
O Processo Seletivo para o curso pré-vestibular comunitário Vetor que começa em março já está aberto. O primeiro passo para quem quer ser aluno do Vetor é se inscrever na seleção numa das seguintes datas: 05, 12, 19 e 26 de janeiro, das 11h às 15h; 02 e 16 de fevereiro, das 11h às 15h; 20 e 21 de fevereiro, das 19h às 21h. A seleção acontece na Paróquia Santa Mônica – Av. Ataulfo de Paiva, 527 – Subsolo – Leblon – Rio de Janeiro. Para se inscrever, é necessário apresentar o RG e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 10.
O processo seletivo do Vetor inclui uma prova e uma entrevista. A prova será realizada no sábado do dia 23 de fevereiro, e as entrevistas no sábado do dia 02 de março.  O conteúdo cobrado corresponde, aproximadamente, ao conteúdo da 8ª série do Ensino Fundamental. Para ingressar no VETOR, o candidato deve ter renda per capita máxima de R$ 765,00. A mensalidade cobrada ao longo do ano é de R$ 25,00 para cobrir custos como xerox e giz.  Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo.

Curso de Extensão Universidade das Quebradas
Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para o Curso de Extensão Universidade das Quebradas. O curso é voltado para produtores culturais e artistas das comunidades que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural e usuários da Internet interessados nos temas abordados. Há 40 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/.
A entrevista dos candidatos aprovados na 1ª etapa será realizada na Biblioteca Parque da Rocinha/BPR, dias 24 e 25 de janeiro de 2013, 10h às 15h, conforme escala a ser divulgada no site da Universidade das Quebradas. O curso vai de março a junho de 2013 e acontece às quintas-feiras, das 14h às 18h, no C4/Biblioteca Parque da Rocinha. A duração é de 90 horas/aulas. Saiba mais em www.universidadedasquebradas.com.br ou tire dúvidas pelo e-mail universidadedasquebradas@pacc.ufrj.br

Novos Saberes: curso preparatório para ingresso em mestrado e doutorado
O Observatório de Favelas e a Redes de Desenvolvimento da Maré abriram as inscrições para a seleção de alunos do projeto Novos Saberes, curso preparatório para a entrada de graduados de origem popular em mestrados e doutorados acadêmicos, nas áreas de ciências humanas. As inscrições vão até o dia 11 de janeiro. O curso destina-se a candidatos que vivam ou já tenham vivido em favelas e periferias, se declarem negros ou indígenas, tenham estudado preferencialmente em escolas públicas na maior parte de sua formação e não possuam na geração anterior de sua família pessoas que obtiveram diploma universitário.
O projeto Novos Saberes tem entre os seus principais objetivos qualificar intelectuais comprometidos com a busca por um ideal de cidade mais justo e, portanto, prontos a formular novas perguntas que abram caminho para avanços nos conhecimentos sobre questões sociais e urbanas; e contribuir para ampliar a multiplicidade dos perfis socioeconômicos e raciais de estudantes matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras.
Nos oito meses de curso, cujas aulas acontecerão nas sedes do Observatório de Favelas e da Redes, ambas na Maré, serão ministrados conteúdos sobre metodologia de pesquisa, produção de texto acadêmico e orientação acadêmica com a participação de tutores. O curso de língua estrangeira instrumental (inglês, francês e/ou espanhol) poderá ser oferecido em parceria com outras instituições. Confira o edital e outras informações aqui.

CONCURSOS CULTURAIS
Concurso de Prosa, Poema e Fotografia
O I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia – Juventude Viva, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude, vai selecionar os 30 melhores trabalhos nas três categorias. As inscrições terminam no dia 28 de fevereiro. O Concurso tem por objetivo incentivar jovens a refletir, expor as suas opiniões e debater com a sociedade a condição da juventude negra brasileira e os desafios para o exercício de sua cidadania e plenos direitos. Podem participar do concurso somente jovens que possuam idade de 15 a 29 anos no momento da inscrição, que sejam brasileiros, residentes e domiciliados em território nacional. O edital completo sobre o concurso está disponível também no site do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, Juventude Viva, no endereço www.juventude.gov.br/juventudeviva

Mostra Curta o Gênero
O Curta o Gênero 2013 – Mostra Nacional Audiovisual / Seminários / Itinerâncias está com inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro. O evento acontece em Fortaleza de 5 a 8 de março e pretende contribyir para a mudança de mentalidades através da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. Acompanhando a mostra audiovisual, o Seminário Gênero, Cultura e Mudança, em sua segunda edição, traz à tona um tema central no debate contemporâneo: a violência de gênero. A exposição fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares apresenta recortes instantâneos sobre o tema segundo o olhar de jovens fotógrafos, alunos do projeto Cacto da Fábrica de Imagens. Vídeos de até 25 minutos sobre as relações de gênero e suas articulações com questões de classe, raça, geração, orientação sexual, dentre outras poderão ser inscritos pela internet. Saiba mais em www.curtaogenero.org.br

UNICEF promove concurso infantojuvenil de vídeo sobre crianças com deficiência

 http://www.onu.org.br/
UNICEF promove concurso infantojuvenil de vídeo sobre crianças com deficiência:
(UNICEF)O Fundo para a Infância das Nações Unidas (UNICEF) promove, globalmente,  um concurso de vídeo para pessoas de até 25 anos de idade. O concurso Tem a ver com habilidade! tem o mesmo tema do relatório do UNICEF Situação Mundial da Infância 2013: crianças com deficiência.
Crianças, adolescentes e jovens interessados em participar do concurso devem enviar para a sede do UNICEF em Nova York, até o dia 15 de janeiro de 2013, um vídeo relacionado às deficiências, seja expressando uma experiência pessoal ou comentando sobre os direitos das pessoas com deficiência e os desafios que elas enfrentam. Todos os vídeos devem ter um minuto de duração.
Os vídeos – de qualquer gênero: drama, comédia, ação, documentário, ficção, animação – podem ser feitos em qualquer idioma. No entanto, os vídeos em outras línguas que não o inglês devem estar acompanhados de uma transcrição do texto em inglês ou ser legendados.
A participação pode ser individual ou em grupo, e cada indivíduo ou grupo pode concorrer com apenas um vídeo.
Seleção
Os vídeos serão analisados e selecionados por um painel global formado por comunicadores e jovens. O vídeo vencedor será usado como parte dos materiais de lançamento do relatório Situação Mundial da Infância 2013 e será também disponibilizado para divulgação em todo o mundo e apresentado por canais on-line. O realizador do vídeo vencedor receberá uma filmadora Flip HDV da Sony.
Acesse aqui a convocatória e o regulamento.

PENSE NISSO - Não à automedicação.....

 http://ligadasaude.blogspot.com/

A automedicação é a prática de ingerir medicamentos sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um médico ou outro profissional habilitado. Em outras palavras, é a ingestão de medicamentos por conta e risco do indivíduo. É uma prática bastante difundida não apenas no Brasil, mas também em outros países. Medicamentos de uso mais “simples” e comuns estão disponíveis em farmácias ou supermercados e podem ser obtidos sem necessidade de receita médica, como analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, entre outros.
Os medicamentos são comprados por indicações de amigos, estimulados pela mídia, internet ou indicação do balconista, não farmacêutico. A onda das depressões, na busca por “um mundo mais feliz”, fez a classe média abusar dos psicotrópicos, sem a recomendação dos médicos. Antitérmicos, antiinflamatórios e analgésicos são os medicamentos mais utilizados, sem qualquer tipo de orientação especializada. Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, a automedicação é responsável por 25% dos casos de intoxicação no Brasil.
Tendo em vista os problemas decorrentes da automedicação e, principalmente, quando esta é feita com uso de antibióticos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em outubro de 2010, modificou algumas regras para a venda destes medicamentos, que a partir de então passaram a ser vendidos em farmácias e drogarias apenas com retenção de receita. Uma resolução bem tomada, mas que deveria ser estendida a outras classes de medicamentos que são responsáveis pela maior parte das intoxicações detectadas nos pronto atendimentos de todo o pais.
Para que o leitores tenham uma ideia do perigo da automedicação, cito alguns casos bastante comuns no dia-a-dia. Por exemplo, uma pessoa que tem “incômodos” no estômago e passa a usar, por conta própria, medicamentos a base de anti-ácidos ou da família do omeprazol, podem estar mascarando ou escondendo doenças mais sérias como úlceras ou mesmo tumores. Outro exemplo bastante corriqueiro é o uso indiscriminado de medicações à base de paracetamol, que podem causar sérios prejuízos ao fígado, tipo hepatite ou cirrose. Aquela pessoa que após o consumo de etílicos faz uso deste medicamento pode sobrecarregar ainda mais a função hepática. O uso de fitoterápicos também deve ter orientação adequada. Só para citar dois exemplos: o uso concomitante do ginkgo biloba com o AAS (aspirina) aumenta o tempo de sangramento nas pessoas, podendo ocorrer hemorragias e, algumas delas, podem ser fatais como nos derrames cerebrais. Já o ginseng usando como estimulante natural pode aumentar a pressão e piorar os sintomas dos hipertensos.
O próprio modelo regulador (Anvisa) continua estimulando, indiretamente, a automedicação, com frases do tipo “a persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado”. No meu entendimento, esta frase só vem a reforçar o consumo de medicamentos, ou seja, use primeiro o medicamento. Caso os sintomas persistam, procure o médico. Em vez de ser uma frase de alerta, na prática é uma frase de estímulo à automedicação. Melhor seria usar a frase de Paracelso, médico do século XVI: “A diferença entre um remédio e um veneno está na dose”, converse antes com seu medico. 
Boa semana a todos.









** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

MultiRio distribui material multimídia para escolas municipais

FONTE: PCRJ
As dez Coordenadorias Regionais de Educação receberão um novo MultiKit e DVDs com a segunda parte da série Pequenos Notáveis. O MultiKit Escola, Família e Artes contém episódios de Educação em Família e Arte, Artistas e Arteiros. A série Educação em Família discute a importância do apoio e da participação da família no desempenho escolar. Já a produção Arte, Artistas e Arteiros, em dez episódios, busca provocar a curiosidade e estimular o jovem a
pensar e fazer arte.

O kit com os dois DVDs de Pequenos Notáveis correspondem aos episódios que homenageiam Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Lamartine Babo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Chico Buarque. A série tem apresentação de Joyce Moreno e Alfredo Del-Penho, além de contar com a participação dos atores-mirins Amanda Ramalho e Iwin Monã.